28 de junho de 2012

Do pão caseiro e do esparregado :D

Ontem passei a manhã a estudar Pediatria. A meio da manhã ainda aproveitei para fazer o meu pão caseiro :) Usei uma farinha própria para fazer pão de cereais e foi só juntar água e seguir os passos :)

Pão de cereais

Ingredientes (para seis pães com 60g): 

* 250g de farinha para pão de cereais; 
* 140ml de água morna. 

Confecção: 

* Verter a água no centro da farinha e amassar bem durante dez a quinze minutos; 

* Colocar numa tigela, tapar com um pano lavado e seco e deixar num sítio quente durante 45 minutos; 

Antes de levedar :)
A levedar :)

Depois de levedar
* Amassar novamente, formar bolinhas e colocar num tabuleiro do forno enfarinhado; 



* Polvilhar com farinha e cobrir o tabuleiro durante uma hora (ou mais);

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 35 minutos.

Resultado :)


O pão ficou bastante saboroso, e ficou crocante por fora e mole por dentro :) Eu gostei imenso, mas o P. é mais apreciador do pão mole por fora também, por isso vou continuar a melhorar a minha receita :)

Para o almoço fiz arroz à bolonhesa :) A receita é sensivelmente igual a esta, mas a minha bolonhesa de hoje não levou cogumelos :) Acompanhei com arroz de cenoura e com esparregado :D 

Esparregado igual ao da mãe da Joana (finalmente!)

Ingredientes: 

* 200g de grelos congelados (a minha mãe usa religiosamente os grelos da Bonduelle e jura que fazem toda a diferença); 
* Alho picado a gosto (usei congelado);
* Azeitonas verdes às rodelas; 
* Uma colher de sopa de vinagre (usei vinagre de lima e de limão);
* Uma pitada de sal. 

Confecção:

* Colocar um fio de azeite numa frigideira anti-aderente; 

* Refogar o alho no azeite e juntar os grelos ainda congelados; 
* Deixar os grelos amolecerem até ficarem desfeitos; 

* Juntar as azeitonas e uma pitada de sal; 

* Deixar cozinhar mais um pouco;

* Juntar o vinagre (era isto que me faltava!);

Aprovado :D
* Triturar com a varinha mágica até ficar com a consistência de esparregado :)

Almoço :D

Esparregado :D

Soube-me mesmo bem :D Depois do almoço dediquei-me novamente ao estudo e ainda vimos alguns episódios de Dragonball :D 

Eu sempre gostei de ver Dragonball, e agora que o P. arranjou os 508 episódios do Dragonball (bem como os 25 filmes) podemos vê-los nas pausas do nosso estudo :D 

A minha personagem preferida do Dragonball sempre foi o Vegeta :) Não vos sei explicar porquê, mas lembro-me nitidamente de ser mesmo fascinada com a personalidade dele. Confesso que sempre gostei de homens convencidos com personalidades fortes :)

Vegeta :D
Antes de sair de casa experimentei um dos meus pãezinhos, que ainda estavam quentinhos :D 


Com doce de laranja :D
Passei o resto da tarde a conversar e a tomar café com a Lu :) 

E cheguei a casa mesmo a horas, porque estava a dar o nosso hino :D Vi o jogo com o P. e com quatro amigos do P., e acho que nunca tinha sofrido tanto a ver um jogo de futebol! 

Quando o jogo acabou fiquei inconsolável. Fiquei mesmo triste e desapontada. Assim sendo, decidi fazer algo que me animasse e fui para a cozinha :D 

No Domingo o meu grande amigo M. faz anos e nós tínhamos decidido fazer-lhe uma festa. Eu ainda não tinha falado sobre isto porque até agora a festa era surpresa e o M. lê o meu blog, mas agora o M. já sabe :) 

Eu fiquei de cozinhar os meus folhados de alheira e uma sobremesa. Como a sobremesa preferida do M. é leite creme sem açúcar no topo e polvilhado com canela achei melhor testar uma receita :) É que eu não gosto de leite creme, por isso nunca tinha experimentado fazer em casa :) 

Leite creme (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para uma dose pequenina): 

* 167ml de leite; 
* Casca de meio limão; 
* Um pau de canela; 
* 20g de açúcar;
* 10g de amido de milho (farinha maizena); 
* Uma gema batida. 

Confecção: 

* Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela;

* Misturar o açúcar e a farinha numa panela e adicionar pouco a pouco o leite fervido até envolver toda a mistura; 

* Levar ao lume para ferver até engrossar, mexendo sempre;

* Adicionar a gema batida e levar de novo ao lume durante 2 minutos, sem nunca deixar de mexer;

* Colocar o leite creme num copinho e polvilhar com canela e com raspa de meio limão (em alternativa podem espalhar um pouco de açúcar sobre o leite creme e queimá-lo com uma pá própria). 

Resultado :)


Até ficou interessante. Eu confesso que só provei porque não sou mesmo fã de leite creme, mas os amigos do P. acharam que estava bastante bom :) No entanto, ainda há nitidamente espaço para melhorar, e da próxima vez vou experimentar a receita de Créme Brûlée da Julia Child :D 

E assim foi o meu dia de ontem :) Entretanto vou aproveitar a oportunidade para responder ao desafio da Rosinha :D


Criado pela Rosinha
Quatro características minhas das quais eu gosto bastante

* Eu não guardo na memória os momentos menos felizes da minha vida, e concentro-me sempre nos momentos positivos. Gosto imenso desta minha qualidade, porque me permite ser uma pessoa sempre positiva :)

* Eu cultivo o meu sentido de humor e adoro rir e dizer piadas :D Aliás, eu adoro dizer coisas no geral, tenho sempre imenso para dizer e adoro falar (acho que se nota) :)

* Eu sou uma miúda forte. Já venci muitos obstáculos, já lutei muito, já quase desisti. E hoje consegui, sou uma vencedora e já não é qualquer coisa que me faz fraquejar :D 

* Eu adoro sonhar :D E não há limites para os meus sonhos, eu tenho sempre imensos planos e imensas ideias :D Além disso, eu tenho a capacidade fantástica de ser verdadeiramente criança. De me divertir como uma criança, de ficar fascinada com o mundo como uma criança e de amar sem reservas como uma criança :D

Quatro características minhas das quais eu gosto menos

* Eu não guardo na memória os momentos menos felizes da minha vida, e concentro-me sempre nos momentos positivos. Isto pode ser particularmente aborrecido porque nunca me recordo dos momentos que não correram tão bem. Vai daí, penso coisas do género 'Podia fazer um Inter-Rail outra vez! Foi tão fixe!' e esqueço-me que andei quase duas semanas a comer sandes de queijo e chourição ao pequeno-almoço, ao almoço, ao lanche e ao jantar!

* Eu sou extremamente perfeccionista, o que faz com que muitas vezes não fique satisfeita com as coisas que faço (e isso nota-se particularmente a nível culinário). 

* Eu não gosto nada de estudar! Quando andava no secundário adorava estudar, tinha uma capacidade incrível de estudo e conseguia passar horas imensamente concentrada. Entretanto entrei para a faculdade e não sei onde foi essa característica minha! 

* Eu não consigo confrontar as pessoas. Este é de longe o meu maior defeito. Eu não consigo discutir, revoltar-me ou mandar as pessoas bugiar. Mesmo quando tenho razões para isso. Mas ando a trabalhar nisso, e já estou muito melhor :D 

Espero que tenham gostado de me conhecer um pouco melhor :) Desafio todos os meus leitores a responderem ao desafio :D

Até amanhã :D 

26 comentários:

  1. A minha também era o vegeta precisamente pela personalidade dele lol mas estamos a falar de bonecos :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar o teu pão de sementes, o esparregado e o leite creme...adoroooo leite creme, lolol
    Eu odeio o Dragonball...acho que fiquei traumatizada porque na minha praxe obrigavam-me a ver os episódios todos e a fazer resumos e representações dos mesmos.
    Gostei muito de saber mais sobre ti, curiosamente (mesmo sem te conhecer) identifiquei imediatamente em ti as características que referiste, por exemplo, não te imagino mesmo a confrontar as pessoas, ehehehe Mas sabes que às vezes isso é mesmo necessário, mas é como dizes, com o tempo melhoras :) Bjts e bom dia

    ResponderEliminar
  3. Ei!
    o pao caseiro parece ter ficado uma delicia!!!!!
    adorei saber mais um pouquinho sobre vc!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  4. é bom ficar a conhecer-te melhor :) gostei da ideia do pãozinho caseiro, hei-de experimentar. já fiz as barrinhas de cereais, mas ficaram pouco consistentes, algumas até se desfizeram... se calhar deviam ter ficado um pouquinho mais no forno... beijinho

    ResponderEliminar
  5. :)

    A minha mãe fez uma cirurgia ao coração, substituição de valvula.

    Agora ainda está no HSM, mas em principio para a semana irá para casa, e claro que as férias foram substituidas por 1 semana a dar apoio a ela ..qdo for para casa...

    infelizmente o descanso será adiado por tempo indefinido :$ As minhas pernas é que não estão a gostar mto..mas pronto!!!

    ResponderEliminar
  6. Acreditas que nunca gostei de ver o Dragonball ?! Eu gostava mais daqueles desenhos animados com fadas e princesas =)
    Adorei ficar a conhecer-te um pouco melhor Joana =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bem, eu também adoro esparregado, por acaso já não como há algum tempo...

    Olha e essa tua qualidade de te esqueceres dos momentos menos felizes é mesmo muito boa, também não me importava nada de ser assim, mas nem sempre sou assim...

    E é tão bom sermos pessoas bem dispostas e alegres ;)

    Beijinhos e um bom dia para ti :)

    ResponderEliminar
  8. Olá :)
    Antes de mais, obrigada por teres participado no desafio. É muito giro ficarmos a saber mais umas sobre as outras :) E reparei mais uma vez que temos algumas coisinhas em comum :p

    Eu também vou lá estar no sábado.. No domingo também não vou poder ir :)

    Eu nunca tinha pensado nisso do leite e do queijo! Mas o leite é de soja, se calhar já faz alguma diferença! Eu nunca tinha pensado nisso, mas realmente é curioso..

    Eu adorooo leite creme.. Mas não posso comer por causa do leite.. Tenho que experimentar fazer com leite de soja :)

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  9. O pão deixou-me curiosa. Acho que qualquer dia experimento :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Joaninha!

    Gostei de te conhecer mais um pouquinho!
    Mortinha para te conhecer e para me ensinares a fazer isso tudo! É que eu experimentar sozinha, não sei, mas nunca corre bem!

    Ah olha, obrigada pela informação sobre aquela pomada! De facto não sabia nem me alertaram para tal. Tens alguma que me aconselhes?


    Beijinhos e um bom dia para ti :D

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana
    Que lindas receitas aqui apresentas, esse pãozinho ficou um luxo!
    Boa sorte nos estudos ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro leite creme (pensando bem, eu acho que gosto de quase todas as sobremesas...)
    Tb adorava o Vegeta (ok, tb tenho queda para badboys e convencidos) LOL

    O esparregado tem mesmo bom ar!!! eu nao gosto de esparregado passado com a varinha, e aqui em baixo quase toda a gente o passa. :S arrepia-me a textura do esparregado passado. LOL

    ahhh, esse pão tem muuuuuito bom ar!!!! :D

    Beijinhos grandes Joanita, e oupa!!! força no estudo.

    ps: agora já confrontas as pessoas com o teu "vai cagar"

    ps2: eu tenho o frigorifico cheio porque ele é minusculo!!! LOL e porque guardo coisas que normalmente não se guardam lá! :P
    o conteúdo do teu frigorifico não cabia lá!

    ResponderEliminar
  13. Eu também fiz esparregado mas de espinafres arrancados da terra :)

    Já somos 2 a não gostar de leite creme

    Gostei do desafio assim conheci-te um pouco melhor :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Joaninha

    Achei muito interessante a receita de esparregado da tua mãe, nunca me lembraria de colocar azeitonas e vinagre.

    Olha ontem fiz a tua receita de muffins para a malta cá de casa mas adicionei 2 colheres de sopa de açúcar. De todas as tuas receitas foi a primeira que experimentei. Estavam bons (só comi metade de um), mas não me lembrei de tirar foto, mas acho que vou repetir. Depois espero não me esquecer das fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. eu também não gosto de leite de creme xD
    Bem quem me der ter jeito para cozinhar como tu !

    ResponderEliminar
  16. Ora aí está uns desenhos animados a que nunca liguei... o meu irmão era (é) fã e ainda hoje grava na box alguns episódios... Eu não tinha paciência porque os combates demoravam séculos e eles passavam que tempos a falar "e vou-te atacar com isto e eu é que sou o melhor e espeto-te com os meus superpoderes, não, eu é que sou melhor e podes vir tu e os teus amigos todos... " E lutar não??? lol (Este tema deixa-me muito exaltada eheh ;p). E aí está um dos meus aspectos negativos: não sou uma pessoa nada paciente.
    Por outro lado, também não sou de confrontos (não acho que seja mau, desde que não deixes ninguém fazer de ti o que quer) e não estou cá com polémicas, rancores e vinganças. É uma perda de tempo que só nos faz mal.

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  17. Para mim era mesmo o Songoku, puro cliché :P
    Adoro esparregado mas tem que ser com espinafres, não gosto nada de grelos!
    Não sou grande fã de leite de creme mas adoro o da minha mãe, é a única sobremesa que ela faz mas é fantástica :)

    Beijinhos e gostei muito de saber mais sobre ti!*

    ResponderEliminar
  18. Esse pãozinho tem mesmooo bom aspecto pa :D:D E o leite creme também, confesso que sou apreciadora ;)
    Já de esparregado não sou apreciadora, acho que não sabe a nada, e eu que devia gostar que segundo as analises ando um pouquinho anémica...
    Também fiquei mesmo triste com o jogo =/

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. O PÃO FICOU PERFEITO,GOSTEI DESSE LEITE CREME TEM MESMO UM ASPECTO DELICIOSO.
    BJ

    ResponderEliminar
  20. Joana,
    *Pão - "superbom" aspecto, especialmente por dentro. O meu sai sempre com o formato do pão de forma porque faço na mfp. Como os teus deve de ficar melhor :)
    *Esparregado - tenho mesmo de comprar da "Bonduelle" e experimentar...pela 3ª vez!
    *Coisas sobre ti - pois...já tinha noção de quase tudo :) porque és bastante "transparente" e o facto de te ter conhecido pessoalmente facilitou.
    *A única coisa que não sabia era :"Dragonball"???? Eu gostava era do "Tom Sawyer", "Bocas" e bonecos giros ;)...mas isto foi antes da tua geração!
    *O teu vestido azul "K" é tão giro!! E a saia tem mesmo tudo a ver contigo!!!
    Já respondi ao e-mail.
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  21. Esse almoço, hmmm até a esta hora, acabadinha de jantar, me deu fome :D Adoro esparregado, é dos meus acompanhamentos de legumes favoritos.
    Os pães também com optimo aspecto, adoro comer assim também, com doce.

    Sobre o jogo nem falo :((
    E amoooo leite creme :))

    boa noite beijinho**

    ResponderEliminar
  22. Eu não tenho palavras para agradecer a tua atenção!!!
    Obrigada mesmo Joana :)
    O meu namorado também me tinha dito que era melhor começara fazer lombares, vou deixar isto acalmar e vou incluir isso no treino :)
    O teu pão tem tão bom aspecto!!
    Eu também adoro o Dragon Ball, mas eu gostava mesmo era do Songoku! :D
    E quando ele se transformava!!!! *.*
    Tens de torrar o leite de creme para a próxima que fica divinal!! :P
    Eu adoro o leite de creme da minha mãe ( quando ela não carrega no açúcar) por isso mesmo ahah
    E acho que é uma sobremesa tolerável em dieta, leite, ovo e pouco açucar? Não?

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  23. O pao tem tao bom aspectoo!! E eu tambem adorava o vegeta hehe


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/06/lets-go-to-beach.html

    ResponderEliminar
  24. O pão caseiro é a minha perdição, juntamente com o leite creme :)

    ResponderEliminar
  25. qualquer dia experimento fazer esses pães de cereais. gosto muito.

    ResponderEliminar
  26. Pão caseiro, ainda quentinho, com manteiga e doce de pêssego... quero!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />