7 de maio de 2012

A nossa viagem a Coimbra e os muffins de coco com recheio de doce de morango :D

Voltei :D Foi um fim-de-semana absolutamente fantástico :D Voltei muito cansada mas muito, muito feliz :D Aqui vai o relato do meu fim-de-semana :D

Sábado:

Partimos para Coimbra logo pela manhã. Pelo caminho ainda passámos pela Benedita, a terra do P., e parámos na Jomafel para nos abastecermos :D Já vos tinha falado da Benedita e da Jomafel aqui, e desta vez comi uma broinha de canela e erva-doce com passas que estava maravilhosa :) O B. comeu um pão de frango e a S. uma broinha de pinhão que também estava muito boa :)

Broinha de canela e erva-doce com passas :)
Broinha de pinhão da S. :)
Quando chegámos a Coimbra deixámos o carro na Pousada da Juventude e passámos todo o dia a conhecer a cidade.

O Penedo da Saudade, o sítio que eu mais gostei de visitar :D

Para almoçar encontrámos um restaurante óptimo na Rua do Brasil, o Correia, onde o menu do dia (com direito a pão, prato principal, acompanhamentos, bebida e café) ficava a 6€.

Eu pedi frango no churrasco, o P. comeu cozido à portuguesa e a S. e o B. pediram lombo no forno. Todos os pratos estavam super bem servidos e vieram acompanhados com arroz, com batatas fritas e com salada de alface e de cenoura para todos :) Como pedimos uma garrafa de 1.5l de água para todos e como só eu e a S. é que pedimos café a senhora do restaurante (que, a propósito, era extremamente simpática) fez-nos um desconto e só pagámos 5€ cada um :D

Aprovado! :)
De tarde continuámos a passear a pé por toda a cidade :D

A Portagem :)

O Mondego :D

Sé Velha :)

Universidade :D

Jardim da Sereia :D

Prenda do P. :) Eu gosto mesmo muito de vaquinhas :D

A já habitual foto dos pés (ainda limpos) :D

Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha :)

Portugal dos Pequeninos :D
Vista da cidade já a escurecer :D
Adoro esta foto :)
Jantámos no Mr. Pizza, um restaurante que me tinham indicado num comentário num post anterior (muito obrigada Verdelhos!) :D Pedimos uma pizza quatro estações para dividir por todos, e ainda bem que o fizemos porque a pizza era enorme!

Nós já sabíamos que havia dois tamanhos de pizza (o de 35cm e o de 50cm), e como nenhum de nós tinha muita fome ou dinheiro optámos mesmo por dividir uma pizza de 50cm pelos quatro. Mesmo assim tivemos dificuldade em acabar :D

Enorme :D
Depois do jantar fomos para o Queimódromo. Quando lá chegámos a primeira banda já estava a tocar, e era a banda vencedora do concurso de bandas. Infelizmente ficámos sem saber o nome deles, mas gostámos imenso e achámos que eles eram muito bons :) Seguiram-se os We Trust, que também eram bastante bons mas de quem pessoalmente eu não gostei tanto, e depois chegaram finalmente os The Hives :D

Por esta altura eu já estava literalmente na primeira fila do concerto :D Foi o primeiro concerto que vi na primeira fila, e nem tenho palavras para vos descrever o que senti. É verdade que eu sou um bocadinho histérica fã dos The Hives, mas o concerto foi absolutamente fantástico :D Adorei vê-los ao vivo (e logo na primeira fila!) e foi decididamente uma das melhores noites da minha vida :D Amanhã se quiserem posso colocar aqui alguns vídeos :D

E toquei na mão do vocalista e do guitarrista! Duas vezes! :D

Estado dos meus pés no fim do concerto :)

Pés de todos :D
Depois do concerto fomos dançar para as tendas, e às cinco e meia viemos embora, até porque ainda nos esperava uma hora de percurso a pé (a subir!) até à Pousada da Juventude. É claro que a esta altura eu estava sem voz de tanto gritar, quase surda por ter estado na primeira fila, super cansada e cheia de dores nas pernas e nos pés, mas isso não me impedia de estar completamente em êxtase :D

Domingo:

Acordámos ao meio-dia e meia e fomos para a Universidade para assistirmos ao início do cortejo :)

Passámos a tarde toda a acompanhar o cortejo: andávamos, parávamos, sentávamos, andávamos, parávamos, sentávamos e assim sucessivamente :D Acompanhámos o cortejo até ao fim, e quando chegámos à Portagem já eram oito horas :)

A minha capa :)

A maioria dos meus emblemas :)
Atravessámos a ponte de Santa Clara e fomos jantar a um cafézinho em que o P. tinha reparado no dia anterior, o Marujo :) Pedi um menu 3, que consistia em sopa (que era caldo verde), sanduíche marujo (com queijo, fiambre, alface e tomate), batatas fritas e bebida, e paguei 4€ :)

Ainda estivemos algum tempo a jogar às cartas, e depois fomos ver como estava o ambiente na Portagem :) Chegámos à Pousada novamente bastante tarde, mas ainda deu para tomar um bom banho e jogar mais um bocadinho às cartas :D

Só tenho mesmo duas fotos deste dia (ups!) :D Vou perguntar à S. se ela tem (ela também tirou fotos), e depois mostro-vos :D

Segunda-feira:

Hoje acordei às 11.00h. Apesar do pequeno-almoço estar incluído no preço que pagámos pela nossa estadia na Pousada da Juventude, a hora limite para o tomar era às 10.30h, por isso tomei-o num cafézinho que ficava na mesma rua da Pousada :) Como queríamos aproveitar bem as nossas últimas horas em Coimbra pedi uma meia de leite e um pão torrado com manteiga para levar :)

Leitinho num copo de cerveja :D
Passámos o tempo restante a visitar novamente a cidade :)

D. Dinis :)

A Sé Nova :)

Par de sapatos :)

Igreja de São Tiago :)

Igreja de Santa Cruz :)

Câmara Municipal :)

Interior da igreja com túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I :)

No início da tarde fizemos a nossa viagem de volta para Lisboa :) Chegámos às 16.00h e passei o resto da tarde a descansar e a fazer uma nova fornada de muffins :D

Muffins de coco com recheio de doce de morango

Ingredientes (para seis muffins):

* 75g de farinha de trigo integral (era o que tinha em casa, gastei o resto da farinha de trigo nas minhas bolachinhas de sésamo);
* 25g de amido de milho (farinha maizena);
* 40g de sementes de linhaça moídas;
* 100 ml de leite de amêndoa (experimentei-o pela primeira vez!);
* Um ovo;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Quatro colheres de chá de coco ralado;
* Doce de morango.

Confecção:

* Numa tigela, misturar a farinha, o amido de milho, as sementes de linhaça, o fermento e o coco ralado;

* Noutra tigela, misturar bem o ovo com o leite;

* Juntar os dois preparados rapidamente;

* Colocar uma colher de sopa de massa nas forminhas para muffins;

* Colocar doce de morango a gosto (coloquei uma colher de chá por muffin);

* Colocar por cima outra colher de massa;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 minutos.

Resultado :)

Estes muffins ficam óptimos :D Apesar de não levarem açúcar ficaram bastante docinhos, e como têm o recheio da compota são muito molhadinhos e fofos :D A única desvantagem destes muffins é serem relativamente difíceis de desenformar, porque de resto são perfeitos :D

Comi um ao lanche com um copo de leite de amêndoa (que é óptimo!)
E por falar em muffins, o Desafio dos Muffins acaba já amanhã :D Aqui vão as participações que recebi até agora, quem ainda quiser participar pode fazê-lo até amanhã :D

Erica Rodrigues - Muffins de espinafres (sem foto)

Batata Mole - Muffins Mojito

Agora vamos jantar o nosso esparguete à bolonhesa (finalmente comidinha caseira!) e vamos passar o resto da noite a descansar, porque amanhã é novamente dia de aulas :D Até lá espero recuperar totalmente a minha audição, coisa que ainda não aconteceu!