4 de julho de 2012

Do fettucine di mare e da mousse de meloa e melancia :)

Durante o dia de ontem quase nada correu como eu estava à espera. 

Quando eu acordei esperava fazer uma corrida com o P. de manhã, almoçar hambúrgueres de salmão, passar a tarde a estudar em casa, jantar feijoada de marisco e fazer muffins de mirtilo. Mas não foi bem isso que aconteceu :) 

Para o meu pequeno-almoço comi o último bagel de mirtilo, no qual barrei novamente compota de mirtilo :D 

Compota de mirtilo sem açúcar :)






Aproveitei o facto de estar uma manhã relativamente fresca para ir correr com o P, e ainda conseguimos correr uns vinte minutos até o meu pé começar a doer a serio. 

A história da minha lesão no pé aconteceu há cinco anos atrás. Na altura, decidi ir fazer uma caminhada de cinco horas a pé na véspera de ir de férias para o México com os meus pais (sim, de vez em quando eu tenho assim umas ideias verdadeiramente fantásticas). 

Como íamos para o México via Madrid decidimos passar três dias em Madrid, e logo no primeiro dia eu comecei a sentir que algo se passava. Comecei a ter dores enormes no bordo externo do pé direito, ao ponto de mal conseguir andar. No segundo dia da nossa viagem nem sequer conseguia pousar o pé no chão sem gritar de dores, e tive de ir para o hospital ao colo do meu pai. Para terem uma ideia, eu nem sequer conseguia dormir tapada, porque o simples toque do lençol no pé causava-me uma dor mesmo intensa.

No hospital disseram que eu tinha calcificação no pé, que estava bastante inflamada e que era necessário eu tomar anti-inflamatório. É claro que na altura esta explicação me pareceu bastante lógica, principalmente porque efectivamente melhorei depois de tomar o anti-inflamatório e confesso que nunca mais pensei no assunto. 

Há uns dois anos senti a dor outra vez, exactamente no mesmo sítio. Na altura ainda ponderei ir a uma consulta de Medicina Física e Reabilitação, mas tinha acabado de passar por uma fisioterapia longa e dolorosa (por causa de uma miofasceíte do trapézio) e não estava com muita vontade de ficar na mesma situação. Como não era uma dor tão intensa como senti da primeira vez acabei por não fazer nada, e eventualmente a dor passou.

Na Terça-feira passada o P. desafiou-me para irmos correr à meia-noite, e logo no dia seguinte eu comecei a sentir a dor novamente. Pensei logo que poderia ser a mesma lesão e tive algum cuidado nos dias seguintes, mas a dor mantém-se desde então. Não está pior, mas está lá: quando ando, quando corro e quando mudo de posição no sofá.

Ontem quando fui correr a dor piorou bastante. Como não sou adepta de sofrer estabeleci logo um plano de acção que numa primeira fase implica descanso, aplicação de gelo no pé e esperar que isto melhore em alguns dias. Se não resultar lá terei de tomar anti-inflamatório. 

Como não estávamos com muita fome para o almoço decidimos guardar os hambúrgueres de salmão para o jantar e fazer um caldo verde saudável e rápido :) A receita é sensivelmente igual à que já vos mostrei aqui, mas adaptei as quantidades para fazer apenas quatro doses :)

Meia hora, uma refeição da Joana :D
Caldo verde saudável e rápido em 25 minutos

Ingredientes (para quatro doses): 

* Uma courgette; 
* 100g de couve-flor (utilizo couve-flor congelada); 
* Meia cebola picada (utilizo cebola congelada);
* Um dente de alho picado (utilizo alho congelado);
* Couve de caldo verde (que cá em casa tem o nome de 'couve mineira'); 
* Pimentão doce, paprika, piri-piri e sal a gosto. 

Confecção:

* Colocar água a ferver;

* Cozer a courgette, a cebola e o alho e a couve-flor;

* Juntar os temperos a gosto;

* Passar com a varinha mágica;

* Juntar a couve de caldo verde.

Comemos uma bela quantidade de caldo verde e para sobremesa comi uma pêra enorme e super saborosa :)

Almoço :D


Garanto-vos que não se nota a diferença entre o meu caldo verde e o caldo verde habitual com batata, possivelmente devido à utilização da couve-flor, que faz com que o meu caldo verde fique bastante cremoso. 

A couve-flor é baixa em gorduras e em hidratos de carbono e rica em fibras, minerais e vitaminas como a vitamina B5, a vitamina B6, a vitamina B9, a vitamina C e a vitamina K.

Composição nutricional da couve-flor (por cada 100g):

Calorias: 25
Proteínas: 2g
Hidratos de Carbono: 5g
Açúcares: 2g
Fibras: 2g
Gorduras: 0.3g

4% da DDR de vitamina B1
5% da DDR de vitamina B2
3% da DDR de vitamina B3
13% da DDR de vitamina B5
14% da DDR de vitamina B6
14% da DDR de vitamina B9
58% da DDR de vitamina C
15% da DDR de vitamina K

2% da DDR de cálcio
3% da DDR de ferro
4% da DDR de magnésio
6% da DDR de fósforo
6% da DDR de potássio
2% da DDR de sódio
3% da DDR de zinco

A couve-flor contém ainda vários fitoquímicos que apresentam efeitos benéficos para a saúde, como o sulforafano e outros glucosinolatos, os carotenóides e o indole-3-carbinol. Estes compostos têm vindo a ser relacionados com a reparação do ADN e, consequentemente, com um atraso no crescimento de células tumorais, principalmente ao nível da mama, da próstata e do cólon.

No entanto, cozer a couve-flor reduz o nível destes compostos, com perdas na ordem dos 30% ao fim de cinco minutos, dos 50% ao fim de dez minutos e dos 75% ao fim de trinta minutos. Por outro lado, outros métodos de preparação como a cozedura a vapor, a cozedura no microondas e a fritura não apresentam efeitos significativos ao nível da quantidade destes compostos.

A couve-flor pode também ser assada ou comida crua. Uma vez que não contém amido, a couve-flor pode ser utilizada em substituição da batata para diminuir o nível calórico de alguns pratos,
uma vez que apresenta a mesma textura e um sabor semelhante.

Eu gosto bastante de couve-flor e costumo comê-la cozida, acrescentá-la na sopa ou juntá-la ao puré de batata :)

Se quiserem saber mais, aqui vão alguns artigos :)

1. Dickson, M.H., Lee C.Y., Blamble A.E. (1988). "Orange-curd high carotene cauliflower inbreds, NY 156, NY 163, and NY 165". HortScience 23: 778–779.

2. Warwick Medical School, University of Warwick (2007-05-15). "Research Says Boiling Broccoli Ruins Its Anti Cancer Properties.".

3. Kirsh, VA; Peters U, Mayne ST, Subar AF, Chatterjee N, Johnson CC, Hayes RB (2007). "Prospective study of fruit and vegetable intake and risk of prostate cancer". Journal of the National Cancer Institute 99 (15): 1200–9.

4. Fenwick, G. Roger; Heaney, Robert K., Mullin, W. John, VanEtten, Cecil H. (1 January 1982). "Glucosinolates and their breakdown products in food and food plants". C R C Critical Reviews in Food Science and Nutrition 18 (2): 123–201. 

5. Shin, I.S.; Masuda H., Naohide K. (August 2004). "Bactericidal activity of wasabi (Wasabia japonica) against Helicobacter pylori.". Int J Food Microbiol 94 (3): 255–61. 

Durante a tarde eu comecei novamente a ficar cheia de sono, por isso convenci o P. e fomos estudar para a Quinta das Conchas :) Eu já vos tinha falado da Quinta das Conchas quando fizemos o nosso piquenique, e é um sítio mesmo agradável para passar umas horas refrescantes no Verão :D 

Levei o meu biquíni novo, a toalha e as folhas para estudar e passámos umas horas bem relaxantes :D

Local onde ficámos :D


Vista para cima :D



Folhas de estudo :D


Para o jantar tínhamos pensado fazer os hambúrgueres de salmão, mas quando comecei a cortar o salmão em pedacinhos apeteceu-me comer um belo fettucine com salmão e marisco :D 

Meia hora, uma refeição da Joana :D
Fettucine di mare em 23 minutos

Ingredientes (para duas pessoas): 

* Dois lombinhos de salmão; 
* Marisco congelado a gosto (usei mexilhão, camarão, amêijoa e berbigão); 
* Fettucine a olho;
* Uma pitada de sal; 
* Açafrão em pó, caril em pó, pimentão doce, paprika e piri-piri; 
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado); 
* Ervilhas (usei congeladas). 

Confecção: 

* Colocar água a ferver numa panela com uma pitada de sal; 

* Juntar o fettucine e deixar cozer durante algum tempo; 

* Juntar o marisco congelado e o salmão; 

* Juntar a cebola picada, o alho picado e as ervilhas (podem também juntar cenoura ralada e pimento picado, por exemplo);

* Temperar e deixar cozinhar :) 

Salmão cortado :)

Jantar :D



Soube-me mesmo bem :D Ainda aproveitei para guardar a água que sobrou, e assim tenho caldo de marisco já pronto :D Um óptimo truque é congelarem o caldo de marisco (ou de frango, por exemplo) nas cuvetes de gelo, e quando precisarem o caldo está pronto a utilizar :)

Caldo do marisco :D
Esta receita acaba por ser semelhante à receita da minha paella :) Tal como costumo fazer com a paella, também aproveitei para fazer o dobro da quantidade de fettucine para congelar :) E aqui está como em meia hora preparei um jantar rápido, original e muito saboroso :D

Para sobremesa comi meia meloa, que estava tão saborosa e docinha que pensei imediatamente em fazer uma mousse de meloa e melancia :D 

Da última vez que fui às compras trouxe uns iogurtes líquidos de melancia da marca Continente que nunca tinha experimentado. Eu confesso que não sei de onde vem este meu gosto pelos iogurtes de melancia (até porque eu não gosto de melancia!), mas como os meus iogurtes preferidos de sempre são os iogurtes de melancia e morango da Adagio decidi experimentar os do Continente e fazer uma bela mousse :D

Iogurte de melancia do Continente :)
Mousse de meloa e melancia 

Ingredientes: 

* Meia meloa cortada em pedaços; 
* Um iogurte líquido de melancia; 
* Duas folhas de gelatina (talvez seja melhor utilizarem três ou quatro);  

Confecção: 

* Partir a meloa em bocados e juntar ao iogurte líquido;

* Triturar com a varinha mágica até ficar uma mistura relativamente homogénea; 

* Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante cinco minutos;

* Escorrer as folhas de gelatina e derreter no microondas (dez segundos costumam chegar);

* Juntar o preparado anterior à gelatina (e não o oposto), bater bem e levar ao frigorífico em dois copinhos até solidificar.

Antes de ir ao frigorífico :)


Da outra vez que fiz mousse de meloa tinha concluído que era necessário usar mais folhas de gelatina do que o habitual, uma vez que a meloa é bastante sumarenta. Como hoje utilizei um iogurte líquido (e não um iogurte sólido, como tem sido hábito) deveria ter utilizado mais folhas de gelatina, mas não havia cá em casa! 

A mousse não ficou tão sólida como o costume mas ficou muito deliciosa e fresquinha :D 

Três horas depois :)
Passámos o final do serão a ver o 'This Means War', uma comédia romântica que me tinha sido aconselhada :) É um filme agradável que se vê bem, embora muito sinceramente eu não tenha gostado do final. Já viram? :)
Imagem retirada daqui
Hoje vou passar o dia a estudar e a fazer muitos miminhos ao P., porque amanhã vou para casa! :) 

Por fim, aqui vão as minhas três participações para o capítulo 'Snacks e Lanches' do Desafio do Livro da Batata Mole :D







Até amanhã! :D 

31 comentários:

  1. Espero que melhores rapidamente!!!
    Beijoca (também para o pézinho)

    ResponderEliminar
  2. Hambúrgueres de salmão, nunca tinha ouvido falar, mas despertou-me efectivamente a minha curiosidade :P

    Beijinhos e bom dia para ti *

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    esse fettucine parece ter ficado maravilhoso! e o caldo de mariscos tb! adoro frutos do mar!!!
    aqui no Brasil nunca vi iogurte de Melancia...é bom?!

    esse local que voces foram estudar parece ser bem gostoso mesmo!!!!

    bjos

    ResponderEliminar
  4. Joaninha... uhmmm esse lesão no pé, não seria melhor marcar uma consulta antes que as coisas de agravem??? Vê lá... ;)toma juízo!

    Quanto á tua dica da couve flor, já não é primeira vez que vejo aqui no teu blog, mas eu acho que é desta vez... vou experimentar no próximo caldo verde que fizer (depois conto como correu).

    Ps - continua com os posts de alimentação... são sempre uma inspiração para mim ;)

    Bjs e as melhoras do teu pé!!

    ResponderEliminar
  5. GOSTEI DO TEU CALDO VERDE ,HEI-DE EXPEREMNTAR, O FETTUCINE ESTAVA PERFEITO ADORO SALMÃO.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Um bom dia Joana :) Muitos mimos e muito estudo ;)

    ResponderEliminar
  7. Tu cozinhas TANTO, é só bolos, bolinhos, muffins... fico deliciada. :D

    Essa massa de salmão tem mesmo bom ar.

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana :)

    Eu adoreiiiii os muffins!! Eu não posso é fazer muitas vezes, se não como tudo de uma vez eheh São mesmo muito bons...
    Eu nunca tinha pensado fazer salmão com fettucine... por acaso é uma boa ideia.. é a mistura de uma das coisas que eu mais gosto, massa e salmão :)
    Eu vou cortar o cabelo mais ou menos assim http://www.onceuponaakitchen.blogspot.pt/2012/06/devaneios-as-5-da-manha.html
    Mas vai ficar mais comprido, porque o meu é mais comprido...

    Beijinho, bom dia e as melhoras do pé :)*

    ResponderEliminar
  9. Ai essa mousse tem um optimo aspecto!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/07/so-proud.html

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana :)
    Caldo verde sem batata é bem mais saudável. Estou tentada a experimentar!
    E o fettucine deve ser uma delícia. Eu sou suspeita porque adoro tudo o que está relacionado com massa. Quando for a Itália só vou comer massa! Eheheh
    Dei uma vista de olhos nos sítios onde já foste de férias, e tu já conheces meio mundo! É tão bom viajar. Mas falta-te um destino: Nova Iorque! Não tens curiosidade? Para mim é a MINHA cidade :) Adoro
    Beijinho***

    ResponderEliminar
  11. Joana Olá!
    *Esse pé é o mesmo do "Museo da America"...Vamos lá ver se agora tratas mesmo tratado! porque se a dor retornou, ficou mal sarado ou mais sensivel :(
    *O fettucine está a pedir para ser comido por mim! Sabes como eu gosto de salmão e os afins...
    *Caldo verde - gosto mas não tenho por hábito fazer já que sou exagerada e quando faço sopa dá-me logo para 3 dias e o caldo verde não é sopa para 6 refeições seguidas. A sopa de legumes acaba por ser mais versátil. Podia congelar, mas nunca experimentei...
    *Não sabia isso da couve flor e da tão rápida perda de propriedades;
    *Filme- vai ser daqueles para ver sozinha, já que o meu homem dispensa essa categoria :(
    *Tenho de me debruçar sobre o desafio dos snacks! Me=Lazy...
    *...e sai outra fornada de bagels, porque essa...já era!
    *Sou mesmo invejosa!!! Queria estar a estudar assim :)Não estou a dizer que vida de estudante é o melhor (...é bom sem duvida!), mas acho que a tua sala de estudo é muito agradavel :)

    *Pergunta para a Dra. - o braço, de volta do sitio onde levou a espetadela, esta com o musculo muito duro e sinto-o "apanhado". No trabalho não posso andar com o gelo atras. Achas que posso massajar para drenar um bocadinho ou é melhor estar quieta?

    Beijos...

    ResponderEliminar
  12. Já te disse que gosto muito das tuas receitas? São perfeitamente exequíveis, saudáveis e diversificadas...ultimamente, tens sido o meu livro de culinária preferido =P!

    E adorei o teu comentário no meu blog, de alguém que realmente leu o texto em questão! concordo contigo, obviamente, é um texto demasiado redutor. Simplesmente, acho que tem pontos muito interessantes e que reflectem um bocadinho a situação actual, quer queiramos, quer não. Gostar de se arranjar e do que se vê ao espelho é bastante diferente! Eu adoro vestir-me bem, tenho um emprego onde a imagem é fundamental, no qual sou "obrigada" a usar saltos altos e fatos quase diariamente, por isso, tenho cuidados comigo a toda a hora...o que, sinceramente, só faz bem ao ego e é muito bom cuidarmos de nós próprios a todos os níveis! Outra coisa, são as pessoas que vivem para isso, que não se importam em ter uma conversa de jeito, que não desfrutam de situação nenhuma porque estão demasiado preocupadas em manter uma imagem... e eu, sempre que saio à noite, por exemplo, vejo muito disso e mete-me alguma pena! Também sinto que as pessoas (homens e mulheres e nisso tens toda a razão) têm uma pressão, cada vez mais forte, em lutar por um ideal de beleza e essas imagens são-nos transmitidas, diariamente, através de vários meios e, infelizmente, não correspondem à realidade e induzem as pessoas em erro, tornando-as infelizes e ansiosas...
    Agora numa coisa penso que estás um bocadinho enganada, os homens ainda imperam, talvez não no teu meio profissional e fico feliz de o saber, no entanto, na minha área, acredita que é muito notável. Uma mulher de sucesso, nesta área, é imediatamente julgada! Normalmente, dizem logo que é boa e foi para a cama com o chefe! uma mulher (ainda) tem que lutar 10x mais para subir, para chegar ao lugar ocupado por homens. Uma mulher bem sucedida (ainda) é notícia, (ainda) merece destaque e é referida como exemplo. Mas eu espero que isso esteja a mudar...

    Um beijinho, boa sorte com a tua lesão, espero que fiques bem!

    Boa resto de semana :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana!

    Já leio o teu blog à imenso tempo e só queria dizer que o adoro :D Já testei imensas das tuas receitas, incluindo as barrinhas de cereais de que falas neste post e várias receitas de queques. Saem sempre bem, tens ideias mesmo fantásticas!

    Muitos parabéns e espero que continues com o teu estilo característico!

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! :D

      Como não tenho outra forma de agradecer o teu comentário, aqui vai :D

      Muito obrigada! :D

      Ainda bem que gostaste das receitas que já experimentaste, e espero continuar a partilhar coisas que aches interessantes :D

      Novamente, muito obrigada pelo teu comentário :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  14. Eu quando estudava também gostava de o fazer ao ar livre ou, pelo menos, fora de casa, já que em casa me distraía muito com "coisas para fazer e muito mais urgentes que o estudo" (=não)! :)

    Qual a validade depois de aberto desse doce? Suponho que não vás esperar para saber e que desapareça num instante, mas como é "só" mirtilo...

    Por acaso não costumo comer muita couve-flor... só em pickles! ;)

    Em relação ao pé, estou solidária! Não sei se o que tens/tiveste foi igual ao que eu tive, mas as dores eram, de facto, horríveis. Só mesmo movimentar o pé era doloroso! Gelo aliviava-me muito.

    Beijinhos e as melhoras e, por enquanto, não corras! (esta última parte é uma coisa que geralmente não costumo dizer ;p)

    ResponderEliminar
  15. Olha, a culpa é tua!!! estava tudo direcionado para fazer carne para o jantar... e agora?! agora apeteceu-me salmão!!! mas isso faz-se?! nao faz, não senhora. agora nao sei o que fazer... lol

    essas tuas receitas para o desafio são mesmo bonitas :D
    obrigada!!!! :D

    Eu sei que em casa de ferreiro, espeto de pau... eu sei bem o que isso é... masssssss
    NÃO É MELHOR A MENINA IR AO MÉDICO?!?!?!?!? HUMMMMM????

    Pronto... já nao me vou babar mais com os teus orgásmicos bagles de mirtilio.

    Beijinhos grandes Joaninha

    Ainda não me tinhas contado a história do teu avô.
    O meu avô era das pessoas mais justas que conheci. e mais lutadoras, e que mais sofreu também.
    ainda me lembro bem quando nós eramos menininhas que ele pegava em mim e na minha irmã ao mesmo tempo e eu achava que ele era um fortalhaço. :)
    muitas saudades mesmo

    ResponderEliminar
  16. é verdade.... a couve-flor pode-se comer crua?! olha que fixe!!!
    Confirma-me isso que vou experimentar por na salada!!! LOL

    ResponderEliminar
  17. A tua fettucine tem optimo aspecto. Adoro massas, sou mesmo maluca e cozinho muitas vezes, a maioria, invenções com diversos ingredientes. Adoro.
    Quando faço sopa, já uso normalmente couve flor e courgette, prefiro em vez da batata e gosto muito, mas caldo verde, não sei, eu gosto tanto do tradicional que não sou capaz de o mudar, com medo de não gostar. Vou mantê-lo calórico :D

    A mousse deve ser deliciosa. :)
    Beijinhos e as melhoras para o pé. :)

    ResponderEliminar
  18. Quer dizer, a menina anda a estudar para médica e depois não cuida do seu pézinho? devias ir já ver isso antes que a dor piore :)
    E não sei se é por estar cheia de fome mas as tuas comidinhas de ontem têm cá um aspectoooo :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Olá querida Joana,
    Antes de mais deverias cuidar-te...como diz a batatinha, casa de ferreiro, espeto de pau :) :) por isso, faça o favor de ir ao médico verificar o que se passa com o teu pé.
    Quando quiseres uma bolinha do Natário avisa, que eu trago-te :)
    Costumo ir a Viana de 15 em 15 dias (mais ao menos) e no caminho para Santa Maria da Feira combino contigo :)
    Adoro essa compota de Mirtilo...os doces dessa marca são muito bons e já costumam ser consumidos cá por casa :)
    Bjts

    ResponderEliminar
  20. hello joana!
    ai tanta coisa boa ! vive-se bem sim sr.ª :P
    adoro as bagel de mirtilio ! :( quando tiver tempo faço ! e a compota também deve ser deliciosa !
    beijinho

    ResponderEliminar
  21. Também compras a couve flor congelada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :D

      Eu compro a couve-flor congelada da marca Continente :)

      Beijinhos e obrigada pelo teu comentário :)

      Eliminar
  22. Isto tem tudo óptimo aspecto. Só dispensava as ervilhas que não gosto mesmo nadinha!

    ResponderEliminar
  23. Em relação ao pé, se realmente for uma calcificação, o melhor é tratares disso porque caso contrário a dor vai e vem para sempre.

    ResponderEliminar
  24. Também costumo fazer caldo verde assim e fica sem duvida maravilhoso.
    Esses queques deixaram-me com água na boca.
    As melhoras para o pézinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. pratinhos deliciosos :)

    ando apenas a ver mas está a ficar impossível não arregaçar as mangas lol

    Jokas

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana, obrigada pelos comentários no nosso blog, sempre tão simpática :)
    Não sei como consegues, inovar todos os dias, e cozinhar sempre pratos diferentes todos os dias....gostava de ter 1\5 da tua motivação :)

    ResponderEliminar
  27. Olá Joaninha,

    sim estou a estudar psicologia! :D
    Estou a terminar agora a licenciatura, prestes a começar o mestrado! :D

    ResponderEliminar
  28. Tens de ver isso no pé a melhor ires ao médico,os teus queques ia saber-me tão bem agora de manhã .)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  29. Joana, os teus dotes para a cozinha são simplesmente invejáveis! :p
    E o teu blogue um óptimo local para aprender coisas novas, continua o óptimo trabalho que tens feito e, quando quiseres, passa pelo meu :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />