19 de junho de 2012

Beringela recheada e crepes com chocolate e framboesas :D

Beringela recheada com esparregado de grelos e cogumelos salteados

Ingredientes (para uma pessoa): 

* Meia beringela; 
* Grelos congelados (usei 100g); 
* Azeitonas às rodelas; 
* Alho picado (usei congelado);
* Cebola picada (usei congelada);
* Um fio de azeite;
* Cogumelos laminados; 
* Duas fatias de queijo flamengo; 
* Uma pitada de sal. 

Confecção: 

* Retirar a polpa da beringela e cortar aos cubinhos; 

*  Refogar a cebola e o alho e juntar os cogumelos, temperando com um pouco de sal; 

* Saltear os cogumelos, e reservar; 

* Saltear os grelos já descongelados com as azeitonas e a polpa da beringela; 

* Passar a mistura com a varinha mágica; 

* Colocar o esparregado de grelos no interior da beringela, cobrindo com os cogumelos; 

* Cobrir com duas fatias de queijo e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante quinze minutos (ou mais, mas eu confesso que já estava cheia de fome).

Antes de ir ao forno
Já no prato :D
O esparregado estava delicioso :D

A meio :)
Depois do almoço decidi (re)ver o filme Julie & Julia


E digo-vos, este filme tem tudo a ver comigo. 

Como eu compreendo a sensação de liberdade que nos invade ao chegarmos a casa depois de um dia difícil e, simplesmente, cozinhar. 

Esquecer-me de tudo o resto e ficar completamente absorta naquilo que estou a fazer, tentando que fique o mais perfeito possível. Mostrar aos outros o meu amor e o meu carinho cozinhando para eles. Divertir-me, surpreender-me, arriscar, redescobrir novos sabores, adaptar receitas, ser bem sucedida. Fazer pratos maravilhosos, deliciosos, originais, bonitos e, já agora, saudáveis.

É indescritível a sensação que eu sinto enquanto cozinho. Estou no meu mundo, faço tudo a mil à hora. Bloqueio, entro em pânico, desisto, desespero. E depois respiro várias vezes, porque desistir é demasiado fácil e eu gosto demasiado da luta. 

Muito (muito!) mais do que de comer, eu amo cozinhar, e faz parte de mim. Quando estou triste cozinho, quando estou feliz cozinho, quando estou aborrecida cozinho, quando quero mostrar aos meus amigos que gosto deles cozinho para eles, quando quero mostrar o meu amor pelo P. cozinho para ele entre outras coisas.

E, tal como no filme, a cozinheira pequenina que sou hoje não existia há três anos atrás. Caramba, quando eu vim para Lisboa há cinco anos tive de aprender a grelhar um bife. Ninguém nasce ensinado, e ninguém adquire capacidades de repente. 

Já tive pratos que foram directamente para o lixo. Já tive pratos que só eu comi, e só eu gostei. Já estraguei louça, já estraguei ingredientes, já me cansei muito com pratos elaborados e com jantares temáticos. 

Mas hoje sou uma cozinheira pequenina. Hoje não há prato ou receita que me assuste. Hoje eu faço jantares temáticos fantásticos. 

Hoje eu tenho muito orgulho naquilo em que me tornei. 

E hoje eu fiz os crepes da Julia Child :D 








Massa de Crepes (receita adaptada do livro 'Mastering the Art of French Cooking')

Ingredientes (para três crepes): 

* 50ml de água fria;
* 50ml de leite frio;
* Meia chávena de chá farinha de trigo;
* Um ovo;
* Uma colher de sopa de manteiga derretida (usei margarina magra);
* Uma pitada de sal fino.

Confecção:

* Juntar a água, o leite e o ovo e bater bem;

* Juntar a farinha e a margarina e bater com a batedeira durante aproximadamente três minutos;

* Cobrir e refrigerar durante pelo menos duas horas;

A massa :)
* Untar uma frigideira própria para crepes (eu usei uma frigideira grande) com um pouco de manteiga e aquecer;

* Retirar do calor e verter cerca de um quarto de chávena da massa no meio da frigideira; 

* Rodar a frigideira em todos os sentidos para a massa ficar espalhada; 

Tentar não entrar em pânico
* Colocar novamente a frigideira a aquecer durante cerca de um minuto ou até o crepe ficar castanho claro; 

* Virar o crepe e deixar cozinhar do lado oposto durante aproximadamente meio minuto;

* Repetir o processo até acabar a massa e rechear os crepes a gosto :) 

Eu cobri o meu crepe com 25g de chocolate com 73% de cacau que derreti no microondas com um pouco de água e decorei com framboesas e com coco ralado :) 

O crepe em si não ficou com um aspecto perfeito, uma vez que se pegou um pouco na frigideira e desfez-se um bocadinho quando o retirei. Mas garanto-vos, de sabor o meu crepe estava simplesmente divinal. De sabor, o meu crepe estava perfeito :D 

Lanche da Joana :D
Até amanhã! :D