8 de junho de 2012

Financiers de cacau com coulis de morango :)

Ontem fiz financiers para o nosso piquenique na Quinta das Conchas :D O meu plano era alterar um pouquinho a receita para a tornar mais saudável, mas acabei por ficar com uns financiers altamente aldrabados :)

(Diz que é uma espécie de) Financiers de cacau com coulis de morango (receita aldrabada adaptada daqui e daqui)

Ingredientes (para onze financiers):

* 100g de claras (três claras);
* 70g de açúcar em pó (na receita original eram 90g);
* 30g de amêndoa pelada moída (na receita original eram 115g);
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* 50g de farinha (na receita original eram 30g);
* 50g de cacau magro em pó;
* 125 ml de leite;

Ingredientes (para o coulis de morango):

* 250g de morangos;
* 60g de açúcar;
* Duas colheres de sopa de água;
* Meia folha de gelatina (usei uma);
* Uma colher de sopa de sumo de limão.

Confecção (dos financiers):

* Misturar bem a farinha, o açúcar em pó, o cacau magro em pó e a amêndoa moída (podem substituir por sementes de linhaça);

* Juntar as claras e misturar bem;

* Juntar o leite e misturar até obter um creme homogéneo;


* Parar de cantar 'Diz que é uma espécie de Financiers' :) 

Diz que é uma espécie de Financiers, diz que é uma espécie de Financiers :)

* Encher as forminhas até 2/3 da altura;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos;

* Decorar com o coulis de morango;

Confecção (do coulis de morango):

* Demolhar a folha de gelatina em água fria durante cinco minutos;

* Levar os morangos ao lume com os restantes ingredientes e deixar ferver uns minutos até começar a ficar espesso;

* Retirar do lume e reservar uns morangos para a decoração;

* Juntar a gelatina bem espremida e triturar tudo com a varinha mágica;

* Deixar arrefecer e verter por cima dos financiers; 

* Decorar com os morangos restantes;

* Tirar 3475768 fotografias :D  

A massa :)
Nas forminhas :)
Coulis :)
Financiers :)




Financiers já com o coulis :)



Com o resto do coulis de morango que sobrou fiz um belo suminho de morango :) Foi só juntar um pouquinho de água e gelo picado e já está :) 

Sumo de morango :)
Rendeu pouquinho, mas ficou bom :)
No nosso piquenique havia: 

* Os meus financiers de cacau com coulis de morango; 
* O meu sumo de morango :)
* Limonada feita pela D. (que estava óptima e que ficou muito interessante quando a misturei com o meu sumo) :)
* Pão com chouriço; 
* Pão com cereais e queijo fresco; 
* Morangos (imensos!);
* Batatas fritas; 
* Pringles integrais (que o B. trouxe de propósito porque 'são mais saudáveis'!) 

Morangos :)
Comemos, conversámos, rimos, conversámos, rimos, andámos muito, foi fantástico :D Infelizmente não há uma única foto porque quando estamos juntos nunca nos lembramos de tirar fotos: a fotógrafa de serviço nos nossos encontros é a J., que não foi ao piquenique :) Mas se forem de Lisboa recomendo-vos vivamente que vão conhecer a Quinta das Conchas, porque é um sítio muito bonito :D 

E estarmos sentados de manta na relva a fazer um piquenique fez-nos pensar em Londres, com os seus lindos parques :D Londres foi a cidade que mais gostei de conhecer, e foi uma viagem verdadeiramente inesquecível. Um dia mostro-vos as fotos da nossa viagem :D

Quinta das Conchas (imagem retirada daqui)
Imagem retirada daqui
Imagem retirada daqui
Os meus 'financiers' estavam mesmo bons e foram muito gabados (e não sobrou nem um!) :)

Até amanhã! :D

27 comentários:

  1. um dia destes faço os financiers sem o coulis, que acho que não ia gostar assim mto, pk gosto deles secos XDDD

    uma coisa: não levam fermento e crescem tanto da mesma? :s (se calhar é uma pergunta parva...)

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levam fermento, está lá na receita ;)

      Beijinhos! :D

      Eliminar
  2. Eu adorava ir ver os The XX! Adooorroooo!!! Que sorte :) Quanto aos vernizes da kiko, não tenho nenhum mas estou a pensar seriamente comprar um para ver se me ajeito com essa marca! Têm tantas cores!

    Espero que o almoço tenha sido bom. Um dia destes hei de experimentar também esse Nepalês!

    Um beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá:-) Eu não acho estranho que limpes/arrumes a casa todas as semanas. Eu própria também o faço e também só somos 2 e um gato. Tenho que aspirar dia sim dia não, limpo mais a fundo 1x por semana, claro com tarefas divididas com o "maridão". Esses teus bolinhos estão lindos! Já fiz a tua granola (adaptada)agora tenho que fazer os teus bolinhos;-)Também adoro nectarinas passo o verão a comê-las...Vou ficar à espera das fotos de Londres. Também adorei esse cidade, espero um dia voltar lá com o maridão!Bjinhos e bom fim de semana (o Festival está animadíssimo - o Porto está cheio de pessoas de todo o mundo só para o ver)

    ResponderEliminar
  4. Ai mulher... essas coisas de chocolate com morangos iam saber-me pela vida ao lanche. Tu matas-me com tantas sugestões boas.

    E por falar em Kiko, também tenho de comprar uns vernizes!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem :D dias sempre cheios de energia e super produtivos.
    Essa 'espécie' de muffins de cacau com o coulis de morango por cima parecem-me MUITO BEM :D eu e o cacau temos uma relação muito próxima! :P
    Como é que não gostas de pepitas de chocolate? O.O Chocadadíssima!!

    Diverte-te nos concertos e aproveita bem o tempo com a tua família :D bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joaninha!!
    O teu inicio do post podia muito bem ser meu :)
    Também passo a vida a limpar a casa, mas a limpeza da semana tem que ser em grande. Também perco demasiado cabelo (ainda mais agora) e a rinite este ano anda a gostar demasiado de mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Joanita!

    Nós cá por casa também damos sempre uma arrumadela à casa. Assim na hora das arrumações mais pesadas, a coisa custa mais. E sendo que temos sempre tudo apresentável e sem pó.

    Eu também adoro nectarinas. No inverno sinto muito falta delas. Delas e de outras frutas típicas do verão que são as minhas favoritas. Por isso no inverno me custa tanto comer fruta.

    Aqui a je adora queijo fresco. Sabe-me muito muito bem. Gosto também muito de delícias, milho, leitão, farinheira, morcela, miúdos e carne com ossos! loll somos mesmo diferentes neste aspecto.

    Obrigada por toda a tua força!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana =)
    Fico contente que o piquenique tenha sido um sucesso =)
    É engraçado como já me conheces tão bem, é verdade, não tenho andado nada bem. Ando com uns problemazitos em casa e não está a ser fácil gerir esses problemas + estudo + dieta. Nada mesmo, e estou a fazer um esforço enorme para nao me ir "vingar" na comida.
    Obrigada por te preocupares =D
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana!!

    Embora tenhamos muitos aninhos de diferença temos imensas coisas em comum!!! Começando pelo facto de tamb´´em pertencer à equipa que espalha cabelos pela casa, à rinite alérgica e a adorar a cidade de Londres!!
    A minha Lua de Mel foi em Londres... adorei o estilo de vida dos londrinos e a cidade é espetacular, cheia de parques verdinhos por todos os lados (e todos muito bem tratados!!)
    Tenho que experimentar esse chá de frutos vermelhos tem um ótimo aspeto!!
    Bons concertos!!!
    Bjocas
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Quase que combinavas o tom do verniz com dos "coulis"! :)

    Também não costumo comer delícias do mar porque nem faço ideia do que aquilo é feito... Em que é que consiste mesmo "delícias do mar"? Pois.

    E por teres referido o Marés Vivas, quando há uns tempos vi na Sic Radical, acho, também fiquei a pensar mazoquéquéisto?! Lol Uma coisa que resultava tão bem nos anos 90 e agora acho tão mal feito... E as actrizes... não eram escolhidas pelos seus atributos artísticos, digamos assim. Há por lá tão maus actores! Mas só agora é que reparo. Ícone de infância desfeito! lol (Passou-se o mesmo com o Justiceiro, nem perguntes!).

    Eu também não sou capaz de nadar em sitios muito profundos e/ou escuros porque "não consigo ver o que está lá em baixo". Mas assim à beira-mar não me importo.

    Beijocas e um bom fds com a família!** Enjoy!

    ResponderEliminar
  11. Sortudaaaa vais à kiko!!! E eu que queria tantooo um kiko alperce igual ao teu e nada de o ver nas lojas buaahh!!
    Bem esses muffins com nome estranho ficaram cá COM UM ASPECTO :D NHAMII
    O sitio onde foram picnicar deve ser lindoo :D


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    Sim, gostei muito das tortilhas.. Agora ando sempre a ver o que fazer com elas (mas até as congelei porque andava sempre a "provar mais um bocadinho")

    Foi também a minha avó que me ensinou a fazer a sopa sem batata, mas ela fica sempre mais para o fina e eu gosto da sopa mais consistente. A minha avó costuma engrossar com couve flor e courgette. Mas acho que nunca fiz com os 2. Vou experimentar! E com a abóbora e o nabo também. Agora também costumo usar feijão de soja e feijão branco e já ficam mais consistentes :) O caldo Verde, tenho mesmo que experimentar. Estou à espera que haja alguma festinha :))

    Os teus financieres, muito melhores que sopa de certeza :) Têm mesmo um aspecto... (nem há palavras ahaha)

    Beijinho e Bom Fim De Semana :)*

    ResponderEliminar
  13. Ahhhh que bom aspecto que tinha esses bolinhos!! Cada x a acumular mais receitas pa fazer no verao!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/06/happy-inspiration.html

    ResponderEliminar
  14. As nectarinas são muito calóricas? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, têm aproximadamente 44 calorias por cada 100g :) Como são relativamente pequenas não há qualquer problema em comê-las :) E são bem boas :D

      Eliminar
  15. Fico contente que tenhas gostado do chá de frutos vermelhos!! é mm uma delicia XD ... ehehhe olha eu cá não me importava nada de ir ao optimus primavera sound é bem fixe :P
    Diverte-te e tem um bom fim de semana!!!
    Beijnho*

    ResponderEliminar
  16. Engraçado, eu moro pertinho do parque das conchas e vou muitas vezes passear. Vou com o bebé agora, antes já corria qqr coisita. Beijoca

    ResponderEliminar
  17. Esses bolinhos devem ser maravilhosos.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. Olá Joaninha

    Os teus financiers de cacau tem um aspecto fantástico. Tu és mesmo prendada para a cozinha. Melhor dizendo és prendada para tudo!

    Sabes que eu achava estranho tu não gostares de queijo fresco, é que no meu imaginário tem tudo a ver contigo. Fiquei admirada quando disseste num outro dia que não gostavas...

    Eu conheço a Quinta das Conchas. Lembras-te de te ter falado no email gigante da B? Ela morava lá. Tenho saudades dela, muitas saudades mesmo. Por falar nisso, e porque sei que te preocupas digo-te que a semana foi muito positiva felizmente.

    Beijinhos e um bom fim de semana em família (não há nada melhor).

    ResponderEliminar
  19. ai esses bolinhos !! nham nhammmm!!!
    tbm ando a beber esse chá de frutos vermelhos, é mesmo bom !
    adoro piqueniques .... tenho d convencer o meu menino a fazer um ! :P
    joana já me mandas te alguma coisa ?? é que s sim n recebi nd !

    beijinho e bom findi

    ResponderEliminar
  20. Joaninha,

    Obrigada pelos teus comentários :) Eu amo o agridoce. Mesmo!
    Faço exatamente o mesmo que tu, quando começo a stressar conto tudo em voz alta, como aliás escrevi no post seguinte! (Mas o meu rapaz não ajuda muito... Diz sempre: Ah, essa fatia foi minuscula, não podes contar como uma fatia... Ah, isso comeste uma colher, não podes contar como uma porção!)
    Concordo contigo e fico muito feliz por já conseguires lidar assim com tudo. Eu sei que estou no bom caminho mas também sei que já passei mais anos por isto do que vocês.. Talvez esteja a fazer algo mal!

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana,
    Andei a actualizar-me e a ler os teus posts todos e como sempre adorei :)
    Quanto às receitas nem falo...sempre deliciosas e com aspecto maravilhoso.
    Os teus artigos são sempre interessantes e elucidativos e tu, querida e doce Joana, tens sempre uma palavra amiga e companheira para toda a gente.
    Eu ando numa fase bem complicada...além do trabalho e das mudanças na minha vida, os meus problemas pessoais andam a afectar-me demais e não tenho sido capaz de gerir convenientemente as situações, mas tenho fé que em breve conseguirei dar a volta ao assunto...preciso de me reorganizar e de me concentrar apenas no que é essencial e no que posso mudar...é como dizes, fazer uma utilização eficaz do meu tempo :)
    Obrigada pela força, espero que passes um excelente fim de semana e que te divirtas e aproveites muito com a tua família : bjts

    ResponderEliminar
  22. Oláaa Joana :D Ohhh era muito bom que houvesse o alperce na loja onde vais =D Então se encontrares podes trazer que depois fazemos contas ;) O numero é o 356 se não me engano :D
    Obrigadaa :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Joana, tu és uma cozinheira fantástica! Tudo o que fazes consegue ter um aspecto delicioso e agradeço por não viver contigo senão de certeza que iria rebolar pelas colinas de Lisboa. xD

    Não és a única a fazer limpezas à casa todas as semanas. Cá em casa também fazemos o mesmo! Além da minha irmã ser alérgica aos ácaros a minha mãe tem o vicio das limpezas e é feliz a limpar, não há nada a fazer :D

    Onde é que fica mais ou menos a Quinta das Conchas? No Principe Real? Estou em Lisboa à vários anos e nunca tinha ouvido falar nessa quinta, sou mesmo um inculta!

    Obrigada pelas tuas palavras na blog, és mesmo querida e acredita que animas qualquer pessoa! ;)

    Diverte-te no festival de musica e depois conta como correu, ok?
    (passa pelo meu blog que deixei um desafio para ti)

    Beijinho e continuação de um bom fim-de-semana!
    Alice

    ResponderEliminar
  24. Não conhecia os financiers mas devem ter ficado uma maravilha! Têm mesmo bom aspecto :)
    Agora falaste em Londres e deram-me umas saudades! Ainda só passou uma semana mas já tenho imensas saudades de tudo. Tens que mostrar as tuas fotos!
    Fiquei curiosa com a espuma de leite, não sabia como fazer e já fui ver a tua explicação. Mais uma coisa que tenho de experimentar, só aprendo coisas boas no teu blog! :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />