3 de junho de 2012

A minha cara de Ghent e a tarte de maracujá :)

Ontem podia ter sido uma manhã como outra qualquer. Mas não foi, porque eu acordei com cara de Ghent.

A história da minha famosa cara de Ghent tem dois anos, quando fiz um Inter-Rail com o P., a S., a J. e o B. Na altura partimos de Lisboa e fizemos:

* Lisboa - Marvão;
* Marvão - Madrid;
* Madrid - Barcelona;
* Barcelona - Paris;
* Paris - Ghent (Bélgica);
* Ghent - Brugge (Bélgica);
* Brugge - Amesterdão;
* Amesterdão - Maastricht.

A nossa viagem de Paris para Ghent era durante a noite, e fazíamos uma escala de seis horas numa terrinha francesa mesmo pequena, St. Quentin. Nós pensávamos que podíamos ficar dentro da estação à espera do nosso comboio para Ghent, mas a estação fechava às onze e por isso tivemos que passar a noite na rua. Como é óbvio, nenhum de nós dormiu nada durante a noite toda.

No dia seguinte passámos o dia a visitar Ghent. Começámos pelo castelo, que era muito muito giro. E depois do castelo, não faço a mais pequena ideia do que visitámos. Entre o frio, a fome, o cansaço físico, o cansaço mental e o sono, eu simplesmente desliguei completamente da realidade. Só pensava em ir para o hostel e dormir até não conseguir mais.

E essa minha expressão ficou para sempre conhecida no meu grupo de amigos como a minha cara de Ghent :) Ainda hoje de vez em quando eles dizem 'Hmm estás bem? Hoje parece que estás um bocadinho com cara de Ghent!' :) 

Deixo-vos aqui algumas fotos de Ghent :D 























Ontem eu acordei com um bocadinho de cara de Ghent, porque tive pesadelos durante toda a noite. Eu sonho todas as noites, e lembro-me quase sempre daquilo que sonho. É algo bastante aborrecido porque muitas vezes acordo com a sensação de que não descansei o suficiente, mas também pode ser bastante útil: no secundário eu estudava enquanto dormia, porque sonhava comigo a resolver exercícios :)

Ontem íamos jantar a casa de um casal amigo dos meus pais e eu fiquei encarregue da sobremesa. Depois de muito pensar decidi-me por um básico que agrada sempre a toda a gente cá em casa: a tarte de maracujá :)

Tarte de maracujá vagamente saudável (adaptada daqui e daqui)

Ingredientes:

* 140g de bolachas digestivas;
* 60g de açúcar mascavado;
* 40g de manteiga magra à temperatura ambiente;
* Cinco folhas de gelatina;
* Quatro ovos;
* 100g de açúcar;
* Uma lata de polpa de maracujá com sementes;
* 200ml de iogurte natural biológico.

Confecção:

* Triturar as bolachas com o açúcar até que fiquem em pó;

* Misturar a manteiga e mexer até que fique uma mistura homogénea;

* Colocar na parte de baixo de uma forma de tarte com 22 cm e refrigerar;

* Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria;

* Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado;

* Coar o sumo da polpa e reservar as sementes;

* Escorrer a gelatina e dissolver no microondas durante vinte segundos;

* Juntar o sumo de maracujá à gelatina dissolvida;

* Juntar ao creme das gemas, misturando bem;

* Bater o iogurte natural natural com uma vara de arames até ficar espesso e cremoso;

* Juntar o iogurte ao preparado anterior;

* Incorporar as claras batidas em castelo;

* Deitar o creme sobre a massa de bolacha e levar ao frigorífico durante uma hora;

* Retirar, cobrir com as sementes e levar ao frigorífico novamente até servir.

Resultado :)

A minha primeira tarte de maracujá :)
Hoje a minha caminhada matinal teve um destino diferente, porque em vez de ir para a beira-mar fui até ao Senhor de Matosinhos pela primeira vez este ano :D Visitei a igreja, vi as barraquinhas e ainda fiz umas comprinhas :D 

Bonecos para o presépio :D
Gosto tanto destes dois :D
Eu e o P. adoramos fazer o presépio :D Temos imensos bonecos, e todos os anos perdemos imenso tempo a decorar o nosso presépio :)


Presépio de 2009
Presépio de 2011, Parte 1
Presépio de 2011, Parte 2
Até amanhã! :)

23 comentários:

  1. Adoro de uma forma geral Pão! Mas adoro ainda mais um pão saloio (Mafra), AMO a broa de Avintes (que conheci relativamente há pouco tempo, considerando que tenho 43 anos) e também a broa de milho como é conhecida em Lisboa. Um Pão alentejano também pode ser de comer e chorar por mais... enfim, de facto o nosso país tem uma riqueza gastronómica espectacular, a começar por uma coisa tão simples, como é o pão! Esse bem que não dispenso mesmo quando estou "em dieta de emagrecimento", apenas modero o seu consumo e o mais importante escolho melhor o seu acompanhamento, por exemplo, como com queijo fresco em vez de manteiga.

    E essa cara que às vezes fazes :) só te digo: é tããããããoooooo bom viajar, sair daqui, ver, respirar e sentir outros ares....

    ResponderEliminar
  2. Olá! Eu amei Bruges! Mas Ghent também parece bem bonito. Infelizmente também já passei por essa cara de Ghent... Andar mesmo feita zombie não é nada agradável! :)

    Também me lembro praticamente sempre do que sonho e gosto muito disso! (Excepto se forem pesadelos, claro... Despertar de um pesadelo é das piores coisas, até tenho suores frios e palpitações!). Acho tão estranho quando as pessoas me dizem que "não sonham" ou que "nunca se lembram do que sonharam". Hello, estão a passar ao lado de uma segunda vida! :p

    Conheço essa broa, é BASTANTE consistente, enche mesmo muito! :)

    Eu gosto tanto dessas peças de presépio assim mais artesanais! Já não vê vêem muito à venda, o que é pena. Na casa dos meus pais faziamos uma vila inteira com essas peças! Um dia mando-te umas fotos, para veres. :)

    Beijocas e boa semana! ****

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana :)

    Sim, eu vi o blogue dele hoje, acompanho pelo reader. Mas acho que vou ter de pensar me eliminar, ele põe lá coisas demasiado boas :D

    Mal vi o título "Ghent" veio-me logo à memória 3 belgas que conhecia em Itália que eram de lá. Eram tão engraçadas! Fiquei com saudades :))

    Essa tarte tem óptimo aspecto! Mas depois, se puderes, partilha connosco a alternativa à base de bolacha, porque eu adoro e fica bom, mas é tão calórico... Ah, e achas que ficará bom com polpa de manga? Tenho ali uma lata na dispensa e não sei bem o que lhe fazer...

    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. "Cara de Ghent" muito boa a história:) Gosto da cor desse verniz salmão:)

    ResponderEliminar
  5. Joana,
    Hoje tive de inverter o processo e comentar logo no principio ou corria o risco de não conseguir e aí é que ficava frustrada porque sei que estás sempre presente para mim!

    *Sorri logo que vi o título! Tu tinhas contado a "cara de Ghent" no cafezinho...
    *Broa de Avintes - não gosto :( Tinhamos um fornecedor de Avintes que trazia sempre uma broinha todas as semanas! Ninguém a disputava. Já broa de milho, se for da "Padaria Belo", consigo comer uma todinha!
    *Fim de semana - passa tão rápido não é ? "e de repente já tinha chegado a hora"...
    * Espero que o P. não tenha precisado do carro...
    * Eu não faço presépios há anos...mas tu que és uma mulher prevenida, em Junho já estás a pensar em aumentar o teu :)
    * Realmente o teu pai é um inventor na cozinha! Eu nunca me lembraria dessa lasanha! Continuo a dizer que o facto das pessoas conhecerem culturas e países diferentes, abre muito o horizonte em todos os sentidos.
    * Estou a planear descansar em Julho! A sério!...já só falta 1 mês!mas de qualquer maneira, tu sabes que eu sou um bocadinho má para o relax!
    Beijos muito grandes e prometo trocar ideias contigo por e-mail assim que der!

    ResponderEliminar
  6. que fotos tão lindas :) gosto muito!
    e maracujá, hummmmm :)

    Gosto da organização dos vernizes hehe
    **

    ResponderEliminar
  7. Olá Joaninha =D
    Eu adoroooo broa, gosto muito mesmo, e conheço a broa de avintes, mas confesso que nunca experimentei, mas só oiço falar bem dela =)
    Quanto à tua cara de Ghent, se ficares tão bonita como o sitio que mostras nas fotos por mim podias andar sempre com cara de Ghent =P
    O sitio é mesmo fantástico, adoro conhecer novos lugares, principalmente quando são tão fantásticos como as fotos que mostras-te.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Ghent parece ser mesmo giro!! :) com que então cara de Ghent hahaha
    eu também cheguei a sonhar com a matéria depois acordava com tudo frequinho na cabeça :P era bom!
    broa de Avintes também n me lembro de ter comido :| mas deve ser boa, e eu adoro broa :| é triste mas é verdade, então aquela amarela, mal cozida de milho !? aiaiiaii
    tantooooooo verniz lol,acho que me passas te, eu tb adoro vernizes! lolol e també levo os meus para a cabeleireira por vezes.
    a tarte tem muito bom aspecto, e acredito que tenha ficado maravilhosa, tu é que és uma humilde ahah
    kefir !?? tenho imensas saudades disso, e adoro o sabor, mas ha imenso tempo que não encontro ninguém que tenha para me dar! :(
    já agora podes mandar mail com o face ! já tenho 3 meninas lá e adorava ter mais uma :P

    beijinho e uma boa semana

    p.s.- desculpa a confusão do comentário, mas comentar os teus post é dificil, porque quero falar sobre tudo e depois perco me a meio lol

    ResponderEliminar
  9. Fiquei curiosa com a broa, nunca provei. Quanto à lasanha de cordeiro, confesso que cá em casa não comemos muito porque a carne é um bocadinho forte de sabor mas fiquei muito curiosa e tentada a experimentar.
    Já estou a imaginar essa cara:P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olaaa....
    Ahaha .. eu como broa de avintes quase todos os fins-de-semana :P eheheh é tao boa :P acho mesmo estranho eles nem conhecerem sequer... mas pensando bem creio que até amigos meus cá do norte não conheçam :P lolol
    Bem tiveste um fim-de-semana cheio :P eheheh
    BEijinho***Boa semana***

    ResponderEliminar
  11. Oi oi

    Já ouvi falar dessa broa mas também nunca provei. Gostei da viagem que fizeram e a historia da cara de ghent hehehe, não estou be a ver qual é mas imagino!!!

    Ahhhh, também já conheci algumas meninas da blogoesfera e a experiência foi muito boa :)

    :)**

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Joaninha!!
    Gostava de fazer um Inter-Rail. Desde que fui ao Porto de comboio fiquei com esse bichinho :)
    Gostei da ideia de sonhar com os exercícios... Tinha-me dado tanto jeito! eheheh
    Sou viciada em vernizes, mas ultimamente não tenho comprado tantos quanto queria e no mês passado acabei por ter de deitar fora uns quantos por não estarem grande coisa. Pena não haver por aqui a Kiko.
    Beijinhos :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Tenho essa cor salmão de verniz, é mesmo gira e primaveril. :)

    Ghent é apaixonante. Nunca tinha ouvido falar, mas tem arquitectura mesmo linda...

    ResponderEliminar
  14. bem um post cheio de coisas novas e aventuras :D

    ResponderEliminar
  15. Oláaa Joanaa :D:D Antes de mais obrigada pela dica do blog cheio de coisas bos! :D Infelizmente acabei por não fazer nenhum porque a minha amiga ficou de levar os bolinhos...
    Acreditas que esta semana tenho as unhas da mesma cor que tu? :D:D:D Queria comprar um alperce lindo que vi uma vez nas tuas unhas mas como não havia acabei por trazer este...espero ter mais sorte numa próxima vez! Diz-me uma coisa, onde compraste aquele apoio onde tens os vernizes? Já procurei por todo o lado uma coisa do genero mas não encontro =/

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Olá Ola outra vez =)
    Em relação à balança, no catálogo está o preço de 16.99€. Eu não achei caro visto que a minha custou 15€ e não tem nada dessas funcionalidades. Dá um saltinho ao Aldi e vê, está disponivel a partir de 9 de Junho =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Outra coisa q me lembrei :P tu es muito exigente ctg eheheh toda a gent gostou da tarte e tu ... naoooo ... eheheh olha experiemnta com bolacha maria! nao parece ser ao enjoativa pa essas coisas! que a minha madrinha usa e fica maravilhoso =) BEijnho*

    ResponderEliminar
  18. que lugar lindo!!
    Amei a cor do esmalte e receita sou fã ahahahah
    beijo

    ResponderEliminar
  19. A tarte tem tao bom aspecto!! Hei de experimentar no verao, nas ferias!! E adorei as imagens, saudade de ir de ferias!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/06/i-dreamed-dream.html

    ResponderEliminar
  20. Depois de tanta informação, nem sei que dizer, adoro os teus posts =)
    Eu adoro broa, então acabadinha de fazer ainda melhor, essa não sei se já provei.
    Quanto as refeições, parecem-me sempre deliciosas, mas por aqui não costumamos inovar tanto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Joaninha, vou deixar de vir ao teu blogue :( é que sempre que venho aqui fico cá com uma fome :) ahaha, estou a brincar, claro. Fazes coisas maravilhosas e o teu pai também :) Adorei as fotos de Ghent, parece uma cidade mesmo gira para namorar :) e o pão também adoro mas não posso comer (mas agora fiquei com vontade :( ) Beijoca gande

    ResponderEliminar
  22. Este Verão estive na Bélgica e adoreiii Ghent, que vontade de voltar!! (:

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />