7 de maio de 2012

A nossa viagem a Coimbra e os muffins de coco com recheio de doce de morango :D

Voltei :D Foi um fim-de-semana absolutamente fantástico :D Voltei muito cansada mas muito, muito feliz :D Aqui vai o relato do meu fim-de-semana :D

Sábado:

Partimos para Coimbra logo pela manhã. Pelo caminho ainda passámos pela Benedita, a terra do P., e parámos na Jomafel para nos abastecermos :D Já vos tinha falado da Benedita e da Jomafel aqui, e desta vez comi uma broinha de canela e erva-doce com passas que estava maravilhosa :) O B. comeu um pão de frango e a S. uma broinha de pinhão que também estava muito boa :) 

Broinha de canela e erva-doce com passas :)
Broinha de pinhão da S. :)
Quando chegámos a Coimbra deixámos o carro na Pousada da Juventude e passámos todo o dia a conhecer a cidade.

O Penedo da Saudade, o sítio que eu mais gostei de visitar :D








  
Para almoçar encontrámos um restaurante óptimo na Rua do Brasil, o Correia, onde o menu do dia (com direito a pão, prato principal, acompanhamentos, bebida e café) ficava a 6€. 

Eu pedi frango no churrasco, o P. comeu cozido à portuguesa e a S. e o B. pediram lombo no forno. Todos os pratos estavam super bem servidos e vieram acompanhados com arroz, com batatas fritas e com salada de alface e de cenoura para todos :) Como pedimos uma garrafa de 1.5l de água para todos e como só eu e a S. é que pedimos café a senhora do restaurante (que, a propósito, era extremamente simpática) fez-nos um desconto e só pagámos 5€ cada um :D 

Aprovado! :)
De tarde continuámos a passear a pé por toda a cidade :D

A Portagem :)


O Mondego :D





Sé Velha :)



Universidade :D



Jardim da Sereia :D


Prenda do P. :) Eu gosto mesmo muito de vaquinhas :D

A já habitual foto dos pés (ainda limpos) :D


Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha :)



Portugal dos Pequeninos :D
Vista da cidade já a escurecer :D
Adoro esta foto :)
Jantámos no Mr. Pizza, um restaurante que me tinham indicado num comentário num post anterior (muito obrigada Verdelhos!) :D Pedimos uma pizza quatro estações para dividir por todos, e ainda bem que o fizemos porque a pizza era enorme! 


Nós já sabíamos que havia dois tamanhos de pizza (o de 35cm e o de 50cm), e como nenhum de nós tinha muita fome ou dinheiro optámos mesmo por dividir uma pizza de 50cm pelos quatro. Mesmo assim tivemos dificuldade em acabar :D 

Enorme :D
Depois do jantar fomos para o Queimódromo. Quando lá chegámos a primeira banda já estava a tocar, e era a banda vencedora do concurso de bandas. Infelizmente ficámos sem saber o nome deles, mas gostámos imenso e achámos que eles eram muito bons :) Seguiram-se os We Trust, que também eram bastante bons mas de quem pessoalmente eu não gostei tanto, e depois chegaram finalmente os The Hives :D 

Por esta altura eu já estava literalmente na primeira fila do concerto :D Foi o primeiro concerto que vi na primeira fila, e nem tenho palavras para vos descrever o que senti. É verdade que eu sou um bocadinho histérica fã dos The Hives, mas o concerto foi absolutamente fantástico :D Adorei vê-los ao vivo (e logo na primeira fila!) e foi decididamente uma das melhores noites da minha vida :D Amanhã se quiserem posso colocar aqui alguns vídeos :D





E toquei na mão do vocalista e do guitarrista! Duas vezes! :D

Estado dos meus pés no fim do concerto :)

Pés de todos :D
Depois do concerto fomos dançar para as tendas, e às cinco e meia viemos embora, até porque ainda nos esperava uma hora de percurso a pé (a subir!) até à Pousada da Juventude. É claro que a esta altura eu estava sem voz de tanto gritar, quase surda por ter estado na primeira fila, super cansada e cheia de dores nas pernas e nos pés, mas isso não me impedia de estar completamente em êxtase :D

Domingo:

Acordámos ao meio-dia e meia e fomos para a Universidade para assistirmos ao início do cortejo :) 

Passámos a tarde toda a acompanhar o cortejo: andávamos, parávamos, sentávamos, andávamos, parávamos, sentávamos e assim sucessivamente :D Acompanhámos o cortejo até ao fim, e quando chegámos à Portagem já eram oito horas :) 

A minha capa :)

A maioria dos meus emblemas :)
Atravessámos a ponte de Santa Clara e fomos jantar a um cafézinho em que o P. tinha reparado no dia anterior, o Marujo :) Pedi um menu 3, que consistia em sopa (que era caldo verde), sanduíche marujo (com queijo, fiambre, alface e tomate), batatas fritas e bebida, e paguei 4€ :)

Ainda estivemos algum tempo a jogar às cartas, e depois fomos ver como estava o ambiente na Portagem :) Chegámos à Pousada novamente bastante tarde, mas ainda deu para tomar um bom banho e jogar mais um bocadinho às cartas :D 

Só tenho mesmo duas fotos deste dia (ups!) :D Vou perguntar à S. se ela tem (ela também tirou fotos), e depois mostro-vos :D 

Segunda-feira:

Hoje acordei às 11.00h. Apesar do pequeno-almoço estar incluído no preço que pagámos pela nossa estadia na Pousada da Juventude, a hora limite para o tomar era às 10.30h, por isso tomei-o num cafézinho que ficava na mesma rua da Pousada :) Como queríamos aproveitar bem as nossas últimas horas em Coimbra pedi uma meia de leite e um pão torrado com manteiga para levar :) 

Leitinho num copo de cerveja :D
Passámos o tempo restante a visitar novamente a cidade :) 

D. Dinis :)

A Sé Nova :)







Par de sapatos :)



Igreja de São Tiago :)

Igreja de Santa Cruz :)

Câmara Municipal :)

Interior da igreja com túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I :)


No início da tarde fizemos a nossa viagem de volta para Lisboa :) Chegámos às 16.00h e passei o resto da tarde a descansar e a fazer uma nova fornada de muffins :D 

Muffins de coco com recheio de doce de morango

Ingredientes (para seis muffins):

* 75g de farinha de trigo integral (era o que tinha em casa, gastei o resto da farinha de trigo nas minhas bolachinhas de sésamo);
* 25g de amido de milho (farinha maizena);
* 40g de sementes de linhaça moídas;
* 100 ml de leite de amêndoa (experimentei-o pela primeira vez!);
* Um ovo;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Quatro colheres de chá de coco ralado;
* Doce de morango.

Confecção: 

* Numa tigela, misturar a farinha, o amido de milho, as sementes de linhaça, o fermento e o coco ralado;

* Noutra tigela, misturar bem o ovo com o leite;

* Juntar os dois preparados rapidamente;

* Colocar uma colher de sopa de massa nas forminhas para muffins;

* Colocar doce de morango a gosto (coloquei uma colher de chá por muffin);

* Colocar por cima outra colher de massa;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 minutos.

Resultado :)

 
Estes muffins ficam óptimos :D Apesar de não levarem açúcar ficaram bastante docinhos, e como têm o recheio da compota são muito molhadinhos e fofos :D A única desvantagem destes muffins é serem relativamente difíceis de desenformar, porque de resto são perfeitos :D

Comi um ao lanche com um copo de leite de amêndoa (que é óptimo!)
E por falar em muffins, o Desafio dos Muffins acaba já amanhã :D Aqui vão as participações que recebi até agora, quem ainda quiser participar pode fazê-lo até amanhã :D

Erica Rodrigues - Muffins de espinafres (sem foto) 


 


Batata Mole - Muffins Mojito






Agora vamos jantar o nosso esparguete à bolonhesa (finalmente comidinha caseira!) e vamos passar o resto da noite a descansar, porque amanhã é novamente dia de aulas :D Até lá espero recuperar totalmente a minha audição, coisa que ainda não aconteceu!

Até amanhã!

33 comentários:

  1. ohhh com estas ideias todas nem sei que muffins experimentar :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    Eu nunca visitei Coimbra com essa profundidade, mas com o teu post já fiquei a conhecer mais algumas partes eheh
    Foi um fim-de-semana e peras! Ainda bem que aproveitas-te e te divertist-te :))
    Os muffins do desafio estão todos apetitosos e os que fizeste novos estão com uma cara deliciosa!
    Tenho mesmo de me dedicar a fazer uns para mim, mas tenho de arranjar os utensílios primeiro (não tenho formas para muffins!! )

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  3. Ena, tantas fotos de Coimbra! Fiquei com saudades... ;,)
    Gostei da meia-de-leite no copo de cerveja! lol

    E os Muffins assim com recheio são os meus preferidos, mhiammmm...

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. que fim de semana preenchido e bom hein ?? o meu tbm foi mt bom ! :) a broa logo do inicio deve ser deliciosa, adoro o sabor da erva doce e assim tipo das merendeiras :P
    Malandraaaaaaa em vez de experimentares as nossas receitas ainda te metes a inventar mais ?? ainda por cima deixas-te me com água na boca ! devem ter ficado mesmo bons ! nota-se pela imagem bem recheada ! :P

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, ainda bem k gostaste de Coimbra =)
    1º ponto - temos mais em comum do k pensava/sabia. Eu tb sou louca por vacas. Basta entrar cá em casa e reparar. o quarto e wc assustam pessoas k não entendem as vaquinhas, mas o bf não se importa, lol.
    No sábado à tarde é k me ocorreu uma pérola... "Ah, a Joana do blog k vejo vem cá a Coimbra, podia ter combinado algo." e o meu bf "pode ser k a vejas" (até pk andávamos na zona da Sé no Sábado e ontem fomos ao cortejo), e eu" pois, mas ela não tem foto, nunca a vi, nem me lembrei de dizer k a gostava de ver...". resposta do bf: "duh".
    Enfim... pois, eu só fui msm passear ao cortejo, beber aguinha (e aturar bebedolas, já k já aproveitei todas as minhas queimas e hoje ter de acordar cedinho pa estagiar, não funcionava com bebidas, lol)
    Ainda bem k gostaram do Mr. Pizza, como disse não gosto de pizza mas o bf é fã e sim, são enooormes!
    Gostava de ter ido ver The Hives mas não havia guito já k a gasolina come-me a semanada quase toda :/
    Beijinhos e para a próxima não me esqueço de combinar algo ctg, duuh (enfim...)
    Van

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá olá :D

      Eu quando fui de Inter-Rail e fizemos a Holanda de comboio os meus amigos já não me podiam ouvir a dizer 'Olhem vaquinhas!! Olhem vaquinhas!!' :D

      Eu também bebi água no cortejo, até porque não gosto muito de cerveja (só de Guiness e Heineken, e nem é assim um amor muito grande) ;) Lembro-me de no ano passado ter ficado surpreendida com o quanto as pessoas bebiam no cortejo (é mesmo muito!).

      Por acaso podíamos ter combinado alguma coisa :D A mim aconteceu-me uma situação parecida: eu sabia que uma rapariga que tem um blog ia no carro 50, mas não sabia como ela era (só que se chamava Ana). Ainda disse aos meus amigos, mas qual era a alternativa? Chegar ao carro 50 e perguntar pela Ana? Um pouco estranho :P

      De qualquer das formas temos de voltar a Coimbra em breve, até porque não fomos à Quinta das Lágrimas! No Sábado quando chegámos lá já eram 19.00h, ontem não tivemos tempo e hoje estava fechada! Por isso em Julho quando fomos para o Porto (fui convencida a ir ao Marés Vivas) passamos por aí novamente e na altura conhecemo-nos :D

      Mais uma vez muito obrigada pelas sugestões :D

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. como é que costumas fazer em relação aos lanches quando vais de viagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levo-os, compro no supermercado ou tomo em cafés ;)

      Eliminar
  7. Isso é que foi um fim de semana completo!!

    ResponderEliminar
  8. Ena tanta informação num só post :)) Vejo que se divertiram, isso é que interessa :)) Esses pes ficaram limpinhos lol :))) Espero que tenhas razao relativamente ao meu peso só me apetece chorar e fugir da balança buaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  9. Adoro os teus posts longos :) Um prazer mesmo. Coimbra é linda, adoro lá ir e adoro o jardim da sereia!
    Respondendo ao teu comment do meu post anterior, sim conheço tudo o que há dos white stripes e essa música em particular também gosto muito, o clip está sensacional com a Kate Moss (? acho eu). O Jack White é sem dúvida um dos melhores guitarristas de sempre e felizmente, apesar do fim da banda, ele acabou de lançar um disco a solo que, obviamente, está brilhante. Chama-se "Blunderbuss", recomendo a ti e ao P.

    Bacci *

    ResponderEliminar
  10. AI, passeios!!!! adoro passeios! :D

    e esses muffins, mulher!!! :D cada vez melhores :D

    olha, na e-dreams há pacotes de viagem e estadia a 450 euros em agosto. (volto a repetir) em agosto. (5 noites)

    No inicio do ano tinha visto estadia e voo a 335 euros.
    O problema é que se fica algum tempo (tipo 18h LOL) em madrid, mas nao me parece nada, mas nada mal. sim, eu tb nao posso passar dos 500 euros!!!
    ora vai lá ver! :D

    Beijinhos grandes :D

    ResponderEliminar
  11. Fiquei com inveja de ti, sabes? Aproveitas-te mesmo Coimbra ao máximo com o P. e os teus amigos! :D

    Mas ainda bem que te divertiste porque assim consegues concentrar-te e aplicar-te melhor na faculdade, tens logo outra motivação.

    A pizza era enorme mesmo! Fiquei surpreendida pelo tamanho...

    Uma boa semana para ti ;)

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  12. E qual é o teu preconceito em relação à soja desidratada? Acabei por não perceber!

    Hoje provei seitan cozinhado por uma amiga, temperado com canela e gostei imenso, nunca tinha experimentado! Acho que vou pedir-lhe a receita. :D

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  13. NHAMI que muffins maravilhosos, se eu me inscreve-se nem chegava aos pés delas snif!!

    Os vernizes da claires a mim parecem-me iguais aos frasquinhos, não têm é qualidade nenhuma ;S

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Adorei a tua descrição do teu fim-de-semana! Imagino que tenha sido mesmo muito bom! E foi muito preenchido, por isso é normal que tenhas ficado cansada!!
    Olha simplesmente adorei o post e fiquei com vontade de conhecer melhor Coimbra, visto que passo sempre lá de passagem, mas já vi que ando a perder e muito! E começo já a tirar sugestões de restaurantes, esse em que a mulher vos fez o preço de 5 euros foi mesmo muito simpática!!

    E mais uma coisinha, tu és uma excelente cozinheira!! Fazes cada coisa... Parabéns mesmo!!


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro Coimbra, é uma cidade linda. Gosto muito do jardim da sereia, só fui lá uma vez e marcou-me. Que belo fim de semana :) Aproveitas-te ao máximo e isso é que interessa!
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  16. A minha cidade é mesmo linda eheh, modéstia à parte :D Já agora, aquela escadaria a seguir à foto da Sé Nova chama-se "Quebra-Costas" :p Gostaste do Cortejo? Eu estava mesmo no carro 50! Foi um dos carros que pegou fogo ao pé do mercado, um triste incidente, mas nem isso nos parou :) Ainda bem que gostaste de Coimbra, espero que voltes :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Ainda bem que passaste um fim-se-semana fantástico. Se bem que ficavas bem melhor alimentada em casa, cozinhas tão bem...

    ResponderEliminar
  18. No último concerto dos Bon Jovi (que adoro) também fiquei na 1ª fila e valeu bem as 6 horas que tive de esperar em pé :) Reportagem fotográfica ótima, como sempre. Beijo

    ResponderEliminar
  19. Fim de semana em grande Joana!!
    Quanto as tuas questões, eu sempre voei para Istambul com a Turkish Airlines, apenas uma vez com a Iberia com conexão por Madrid. A questão é que pode haver low cost a voar para Istambul mas tens de ter cuidado se estes forem para o aeroporto de Sabiha Gokcen (fica do lado asiatico da cidade), o dinheiro q vais poupar no voo terás de o gastar em transportes/taxi/tempo p chegar ao centro de Istambul e zona turistica. O melhor e ideal é o aeroporto de Ataturk, pq tem metro p ir até ao centro. Sei q a lufhansa tem preços competitivos p ir, no entanto para Ataturk não a low cost a voar. Se precisares de mapas ou outras coisas posso dar te pois tenho imensa coisa assim como dicas de todo o género.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Joana,
    As tuas reportagens são sempre impecáveis.
    A sensação de que eu fico quando vejo o teu blog é que de facto ainda podemos acreditar na juventude. Vocês são estudantes e conseguem aliar a parte cultural com o divertimento, sem haver excessos. Fazem roteiros interessantes e procuram sítios acessíveis para dormir e comer. Adoro essa energia boa que transmitem!

    Jomafel- há dois anos, esses bolos de pinhão contribuíram em larga escala para “aquela fase invernosa e deprimente” que se cumpre todos os anos. Este ano também passei por ela, mas os bolos de pinhão não regressaram. Menos mal!

    O antes e depois das fotografias dos pés está muito bom :)

    Os muffins que tenho feito são mega rápidos. Preparar demora 5 minutos + 20 minutos no forno (que dá para arrumar a cozinha). Tem dado para 9/10 e se o meu homem não se lembrar de penicar muito, dá para a semana inteira.

    Espero que já tenhas descansado alguma coisa :)

    Beijos grandes!!

    ResponderEliminar
  21. Joana,
    As tuas reportagens são sempre impecáveis.
    A sensação de que eu fico quando vejo o teu blog é que de facto ainda podemos acreditar na juventude. Vocês são estudantes e conseguem aliar a parte cultural com o divertimento, sem haver excessos. Fazem roteiros interessantes e procuram sítios acessíveis para dormir e comer. Adoro essa energia boa que transmitem!

    Jomafel- há dois anos, esses bolos de pinhão contribuíram em larga escala para “aquela fase invernosa e deprimente” que se cumpre todos os anos. Este ano também passei por ela, mas os bolos de pinhão não regressaram. Menos mal!

    O antes e depois das fotografias dos pés está muito bom :)

    Os muffins que tenho feito são mega rápidos. Preparar demora 5 minutos + 20 minutos no forno (que dá para arrumar a cozinha). Tem dado para 9/10 e se o meu homem não se lembrar de penicar muito, dá para a semana inteira.

    Espero que já tenhas descansado alguma coisa :)

    Beijos grandes!!

    ResponderEliminar
  22. :))))

    Esses muffins!! Ai.. que aspecto..divinal!!

    Como metes o doce?? depois de cozidos? ou antes?? é que não estoua imaginar como se pões o doce na massa liquida!!?? (mas eu tb de cozinha...meu deus..percebo pouco!!)

    De resto..Coimbra é um sitio adorável, conheço pouco e mal, mas gosto muito... aliás para mim de Leiria para ciam é o Mundo completamente diferente e muito afável!

    Ainda bem que se divertiram!!

    ResponderEliminar
  23. Morri de inveja. Ainda na semana passada fui a Coimbra e chovia tanto... não pude andar livremente pela cidade. E o penedo da saudade ficou por conhecer...

    ResponderEliminar
  24. Joaninha:
    http://www.logitravel.pt/navegacion/paquete/home_ciudad.aspx?sesion=1602725613&anuncio=11178901&ciu_codigo=3315&gclid=COyu66-q8K8CFQQMtAodiTOWXA

    YEYYYYY

    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    Que belo fim de semana!!! Eu adoro Coimbra, aí o espirito académico é muito melhor que em lisboa!!
    Dos muffins que apresentaste e que estão a concurso o que, na minha opinião, tem uma foto mais gira é o dos muffins mojitos, da batata mole... parece que foi tirada de uma revista... eu não tenho jeito nenhum para fotos artisticas de objetos (só de pessoas!!)
    Bjocas
    ana

    ResponderEliminar
  26. Olá querida! Será que me podes mesmo enviar o teu plano de viagem?? Eu já fiz o meu mas posso completar com coisas que não conheço ou que me escaparam, seria mesmo bom :) Assim ficava muito mais completo. Mas só se puderes, eu não quero estar a abusar! Se puderes envia para o mail achocoholiclife@gmail.com
    Muito muito obrigada! Um beijinho *

    ResponderEliminar
  27. Fotos tao giras, adorei!! Parece ter sido um programa perfeito!!



    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/05/weekly-bits-5.html

    ResponderEliminar
  28. Aproveitaste muito bem o fim de semana!
    Os muffins com recheio de morango devem ser óptimos :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  29. Olá Joaninha,
    Gostei de saber mais sobre ti através do teu comentário, obrigada por dispenderes do teu tempo :)

    Realmente Coimbra é muito bonita. Quando dei aulas visitamos a universidade numa visita de estudo, no entanto não deu para ver tudo. Agora com estas fotos fiquei com muita vontade de lá voltar.
    Adorei o penedo da saudade.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. Que grande passeio por Coimbra, tiraste fotos muito bonitas! ;) Coimbra é qualquer coisa! :) beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />