13 de maio de 2012

Moussaka de bacalhau e vieiras :D

A Moussaka é um prato tradicional grego que consiste em camadas de beringela salteada, carne picada e molho de tomate ou molho béchamel. É um prato bastante apreciado cá em casa pela sua facilidade, pelo seu sabor e principalmente porque é um prato que, sendo bastante saudável, enche bastante :) 

Hoje decidimos fazer Moussaka de bacalhau e vieiras, e ficou mesmo uma delícia :D Como a seguir ao jantar íamos para a procissão das velas decidímos fazer um jantar mais consistente, e juntámos quatro placas de lasanha :)

Moussaka de bacalhau e vieiras

Ingredientes (para três pessoas):

* Dois lombinhos grandes de bacalhau;
* Vieiras congeladas;
* Uma beringela;
* Quatro placas de lasanha;
* Leite q.b.;
* Um limão;
* Molho de tomate caseiro ou de compra;
* Alho picado;
* Alface;
* Noz-moscada;
* Dois cravinhos;
* Orégãos;
* Caril;
* Gengibre;
* Pimenta preta;
* Salsa;
* Piri-piri;

Confecção:

* Numa panela, colocar os lombinhos de bacalhau a cozer em leite e noz-moscada acabada de ralar (para ficarem mais tenros);

* Noutra panela, aquecer água com o sumo do limão e dois cravinhos. Deixar ferver e colocar as placas de lasanha para amolecerem;

* Cortar a beringela às fatias no sentido do comprimento e grelhar numa frigideira antiaderente com uma pitada de sal;

* Retirar o bacalhau, deixar esfriar um pouco e desfiar;

* Numa frigideira antiaderente colocar o molho de tomate, o alho picado e a alface cortada em juliana e juntar o bacalhau desfiado e as vieiras congeladas;

* Temperar com orégãos, caril, gengibre, pimenta preta, salsa e piri-piri;

* Fazer a montagem e de baixo para cima colocar:

 - duas placas de lasanha;
 - uma camada de molho de tomate;
 - uma camada da mistura de bacalhau e vieiras;
 - duas fatias de beringela;
 - uma camada de molho de tomate;
 - repetir até acabar a mistura de bacalhau e a beringela;
 - duas placas de lasanha;
 - cobrir com molho de tomate, queijo ralado e beringela;
 - polvilhar com orégãos.

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante aproximadamente 40 minutos.

Moussaka de bacalhau e vieiras :)
Tradicionalmente este prato é feito com carne picada, e normalmente é essa a versão que fazemos cá em casa :) Também não costumamos colocar as placas de lasanha, e acabou por ficar uma espécie de Moussaka de lasanha de bacalhau e vieiras :) Acho que é bastante óbvio de quem é que eu herdei o meu gosto pela culinária (embora a minha mãe faça um esparregado de grelos e uma omelete de espargos que são de ir às lágrimas!) :D

Até amanhã! :D

25 comentários:

  1. Essa salada de frutas é de babar... jogava na perfeição com as panquecas.

    E já agora, adoro o verniz.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita da moussaka, mais uma para experimentar! O chá verde é realmente muito benéfico, obrigada pelo artigo fabuloso :D

    Beijinho e boa viagem de volta!*

    ResponderEliminar
  3. Sou como tu também prefiro o bacalhau em pratos simples, mas essa moussaka tem bastante bom aspecto. Quando vi a tua receita pensei que também era capaz de ir bem substituindo a mistura de bacalhau e vieiras por tofu ou soja texturizada?

    Sempre gostei muito de chá verde, apesar de ultimamente ter andado a beber mais chá preto e earl grey. Sabia que tinha alguns beneficios mas eu sempre bebi por gosto. Aliás agora ficou-me a apetecer uma caneca! :P

    PS - obrigada por tu e o P. terem respondido ao inquérito!

    Beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais muito obrigada pelo teu apoio Joana =D
    Como em tudo na vida o chá verde tem os seus prós e contras. Eu gosto bastante de chá verde, mas tento variar o meu consumo de chá pelos vários chás que tenho em casa.
    Beijinhos e boa viagem para lisboa =)

    ResponderEliminar
  5. Gostei da tua pesquisa do chá verde eu costumo tomar e não conhecia estes benefícios:)

    ResponderEliminar
  6. Quase nos encontrávamos, então, ontem estive no Senhor de Matosinhos. Adoro as tuas unhas. Beijo

    ResponderEliminar
  7. Adorei as informações sobre o chã verde, só sabia algumas coisas, e se já gostava agora até gosto mais :)

    ResponderEliminar
  8. Aiii que eu adoro panquecas!!! Estudo sim, em veterinaria!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/05/weekly-bits-5_13.html

    ResponderEliminar
  9. Joana,
    *Quem escolheu esse filme deve de ter sido o meu homem!!!Acho que acabei por dormitar enquanto o via...
    *"Tal pai, tal filha"! Gosto da vossa veia de inovação na cozinha, sem medo de arriscar na mistura de sabores porque o resultado final parece-me sempre optimo!!!
    * Não esqueças de postar a receita dos batidos do teu pai. Tenho kiwis e laranjas no congelador a que preciso de dar uso :)
    *Chá verde - gosto mas não adoro e por isso, costumo fazer misturas.
    Bom regresso a LX. Beijos

    ResponderEliminar
  10. Gostei de saber sobre o ché verde. As panquecas têm mto bom ar!

    ResponderEliminar
  11. Beeem isso é que foi paparoca da boa :D:D Ah e adoreiii essa cor de verniz (é dos poucos que ainda não tenho eheh)


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Tanta razão para beber chá verde! :) Eu costumava beber muito chá, mas ultimamente ando esquecida/preguiçosa (o que é parvo, porque é só aquecer água e misturar!) e só muito de vez em quando é que faço.

    Aqui no meu bairro também fazem a procissão das velas e passam aqui mesmo pela minha rua. Vi da janela, eram centenas de pessoas! Ficou um efeito visual muito bonito, deve ser comovedor participar.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana :D

    Pois, eu imagino que deve ser estranho saberes o meu verdadeiro nome :)

    Eu vou começar a compilar a lista de todas as tuas receitas e artigos sobre tudo e mais alguma coisa e ainda vai sair daqui um livro :) Estou a brincar, claro! Mas ainda hoje em conversa com o P. falava-lhe do teu blogue e disse-lhe que tu não escreves posts, escreves artigos, bem mais interessantes e perceptíveis do que alguns que lemos nas revistas da "especialidade"! Claro que tive de vir logo mostrar-lhe o blogue :))

    Mais uma vez, adorei as receitas e o artigo sobre o chá verde. Houve uma altura em que abusei um bocadinho desse chá e andava completamente eléctrica, não dormia e o meu estômago não colaborava. Demorei a perceber o que tinha, mas quando deixei de o tomar fiquei melhor :)

    Hoje fiz a receita da granola, mas adaptei um bocadinho (coloquei-a no forno no final), mas ficou um bocadinho tostada demais :\ Depois volto a fazer :)

    Beijinhos e boa semana :)*

    ResponderEliminar
  14. Eu bem tento, mas nnsigo gostar de chá... (sim, estou viva!! hehehhe9

    ResponderEliminar
  15. acho que enviei um comentario cheio de erros... mas fui tão rápida a clicar no "publicar" que não deu tempo para corrigir xD paciência :P

    ResponderEliminar
  16. Parece que moramos mesmo perto! Mas eu moro mais para o lado do Porto ;)
    Adoro panquecas e costumo pôr sempre maple syrup mas nunca me tinha lembrado de o aquecer. Deve ficar ainda melhor! E a geleia de laranja e côco? Vou experimentar de certeza! Dás sempre boas ideias!
    Ah e também gosto muito de chá verde, comecei a beber por causa das "dietas" e gostei :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Tudo interessante e as comidas maravilhosas, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  18. Digo-te isso deve ser mesmo de família porque tanto tu como o teu pai são super criativos na cozinha. Eu nunca me passa pela cabeça fazer esse tipo de cozinhados, opto sempre por coisas simples ou então cozinha tradicional, que confesso que é a mais apreciada em minha casa.

    Mas tu surpreendes-me sempre pelas tuas iguarias e têm sempre optimo aspecto! :D

    E obrigada pelo elogio, eu também não te conheço mas acho-te mesmo muito espectacular e sinto uma grande afinidade pelo modo como escreves :D

    Tem uma boa semana :)

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  19. Esse Moussaka vai estar no meu menu semanal, não falha =)! e as panquecas...hmmm, é algo que eu adoro e que nunca fiz em casa, não sei porquê!
    Quanto ao chá verde, confisso que não sou grande fã, apesar de adorar quase todos os tipos de chá...

    um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  20. Olá J :D

    Adorei a salada de fruta e a moussaka já ando para fazer uma vegan a uns tempos mas depois vai-me passando, esta semana não comprei beringela, mas quando comprar tenho que fazer :D
    Acho tão fixe a vossa família ser muito ligada pelo prazer de cozinhar, acho mesmo engraçado :)
    Eu ultimamente também ando numa de panquecas :D as tuas ficaram com óptimo aspecto!
    Ah é verdade, tu deves saber isto, mas a gelatina normal é feita de cartilagens e ossos de animais... a uns anos atrás mesmo antes de me tornar vegetariana quando soube disso nem consegui voltar a olhar para a gelatina da mesma forma...

    Adorei a cor das unhas btw :D

    Quanto ao falafel, eu tenho uma receita, quando der passo-a para o blog, sim? :)
    Gostaste da sopa de ervilhas?
    **

    ResponderEliminar
  21. Olá, mas que criatividade que teem a nivel alimentar, acho isso fantastico, ah e ajuda imenso porque dá para aprendermos umas receitinhas saudaveis, saborosas e rapidas e o meu marido que andava sempre a reclamar que eu fazia sempre as mesmas coisas, agora agradeçe a originalidade eheheheh
    beijocas

    ResponderEliminar
  22. Adoro a Moussaka que a minha mãe faz, mas essa também tem muito bom aspecto. Hei-de dar-lhe a receita :)
    Costumo beber chá verde todos os dias depois de almoço, mas ultimamente tenho-me esquecido... O que mais gosto é um com menta ou o Gorreana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Joaninha

    A Moussaka aqui em casa só se come cozinhada pelo M. É a especialidade dele, mas segue a tradicional receita grega ao pormenor, com carne picada de borrego....Eu nunca fiz!

    A cor das tuas unhas são mesmo cor de menina: super giras, adoro mesmo!

    Quanto ao chá verde também já li imenso sobre ele e tenho fases em que faço um esforço para me disciplinar e beber diariamente, mas tal como tu há outros que eu gosto bem mais.
    A minha amiga de caminhadas bebe duas ou três chávenas de chá verde por dia há imensos anos e não tem uma gordurinha a mais. Segundo ela isso deve-se ao chá verde...
    Eu sempre que me lembro agora faço chá de folha de oliveira e sinceramente acho que quando o bebo perco peso mais rapidamente. Mas agora já não faço há umas três ou quatro semanas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. estou viciada no teu blog,é fantástico,.aprendo sempre alguma coisa :)

    ResponderEliminar
  25. Está tudo com óptimo aspecto. Até fiquei com água na boca :P Gostaria de te convidar a conhecer o meu blog "http://ourmelodyblog.blogspot.com/" segue-me se gostares, seria um prazer :) beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />