11 de junho de 2012

Muffins de mel e limão do Everyday Muffins and Bakes :)

Hoje decidi testar uma nova receita do livro 'Everyday Muffins and Bakes', e desta vez experimentei uma receita de muffins que tinha debaixo de olho :D


Muffins de mel e limão (receita adaptada do livro 'Everyday Muffins and Bakes')

Ingredientes (para seis muffins):

* 75g de flocos de aveia;
* 100g de farinha de trigo (na receita eram 112g);
* 75ml de buttermilk;
* Um limão;
* Duas colheres de sopa de mel;
* 10g de açúcar (na receita eram 25g);
* Um ovo;
* Uma colher de sopa de fermento. 

Confecção:

* Para fazer o buttermilk juntar meia colher de chá de sumo de limão com 75ml de leite meio-gordo. Mexer e reservar durante quinze minutos; 

* Juntar ao buttermilk o ovo batido, uma colher de sopa de mel e a raspa de meio limão; 

* Noutro recipiente juntar a farinha, os flocos de aveia, o açúcar e o fermento e misturar; 

* Fazer um buraco no meio e juntar a mistura de buttermilk, mexendo bem até os ingredientes estarem bem ligados; 

* Colocar nas formas e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 minutos;

No Sábado também comprei estas forminhas de papel para queques :D
* Retirar e, ainda quentes, regar com a mistura do sumo de metade do limão com uma colher de sopa de mel;

* Deixar arrefecer.

Tcharan! :D







Estão parecidos com os da imagem :)
A meio :D
Ficaram tão bons! :) Cada um destes muffins tem aproximadamente 144 calorias, o que os torna perfeitos para um lanche :) Além disso, são ricos em fibras (têm trigo e aveia), baixos em açúcar e não apresentam qualquer gordura adicionada :) Enquanto o Verão não chega de vez podem acompanhar estes muffins com uma bela caneca de chá quentinho (eu fiz chá de camomila) :)

Até amanhã! 

33 comentários:

  1. Que muffins lindos! :) Vou experimentar, parecem deliciosos!!!
    Não gosto nada de me sentir aborrecida. É terrível, por mais coisas que se faça parece que nada chega!

    Quanto ao teu comentário, eu sou uma overthinker. Em tudo na minha vida, a alimentação não é excepção! E sei que faço mal, oh se sei! Mas se fosse fácil mudar... ;)

    ResponderEliminar
  2. Joana:
    *Gosto mesmo da combinação de sementes com proteinas. Mais uma receita super rápida :)
    *...e mais uns muffins com bom aspecto. Entretanto tenho de fazer novamente, porque dão jeito para os lanches :)
    *A minha dose preferida de vitamina C são mesmo os kiwis;
    *Já respondi a um e-mail. Falta o outro :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. delicia de receitas
    ótima segunda
    beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    Fiquei "pasmada" em ver que a laranja tem menos vitamina C que o Kiwi, por exemplo.. Sempre pensei o contrário :)

    Quanto ao hotel, o eco parque de Sever é mesmo muito giro. Pesquisa e vais ficar encantada (eu fiquei) com aquelas casinhas no meio da natureza, que são praticamente uma casa completa... Não sei bem os preços, mas acho que não é muito caro..
    Hotéis não existem muitos, quer dizer, existem mas um bocadinho longe de Sever! Existe também uma Residencial e um Hotel, que agora não me lembro o nome mas amanhã já te digo... O meu namorado é de lá, deve saber melhor que eu ehehhe. Amanhã já tenho as informações todas :)

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  5. Acho que vou experimentar fazer esses bifes panados um dia destes, tem óptimo aspecto!!

    ResponderEliminar
  6. =D ai as sempre aqui a colocar cada receita que nem sei para que lado me hei-de virar !! XD eheheh cada cosia deliciosa... ehehehh
    Nunca cozinhei com sementes sésamo... só comi em pães! tenho que experimentar!!
    Olha o meu verniz são 3 :P eheheh a base o rosa intermédio... um rosa claro/barbie metade da unha e um rosa choque metalizado a ponta da unha =D eeheheh beijinho*Se precisares de qualquer coisa referente a isto para fazeres igual diz XD ehehe beijinho*Boa semana ****

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez os teus muffins ficam com óptimo aspecto :) mais uns que vou guardar a receita para um dia fazer! E acho muito interessante o uso das sementes em vez de pão ralado, gosto bastante.
    Boa semana! Um beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Esses bifes têm mesmo bom ar...

    ResponderEliminar
  9. primeiro uma vez mais obrigado !e quando receber claro que aviso logo :)

    Joana que muffins são esses ?? se tu tivesses participado ganhavas o teu próprio desafio lol juro e mais nunca provei nenhum! esse livro é mesmo a tua cara !

    Eu tomo vitamina c diariamente, pq sou, alem de n parecer uma flor de estufa, mas confesso que as vezes esqueço me.

    beijinhooooo

    ResponderEliminar
  10. Mas que maravilha de receitas, que maravilha de blog :)

    Vou seguir, se quiseres..http://ratatouilledemocoes.blogspot.pt/
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana =D
    Esse livro deve ter receitas maravilhosas, porque os teus muffins têm muito bom aspecto.
    Já há algum tempo que te ando para perguntar, como fazes esse salteado de cogumelos e cebola? É que têm um aspecto muito apetitoso.
    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples: coloco um fio de azeite numa frigideira (não precisa de ser muito), junto os cogumelos laminados e a cebola (em rodelas ou picada), junto outros legumes a gosto (normalmente cenoura ralada), tempero com as especiarias que usei para a carne e está pronto :D Até dá para fazer tudo junto se preferires ;)

      Eliminar
  12. Tem bom aspecto, até apetece experimentar fazer :) mas é melhor não pois não se deve comer só um :)

    Jokas

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro panados mas evito fazer por causa de serem fritos. Decididamente vou experimentar fazer como tu. Beijo

    ResponderEliminar
  14. Eh! Eh! Roubei a receita dos muffins, mas que bom aspecto!!! E ainda por cima saudáveis? Anotadíssimos! Sabes, gosto imenso dos teus posts! Gabo-te a paciência na pesquisas que fazes, sempre tão elucidativas! Fico à espera da pesquisa sobre a L-carnitina, que a Di publicou! Fiquei curiosa! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Pq dizes que as consultas de obesidade infantil sao tristes???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque normalmente as crianças obesas que estão nas consultas não são felizes: já têm doenças por causa da sua obesidade, não têm tanta energia, são discriminados pelos colegas...

      Eliminar
  16. O bom aspecto dos muffins faz-me crescer água na boca! ;-)

    ResponderEliminar
  17. Ai, ai...estes bolos têm cá um aspecto...e eu cheia de fome, hehehe
    Obesidade infantil é um tema só por si já triste...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. hummm aqueles muffins!!


    http://placequotehere.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Eu nem comento mais as tuas receitas...são deliciosas e deixam-me a babar, lolol
    Não precisas de agradecer o que te escrevo...é sincero e puro! As tuas dúvidas são naturais, mas sem qualquer fundamento. Se as pessoas te lêem, te comentam e ainda voltam é porque gostam :)
    Não és irritante nem gabarolas...és uma "menina"(porque és novinha, ehehehe) especial que perante a vida atarefada que tens ainda consegues dispor de tempo para nos ires mantendo motivadas e devidamente informadas :) por isso não te preocupes...estamos cá para ficar e para te dar o devido valor :)
    Já agora aproveito para reforçar o repto da Diana...esclarece as nossas dúvidas sobre a L-carnitina :) também me vou tentar informar, mas achas que será indicada para pessoas com muito peso, como é o meu caso??
    Bjts e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou pesquisar sobre o assunto e hoje ou amanhã falo disso, está prometido :D

      Eliminar
  20. Joana,

    Obrigada pelo teu comentário. Quando dizes "Numa primeira fase é normal que sintas esse medo, mas vais aprendendo a lidar com isso"... Infelizmente já não estou propriamente numa primeira fase. E creio que se pesar fosse uma solução para mim, os anos em que andei em consultas tinham resolvido a questão!

    ResponderEliminar
  21. Joaninha, tens razão. Talvez tenha que dar alguns passos over and ver again.
    Se precisares de alguma coisa, diz. Se quiseres ir beber um café ou falar, diz! Manda mail! Estou aqui :) Beijoca (Amanhã é sempre melhor!)

    ResponderEliminar
  22. Joaninha :)

    Diz-me querida como tens tempo para tudo? És uma danada, como dizem os brasileiros! Olha eu tb queria fzr musculação. Mas como fazê-lo em casa? Que pesos comprar? Seguir que plano? Sabes ajudar-me?

    *beijoca

    ResponderEliminar
  23. Acho que me lembro da primeira vez que fizeste esses bifinhos! (aqui no blogue, pelo menos) :)

    Em relação à vitamina C, referiste aí muitos alimentos que não fazia ideia que eram assim tão ricos. Geralmente uma pessoa pensa logo em laranja e kiwi.

    E que se passa por causa da música aí de cima? :( Ânimo, "cachopa"! (É assim que se diz no Norte? ;) )

    Beijinhos grandes!****

    ResponderEliminar
  24. Joaninha tenho fomeeeeeeeeee tira esses muffins do meu ecra....pk não consigo comentar os teus posts todos ??? moçoila a formadora do workshop vem dos algarves :))) beijocas

    ResponderEliminar
  25. Olá Joanita!

    Essa receita do frango, além de muito simples, parece ser mesmo deliciosa.

    Tenho umas quantas receitas tuas que gostava de experimentar, e esta é mais uma para juntar!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Let it be: Deixo-te aqui um xi bem apertadinho, e um beijinho bem repenicado na bochecha!

    ResponderEliminar
  27. Opa esses muffins têm tão bom aspectooo!! E os bifinhos "panados" devem ficar uma maravilha! Ando à que tempos para experimentar uma receita desse tipo =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  28. Olá Joaninha
    Fiquei triste porque te senti tristonha. Seja o que for que passe rápido.

    Obrigada pelo teu mail, gosto tanto de te ler, mimas-me tanto!

    As tuas refeições tem sempre um aspecto tão guloso, as minhas são sempre tão monótonas que mentem dó, olha até se envergonham das tuas...

    Beijinhos e um abraço apertadinho

    ResponderEliminar
  29. Joana :D

    Cá vai mais um big big comentário, mas a culpa é tua que fazes estes posts super interessantes e cheios de informação :)

    Confesso que ler o teu blogue é um vício diário. A sério, apesar de te seguir no reader, todos os dias venho cá directamente fazer refresh várias vezes para ver se já actualizaste o blogue. Já conheço bem o teu modelo de post e adoro :) és das melhores "coisas" que a blogoesfera me trouxe, sem dúvida! :)

    Acreditas que tive cá em Braga as sementes de sésamo imenso tempo, mas como não as utilizei, levei para o Porto? Agora aparecem aqui estes "panados" (God knows how i love panados ahah) e as sementes lá! Ainda compro cá para fazer...:P

    Mais uma vez, aprendi imenso com o teu tema de hoje (ou de ontem:)): eu como imensos alimentos com vitamina C e nem imaginava! (bróculos, a sério?:))

    E o que dizer desses muffins? Ahhh que bons! Mas se calhar é melhor não os fazer, porque provavelmente não consigo comer só um:\

    És sempre tão disponível que até nem pareces deste mundo :D com a tua vida, és um amor por estares sempre aqui para nós! Tenho a certeza que vais ser uma médica excelente, já que tens aquilo que considero ser essencial num profissional da saúde: és preocupada e muito humana :D

    E não, não te dei graxa para te pedir nada :D só espero que a música aí de cima não signifique nada de grave e que já te sintas melhor :)

    Beijinho Joana*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />