26 de abril de 2012

O Umm Ali :D

Hoje para o lanche decidi testar a receita de Umm Ali que vou fazer para o jantar árabe de amanhã, mas adaptada e em ponto pequeno :) Fiz assim: 

Umm ali (receita adaptada daqui, daqui e daqui)

Ingredientes:

* 50g de pães de leite (um);
* Meia chávena de chá de leite;
* 5g de açúcar;
* Amêndoas picadas;
* Nozes picadas;
* Coco ralado; 
* Sultanas;

Confecção:

* Colocar o pão de leite no forno a pré-aquecido a 180º durante cinco minutos;

* Parti-lo em bocados pequenos;

* Colocar numa tigela e acrescentar os frutos secos e o coco, misturando bem;


* Juntar numa panela o leite, o açúcar e a essência de baunilha e levar a lume médio durante três minutos;

* Tirar e deixar arrefecer;

* Verter o leite por cima da mistura de pão e frutos secos; 




* Cobrir com amêndoas raladas;

* Levar ao microondas durante um minuto na potência média; 

Polvilhado com sultanas e amêndoas laminadas :)

Ficou delicioso, e foi como voltar à Jordânia outra vez :D Este lanche reconfortante era sem dúvida o que eu estava a precisar para voltar ao estudo de Cardiologia com um ânimo renovado :)

A receita que vou utilizar amanhã é um pouco diferente, porque as quantidades são dez vezes maiores e porque vou utilizar o forno :) No Sábado eu mostro-vos a receita original (e o resultado, claro!).

Até amanhã!

27 comentários:

  1. O Umm Ali por acaso é muito simples e tem mesmo bom aspeto. Nunca provei abacate, mas por acaso tinha ideia que era tipo um legume e não um fruto. Já sei que daqui a uns dias vai aparecer aqui nesta enciclopédia várias maneiras de o cozinhar :D. Fico à espera. Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olha eu já provei abacate e detestei, achas normal? lol
    gostava tanto de fazer um tempero de salada com abacate para dar um ar cremoso e olha...tristeza...

    quanto às especialidades, realmente estás perante uma difícil escolha, com tantas hipóteses. Eu estou a estudar psicologia e também ainda não decidi a área de mestrado (agora obrigatório). Mas tenho muito menos áreas que tu XD
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que o abacate era tão bom para a saúde. Na verdade nunca provei, mas sendo assim vou comprar para ver se gosto :) Gosto imenso das tuas pesquisas, assim poupas-nos trabalho e ainda resumes a informação ao mais importante :) Bjoka

    ResponderEliminar
  4. Eu pessoalmente adoooooooorrrrrroooooooooo abacate triturado com bastanteeeeeeee limão e um pouco de açucar. Bem fresquinho cai mesmo bem.

    Estou te seguindo :)

    ResponderEliminar
  5. Joana,
    Se sabes aquilo que não gostas então estás no bom caminho. Espero que não te sintas pressionada para escolheres rapidamente. Há coisas que levam o seu tempo a descobrir...
    Abacate- confesso que só experimentei 2 vezes, e não gostei, mas estou consciente dos beneficios que tem, por isso, ainda lhe vou dar mais uma oportunidade (futuramente)
    Tenho de voltar a fazer hummus. O tahini está a estragar-se.
    Só para saberes - o teu post esteve aqui, desapareceu e depois voltou (com actualizações).
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei! Eu vou escrevendo o post ao longo do dia e em algumas pausas do estudo, mas enganei-me e carreguei no publicar em vez de carregar no guardar :) Peço imensa desculpa pelo falso alarme :D

      Eliminar
    2. Está explicada. Só te alertei para o facto porque o blogger podia estar "marado".
      Eu tenho algum receio de isso me acontecer e publicar coisas sem nexo.
      O trabalho é uma parte importante da vida, mas não é tudo :)Felizmente há muito mais do que isso!

      Eliminar
  6. As tuas misturas são qualquer coisa de delicioso. Adoro sultanas e frutos secos.

    Agora abacate... nah!!

    ResponderEliminar
  7. Concordo completamente ctg, eu e os meus amigos sabemos bem do que não gostamos, mas a especialidade para a qual queremos ir ainda é um pouco incerto.. As minhas favoritas são bem diferentes das tuas, mas como se costuma dizer, "é por isto que o mundo não se vira" :) beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana =)
    Então cá vai a minha resposta à tua pergunta:
    1º - Eu adoro seguir o teu blog, tens sempre assuntos diferentes e super interessantes que me fazem prender ao ecrã e ler do inicio ao fim.
    2º - Não te conheço, mas só te posso dizer que deves ser uma pessoa simplesmente espectacular, estás sempre sempre disponivel para animar e ajudar quando eu preciso ( e ultimamente tenho precisado até demais).
    3º - Apesar dessa tua vida tão atarefada, tens sempre tempo para nós, pessoas que nem sequer conheces, mas a quem dás sempre uma palavra sábia e amiga.
    4º - As tuas receitas estragarem a minha dieta? Claro que não. Eu adoro as tuas receitas saudáveis, sei que não as posso comer como gostaria porque ainda estou no meu processo de emagrecimento, mas eu tenho-as todas, mas todinhas guardadas para um dia mais tarde ter ferramentas para continuar com uma alimentação saudável.
    5º - Já te tinha dito isto no inicio, quando visitei o teu blog pela primeira vez, mas digo de novo. És uma pessoa que me inspira muito, o meu mais desejo é conseguir atingir o equilibrio que tu conseguiste. Perdeste 25 kg ( a mim faltam-me 6 e parece que vai acabar o mundo, imagino 25) e estás a conseguir levar um estilo de vida saudável e principalmente feliz.

    Por isso Joaninha, continua com os teus post's maravilhosos que todas nós que te visitamos todos dias adoramos ler.
    Beijinhos =)
    PS: Até te dizia uma maneira maravilhosa de comer abacate, mas não é nada saudável =P

    ResponderEliminar
  9. Oláaa Joanaa :)

    Só por curiosidade, andas no Santa Maria? Tenho várias colegas/amigas que estudam lá medicina :)

    Para variar belas dicas de paparoca ;)
    Acabei de ver no post de cima: tu perdeste 25 kg? =O OMG se antes eras uma verdadeira inspiração agora é inspiração a dobrar :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Boa sorte para amanhã;)
    Tenho de experimentar o Umm ali.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de sultanas, nem nada que tenha a ver com frutos secos como ameixas, figos, passas, etc... Nem é bem pelo sabor, é mesmo pela textura, não os consigo sentir na boca.

    Boa sorte para o exame ;)

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  12. Joana desejo-te muito boa sorte para o teu exame oral de amanha! Ficamos todas a torcer para que corra bem! Ah e muito obrigada pela referência! Fiquei contente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Boa sorte para amanhã!! O meu irmão é de cirurgia geral :O eu não era capaz de fazer tal coisa :p
    Bjocas
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Também fiquei bastante chocada ao descobrir agora do nada que perdeste 25 kg O.O eu perdi 18 kg, mas infelizmente não foi para ficar saudável (sei que percebes). És uma inspiração enorme Joana!!

    Quanto à questão da especialização, se não consegues decidir de caras, há que fazê-lo por partes e se tiver que ser por processo de eliminação, também resulta :) não te sintas pressionada, vais ver que te apercebes naturalmente do que queres fazer!

    Quanto à papa... O Umm ali parece-me decadente! Facilmente convertido em comida vegana, tenho que ver se me atrevo um dia a fazer para mim e para o F. A nível calórico sabes +- como é? :) Que tem óptimo aspecto tem!

    Gostei MUITO da tua lista de compras para o jantar de amanhã! Veggies muitos Veggies :)

    Quanto à questão do abacate, foi aquilo que te respondi no meu, tenho que voltar a ver o que faço com ele, até porque imagino-o mais em sobremesas e não tanto no guacamole como já experimentei anteriormente. Se quiseres aproveitar algumas das minhas sugestões e as levares a cabo quero saber como ficaram! :D

    Gosto imenso de te ler, vê-se mesmo que és uma pessoa fantástica.

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  15. Olá olá!! :)
    Não sei se ia gostar do do Umm Ali eheh
    Mas estou ansiosamente à espera da receita do guacamole eheh

    O teu jantar tem óptimo aspecto!

    Desobedeci à médica e fui treinar! eheh
    Eu acho Neurologia uma especialidade fenomenal ( acredito que muito dificil tambem :P ), mas eu acho que seguiria essa área :)

    Beijinhos Joana e obrigada pelo artigo do abacate! Adorei! ( é pena ele ser tão caro!! )

    ResponderEliminar
  16. Meu Deus! Os teus posts são sempre muito inspiradores para mim Joana. Adoro ver as tuas receitas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. tenho te a dizer que fiquei a babar com o Um alli ( n sei o nome já) lolol meu deus que delicia é essa ??? !!!
    curiosamente acho que nunca comi doce de kiwi ! lolol
    quanto ao abacate descobri à pouco tempo que gosto muito ! pena ser tão calórico!

    beijinho

    ResponderEliminar
  18. (Não falemos do Sporting, sim?...)

    A mim fascinam-me todos os temas da mente/cérebro/comportamento humano, por isso acho que me interessaria muito pela Psiquiatria e talvez Neurologia. Quando há algum documentário sobre as capacidades do cérebro humano fico fascinada (recentemente dava o "Teste o seu Cérebro", no NGC, se não me engano, e gostava muito).

    Abacate costumo comer em sandes e saladas e, se estiver mesmo muito maduro, à colher (mas assim simples é o que gosto menos).

    Em relação às corridas, sempre que há um evento maior (de 10k para cima), costuma sempre haver uma versão mini no mesmo dia, como foi agora o caso da Corrida da Liberdade. Por exemplo, se este Domingo for à do Benfica, também há um percurso de 5km, a par do de 10km.
    Dia 6 de Maio vai haver a corrida do Dia da Mãe, mas acho que essa ou corres os 10k ou caminhas 3km, não há meio termo! :)
    Vais ter em Maio e Junho mais Corridas da Mulher, mas para essas não podes arrastar o P.! :D
    Eu vou avisando, porque agora quase todos os f-d-s há provas novas.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Olá Joaninha

    Adorei o teu Umm Ali, tem só coisinhas que eu adoro! Fica para depois...Por enquanto o caminho está traçado e não me posso desviar porque me posso perder...

    Pois escolher uma especialidade, não deve ser muito fácil, ainda por cima tu gostas de um leque tão diversificado, vais ter de ponderar muita coisa, mas como já te disse seja qual for o caminho que seguires é de sucesso, e eu nunca me engano nos meus pressentimentos.

    Agora desejo que o teu exame corra muito bem, vai correr de certeza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Vim aqui de propósito às 7h25 da manhã para te desejar boa sorte para a oral de hoje (como se fosse preciso:))

    Beijinho Joana*

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Joana!!
    nunca comi Umm ali! mas parece bom.

    eu tinha noção que as meninas estudantes de medicina gostavam quase todas de ginecologia. lol (uma coisa errada portanto)
    eu acho que louvar a vossa profissão... é preciso ter garra...
    E o exame vai correr uma maravilha!!!

    Beijinhos grandes

    ps: estou mais calma. muito obrigada. mas ás vezes ter noção de que fizesmos esforços durante muito tempo e que nada valeu de nada, custa...enfim...

    ResponderEliminar
  22. Ultimamente tem-se falado muito do "poder" do abacate. Estou tentada a experimentar, mas comprei uma vez há uns anos e não gostei...
    De certeza que, seja qual for a especialidade que escolheres, vais ser uma óptima profissional! O nosso pais precisa muito de gente como tu! :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  23. O Umm Ali parece delicioso mas não conhecia. Quanto às especialidades não sei como és nas outras mas acho que darias uma excelente médica de família tal é a tua dedicação às meninas da bloggosfera (e eu também gostava de ter assim uma médica atenciosa mas nunca tive :-( ). Ou então endocrinologista porque já tens abordado aqui muitos temas relacionados com alimentação saudável, perda de peso, cortisol, etc. Só agora arranjei tempo para retribuir as tuas mensagens. Bjinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  24. Olá Joanita!

    Ontem falei de ti ao meu marido. Ele é muito brincalhão, e às vezes estou meia hora para conseguir ter uma conversa com ele.

    "Há uma menina que estou a seguir...."

    "A seguir? E ela sabe?"

    "Sabe. A seguir no blog"

    "E ela deixa?"

    "Deixa... posso continuar?"

    E pronto lá me deixou. Falei-lhe nos jantares temáticos, e ele adorou a ideia, sobretudo quando lhe falei no Mexicano.

    Aos pouquinhos a ver se crio esse hábito dos jantares temáticos.

    Eu já te tinha dito, cá para mim davas uma óptima médica de família!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Tens um miminho para ti no meu blog.
    bjocas
    Ana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />