15 de junho de 2012

Shortcakes de maçã do Everyday Muffins and Bakes :D

Shortcakes de maçã (receita adaptada do livro Everyday Muffins and Bakes)

Ingredientes (para quatro shortcakes segundo a receita, a mim a massa rendeu-me cinco):

* 150g de farinha (usei farinha com fermento);
* Uma colher de chá de fermento (não utilizei); 
* 50ml de leite (usei 60ml);
* Duas colheres de sopa de manteiga (usei 10g de manteiga magra);
* Uma colher de sopa de açúcar (usei 10g de açúcar amarelo);
* Meia colher de chá de sal; 
* Três maçãs às fatias sem pele (usei três maçãs Fuji pequenas); 
* 100g de açúcar (não juntei açúcar nenhum); 
* Uma colher de sopa de sumo de limão (juntei sumo de laranja);
* Uma colher de chá de canela; 
* 300ml de água; 
* Duas estrelas de anis (juntei na receita);
* 150ml de natas batidas em chantilly (não usei). 

Confecção: 

* Juntar numa tigela a farinha, o sal e o fermento (que eu não utilizei); 

* Juntar o açúcar e a manteiga e misturar com os dedos até obter uma massa parecida com pão ralado; 

* Juntar o leite e amassar até obter uma massa mole; 

* Estender a massa numa superfície enfarinhada com cerca de um centímetro de espessura; 

* Recortar quatro círculos com um cortador de 5cm de diâmetro (fiz cinco círculos); 


* Transferir os círculos para um tabuleiro do forno coberto com papel vegetal e enfarinhado; 

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante quinze minutos; 

* Entretanto, juntar as fatias de maçã, o açúcar (que eu não coloquei), o sumo de laranja, a canela e o anis numa panela e levar ao lume até as maçãs ficarem macias; 

* Deixar arrefecer e retirar as fatias de maçã; 

* Cortar ao meio os shortcakes e rechear com as fatias de maçã e com o chantilly (que eu não coloquei); 

* Servir polvilhado com canela em pó e com açúcar em pó. 


A prova de que foi uma inspiração divina! :D








Estava com medo que os shortcakes ficassem pouco doces, mas como as maçãs eram bem docinhas e como o anis dá sempre um certo toque adocicado aos pratos nem eu nem o P. sentimos qualquer falta de açúcar :) 

Por outro lado, como estendi a massa mais fininha não cresceu tanto no forno e os meus shortcakes não ficaram tão bonitos como os do livro. Mas ficaram muito bons na mesma :D

Reparem que até já tenho post-its com códigos de cores! :D
Cada um destes shortcakes tem aproximadamente 148 calorias, o que os torna perfeitos para um lanche :) 
Até amanhã! :D

38 comentários:

  1. Olha o panda e a joanaaa! :)
    Essas bolachas tem excelente aspeto! Queres mandar-me uma por transportadora?
    As melhoras. Descanso e chá, para mim, é remédio infalível. Nunca chego a ficar doente porque sempre que começo a "sentir-me" doente atacto com esse cocktail e resulta mesmo bem!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. As melhoras, bom fim de semana.

    Obrigada pelas sugestões no meu blog.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ora deixa lá fazer uam comparação disparatada!!!

    Digamso que o teu estágio na Pediatria te trouxe exactamente a mesma coisa que o meu 'estágio' como mãe de uma criança de infantário...

    ou seja, o contacto com as crianças pequenas é óptimo para quem é suscéptivel a viroses!!

    Nunca apanhei tanta virose na vida como nestes 2 anos de infantário da Sof.

    :S (axo que o risco dos contagiares é desproporcional ao risco de seres contagiada..ehheheh)

    As melhoras!!!

    ResponderEliminar
  4. Espero que estejas melhor!

    Gostei de conhecer-te! :) Tens um ar muito simpático.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. adorei a foto tás super fofa!
    mandei msg para o face!
    JÁ RECEBI JÁ RECEBI :)

    obrigada !

    :)

    beijinhos

    só amanhã tenho pc em casa e faço um post :)

    ResponderEliminar
  6. Esses shortcakes têm tão tão tão bom ar. Estás tão gira!

    ResponderEliminar
  7. Tu e o panda, só podia dar nisso, uma imagem para lá de fofa!

    beijos grandes e as melhoras

    ResponderEliminar
  8. Finalmente conhecemos a menina Joana! Tao gira que es! As nelhoras. Beijo

    ResponderEliminar
  9. Que gira Joaninha !!! ;-)
    Os Shortcakes de maçã tem um aspecto para lá de maravilhosos!
    As melhoras e um bom fim de semana!
    Beijoca

    ResponderEliminar
  10. Batatas fritas com ovo estrelado, o melhor prato de sempre ehehe
    As melhoras :)
    Beijinho.

    p.s.- respondi-te la no meu post*

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana ;) Vim agradecer o comentário deixado no meu blogue e conhecer o teu. Gostei muito de te conhecer. Tens um blogue muito inspirador e com dicas excelentes para a saúde :).
    Vou passar a vir aqui sempre que puder, nem que seja invisível ;)

    Beijinhos

    Ah, adorei a receita Shortcakes de maçã... e com tão pucas calorias!!! Sim, são para mim :D

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito de te "conhecer" Joana! És tão gira! :)
    Eu também odeio estar doente e passar o dia sem vontade para nada, espero que hoje melhores!
    Esse tua forma de fazer batatas fritas é beeeeeeem mais saudável, adorei a dica!
    Um beijinho e as melhoras! **

    ResponderEliminar
  13. oi querida
    amo suas receitas copio todas ahaha
    q lindo o panda
    ótimo fim de semana
    beijo

    ResponderEliminar
  14. Não há melhor que remédio para quando estamos doentes do que aquele que usas á anos,bjinhos

    ResponderEliminar
  15. cá por casa é raro comer batatas fritas mas às vezes sabe sempre bem. nós também preferimos cortar batatas a comer aquelas congeladas. não colocamos sal nas batatas ... mas mergulhamos em maionese!!! :S

    Quando não tenho muita fome também costumo misturar fruta a um iogurte e já está.

    As melhoras rápidas :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  16. Bom, quando tu dizes que mesmo depois de 5 anos de medicina continuas a fazer o mesmo quando estás doente que fazias antes do curso, bom eu só tenho uma coisa a dizer que é "olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço" !

    :D

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  17. Vou experimentar as tuas batatas "fritas" hoje, mas com batata doce às rodelas, depois digo como ficaram.

    As melhoras Joana :)

    Beijinhos,
    Pintainha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondi ao teu comentário no meu blogue. :) Mais uma vez obrigada pela receita das batatas "fritas". :P

      http://betterversionofpintainha.blogspot.pt/2012/06/do-azeite-e-do-peso.html

      Eliminar
  18. Olá Joaninha da bandolete! ;)

    A piada das batatas fritas está exactamente no sal! É raro comer, mas de vez em quando dá-me as vontades lol.

    Ainda bem que te dá para ires para a cozinha quando estás doente, sempre fazes umas coisinhas com um aspecto apetitoso!

    As melhoras! Beijinhos**

    ResponderEliminar
  19. A comida está com optimo aspecto!!
    As melhoras!

    ResponderEliminar
  20. Adorei a tua forma de fazer as batatas fritas! Eu adoro batatas fritas e é raro comer, porque não são nada saudáveis. Vou experimentar.
    Acertaste no diagnóstico... Calhou-me na rifa este lobito.

    ResponderEliminar
  21. és tu na foto querida?

    As melhoras :)

    ResponderEliminar
  22. Vi agora o pedido q deixaste no blog, mas já te respondi ao mail. N recebeste?

    ResponderEliminar
  23. Beemm tenho de fazer essas batatinhas "fritas" :D Da próxima vez que as fizeres tira foto para eu ver como ficam...Como se põe só uma colher de azeite elas não ficam cruas por dentro? Conta-me tudoo :D
    As melhoras!! =)


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Finalmente decidiste revelar-te! Foi só uma vez sem exemplo ou tencionas mostrar-te mais vezes?
    Desculpa, mas esqueci-me completamente de te agradecer por me teres enviado o livro, muito obrigada mesmo! A partir de domingo já vou por em pratica algumas coisinhas :)

    Beijinhos de melhoras*
    Alice

    ResponderEliminar
  25. Espero que já estejas melhor!!!

    Eu vou ver o GodFellas XD ehehehe beijinho***

    ResponderEliminar
  26. Ahaha! Comeram bem, é o q interessa! E num sítio novo não foi? :)
    Olha, há uma coisa que se quiseres falar aqui no blog tinha curiosidade... Além de não te cuidares muito, que fazias antes de diferente ao nível da alimentação, para teres mais peso? Podias descrever um dia na "old joana" :) Se não te incomodar, claro!

    ResponderEliminar
  27. Joaninha, espero que já te sintas melhor :D

    Sabes, eu devia ser mais como tu... Tenho imensos livros de receitas e nunca experimento nada, sou uma tristeza :\ tu fazes maravilhas e saudáveis!

    Bem, tendo em conta que eu como, no mínimo, uma maçã por dia, parece que estou bem encaminhada :)

    O que eu escrevi no outro dia foi de coração. Não podes ser sempre tu a dar as palavras de carinho e apoio a toda a gente, também mereces "ouvi-las":)

    Em relação à nutricionista, eu acho que a questão foi mesmo essa... Ela está habituada a que as pessoas falhem e desistam facilmente. Mas eu não vou ser assim :D

    Beijinhos e bom descanso*

    ResponderEliminar
  28. Olá Joaninha

    Já tinha escrito o meu comentário, mas não publiquei e fui ao facebook e ele foi-se!

    Basicamente dizia que lamento que estejas doente e espero que a esta hora já te sintas um pouco melhor.

    As tuas batatas fritas despertaram-me o desejo de amanhã fazer umas na actifry. Agora, muito de vez enquanto já posso comer algumas coisas que gosto sem ter grande rigor. O pior já passou e amanhã até vou "enterrar" a gorda!
    Sabes que nenhum dos meus filhos gosta de batatas fritas? só mesmo o mais velho come mas sem grande entusiasmo.

    Tu realmente deves gostar mesmo de cozinhar, para mesmo doente ires para a cozinha fazer shortcakes!
    Eu gosto de maçã, mas só costumo comer mais no inverno, agora adoro (até demais) as frutas desta época e costumo descartar as maçãs!

    Beijinhos, espero que melhores rapidamente e tenhas um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  29. pergunta do dia(ou da noite porque sao 3.24 da manhã) : como é que eu ainda nao te sigo? confesso que ja tinha lido uns comentários teus aqui e ali em blogues que adoro e cujas escritoras adoro, e hoje ri-me à custa de um comentário teu noutro blog, alem de que a Diana me falou de ti por causa dos seus muffins que parecem deliciosos e cá vim eu:p caramba...se tivesse vindo umas horas antes nao tinha estado a fritar batatas em tanto azeite se uma colher chega!tenho de experimentar isso:) beijinhos e gostei de cá vir:)

    P.S: ADORO pandas!!:p

    ResponderEliminar
  30. As melhoras, andar pela pediatria também ficas mais sujeita a viroses :)

    Esses são os iogurtes que uso para lanche a meio da manhã

    Jokas

    ResponderEliminar
  31. Que gira! Ainda não te tinha visto :)
    Espero que já te sintas melhor!

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />