22 de junho de 2012

Do bolo de suspiro e mousse de chocolate :D

Ontem era o meu dia de folga. No entanto, não parei durante todo o dia! :) 

Acordei às 9.00h, mas só me levantei da cama às 10.00h. Tomei o meu pequeno-almoço, que foi uma caneca de café e um pão de cereais com um queijo fresco da Matinal :D 

Durante a manhã fui às compras e comprei as minhas coisinhas habituais e algumas coisas para o aniversário da J. :D 

Recarregar as nectarinas :D
 A J. é uma das minhas maiores amigas. Conheci-a no primeiro dia das praxes e ficámos na mesma turma :D

Foi com a J. que vi o meu primeiro parto (de 14!). Foi com a J. que eu passei as minhas primeiras férias longe dos meus pais, quando fomos todos para o Algarve no primeiro ano de Faculdade. Foi com a J. que fui de Inter-Rail. Foi com a J. que fui conhecer Guimarães e que fui pela primeira vez à Queima de Coimbra :D 

Foi a J. que me deu a receita de um dos melhores bolos de chocolate que eu já comi na vida. Foi com a J. que ri, que chorei, que tirei demasiadas fotos no nosso primeiro jantar de Natal. Foi com a J. que fui ao Rock In Rio. Foi à J. que contei que estava apaixonada pelo P., apesar de ainda namorar com outra pessoa. 

A J. estava lá quando apanhei a minha primeira bebedeira. A J. sabe tantas, tantas coisas da minha vida. A J. já me ligou logo após eu receber uma má notícia, como se tivesse pressentido que algo não estava bem. 

A J. adora tirar fotos e falar ao telefone. A J. adora animais, adora os amigos e adora a família. A J. é uma das melhores pessoas que eu conheço no mundo inteiro :D

Eu estava determinada a fazer com que a J. tivesse um dia de aniversário muito, muito feliz :D Vai daí, ofereci-me para fazer um bolo para a festa dela, que é logo à noite :D 

Na festa de aniversário da J. vão estar cerca de 40 pessoas, por isso eu tinha pensado em fazer um bolo que agradasse a toda a gente :) Procurei nas minhas receitas guardadas, e os finalistas foram:

1. Bolo de laranja

Imagem retirada daqui
Esta foi a base do bolo do meu aniversário este ano (faço anos logo no início de Janeiro!). Cobri-o com lemon curd, e ficou divinal :D Não sobrou nem uma fatia :D Entretanto repeti a experiência no aniversário da minha avó, mas cobri com frutos vermelhos :) Podem ver a minha adaptação da receita aqui :)

Bolo de laranja com cobertura de frutos vermelhos :D

Imagem retirada daqui

Imagem retirada daqui

Imagem retirada daqui

Imagem retirada daqui

Imagem retirada daqui
Depois de pedir a opinião do P. e da própria aniversariante decidi fazer o Bolo de Suspiro e Mousse de Chocolate :D

Bolo de Suspiro e Mousse de Chocolate (receita adaptada daqui)

Ingredientes: 

* Doze claras;
* 48 colheres de sopa de açúcar;
* Quatro colheres de chá de vinagre (usei vinagre de cidra);
* Quatro colheres de chá de farinha maisena (amido de milho);
* Quatro colheres de chá de cacau em pó (usei cacau em pó magro);
* Quatro colheres de chá de aroma de baunilha;

* Seis ovos;
* 200g de chocolate de culinária (usei com 70% de cacau);
* Uma colher de sopa de manteiga (usei manteiga magra);

* Uma colher de chá do ingrediente secreto da Joana para a mousse de chocolate (já vos tinha falado disso aqui) :D

Confecção: 

* Bater as claras em castelo, sem ficarem demasiado firmes;

* Adicionar o açúcar e bater um pouco mais com a batedeira;

* Juntar o vinagre, a maisena, o cacau peneirado e o aroma de baunilha e envolver cuidadosamente com uma colher de pau; 


* Forrar três tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal;

* Com a ajuda de um prato desenhar um círculo em cada papel vegetal; 


* Sobre cada círculo colocar um terço da mistura de claras de modo a formar três discos do mesmo tamanho; 


* Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC;

* Logo depois de colocar os tabuleiros no forno regular a temperatura para 150ºC;

* Deixar cozinhar cerca de 30 minutos; 

* Desligar o forno, deixando os tabuleiro no forno e retirando apenas quando o forno estiver frio (o nosso forno demorou duas horas a esfriar);

* Para a mousse, partir o chocolate em pedaços pequenos, juntar a manteiga e derreter em banho-maria (ou no microondas);

* Misturar as gemas com o chocolate derretido;

* Bater as claras em castelo e adicionar suavemente à mistura anterior;

* Levar ao frigorífico no mínimo 2 horas;


* Para montar o bolo colocar uma camada de suspiro num prato de servir e sobre este um terço da mistura de mousse de chocolate;

* Colocar depois a segunda camada de suspiro, outro terço de mousse e terminar com a última rodela de suspiro e o último terço de mousse;

* Cobrir com framboesas. 

Uma das camadas de suspiro teve um acidente, porque desfez-se completamente mal saiu do forno. Por outro lado, confesso que não fiquei muito triste porque senão o bolo teria ficado demasiado grande :) 



Ups!


Além disso, assim pude colocar um pouco de mousse por cima do suspiro desfeito e experimentar uma mini-versão do meu bolo :D Está uma delícia :D Como a mousse não leva açúcar nenhum contrasta bem com o doce do suspiro, mas só espero que os convidados não achem o bolo pouco doce! :)




Acham que ficou com bom aspecto? :)







Cobri com suspiro desfeito :D




Antes do jogo deixámos tudo adiantado para o jantar, que foi a nossa Sopa da Pedra saudável :D Usámos a nossa receita do costume e, como sempre, o P. delirou. O P. não é mesmo pessoa de doces, mas se ele pudesse comer o que quisesse sem preocupações com a saúde ou com a linha acho que ele se enchia de chouriço, de morcela e de alheira até rebentar! :D 


Jantar :)


E por falar nisso, em breve vou fazer um artigo sobre a alheira, até porque ao contrário do que a maioria das pessoas pensa nem é um enchido assim tão mau (só é mal confeccionado na maior parte dos sítios) :) Antes de eu namorar com o P. nunca tinha sequer experimentado alheira, mas confesso que é um enchido que eu aprecio bastante :)

Depois do jantar vimos o jogo de Portugal e festejámos muito! :D

Hoje é o meu último dia de estágio de Pediatria e fico de férias :D Ainda tenho três exames, mas são exames acessíveis. E sabem que mais? Como o último ano do curso é profissionalizante não tenho exames. Ou seja, depois de fazer os meus três exames do fim de semestre já fiz todos os exames do curso :D

Hoje quando sair do estágio vou ter com a J. e vamos almoçar a Belém :D Depois vamos para casa dela, onde vou ajudá-la com tudo o que há para fazer (ou seja, vamos passar uma tarde fantástica na cozinha!) :D À noite vamos jantar todos juntos e amanhã vou para o Porto para festejar o São João :D Os próximos dias vão mesmo ser bem preenchidos :) 

Até amanhã! :D

44 comentários:

  1. Parabéns!! Faltam três exames, o que é isso para quem fez dezenas?
    Agora fiquei cheia de vontade de fazer esse bolo, mais um para a minha lista! E de almoçar em Belém! Que dia lindo que vais ter hoje, e amanhã, e depois! APROVEITA, tu mereces! :)
    Tem um bom último dia de estágio e um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana :)
    Muito obrigada pelo teu comentário no meu blog e pelas boas-vindas! Eu já conheço o teu blog há algumas semanas, desde que o descobri não descansei enquanto não o li todo :P Adoro, tens artigos super interessantes e as tuas receitas... ai que fome que me dá eheh.

    O bolo ficou com muito bom aspecto, sim senhora :D Quanto à alheira estou curiosa por saber mais porque adoro, só que tenho um bocado a ideia errada, lá está, e acabo por comer muuuito raramente.

    Diverte-te muito hoje :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana :)
    Tinha que vir aqui dar-te os parabens pelo bolo que fizeste ficou com muito bom aspeto. Esse é mesmo suspiro é que já fiz pavlova e fica cremosa por dentro... também devia resultar bem ;)
    Tens muita sorte em ter amigas como essa, por isso todo o carinho e atenção que lhe deres são merecidos. Espero que a festa corra bem e que o teu bolo seja um sucesso ;)

    Beijinhos e um bom São João :D

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais os parabens a J. Realmente deve ser uma amiga muito especial. Para nao variar o bolo tem um aspeto divinal. Aguardo e agradeço o post da alheira. A minha mae e de perto de Mirandela entao foi coisa que sempre existiu na minha vida e que adoro. Beijo

    ResponderEliminar
  5. O bolo ficou lindo e a sopinha da pedra devia estar deliciosa. eheh estás quase quase de férias;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parece que o teu fim de semana vai ser em grande diverte-te que eu cá vou tirar essa receita :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Tem todos um aspecto fantástico! Eu adoro bolos de maçã ou laranja...
    Desejo-te um excelente dia...muitos parabéns para a J., que tenha uma vida plena de surpresas e prosperidade...

    Continuem assim. Amizades destas valem realmente a pena!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Aiii que bom aspecto!!!!


    http://placequotehere.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu não posso ver estas coisas que fico a babar... o bolo de suspiro tem um aspecto divinal, mas sou LOUCA por bolo de maçã.

    ResponderEliminar
  10. Olá Joaninha :)
    Olha querida, o bolo de salame comi numa pastelaria em Évora, na praça do Giraldo e, confesso que apesar de ter dado 2,25 euros por uma fatia bem pequenina, adorei, adorei e adorei! É simplesmente fofo, amargo, mágico. :)

    Um fim-de-semana mágico para ti! :)

    ResponderEliminar
  11. Estás quase de férias! Que bom :)
    Esse bolo de suspiro e mousse de chocolate deve estar divinal! Vou guardar a receita para um dia fazer :) E amanha é Sãao joão!! Adoro!
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  12. Bem esses bolos parecem todos deliciosos.
    E a sopa de pedra, vou mesmo experimentar, eu adoro essas coisas. E alheira, adoro alheira, adoro enchidos :D

    Eu também vou para o S.João :)

    beijinho e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  13. Olá Joaninha!

    A minha sogra costuma fazer bolo de suspiro com morangos. Mas o bolo de supiros é feito com o saco de pasteleiro e fica um bolo muito lindo de se ver. E é maravilhoso também! (e também uma bomba calórica :))

    Cá por casa também apreciamos bastante alheiras. Meto-as no forno bem quente, libertam a gordura e ficam com a pele estaladiça... Ficam óptimas.
    No talho ao pé de casa tem umas bem boas, e picantes :) Somo apreciadores de picante por cá.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. adoro as tuas receitas :)
    parabéns pelo fim do estágio, vai correr tudo bem de certeza!

    beijos, linda :)

    ResponderEliminar
  15. Acho que o bolo ficou com óptimo aspecto, espero que seja aprovado :D Sabes eu gosto bastante de alheira e farinheira, até descobri uma marca que faz alheiras quase sem gordura, só carne magra nhami nhami :):)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Olá Joaninha

    Ainda não respondi ao teu email por falta de tempo, tenho sempre tantas coisas que te quero dizer ao mesmo tempo. Tu sabes disso, basta lembras-te do testamento que te enviei uma vez...

    Não conheço a J da tua vida e não sei qual é a mais sortuda se esta J do blog, se a tua amiga. É muito bom ter amigas assim, espero que essa amizade perdure para sempre.

    O bolo tem um aspecto fantástico e eu gosto imenso de suspiro (mais do que devia) a minha mãe fazia uns pequeninos tão, mas tão bons e bonitos que eram uma perdição. Agora já não os faz há imenso tempo!

    Olha eu estou bem e ainda não me arrependi de ter dito que está "tudo" bem (espero que percebas)- o que é bom sinal!

    Beijinhos e um São João muito feliz

    ResponderEliminar
  17. Ai ai aiiiiii!!! Venho eu do antro de perdição onde trabalho e chego aqui e é este desfile de delicias?! Mau...!
    Cada um pior (ou melhor!) que o outro :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. eu adoro alheira :) os bolos têm todos ótimo aspeto, eu pessoalmente prefiro os de frutas aos de chocolate... bom fim de semana *

    ResponderEliminar
  19. Joana,
    *A J. deve de ter ficado contente com o teu bolo. Mesmo com o precalço ficou bem!
    *Curiosamente ontem também comi alheira :)- petisco que a minha amiga B. levou para o nosso jantar.
    No entanto, o meu suprasumo dos enchidos é a Morcela de Arroz do "Neomáquina" :)
    *Férias - estás em semi férias :)
    * Sei que vais tirar proveito de cada bocadinho que vais passar no Norte e celebrar o "teu S. João" - o meu dia preferido de todos os tempos (pq é também o "nosso dia"=12 anos)
    * A minha amiga M. também me indicou que Sevilha não era bom destino em Agosto ("a menos que leves uma ventoinha portátil"-foi o que ela disse)
    * Restaurante 4 patas - esqueci-me de mencionar o teu comentário - eu sabia que ela também estudava medicina, mas não sabia que era na tua faculdade :) Small little world!
    Beijos e bom f-d-s.....

    ResponderEliminar
  20. Eu voto em todos! Uma miscelância de bolos na festa de aniversário! :) Parabéns à J. e a todas as J. da nossa vida! Trata-a bem ;)

    Também só experimentei alheira há uns dois anos, quando tive uma colega que os pais eram de Trás-os-Montes e me deu uma alheirazinha para experimentar.. Ela disse que geralmente são feitas fritas, mas eu não sabia disso e fiz diferente... e não ficou mau!

    Tem um bom S. João! É tão animado, tou cheia de inveja! ;)

    Beijinhos e bom fds***

    ResponderEliminar
  21. Hummmm que bom aspecto tudo!! Tenho mesmo de experimentar fazer o bolo de suspiro de chocolate, parece delicioso! :D
    É verdade joaninha, já resolvi o suspense do padrão lá no blog, espero que gostes!! :D

    Beijinhos,
    Touchofpurple.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Ohh eu achava que tinha conhecido a minha J. ... mas a verdade ´´e que isso nao aconteceu desiludi me e pronto... mas sinto falta duma amiga com quem possa estar a toda a hora,,, e quee possa confidenciar tudo e viver coisas loucas!!! :s
    Beijniho*Bom fimd e semana.. eu vou tar no sao joao de braga =D hihihi beijinho*divertete!!!

    ResponderEliminar
  23. Olá :)
    Acho que esse bolo foi a receita ideal :P Além de ter um aspecto espectacular, deve ter um sabor igualmente bom... Tenho de experimentar :)

    E diverte-te no S.João. :)
    Eu adoro ir ao S. João no Porto mas este ano não vou poder...

    Olha uma perguntinha meio estranha... Sabes os teus botões perto do cabeçalho? Aqueles que dizem "as minhas receitas" e que vão directamente para lá? Eu já tentei de tudo para pôr no meu blog, mas não consigo! Como é que se faz? ehehe

    Beijinho e Bom fim de semana :)*

    ResponderEliminar
  24. É tão bom ter alguém assim tao especial, nao é? Beijinhos, Joaninha e diverte-te :)

    ResponderEliminar
  25. Olá Joaninha =)
    Até hoje de todas as receitas que já nos mostras-te aqui, esta é sem dúvida aquela que me apetece saltar para dentro do ecrã do computador e comer o bolo todo. Que bom aspecto tem esse bolo.
    Desejo-te um óptimo fim de semana, e pela tua descrição a J. merece mesmo que faças tudo isto por ela =)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Joaninha :D os teus bolos têm super bom aspecto! Um dia destes tenho que fazer esse bolo suspiro ;)

    Olha querida eu deixo aqui os links dos origamis que eu fiz, são os mais fáceis, assim se quiseres podes experimentar :D

    Túlipa: http://escolovar.org/origami_flor.tulipa1.gif

    Cachorrinho: http://escolovar.org/origami_cao1.jpg

    Bom fim-de-semana :D

    Beijoca

    ResponderEliminar
  27. nunca comi suspiros, e nunca comi esse bolo (suspiro com musse) mas bem que bom aspeto, que bom :D

    ResponderEliminar
  28. olá, Joana :) agradeço muito que te tenhas lembrado de mim! Podes ver coisas dos meus bolos no blog: http://100limitesdegula.blogspot.pt/
    Lá tens detalhes e link para o facebook e tal :)

    beijinhos grandes :) bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  29. Olá Joaninha :)
    Antes de mais obrigada pelo teu carinho e pelo comentário, de facto quando ando mais alterada sinto mesmo falta disso tudo...de mimo, de carinho, de estar com os amigos e do docinho :) é como dizes, não é isso que vai deitar tudo a perder e desta forma não fico maluca e desesperada por doces :)
    A minha amiga C.é a J. da minha vida :) e a C. também é a melhor pessoa que eu conheço.
    Parabéns por estares na fase final dos exames do teu curso e por estares prestes a concluir mais uma importante etapa da tua vida...agora aproveita as férias para descansar e mimar todos os que amas e te amam :)
    Um grande beijinho, bom fim de semana e bom São João :)

    ResponderEliminar
  30. Que bolos maravilhosos, mas tenho que me afastar dos doces, nos próximos dias, comi tanta porcaria em Londres, que agora tenho de desintoxicar o organismo:)

    ResponderEliminar
  31. Bom, deixa-me que te diga que tu tens cá um jeitaço para a culinária, pelos menos para bolos :O sim senhora :)

    ResponderEliminar
  32. NUNCA FIZ UM BOLO COM SUSPIROS SE BEM QUE TENHA BASTANTE VONTADE , O TEU FICOU PERFEITO E BEM GULOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  33. Bolos, que tentação! quando eu digo que fiz uma má alimentação ultimamente foi por não ter conseguido almoçar...
    PS: tb faço anos no início de Janeiro, logo dia 1. Ninguém merece!

    ResponderEliminar
  34. Olá querida Joana!

    Conta depois o resultado dessa festa de aniversário, se gostaram do teu delicioso bolo! Pelo menos tem um optimo aspecto :D

    (desculpa a ausência, sei que te devo um e-mail)

    Beijinho
    Alice

    ResponderEliminar
  35. Olá :D

    Bem, já vi que também és fã da Joana Roque :D espero que a J. tenha gostado do bolo :) é giro ver-te escrever sobre algo que não seja demasiado sério ou científico. Gosto de te ler quando escreves sobre pessoas e sentimentos. Algo me diz que ainda vamos ler um livro teu :P

    Eu tenho este defeito, aconteceu-me o mesmo quando fui para a faculdade.. Tenho os meus amigos que fiz quando andava no infantário, e dificilmente faço outros. Mas estou a tentar mudar :)

    Tentei tirar fotos às sobremesas, mas confesso que ter 20 pessoas à espera não ajudou. Mas eu digo-te o que fiz :)

    Espero que tenhas passado um óptimo S.João :D

    Beijinhos e bom domingo*

    ResponderEliminar
  36. AMEI O TEU POST, o teu bolo, a tua boa disposição, o quanto amas a tua amiga, adorei! nunca fiz um bolo assim e sei que parece fácil, mas não é tanto assim:p e ficou lindo! rústico como deve ser com um toque chique que ficou maravilhoso:) devem ter adorado! depois acho que todas queremos saber como foi o aniversário da J. agora ate eu sinto que a conheço:D e sim, o porto é mesmo mágico, é pena a poluição que detesto, mas estar ali junto à ribeira, ou cais ...é relaxante sem dúvida:) beijinhos Ah, resta dizer que eu tenho uma J. na minha vida...mais uma E.:) e está em frança(a minutos de paris:p) agora(há uns anos já) mas ainda agora me lê os pensamentos e pensamos no mesmo ao mesmo tempo, é fascinante...já lá vão 18anos de amizade, já vivemos o suficiente para um bestseller:D

    ResponderEliminar
  37. Que óptimo aspecto! Estou há tanto tempo para fazer bolo de suspiro (a minha mãe adora) e tu, como sempre, deste o empurrãozinho que faltava :D E como adoro lemon curd, se calhar experimento um suspiro com esse recheio ;)
    É tão bom termos uma amiga assim :) Espero que o fim de semana esteja a correr muito bem!

    Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
  38. Bem, se tu imaginasses a inveja com que eu estou das tuas fotos na piscina grrr LOOL

    Beijinhos, bom Domingo também para ti :)

    ResponderEliminar
  39. Joana, muito tu gostas de fazer inveja as pessoas com essas fotografias da piscina :P

    Só para veres como sou boa pessoa, coloquei de propósito o teu nome no desafio, agora tens que mostrar a tua roupinha :)

    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  40. joaninhaaaaaa! n estou a conseguir comentar nos últimos posts ! só para dizer que invejaaaaaaaaaa da piscina, porque eu ontem fui tentar ter o meu primeiro dia de praia, tive lá meia hora, um vento , frio, mau, mau... enfim :(
    já agora aproveitop para te dizer que vou tentar recriar esse bolinho daqui a duas semanas para os meus anos :P

    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  41. nunca tinha ouvido falar do bolo de suspiro! adoro sopa da pedra mas ainda não provei a "vertente" saudavel da coisa, eheheh.

    Bjokas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />