5 de julho de 2012

Do risotto al pollo e funghi e dos muffins de mirtilo :D

Ontem foi novamente um dia cheio de experiências culinárias. Realmente não há nada melhor para despertar a minha vontade de cozinhar do que passar horas a estudar :D 

Para o pequeno-almoço comi um iogurte líquido de framboesa do Continente e um pão de cereais com uma fatia fina de peito de peru :) 

Passei a manhã a estudar e a meio da manhã o P. sugeriu do nada que eu podia fazer um artigo sobre os autobronzeadores (ou sobre o bronzeamento artificial em geral). Aproveitei para pesquisar algumas coisas sobre o tema, e amanhã falo-vos disso :D Também pesquisei um pouco sobre os alimentos que estimulam a síntese de melanina e aumentam o bronzeado :D

Tema de amanhã :D
Entretanto vi uma receita de risotto mesmo cheia de bom aspecto e pensei em fazer risotto para o almoço :D

Risotto al pollo e funghi (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para duas pessoas):

* Arroz próprio para risotto (usei arroz de sushi, que ainda havia cá em casa e que é semelhante ao arroz arbóreo); 
* Meia chávena de chá de vinho branco; 
* Azeite q.b.;
* Cebola picada (usei congelada); 
* Alho picado (usei congelado); 
* Cogumelos laminados; 
* 200g de peito de frango cortado aos cubos; 
* Um litro de água;
* Um caldo de frango (opcional, eu não coloquei); 
* Pimentão doce, paprika, salsa picada, louro e uma pitada de sal.

Confecção: 

* Aquecer a água com o sal e, se utilizarem, o caldo de frango; 

* Fazer um refogado com o azeite, o alho e a cebola e adicionar os cogumelos; 

* Adicionar o arroz e deixar fritar, mexendo sempre até ficar translúcido; 

* Adicionar o vinho branco; 

* Quando o vinho branco evaporar juntar aos poucos a água, deixando sempre a água ser absorvida pelo arroz antes de deitar mais um pouco; 

* Deixar cozinhar a gosto, mexendo sempre; 

* A meio da cozedura juntar os pedaços de frango;

* Quando cozinhado envolver um pouco de queijo ralado (na receita indica queijo parmesão, mas confesso que me esqueci completamente deste passo) :)

Risotto al pollo e funghi :D



Este prato ficou mesmo fantástico :D No fundo esta receita não passa de um arroz de frango com cogumelos mais elaborado, mas é uma forma bastante saborosa e original de variarmos um pouco dos nossos pratos habituais :D Podem ver a nossa receita habitual de arroz de frango aqui :) 

Passei novamente a tarde a estudar, desta vez em casa :) Ainda fiz algumas pausas para treinar no piano, mas passei quase toda a tarde de volta da matéria do meu próximo exame (que, já agora, é de Medicina). 

Para o jantar fizemos peito de peru cortado aos cubinhos estufado com ervilhas e molho de tomate e acompanhámos com esparguete :) Decidi acompanhar com courgette salteada, mas quando abri o frigorífico reparei que também tinha beringela e tomate. Ora courgette, beringela e tomate pedem o quê? Ratatouille, pois claro :D 

Eu já tinha feito ratatouille aqui e desta vez fiz uma receita adaptada e mais rápida :D

Ratatouille um bocadinho aldrabado (receita adaptada daqui)

Ingredientes: 

* Uma courgette; 
* Uma beringela; 
* Um tomate; 
* Uma chávena de chá de molho de tomate; 
* Orégãos; 

Confecção: 

* Ligar o forno a 200º; 

* Num tabuleiro de ir ao forno colocar os vegetais alternados e ligeiramente sobrepostos; 


* Em cima colocar a chávena de chá de molho de tomate e os orégãos;

* Levar a assar durante quarenta minutos. 





Não ficou tão bonito como o nosso ratatouille original, mas ficou bastante aceitável :D Além disso, este acompanhamento tem a grande vantagem de ser fácil de fazer e de render bastante. Podem inclusivamente guardá-lo para refeições posteriores ou congelá-lo :)

O nosso primeiro ratatouille :D
Ainda no seguimento deste tema, ontem li um artigo muito interessante no 'A economia cá de casa' sobre formas de se poupar tempo enquanto se cozinha :) Aqui vai um apanhado das dicas do artigo, ao qual acrescentei algumas dicas minhas :D

* Ter os vegetais lavados e fechados num saco no frigorífico, e assim a salada está pronta a usar (o mesmo pode também ser feito com espinafres prontos a saltear) :) 

* Além disso, eu também costumo comprar vegetais já preparados (por exemplo cenoura já ripada ou alface iceberg já cortada). Não é uma situação ideal porque alguns dos nutrientes vão desaparecendo com o contacto com o ar, mas é melhor do que não comer vegetais nenhuns :) 

* Eu também tenho sempre imensos legumes congelados como cebola, alho, brócolos, couve-flor, feijão verde, pimento vermelho, feijão de soja, couves-de-bruxelas, grelos e mistura de legumes chineses :) Assim só é preciso cozer directamente em água a ferver ou saltear :) 

* Nós compramos sempre cebola e alho já picados e congelados. É claro que fica um pouco mais caro, mas na nossa opinião compensa imenso porque poupamos bastante tempo (e não temos o trabalho desagradável de ter de picar tudo) :) Mesmo que não queiram comprar alho e cebola já congelados podem picar em casa e congelar - nós fazemos isso com o pimento vermelho, por exemplo :) 

Pimento vermelho congelado :D
* Tenham sempre temperos à mão, inclusivamente temperos caseiros para saladas com azeite e vinagre ou sumo de limão. A Joana Roque também fala de ter sempre em casa um molho simples para temperar grelhados ou massa de alho caseira. 

* Cá em casa a salada é sempre comida sem temperos, mas temos sempre molho de tomate já preparado no frigorífico :) Além disso, temos duas misturas de especiarias já preparadas que eu trouxe do mercado da Bastilha em Paris: uma para a carne e outra para os cogumelos :)

Tempero para a carne :)

Tempero para os cogumelos :D
* Quem tem uma cafeteira eléctrica pode aproveitar para aquecer a água para acrescentar ao arroz ou aos legumes, e assim o processo de cozedura é bastante mais rápido :)

* Deixar a descongelar durante o dia o que se vai preparar para o jantar é uma dica muito útil que permite poupar imenso tempo :D Além disso, podem ainda fazer uma ementa semanal, o que também poupa imenso tempo porque não há indecisões :) Cá em casa só não temos ementa semanal porque já tentámos adoptar isso e nunca resultava muito bem :)

* Preparar algumas coisas no fim-de-semana ou nos tempos livres. Às vezes quando temos tempo eu e o P. optamos por cortar pimento para congelar, fazer comida a mais e guardar em doses pequenas ou fazer sopa e congelar :)

* Guardar a carne e o peixe de acordo com o planeamento de refeições. Cá em casa a carne e o peixe vão sempre para o congelador em doses para duas pessoas e peço no talho para picarem a carne ou para cortarem em bifes ou em cubinhos :) Assim é só descongelar a carne e está pronta a usar sem ser necessário dispensar mais tempo para a preparação :D 

* Ter sempre carne picada em casa. A carne picada é imensamente versátil: com ela podem fazer bolonhesa, chili, almôndegas, hambúrgueres, lasanha, empadão ou beringela recheada (ou outros legumes como pimento, tomate, abóbora ou corgette). Podem ver algumas das minhas receitas de carne picada aqui :)

* Ter tarefas bem definidas. Quando são pratos já habituais cá em casa o P. cozinha e eu sou a brigada da limpeza. Coloco os ingredientes necessárias na bancada, arrumo os que já não são precisos e limpo tudo no fim :D Quando são pratos novos ou especialidades minhas invertemos os papéis :)

Quando eu e o P. começámos a viver juntos achávamos que cozinhar era uma seca dos diabos. Entretanto começámos a habituar-nos e a gostar de cozinhar, e agora já é quase algo mecânico :)

Espero que tenham achado o meu artigo útil, embora o mérito não seja de todo meu mas sim da Joana Roque :) Podem ver o artigo dela aqui :)

Depois do jantar fiz muffins de mirtilo :D Desta vez utilizei como base a minha receita de muffins de framboesa, que adaptei um pouco :)

Muffins de mirtilo

Ingredientes (para seis muffins):

* 40g de farinha de trigo com fermento;
* 40g de farinha de trigo integral;
* 20g de sementes de linhaça moídas;
* 20g de açúcar branco;
* 125 ml de sumo de mirtilo;
* Um ovo e uma clara;
* Mirtilos.

Confecção:

* Numa tigela, misturar os ingredientes secos;

* Noutra, misturar bem o ovo, a clara e o sumo de mirtilo;

* De preferência não partir um ovo no chão, porque é aborrecido para limpar;

* Juntar os dois preparados rapidamente;

* Colocar a massa em forminhas para muffins de silicone;

* Colocar quatro mirtilos por cima de cada muffin e pressionar ligeiramente;

* Colocar em forno pré-aquecido a 180º durante 25 minutos.











E com esta receita acabei com os mirtilos que trouxe de casa, por isso podem respirar de alívio! :) Queria ter experimentado muito mais receitas (nomeadamente scones de mirtilo, pão de mirtilo, panquecas de mirtilo e crepes de mirtilo), mas vai ter de ficar para o fim-de-semana :)

Estes não foram os melhores muffins que já fiz, mas penso que isso se deve ao facto de agora a fasquia estar extremamente alta :D Mas ficaram agradáveis, saborosos, não muito doces e molhadinhos por dentro. 

Não cresceram quase nada no forno, provavelmente por ter utilizado farinha com fermento e não fermento em pó. Eu confesso que não sou muito fã de utilizar farinha com fermento, mas há uma embalagem para gastar cá em casa por isso utilizei-a :) 

Curiosamente estes muffins ficaram menos doces do que os muffins de laranja e coco que fiz e que não levaram qualquer açúcar :)

Antes de irmos para a cama ainda vimos um filme :) Optámos por ver o 'Mindhunters', um filme que o meu amigo M. nos tinha sugerido.  


Imagem retirada daqui
É um filme interessante, mas não é nada de extraordinário. A história fez-me lembrar um dos meus livros preferidos de sempre, o 'And Then There Were None' da Agatha Christie, também conhecido como 'Ten Little Indians' ou 'Ten Little Niggers'. Se não conhecem o livro aconselho vivamente que o leiam, porque é na minha opinião o melhor livro da Agatha Christie :D

Hoje vou para o Porto e vou ficar lá a estudar até Terça-feira :) Embora eu fique sempre triste porque fico sem o meu P. (e nós somos mesmo maus a namorar à distância) também fico feliz porque estou com os outros dois homens da minha vida: o pequenino e o grande :D  

Durante os próximos dias vou: 

* Dar umas belas braçadas na piscina Estudar! 
* Fazer um bolo com o meu irmão (ele pediu-me e eu não consigo dizer-lhe que não) :D
* Jogar Guitar Hero na Playstation; 
* Fazer pão na máquina de fazer pão;

Até amanhã! :D

33 comentários:

  1. Hum, aí está uma boa sugestão para o meu jantar hoje, Ratatouille =) que óptimo aspecto! o risotto também parece muito bom, mas frango eu dispenso =/, carne só nos fins-de-semana =P!

    E esses muffins, uau! Eu acho que ainda há muita coisa na minha mente que eu tenho que mudar, faz-me mesmo bem ver como tu és, saudável, e que comes, também, estas tentações todas que eu abdico tanto tempo... ontem fiz bolachas de aveia com framboesa, comi 3 e fiquei o resto da noite a sentir que não devia ter comido bla bla bla... enfim, muito para mudar na cabecinha ainda =P!

    beijinhos e bom estudo ;)*

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    Reparei que no inicio do blogue contavas as colheres de arroz, agora já não?
    Eu desde Fevereiro que tento manter o meu peso, depois de uma dieta com ajuda de uma nutricionista e não me sinto confortável em relaxar um pouco em relação às quantidades. Como é que fizeste para melhor esse ponto? :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô :D

      Na verdade há algum tempo que não conto as colheres de arroz. Como passei algum tempo a fazê-lo já sei a olho a quantidade de arroz ou massa que devo comer e normalmente quando me sirvo tenho isso em conta ;) Repara que já não conto as colheres, mas a quantidade de arroz ou massa que como não sofreu nenhuma mudança substancial ;) Com a carne e o peixe acaba por ser igual ;)

      Em relação a relaxar com as quantidades eu acho que cada um tem o seu percurso natural. A mim o tempo ajudou-me e ter o blog ajudou-me. Mas mais do que isso, como o meu medo (e acho que o medo de toda a gente depois de uma dieta bem sucedida) era engordar encontrei numa primeira fase uma técnica que comigo resultou: pesava-me todos os dias.

      Quando vi que o meu peso não mudava mesmo que comesse mais arroz ou mais carne ou mais uma peça de fruta ou uma sobremesa acabei por relaxar mais :) Hoje já não sinto essa necessidade, mas foi sem dúvida algo que me deixou mais relaxada ;)

      É claro que há algumas coisas que ficam connosco, mas hoje em dia acho que tenho uma postura muito mais equilibrada e, principalmente, muito menos nervosinha em relação à alimentação :)

      A fase da manutenção é a fase mais difícil, e desejo-te a maior das sortes :)

      Se tiveres mais alguma dúvida está à vontade para perguntar! :)

      Beijinhos e obrigada pelo teu comentário! :)

      Eliminar
  3. Olá, Joana,

    Do risoto (cremoso e rico, como eu gosto) aos muffins resultou tudo muito saboroso, pois não?
    Eu também adoro comprar um temperinho, rsrs.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana :)
    Eu também acho que a espargata é super sexy! ahaha mas é preciso trabalhar bem para ela :P

    O dente já está bom, já nem me lembro que o arranquei apesar de ainda ter que tomar os medicamentos..
    E eu também estou bem, dentro do possível!Não me ando a "arrastar" o que já é muito bom.. Também acho que é por ainda falarmos e termos continuado bons amigos! Até acho que a relação melhorou, se é que é possível, agora que não estamos comprometidos..

    Achei piada ao queijo fresco ahaha é que aqui em casa toda a gente me diz o mesmo.. Queijo fresco faz lembrar quem? Rosinha ahha

    Ainda hoje estava a tomar banho e pensei que queria comprar um auto-bronzeador...Estou mesmo branquinha :p Ainda bem que vais fazer o artigo...

    Beijinho e bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. Engraçado, hoje o meu post também fala um pouco sobre a economia em casa :).

    Os munfins tem mesmo bom aspecto. No sábado vou fazer os de alfarroba que vi aqui no teu blog. Espero que saiam bem.


    Bjnho, boa quinta

    ResponderEliminar
  6. Olá Joaninha!

    Tu usas autobronzeadores? Eu nunca usei um.

    A minha irmã uma vez comprou um, e lá aplicou aquilo mal e ficou com as pernas às manchas... hihihi

    Agora há uma bebida no mercado que ajuda no processo de bronzear...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beh :D

      Não, eu não uso autobronzeadores :)

      O P. é que anda sempre a queixar-se que é muito branquinho mas não pode ir à praia porque fica logo todo vermelho, e questionou-se se usar um autobronzeador o poderia ajudar (porque quanto mais morena és mais protegida ficas de apanhar um escaldão) :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  7. Adoro o risotto com cogumelos! É tão boooommm... ;-D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Hummm adoro Muffins, são ótimos para o café da manhã! Amei seu blog e estarei sempre por aqui!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Esse risotto estava mesmo divinal...

    ResponderEliminar
  10. "* Dar umas belas braçadas na piscina Estudar! " - lol.... ESTUDAR, Joaninha, ESTUDAR! Mas gostei da parte das braçadas na piscina... sempre podes comprar um colchão flutuante e pô-lo na água e levas os livros e estudas... boa? Not? Uhmmm

    O risott, costumo fazer um de gambas e espargos simplesmente divinal ;) um dia coloco a receita. Este teu já está anotado ;)

    Um grande beijinho e votos de um excelente fim de semana ;) prolongadíssimo até terça!

    ResponderEliminar
  11. risoto nunca provei mas não sei se acho muita piada porque parece-me muito mole :p
    Também preciso de umas motivações para estudar, um dia destes experimento os teus muffins para depois me dedicar a 100% ao estudo :D

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  12. Hello Joana!
    *Eu tenho um saquinho de arroz para fazer risotto, mas quando vou olhar para as receitas, aquilo leva tanta coisa que passo logo à frente. É mais ideia que outra coisa...
    *Maus à distância - já conversamos sobre isto...eu sou optima à distância. Já lá vão 12 anos de só nos vermos quase ao f-d-s...:(
    *Muffins mirtilos - Concordo contigo - já tiveste muffins melhores (pelo menos de aspecto). Não quer dizer que esse estejam feios, a questão é mesmo que já fizeste tantos que a fasquia está bem alta.
    *Eu também sou adepta de coisas que facilitem o trabalho na cozinha. Gosto de "tachos", mas também tenho de pensar em como isso se vai encaixar no dia a dia corrido!
    *Obviamente que vais conseguir equilibrar o estudo com a piscina... ou com a chuva já que as previsões não são nada animadoras :(
    Aproveita bastante...
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Adorei as tuas formas que podem ser reutilizadas ne?eu uso sempre as de papel...

    Então ainda andas a estudar hein?!pois eu para já estou de férias, mas como ainda não sei a nota de tudo e ainda posso ir a algum recurso são umas férias intermitentes lol

    Beijinhos e boa sorte com isso :)

    ResponderEliminar
  14. Joanaaa! Estou zaangada contigo por não teres partilhado um bagel para o lanche... Mas pronto, já passa.
    Fui aquele que falaste, sim. Gostei bastante :)

    Acho que o risotto é al pollo e não ai pollo!

    Resto de boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Os muffins tem tao bom aspecto!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/07/life-has-funny-way.html

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana!

    Os muffins ficaram fantásticos!

    ResponderEliminar
  17. Olha, não tinha ideia de que fazer Ratatouille era assim tão fácil!O risotto não ligo muita, já sabes! E os muffins ficaram mesmo bonitos (como sempre!) Porque é que na altura não concorreste ao Masterchef? Não era uma maratona de refeições, mas quase!;)

    Os autobronzeados tentei usar uma vez, mas detesto o cheiro... Agora de vez em quando uso cremes com uma percentagem de auto-bronzeador e assim o cheiro já é mais tolerável (e não ficamos com manchas!) Já ouvi dizer que a cenoura é boa para manter o bronzeado, bem como alimentos com betacarotenos, mas fico à espera de ler mais!

    Gostei das dicas que partilhaste e algumas já ponho em prática, como a de aquecer a água primeiro com a cafeteira. Costumo ter sempre os alhos já descascados, óregãos e salsa já cortadinhos e congelados, porque assim é mais rápido de usar.

    Ultimamente não consigo ver a imagem dos filmes que partilhas, não sei se é só no meu pc (as outras fotos vejo bem).

    Beijinhos, bom "f-d-s" e aproveita para dar umas braçadas (ups, ESTUDAR) muito! ;)

    Obrigada pelo apoio! :)

    ResponderEliminar
  18. Boa :D mal posso esperar por esse artigo sobre os auto bronzeadores :D Esse rissoto tem um aspecto óptimo! Não sei como nunca experimentei um!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. O risotto tem bom aspecto, só que não gosto de cogumelos :)
    Quanto a dares uma oportunidade aos figos, força, aconselho a comeres os figos pretos, que são os mais docinhos :P

    E os muffins, para variar são de crescer água na boca.
    Fico à espera do artigo sobre os bronzeadores, eu já sei uns quantos alimentos que ajudam no bronzeado, mas vou confirmar se estou certa com o teu artigo!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  20. Não sabia que fazer ratatoullie era assim fácil, confesso que nem sabia bem o que era:( Gostei das tuas dicas de poupança:)

    ResponderEliminar
  21. NUNCA FIZ UM RISOTTO, O TEU FICOU OPTIMO.
    ADOREI OS MUFFINS COM MIRTILOS FICAM UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Só fiz uma vez risotto e não ficou como um maravilhoso, tão bom, tão bom, que comi num restaurante italiano. Nunca mais experimentei :)

    Muito obrigada, querida, pelas tuas palavras :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  23. ai que saudades do blogggg!!! com o exame de sabado nao tenho mesmo tempo...sao muitas cadeiras num exame so...ai ate ja doi a barriga! cheguei a fazer os teus muffins de laranja, mas pra nao variar dei lhes um toque meu:D é mania mesmo...sei la sai me sem querer, e devo dizer que os teus muffins sao maravilhosos! ate me ri ao ver o teu post, ha poucos dias fiz ratatouille tambem:D amo mesmo! uma tia minha fazia e é uma forma maravilhosa de comer legumes, fiz num assado...assim que terminem os exames, este sabado e no proximo...em que vou sair do exame e ir directa po casamento do meu primo :D devo ir a chorar na certa...mas assim que passe esta fase...tenho imeeensas receitas para postar:D adorei o teu risotto, fiz um há um tempo pla primeira vez tambem, ja la tava no cantinho e adorei...mas nao me esqueci do parmesao...pra mim seria um pecado ihih porque sou louca por parmesao...pena nao fazer tao bem como courgette por exemplo:p bem ja escrevi imenso...isto sao as saudades de vos visitar a todas caramba!!! beijinho grande , bons cozinhados, e ate breve! ah, eu para o bronzeado nao faço de propósito mas como adoro cenouras, tomate, pessego, noto que quando como regularmente isso o sol pega mais facilmente, plo menos é o que me dizem logo:D ah e tambem tenho pimentos cortados congelados, cebolas, alho tudo ja picado ou cortado:p é engraçado como é que quem ama cozinhar arranja sempre formas de preservar as coisas boas:)

    ResponderEliminar
  24. Fora as receitas e as fotos que estão apetitosas, acho que era capaz de comer uma meia dúzia desses muffins (maldita tpm) estou ansiosa pelo post de amanhã porque sou muito branquinha, agora tenho as pernas todas ás riscas (literalmente) com as marcas dos vários calções e meias de btt, o rabo e os pés brancos, assim como em cima, uma diferença incrível entre os braços e o resto do corpo, mas o que gosto mais é das mãos brancas, culpa das luvas. enfim, sempre que tentei autobronzeadores fiquei toda manchada por isso amanhã vou estar muito atenta, ou depois de amanhã, já que tenho um jantar vínico e não sei se chego em condições de ler. Era um bom tema para ti, os melhores vinhos para as melhores comidas, gosto de vinho nos jantares românticos ;)

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto sempre de tudo neste blog.... :-)

    Beijinhos Joana!

    ResponderEliminar
  26. Olá Joaninha

    A esta hora já deves estar junto da família, é como voltara ao berço não é?

    Gostei das dicas que mencionaste, por vezes leio os dois blogs da Joana Roque, de quem sou admiradora, mas estas dicas ainda não tinha lido. No fundo com a minha falta de tempo acabo por instintivamente as seguir. Falta-me e há-de faltar sempre organização! - Nada a fazer!

    Voltei a gostar imenso do aspecto dos teus muffins!

    Espero que nestes dias consigas estudar e dar as ditas braçadas. Sinceramente penso que só são possíveis se tiveres equipamento de mergulho :-) Por aqui ainda não dá :-(

    Espero que tenhas uns bons dias com a tua familia, vou tentar conseguir o mesmo, como sabes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Não uso autobronzeadores [acho que nunca usei nenhum] mas fiquei curiosa para ler essa publicação :)

    ResponderEliminar
  28. O artigo sobre os auto bronzeadores vem mesmo a calhar! Eu que apanhei um escaldão na semana passada preciso mesmo de saber mais sobre esses assuntos, já agora também podias falar sobre os produtos de after sun..
    O risotto tem óptimo aspecto! :)
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  29. Os muffins estão cá com um aspeto,bjinhos

    ResponderEliminar
  30. Pensei que Ratatouille era tipo sopa... Adoro o filme, já agora.
    Também gosto da Joana Roque e posso até acrescentar o seguinte: Quando faço por exemplo carne estufada, moelas, bifanas, enfim, tudo o que leve molhos, às vezes sobra bastante molho já temperado e com a riqueza da carne e legumes. Guardo num franco de vidro no frigorífico e num dia que não tenha tanto tempo basta juntar carne e deixar estufar, aquela parte do refogado e apurar e tal já está feita e dura bastante tempo.
    Já agora, boa sorte para a piscina, pelo menos para amanhã a previsão não é animadora. Beijo

    ResponderEliminar
  31. Quando congelas o pimento assim numa saca ele não se cola todo? Como fazes para separar? Eu costumo por num tabuleiro uma saca rasgada para ficar tipo folha e não se colar, e depois pimento separado, mais uma saca,... Porque se congelar grandes quantidades assim não se cola, como já estão congelados em separado... Tens algum truque?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />