20 de maio de 2012

Folhado de ovos moles e xarope de frutos vermelhos com cobertura demerengue de frutos vermelhos :D

Folhado de ovos moles e xarope de frutos vermelhos com cobertura de merengue de frutos vermelhos

Ingredientes:

* Uma embalagem com 300g de frutos vermelhos congelados;
* 50 ml de leite;
* Um pau de canela;
* Uma estrela de anis;
* Um bocadinho de vagem de baunilha;
* Sumo de lima (a olho);
* Dezasseis colheres de sopa de açúcar;
* Dez colheres de sopa de água;
* Oito ovos;
* Duas placas de massa folhada fresca;

Confecção:

* Retirar a massa folhada e estender 15 minutos antes da utilização;

* Aquecer numa panela os frutos vermelhos, o leite, a canela, o anis, a vagem de baunilha e o sumo de lima;

* Deixar engrossar, coar o líquido e reservar o líquido e os frutos;

Frutos vermelhos :)
* Para os ovos moles (que são uma especialidade da minha mãe) aquecer o açúcar com a água e deixar ferver até fazer ponto de pérola;

* Retirar do lume e juntar em fio as oito gemas batidas, mexendo bem para as gemas não cozerem;

* Bater as oito claras em castelo;

* Acrescentar as colheres de açúcar uma a uma, batendo até fazer estrada e ficar brilhante;

* Acrescentar o sumo dos frutos vermelhos e bater bem;

Merengue de frutos vermelhos :D
* Dividir as placas de massa folhada em três e fazer furinhos com um garfo;

Massa folhada :)
* Fazer a montagem utilizando:

- uma placa de massa folhada;
- uma camada de ovos moles;
- uma placa de massa folhada;
- uma camada de frutos vermelhos;
- uma placa de massa folhada;
- uma camada de ovos moles;
- uma placa de massa folhada;
- uma camada de frutos vermelhos;
- uma placa de massa folhada;
- uma camada de ovos moles;
- uma placa de massa folhada;
- o merengue de frutos vermelhos;





* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 35 minutos.


O merengue ficou um pouco queimado, mas não ficou de todo a saber a queimado! Ao contrário do que esperávamos, ficou durinho e caramelizado :) No entanto, da próxima vez vamos experimentar colocar o folhado no forno sem o merengue e aos 25 minutos vamos retirar, acrescentar o merengue e colocar novamente no forno mais 15 minutos :)

Mais uma experiência bem sucedida :)
O interior :)
Ficou perfeito :D A massa folhada ficou óptima, a conjugação de sabores também e não ficou exageradamente doce. Mesmo que não queiram ter o trabalho de experimentar toda a receita aconselho-vos vivamente a experimentarem este xarope de frutos vermelhos porque ficou delicioso! 

O anis deu-lhe um toque verdadeiramente maravilhoso, e sabia mesmo a Natal :D Eu sei que tenho a tendência a ser muito entusiasta das comidas que faço, mas este xarope é qualquer coisa de fenomenal, e da próxima vez vou fazer uns belos muffins com ele :D O merengue também ficou muito interessante, mas para a próxima vamos decididamente colocá-lo menos tempo no forno :)

Para o jantar o meu pai decidiu fazer empadão :D

Empadão de carne

Ingredientes (para quatro pessoas com fome):

* Duas batatas médias;
* Couve-flor (usámos congelada);
* Leite;
* Noz-moscada;
* 400g de peito de frango picado;
* Um tomate;
* Meia garrafa de cerveja Guiness;
* Cogumelos inteiros;
* Coentros;
* Pimenta preta;
* Uma folha de hortelã;
* Piri-piri;
* Gengibre moído;
* Uma pitada de caril;
* Alho picado congelado;
* Azeite;
* Uma gema;
* Queijo ralado a gosto;
* Orégãos.

Confecção:

* Cortar as batatas descascadas em cubos e cozer em água (e sal, se quiserem);

* Acrescentar a couve-flor e deixar cozinhar;

* Escorrer e passar com a varinha mágica;

* Colocar de volta na panela e juntar o leite aos poucos até ter a consistência desejada;

* Temperar com noz-moscada acabada de ralar e reservar;

* Refogar o alho num fio de azeite e juntar a carne;

* Juntar o tomate cortado em pedaços, os cogumelos, a cerveja e temperar;

* Deixar apurar;

* Num tabuleiro de ir ao forno colocar uma camada de puré, a carne e outra camada de puré;

* Barrar com uma gema e colocar um pouco de queijo ralado e de orégãos;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos.

Jantar de Sábado :D
O interior :)
Até amanhã! :D

23 comentários:

  1. Olá :)
    Cá também fizeram. A próxima vez que me juntar com os meus amigos já sei o que fazer para o lanche eheh
    E esse folhado, aiii que aspecto. Só de olhar já apetece devorar, tem mesmo muito bom aspecto. E deve ser óptimo.
    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  2. Nós gostamos dos teus artigos grandes! :D De ostras é que eu não gosto nada :x
    Tanto o vosso folhado como o empadão do teu pai têm óptimo aspecto e as receitas prometem! Mais umas para os favoritos :P
    Lamento pelo teu dentinho! Eu, infelizmente, tenho problemas de mineralização, o que significa mais cáries do que o que seria suposto :/

    Beijinhos e bom início de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Já sei qual vai ser o próximo doce que cá em casa se vai fazer no próximo fim-de-semana: Folhado de ovos moles e xarope de frutos vermelhos com cobertura de merengue de frutos vermelhos, obrigada pela receita, vamos ver se cá em casa vamos gostar. Adoro o teu verniz laranja!

    ResponderEliminar
  4. Ai Joaninha... Joaninha!
    Estás-me a sair uma desavergonhada! Então anda aqui uma pessoa de dieta e falas-me em ovos moles?? Má!! :D

    Levar uma anestesia na gengiva é giro! Convém é ter um lenço ao pé... eheheh

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Esse bolo que fizeram em família tem realmente muito bom aspecto. Foi um fim de semana em grande, à excepção do dente. Espero que estejas melhor.
    Um beijinho brande

    ResponderEliminar
  6. adoro as duas cores de vernizes! sao tao bonitas! eu adoro empadao e esse tem optimo aspecto!

    ResponderEliminar
  7. Só me fiquei a babar...lol
    Que bom aspectoooo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Esse folhado de ovos moles deve ser assim uma coisa.. maravilhosa! Uma conjugação de sabores perfeita. Vou apontar a receita para experimentar :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Olá! O teu irmão deve ter adorado a tua escolha cinematográfica... ;)

    Tenho um dente desvitalizado, mas não me lembro de na altura ter ficado com a boca muito dormente, ao contrário de toda a gente que tem sempre histórias engraçadas de baba a escorrer e morder o próprio lábio a comer até fazer sangue... (histórias ENGRAÇADAS! ;P)

    É muitoooo raro comer ostras! Talvez devido ao preço e também porque esse tipo de petiscos a minha mãe é que sabe fazer bem, não eu (e agora lembrei-me de ameijoazinhas hmmmmm....)

    Mas gostei do teu artigo sobre o sal, que tem sempre tão má fama. Falta de sal também não é bom! (E confesso que também não conhecia os casos de hiponatremia, sobretudo no desporto, até ter pesquisado na semana passada).

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. heina heina que delicia de frutos vermelhos é essa !?!? dv ter ficado magnifico, só pela foto dá para imaginar ! :|
    os dentes são uma coisa: CHATA ! eu este ano já tive de arrancar os 2 cisos ! e foram as experiências mais horríveis da minha vida, e também já desvitalizei uns 3 por isso sei do que falas :P
    n gosto de ostras! ou melhor, não gosto do cheiro nem do aspecto! lol

    fiz assim o pãozinho: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/61030-pao-de-micro-ondas.html
    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Hummmmmm que maravilhaa o folhadinho e o empadão deixam-me a salivar :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Olá Joaninha

    Espero que estejas melhor do dente. Já desvitalizei alguns. mas o primeiro foi já depois de ter os meus rapazes...

    O vosso bolo tem um aspecto fantástico, e deve ser uma mistura de sabores maravilhosa. Eu fiz um belíssimo bolo de chocolate para a minha mãe e um semi-frio de caramelo. Só comi uma mini fatia de bolo de chocolate porque acho uma falta de cortesia não comer bolo de aniversario em festas.

    Ostas: aí ostras...adoro o mais possivel nem imaginas quanto! Faltou mencionares que são afrodisíacas. :-)
    As melhores ostras que comi foi num restaurante em Paris, não só eram boas como o glamour do restaurante contribuia para que fossem perfeitas! Em Vigo também se comem ostras maravilhosas.

    Beijinhos e tem uma semana melhor que a que passou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Aiii Joana, que óptimo aspecto :D pode ser que um dia experimente essa delícia (:

    Também gostei muito do verniz rosa, é mesmo giro!

    Espero que estejas melhor do dente, se há coisa que me tira do sério são dentes (não podia ser dentista, tenho mesmo fobia - mas não tenho problemas em ir ao dentista, é estranho!)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Os macacos narigudos são uns fofos... mas as tuas unhas estão um verdadeiro show.

    ResponderEliminar
  15. Bem engraçados os narigudos! Parecem bonecos de desenho animado.
    Esse folhado é uma verdadeira tentação, nem quero ver bem LOL

    ResponderEliminar
  16. Ola Joaninha :)) Espero que estejas melhor do dentinho , isso é chato, para mais para estreantes... bem, fazes sempre posts ultra longos e com comida apetitosa :)) Querida adorei os 2 vernizes :)) joquinhas

    ResponderEliminar
  17. Pois, eu sinceramente não me senti mal. O problema é mesmo psicológico. Eu tenho aquela ideia do que vai acontecer, se alguma coisa me estraga os planos fico logo descontrolada. E também me senti um bocadinho cheia de mais. Oh well, passou passou. O que interessa é que a partir daí não fiz nem pretendo fazer mais nenhuma asneirita eheh se é que isto se considera asneira. :p
    Já andava para te dizer à um tempo, mas ao ler os teus textos lembro-me da minha irmã não sei porque ahaha. Talvez por ela também estar a estudar medicina. Acho-vos parecidas, que estranho ehehe :)

    Beijinho e boa semana :)*

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana! :)

    Quando aparecem problemas nos dentes é sempre muito chato. Acho que é das dores mais incomodativas que o ser humano pode ter. Eu também já tive que desvitalizar um dente, mas por causa de um quisto, que só se foi embora quando fui operada ao maxilar superior. Andei com meia dúzia de pontos na boca e foi mesmo para esquecer! Por falar nisso, devia de ir ao dentista a uma consulta de rotina. :D

    Esse folhado ficou com tão bom aspecto! Só dá vontade de ir viver contigo para comer essas iguarias todas :P

    Já vi que tens o mesmo vicio que eu, de pintar as unhas todas as semanas.

    Uma boa semana para ti! :)
    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  19. Fiquei com imensa vontade de provar o folhado de ovos moles e xarope de frutos vermelhos com cobertura de merengue de frutos vermelhos!! :D lol

    *

    ResponderEliminar
  20. Bem, agora assustaste-me porque eu também nunca tive caries e espero nunca ter porque a ida ao dentista é um sacrifício :) O aspecto desse merengue é divinal, devia ser proibido pores isso aqui porque fiquei cá com uma vontade de o provar :) E adorei a cor rosa das unhas. Normalmente não pinto as unhas com cores forte, mas esse rosa adorei para os dias de sol ;)

    ResponderEliminar
  21. Isso do dente aconteceu me algo semelhante ha pouco mais de um ano! FIquei super triste na altura, mas depois vi que nao fez diferença nenhuma! O folhado deu me uma fome desgraçada e tenho o mm tom laranja da kiko hehe


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/05/how-to-judge-book-by-its-cover.html

    ResponderEliminar
  22. adorei :) não queres vir cozinhar cá para casa? ahah .. beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />