24 de julho de 2012

Da festa de aniversário do meu pequenino :)

Eu acho que já deu para perceber que eu adoro planear festas de aniversário, e ontem mal acordei saltei da cama para começar a preparar a festa de aniversário do meu irmão :D

Cozinhei tantas coisas que vou ter de fazer dois posts sobre o assunto :) O post de hoje vai ser dedicado aos docinhos e o de amanhã às entradas :D 

Passei todo o dia na cozinha, o que não só agravou a minha constipação como me atirou para a cama com febre, razão pela qual já tive de ouvir uns bons ralhetes da minha avó :)

Logo de manhã tratei de fazer o bolo :) Este bolo não tem nada de saudável, e é na verdade uma autêntica bomba calórica :) No entanto, o bolo em si não fica muito doce, uma vez que é coberto pela mousse de chocolate preto que não leva açúcar. Na minha opinião o chocolate branco fica um pouco enjoativo, mas era o que o meu irmão queria por isso não há nada a fazer :)

Bolo de chocolate preto com cobertura de mousse de chocolate preto, M&Ms e Kit Kat branco (receita adaptada daqui, daqui e daqui)

Ingredientes (para o bolo):

* 100g de manteiga à temperatura ambiente (usei manteiga magra);
* 250g de farinha de trigo; 
* 100g de chocolate preto com 70% de cacau; 
* 200g de açúcar;
* Dois ovos; 
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Duas colheres de chá de fermento para bolos;
* Meia colher de chá de bicarbonato;
* Meia colher de chá de sal;
* 300ml de leite. 

Ingredientes (para a cobertura): 

* Seis ovos; 
* 200g de chocolate preto com 70% de cacau.
* Oito chocolates Kit Kat branco; 
* 100g de M&Ms (os preferidos do meu irmão são os simples, sem amendoim); 

Confecção:

* Começar por preparar a cobertura, partindo o chocolate em pedaços pequenos e levando a derreter em banho-maria; 

* Misturar as gemas com o chocolate derretido e bater bem; 

* Bater as claras em castelo e adicionar na mistura anterior; 

* Levar ao frigorífico durante duas horas;
 
* Pré-aquecer o forno a 180º; 

* Derreter o chocolate em banho-maria; 

* Bater a manteiga com o açúcar durante três a quatro minutos; 

* Acrescentar as gemas uma a uma e juntar a essência de baunilha e o chocolate derretido; 

* Peneirar a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal para outra taça grande; 

* Juntar de forma alternada a mistura de chocolate e o leite, mexendo até que fique uma massa homogénea; 

* Bater as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e depois envolver cuidadosamente na massa; 

* Deitar a massa numa forma previamente untada e polvilhada de farinha;  

* Levar ao forno durante quarenta minutos ou até que ao espetar um palito este saia seco; 

* Deixar amornar em cima de uma grelha e depois desenformar;

* Cobrir com a mousse de chocolate; 

* Colocar os Kit Kats de lado, pressionando ligeiramente (optei por partir os Kit Kats ao meio); 

* Cobrir com os M&Ms.

















Modéstia à parte, ficou com um aspecto fantástico :D E estava mesmo mesmo mesmo bom :) O meu irmão adorou e elogiou muito :) 

Depois de fazer o bolo dediquei-me à outra sobremesa, que foi um pão-de-ló húmido de chocolate :D

Pão-de-ló húmido de chocolate (receita adaptada daqui): 

Ingredientes:

* Oito ovos;
* 180g de açúcar amarelo;
* Dez gemas (sim, é uma violência);
* 85g de farinha com fermento;
* 45g de cacau magro em pó.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 230ºC;

* Bater os ovos com o açúcar durante cinco minutos com a batedeira;

* Bater as gemas e adicionar ao preparado;

* Bater durante dois a três minutos;

* Misturar a farinha com o cacau e o chocolate em pó;

* Envolver cuidadosamente a mistura na massa;

* Levar ao forno (numa forma redonda com 26 cm forrada com papel vegetal) durante 11 minutos.


Para não ter problemas a desenformar eu tinha optado por fazer o pão-de-ló numa forma de tarte, mas as coisas não correram nada bem! 

Reparem no chocolate espalhado por todo o lado, porque a forma vertia!
Decidi mudar de estratégia e usar mesmo uma forma normal coberta com papel vegetal, e o resultado foi este :)










Para quem gosta de pão-de-ló de Ovar e de chocolate aconselho-vos vivamente que experimentem esta receita :D Apesar de tudo esta receita não fez tanto sucesso entre os convidados porque ficou pouco doce, mas ficou bastante boa :)

Como entradas fiz trouxinhas de alheira e de mozzarella e tomate cherry e muffins de ovo com espargos salteados e mozzarella :D

Assim sendo, o menu do jantar de aniversário do meu pequenino foi: 

Entradas: 

* Trouxinhas de alheira; 
* Trouxinhas de queijo mozzarella com tomate cherry; 
* Paté de azeitona da minha mãe; 
* Tostinhas; 
* Muffins de ovo com espargos e queijo mozzarella.

Prato principal: 

* Lombo de salmão assado com puré de batata e couve-flor e tomates cherry.

Sobremesa:

* Pão-de-ló húmido de chocolate.

Bolo: 

* Bolo de chocolate preto com cobertura de mousse de chocolate preto, M&Ms e Kit Kat branco.

E o que se oferece a um miúdo que diz que não precisa de mais nada? Algo que sei que ele gosta bastante e que não pode fazer tanto quanto gostaria: passar tempo comigo :D





O meu irmão gostou bastante :)
E agora vou passar o resto do meu dia assim :)

Descanso, manta e chá: a melhor cura para a constipação :D
 Até amanhã :D

40 comentários:

  1. Também costumo oferecer cheques assim :)
    Quanto ao bolo e ao menú, tudo fantástico. Tenho só uma dúvida: Colas os kitkats ao bolo com a mousse não é?


    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, colei os Kit Kats ao bolo com a mousse :)

      Beijinhos! :)

      Eliminar
  2. Bem o bolo de chocolate ficou com um aspecto mesmo giro, e devia estar mesmo delicioso hmmm...quanto ao pão-de-ló de chocolate secalhar seria um pouco enjoativo para mim, mas não sei como dizes que não estava muito doce...

    Mas o ponto mais cute foi mesmo aquele bloquinho com cheques prenda, adorei a ideia, está super querido *.*

    Espero que recuperes da constipação querida.
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Ei!
    nossa!! esse bolo ficou maravilhoso e deve ter ficado delicioso!!!! o pão-de-ló tb parece ter ficado uma delicia!!! me deu ate vontade de comer chocolate! mas agora vou tentar ficar um bom tempo sem!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  4. OMG! estou literalmente a babar-me! não queres vir passar uma semana a minha casa Joana?! parabéns mesmo!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O BOLO FICOU LINDO MAS SENDO UM BOMBA CALÓRICA AGRADA-ME ,COMIA UMA FATIA XXL...
    NÃO SOU MUITO DE PÃO-DE-LO MAS SENDO HUMIDO E COM CHOCOLATE AGRADA-ME.
    GOSTEI DA EMENTA.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. É tão bom dedicarmo-nos a quem amamos! Ter trabalho, sair da cama doente, tudo isso se supera ao sabermos que os nossos queridos ficam felizes com o nosso trabalho! E o aspecto dos bolos é... bestial!!!

    E o pequeno se não me engano fez 16 anitos ;) A minha filhota tem 15 ;)

    ResponderEliminar
  7. Ai Joaninha, tu dás tanto de ti e depois dó de manta... :) Mas que percebo-te quando amamos os "nossos pequeninos" fazemos tudo... Sabes eu só tenho uma irmã mais velha 10 anos, mas não somos muito próximas, mas ela tem um filho agora com quase 10 anos, que é mesmo o meu pequenino... e por isso eu percebo-te :)

    Agora toca a descansar muito e a por-te boa sim? Beijo grande

    ResponderEliminar
  8. ahahaha ainda me estou a rir a serio:D ainda ontem experimentei uma receita tambem de um blog de uma sobremesa e no fim ao desenformar...bem nem fotos tirei, senti me a julie:D:D desmanchou-se todo o raio do pudim e ficou cheio de agua... mas este teu pao de ló tambem ficou caricato sim senhora!:D ja o bolo, ja fiz bolo de chocolate coberto com mousse ha anos e gostei, mas acho que assim com mousse de chocolate preto deve ser melhor e estava divino o aspecto! fenomenal mesmo! eu ja estou ha meses a pensar como será o da minha irma tambem:D ahaha e dpois vem a do mais que tudo hmmmm:) amei a prenda que deste ehehe:p e agora menina bonita, toca a descansar sim? ah!pára! nao te levantes...ai...eu disse para descansares sim?:p beijinho grande linda e ate breve com rapidas melhoras!

    ResponderEliminar
  9. Olá Joanita!

    Antes de mais deixa-me mandar os parabéns (ainda que atrasados) ao teu mano!

    Agora, tenho que te parabenizar! Esse bolo ficou lindo de morrer, e muito muito original :)

    Adorei a ideia dos cheques prenda! Acho que vou incluír essa ideia nos meus presentes para os meus filhos e marido.... bem! estou a ter aqui umas ideias para o meu marido! hhihihih... ajuda a apimentar a coisa :)

    Na empresa onde eu trabalho andamos a fazer um concurso de sobremesas, e há-de chegar a minha vez! A sobremesa é avaliada pela apresentação e pelo sabor... acho que me vou inspirar em ti :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Oi Joana :)
    Bem, esse bolo ficou mesmo como os daquelas imagens gulosas de bolos gulosos, devia estar delicioso. Mas acho que me atirava mais rápido a atacar o pão de ló de chocolate, que aspecto, hmmm :)))
    O menu do jantar pareceu-me muito bem, gosto de tudo, tudo, então salmão com puré, combinação perfeita :)
    A prenda foi super gira e original :)
    Agora muitas sopas e descanso :D Desejo-te rápidas melhoras :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. wow
    como vc 'e sweet :)
    fazer bolo para aniversario do irmao 'e uma gracinha :)
    amei o bolo..PERFEITO
    da muito trabalho ou 'e facil?
    tenha um bom dia querida e melhoras
    bjao

    ResponderEliminar
  12. Joana,
    Já és oficialmente uma florzinha :) Está giro!
    *Sobre o post de ontem - fiquei com mais vontade de conhecer o trabalho da Mónica Ferraz. Gosto da voz dela, mas ouvi poucas musicas dela...
    *Para a próxima, pedes autografos na bandolete (a tua imagem de marca) e ai é que dá uma coisinha má à tua avó.
    * Confesso que fiquei parva a olhar para esse pão de lo de chocolate!! Sinceramente não me apetecia come-lo, mas sim "amaranha-lo" e "amarrota-lo" todo, assim como se fosse papel de seda. Apetites estranhos!!!!
    *O T. deve de ter ficado muito contente com tudo, mas especialmente com a tua prenda hiper-super-personalizada. Foi o melhor que lhe podia ter dado...
    *Agora descansa para ficares boa ou a tua avó vai-te entupir de vitaminas naturais :)...
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. O bolo de aniversário tem mesmo bom aspecto! :)
    As melhoras :)

    ResponderEliminar
  14. dás-me uma fatia? lool
    :D
    e de pao de ló tb? :P

    ficou tudo com um aspecto divinal!!!!

    Adorei a prenda :)
    e onde é que encontraste o Kit Kat branco?

    As melhores cachopa.
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mandei vir o Kit Kat branco do Amazon ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  15. Querida, antes de mais, muitos parabéns ao mano :)
    O bolo ficou fantástico e o pão de lá está lindo...adorei os presentes.
    Menina Joana toca a descansar para ficares boa :)
    Bjt e as melhoras.

    ResponderEliminar
  16. Ohhhhh que presentinho mais giro, acho que o meu irmão também iria gostar =D
    E os blos OMG os boloooooos! O de m&Ms deve ser um pouco enjoativo mas o pão de ló vai ter de ser feito por mim =P=P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Ganda bolooooo!!! Eu sou como o teu irmao, chocolate branco é fantastico!!

    Ah e parabens pela prenda que lhe deste (alem da festa)!! Bela irmã :)

    ResponderEliminar
  18. Parabéns ao teu manino, ok maninho da Joana? Sê feliz! :)

    E se n estivesse de dieta (sabesss) aceitava uma fatia de cada, sim obrigada! lol

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Olá Joaninha

    Nem sei por onde começar...
    Em primeiro lugar parabéns ao maninho e a toda a família.
    Parabéns a ti que fizeste um bolo de aniversário super giro. Estou tentada a reproduzi-lo em Setembro quando a minha pequena fizer anos, será que sou capaz? Duvido, mas acho mesmo que me vou atrever...
    Obrigada pela nossa conversa de Domingo. Agora que li todos os teus post sei que estavas cansada, precisavas de dormir e já estavas com gripe, e mesmo assim estiveste a embalar-me até ás tantas...será que alguma vez vou ser capaz de te agradecer?
    Será que alguma vez vou ser capaz de retribuir todo o carinho, atenção e disponibilidade que tens tido sempre para mim?
    Tudo o que me escreveste hoje,cá bem no fundo eu sei!Mas é muito reconfortante ler. Só te posso dizer 1000 vezes obrigada!

    Espero que melhores rápido, estar doente no verão é bem mais desagradável do que no inverno. Beijinhos e tudo de muito bom.

    ResponderEliminar
  20. Hummmm adorei seu bolo, meu filhinho adora chocolate branco também, é uma bela receita!!!

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana!
    Os bolos ficaram os dois com óptimo aspecto! O bolo de aniversário ficou lindo :) e a ideia dos cheques-prenda foi muito boa. Ele deve ter adorado todos.
    Espero que melhores depressa! Estar doente no verão é tão mau :(
    As melhoras! Um beijinho **

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito do teu blog! Pelo que vi aqui tens um incrível jeito para cozinhar, que receitas com aspecto tão MARAVILHOSO!! minhamiiiii !!

    ResponderEliminar
  23. És uma irmã mesmo prenda e ternurenta... o bolo ficou LINDO.

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana! ainda estou a babar, esse bolo parece maravilhoso, so trocava mesmo o kit kat branco pelo negro, mas claro era o que o teu irmão queria :) e o pão de ló, também parece divinal.

    Parabéns por tudo, e os cheques prenda, um mimo :)

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  25. tem praticamente 50 anitos... ah e obrigada pela sms :)

    ResponderEliminar
  26. O bolo ficou mesmo fantástico, que aspecto tão delicioso. aposto que o teu irmão ficou radiante.

    ResponderEliminar
  27. o bolo ficou mesmo giro, o mano deve ter adorado :) o presente também foi super original. esse pão de ló deve estar qq coisa... o meu namorado adora pão de ló de ovar e chocolate, portanto... ;)
    beijinho e as melhoras! põe-te boa :)

    ResponderEliminar
  28. A minha parte preferida foi mesmo o presente, mesmo muito original Joana! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  29. Hello!

    Já tinha visto uma coisa do género desses cheques-prenda no Modern Family, e achei bastante original (apesar de na série não terem sido bem recebidos lol)! :)

    Depois tenho de ver os teus resumos dos festivais com mais calma. Hoje passei apenas para dar um beijinho e já fiquei a babar com os bolinhos! (Sempre encontraste os kit kat brancos!!)

    Parabéns ao mano e beijinhos para ti! ** Até amanhã!

    ResponderEliminar
  30. Ola Joana :)

    Primeiro, adorei a prenda que deste ao teu mano. Muito gira a ideia desses cheques-prenda :).

    O menu estava fantástico. O bolo ficou mesmo giro e uma bomba calórica. Mas é um dia especial e não faz mal nenhum.


    Quando se trata de aniversários o bolo tem mesmo de ser especial. Faço meu próprio bolo de aniversário desde que tinha 9 anos. E a cada ano passo o ano todo a pensar no bolo que vou fazer. Agora que somos só 2 (eu e o Dário, faço 2 caprichados). Já estou com 1 bem debaixo do olho e não vejo a hora de chegar o dia para fazer.

    Tu és uma mana muito especial.

    Parabéns ao teu mano mais uma vez e bjnho para ti :).

    ResponderEliminar
  31. Bem!! parece ter sido um dia em cheio =D
    é normal que ele tem gostado tem tudo bom aspecto :p
    também vou seguir Joana**

    ResponderEliminar
  32. Olá Joana,


    Gostei muito do bolo de aniversário que preparou. Além de decerto ser uma delicia tendo em conta os ingredientes que usou, estava com uma decoração irrepreensível, linda.

    O pão de ló com chocolate também fez as minhas delicias, por acaso nunca experimentei fazer, um destes dias calha.

    Beijnhos, gostei de conhecer o seu espaço cheio de vivacidade e delicias. :-)

    Isabel

    ResponderEliminar
  33. Já não me lembro se disses te onde compras te o Kit Kat brancos?:)

    ResponderEliminar
  34. Ohh Joaninha, ando tão ausente que até perdi esta maravilha do bolo de aniversário do teu mano.
    Ficou mesmo bem, e adorei a ideia da prenda =)
    Um dos meus bolos preferidos é o pão de ló de ovar, mas também sou louca por chocolate, por isso esse pão de ló de chocolate pareceu-me uma ideia fantástica.
    Espero que essa constipação esteja melhor.
    Ahh e muitos parabéns por já estares no 6º de medicina =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />