19 de julho de 2012

Dos Mocha Brownies saudáveis e do Festival Marés Vivas :D

Mocha Brownies saudáveis :D
Ontem eu e o P. tínhamos planeado passar o dia a passear no Porto e a visitar novamente os sítios onde nos apaixonámos :D No entanto, acabámos por achar mais sensato adiar o nosso plano para o fim-de-semana e passar o dia a descansar as pernas :D

Assim sendo, aproveitei a manhã para relaxar :D 

Pintei as unhas :)
Joguei Monopólio em cartas :D
Almoço: bacalhau cozido, couves e cenoura cozidas, batata cozida e clara de ovo cozida (não gosto de gema cozida!)
Como íamos passar bastantes horas no Festival Marés Vivas decidimos levar algumas coisas para comer, e pensei automaticamente em fazer muffins :) No entanto, enquanto folheava o meu livro 'Everyday Muffins & Bakes' deparei-me com uma receita mesmo apetitosa: Mocha Brownies :D


Como a receita original não é tão saudável decidi fazer algumas adaptações :)

Mocha Brownies (receita adaptada do livro 'Everyday Muffins & Bakes')

Ingredientes (para 16 brownies, a mim a receita deu para 20 brownies): 

* 55g de manteiga (não usei manteiga nenhuma);
* 115 de chocolate de leite (usei chocolate preto com 70% de cacau); 
* 175g de açúcar amarelo (usei 50g de açúcar mascavado); 
* Dois ovos; 
* Uma colher de sopa de café em pó; 
* Uma colher de sopa de água morna; 
* 85g de farinha de trigo; 
* Meia colher de chá de fermento para bolos; 
* 55g de nozes pecan em pedaços (usei nozes normais). 

Confecção: 

* Derreter o chocolate com a manteiga em lume baixo, mexendo de vez em quando (eu derreti só o chocolate); 

* Juntar o açúcar e os ovos numa tigela grande e bater com a batedeira até ficar um creme leve e espumoso; 

* Dissolver o café em pó na água morna; 

* Juntar o chocolate derretido e o café na mistura e bater bem; 

* Juntar a farinha, o fermento e as nozes e misturar bem; 

* Colocar a mistura numa forma quadrada com 20 centímetros de lado untada com manteiga (usei manteiga magra, era o que havia cá em casa); 

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 a 30 minutos; 

* Retirar do forno, deixar arrefecer, desenformar e cortar em quadrados. 

Chocolate que usei :)
Antes de ir ao forno :)
Já cortado em quadradinhos :D


A forma que eu usei tinha 25 centímetros de lado, e como também não coloquei tanto açúcar como era indicado os brownies ficaram bastante baixinhos. Mas ninguém se importou minimamente com isso, até porque os brownies ficaram verdadeiramente fantásticos :D




 


Não ficaram muito doces, tinham um sabor forte a chocolate, a camada de cima ficou crocante e tostada, as nozes no meio ficavam óptimas e o café fazia realmente a diferença! :D Estavam perfeitos! :D

Cada um dos brownies tem aproximadamente 77 calorias :) E estes brownies apresentam os benefícios do consumo do cacau (que já vos mostrei aqui), os benefícios do consumo do café (que já vos mostrei aqui) e os benefícios do consumo dos frutos secos (que já vos mostrei aqui) :) 

Podem ainda ver todos os temas que eu já explorei no índice que fiz aqui :)

Com esta receita de base ainda podem experimentar juntar outros ingredientes, como amêndoas, coco ou passas :)

Comi logo dois brownies ainda morninhos ao lanche e embrulhámos oito para comermos ao longo da noite. Também fizemos uma sandes para cada um (a minha de queijo fresco, alface e tomate e a do P. de frango, queijo e alfce) e levámos uma garrafa de água de litro e meio.

Como chegámos cedo ao festival não tivemos qualquer problema a estacionar, e ficámos a cerca de 15 minutos a pé do recinto. 

Histeria :D
No entanto, antes de entrarmos os polícias revistaram-nos a mochila e informaram-nos que não podíamos levar comida ou bebida para o recinto. Eu já fui a vários concertos e festivais, e foi a primeira vez que isto me aconteceu. 

Como tinha acabado de lanchar não estava com fome nenhuma, mas lá comi o meu pão com queijo fresco. O P. comeu o pão dele, e os polícias deitaram-nos os brownies e a água ao lixo. Mas que desperdício de brownies bons!

O meu jantar :)



Vista do recinto :D


Vai daí, ficámos amuados e decidimos não comer rigorosamente nada dentro do recinto. Demos uma volta pelo festival, aproveitámos para nos sentarmos um bocadinho e às 19.00h começou a primeira banda, os The Lazy Faithful. 

Pulseiras do Festival :D
 

Ganhei um telemóvel Dual Sim da Nokia! :D
Palco Moche :)
Quem é que se lembra destas sapatilhas? :D
The Lazy Faithful
O meu amigo B. costuma dizer que eu só gosto de músicas de gente revoltada, onde as bandas tocam muito bem e cantam mal. Embora eu não concorde com esta opinião, o facto é que eu gosto de música pesada, cheia de guitarra e de bateria e em que as pessoas gritam e saltam :D E The Lazy Faithful foi precisamente isto: pesado e intenso :) 

Vocalista de roupão :)

Seguiu-se a Indiana Blues Band, do André Indiana :) Eu também gostei bastante :D 





Pouco tempo depois começaram os concertos no palco principal. Quando começou o concerto dos The Sounds eu e o P. já estávamos bem cá à frente (na segunda ou terceira fila), e gostámos moderadamente. Eu já conhecia The Sounds e até gostava bastante, mas o concerto teve alguns problemas de som e não se ouvia bem a voz da vocalista (mesmo estando à frente). 





O concerto seguinte foi dos Wolfmother. Eu tinha as expectativas moderadamente elevadas para o concerto, e confesso que fiquei desapontada. Achei que ao vivo os Wolfmother não eram tão bons como em estúdio, e as músicas pareciam-me todas enormes e cansativas. 




A dada altura comecei a pensar que se calhar estava demasiado cansada para apreciar devidamente o concerto e decidimos ir mais para trás e descansar um pouco as pernas. No entanto, o concerto continuou a parecer-me pouco enérgico e aborrecido. 

Os meus pés no fim do concerto dos Wolfmother :)
Mas digo-vos: quando chegaram os Franz Ferdinand saltei tanto que quase levantei voo. O concerto foi simplesmente fantástico. Saltei, cantei, dancei e gritei tanto que hoje ainda não tenho voz :D Achei que o concerto foi fantástico :D 

Estávamos mais cá atrás, por isso havia imenso espaço para dançar :D
E via bastante bem na mesma :D
Chegámos a casa às 4 da manhã. Depois de dez horas sem comer lancei-me a uma tigela de iogurte com cereais e fui para a cama :D

Hoje acordei às 11.00h, sem sono rigorosamente nenhum e completamente revigorada :D Tomei o meu pequeno-almoço, tomei um bom banho, relaxei um bocado e fomos até casa da minha avó :D 

O almoço foi peixe assado na brasa :D Apesar de ser um método de confecção com as suas desvantagens, o facto é que eu adoro assados na brasa e já andava cheia de vontade de comer um belo peixinho no carvão :D

Acompanhei com arroz de brócolos, com salada de alface, tomate, pepino e cenoura e com um bocadinho de broa de milho :D


Primeiro prato: salada :D
Carne assada na brasa para os meninos :D
Peixe assado na brasa para as meninas :D
Broa de milho :D


Segundo prato: salada e brócolos com arroz (eram imensos brócolos!)
Terceiro prato: o arroz que sobrou quando comi os brócolos e peixe assado na brasa :D
Reparem como o arroz rende quando lhe acrescentamos legumes! Garanto-vos que entre o segundo e o terceiro prato só comi os brócolos e não comi arroz nenhum, e vejam a diferença entre as quantidades aparentes de arroz em ambos os pratos! :) 

Já em casa: recarregar energias :D
E daqui a nada vamos sair novamente, para outra noite de fome, sede, cansaço, pó, dores nas costas e cheiro a ganza muita diversão! :D 

Hoje estou em pulgas para ver Kaiser Chiefs, uma das minhas bandas preferidas :D Já os vi no Rock In Rio em 2008 e delirei :D

Até amanhã! :D

47 comentários:

  1. Deitaram-vos a agua fora? o máximo que podem fazer era tirar-vos a tampa, pelo menos é isso que costumam fazer embora eu tenha sempre tampinhas na bolsas por causa das campanhas de recolha e acabo por me safar... Mas quando fui à Madonna a minha cunhada tinha iogurtes e fruta, bebemos o iogurte logo à entrada e tivemos que comer a maça, ou pelo menos começar a comer logo na frente dos seguranças e depois deixaram-nos andar ainda a comer, mas o estúpido é que eu tinha uma caixa de belgas na bolsa e não me mandaram deitar fora, acho que depende dos seguranças...

    Diverte-te muito, beijinho

    ResponderEliminar
  2. Isso no lixo é um verdadeiro pecado!!! :P

    Divirtam-se e beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana :)

    excelente dia o teu! Realmente é muito parvo não deixar levar comida para o recinto. Não sei se aguentava tantas horas sem comer!

    disseste no teu post que confeccionar comida na brasa tem as suas desvantagens. quais são? é que eu adoro grelhados na brasa e desconheço por completo as desvantagens :s

    beijinhos e diverte-te

    ResponderEliminar
  4. Olá Jo! :)
    Bem, esses brownies... :-|~~~~ babaaa! Tenho mesmo de experimentar!

    Uma vez no sudoeste também não deixaram entrar ninguém com comida nem bebida... é mais para obrigar o pessoal a consumir lá dentro a preços exorbitantes, penso eu... E foi UM CRIME mandarem eses brownies para o lixo!!! Ao menos que os comessem (será que pensaram que eram algum tipo de space cakes? :p)

    Depois espero a review dos Gogol Bordello! ;)

    Beijocas e continuação de boas férias! (Falta só 1 dia para as minhassss!!!)

    ResponderEliminar
  5. Ai mulher, mochas com café e nozes... deviam estar mesmo perfeitos, super bons!

    ResponderEliminar
  6. Opaaa que desperdicio mesmoooo! Eu comia-os todinhos aha!
    Pois eu já fui a vários festivais e revistam sempre à procura de comida...é por isso que nunca levo e acabo por gastar balurdios e a comer só porcaria...Deste-me umas saudades do marés Vivas :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Eu que sou uma fã de brownies tenho de experimentar esta receita mais saudável. Parece-me muito bem! E até me deu pena terem que os deitar para o lixo.
    Eu adoro peixe ou carne assada na brasa.. Quais as desvantagens que falaste?
    Boa noite de festival!! Beijinho

    ResponderEliminar
  8. JOANA,
    SEU BLOG É SHOW, TODOS OS DIAS FAÇO UMA BELA VIAGEM AQUI
    NO SEU CANTINHO COM SUAS FOTOS, HEHEHE!
    UAU...QUE DELÍCIA DE BROWNIES, ARRASOU, ADOREI!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderEliminar
  9. Fogo, que chatice mesmo, deitar essas delicias ao lixo.
    Isso é que foi uma boa noitada, espero que hoje corra igualmente bem e que te divirtas muito :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana :)
    Quando eu li que os brownies tinha ido para o lixo até fiquei indignada...
    No Alive deixaram entrar com água e com comida (eram bolachas, mas na mesma...)!! Estão tão lindoss e perfeitos e com um aspecto tão bom e foram para o lixo... AIIII!! :P
    Mas ainda bem que te divertiste no festival, isso é que interessa...

    Eu nunca ouvi a expressão "calor de ananases" ahaha

    Eu tenho vindo a reparar que nós somos mesmo parecidas ehehe :P Até nascemos no mesmo mês. Não temos televisão no quarto e até a última pessoa com quem dormimos foi os nossos irmãos eheheh :P Muita coincidência :P

    Eu fiz uma coisa parecida com o Bungee Jumping (que não tem nada a ver). No bungee saltas presa pelos pés. No outro que fiz (que eu não sei como se chama), estás presa na cinta, tipo numa cadeira e tem uns elásticos que atiram para cima.. É engraçado...:P

    Se flashar é levantar a camisola e mostrar as maminhas nunca devo ter feito ahaha
    E casar.. Se queres que te diga, nem sei. Não gosto nada de casamentos. Não consigo perceber porquê. Não gosto de ir e nunca tive o sonho de me casar. Até posso mudar de ideias, mas neste momento não me casava.. Juntar-me com alguém tudo bem, mas tudo o que envolve a festa, acho um desperdício.. Não critico quem o faz, acho que deve ser uns dos dias mais felizes da vida de alguém, mas eu não me sinto muito capaz...

    Que comentário enormeeeee :P
    Beijinho, Joana :)*

    ResponderEliminar
  11. Joana,
    "post interessante :)"
    Agora a sério... enviei e-mail a comentar o post de ontem e o de hoje.
    Diverte-te muito miuda!!!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olha q sorte ganhares um telefone! Pena os brownies, mas olha, espero que te tenhas divertido!

    ResponderEliminar
  13. Já tenho saudades de ir a Gaia e ao Porto:)

    ResponderEliminar
  14. Não te deixaram levar a comida ?!!! Nem no rock in rio me proibiram de levar a comida. Isso é mesmo para toda a gente comer lá dentro, por isso acho muito bem que voces tenham amuado =)
    E cá para mim esses brownies maravilhosos foram mas é para a barriga dos policias =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. que aspeto maravilho que têm esses brownies. e saudáveis :) não acredito q não te deixaram entrar com a comida! no alive diziam que não se podia levar garrafas e eu entrei com comida e com água sem problema, se soubesse tinha levado mais coisas... absurdo!
    eu já vi kaiser chiefs ao vivo também, é espetacular :) beijinho e diverte-te ***

    ResponderEliminar
  16. Ahaha que gargalhada que dei ao ver aqui brownies:D ha dias tambem fiz:D onde tens a camara em minha casa? ok, os meus nao foram tao saudaveis, mas tambem nao segui a receita à risca e pus pouquinho açúcar...acho que ia adorar ter te como vizinha:p estavam com aspecto fantástico! os meus acho que os deixei uns 3minutos a mais no forno e nao ficaram tao humidos como queria...mas depois com uma bola de gelado de café, souberam bem:p um dia destes já os ponho lá, estive tanto tempo parada que agora tenho comidinha pra imensos posts:D sortudos voces:p deve ter sido altamente o concerto!beijinhos:)

    ResponderEliminar
  17. Joana
    que ferias maravilhosa
    e esses brownies?
    perfeitos
    vc falou q tem 77 calorias cada mas nao falou qtos renderam na receita :)
    aproveite suas ferias:)
    ador seu blog
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elen! :D

      Eu disse na parte dos ingredientes que a receita rendeu para 20 brownies! ;)

      Eu já tinha respondido à tua questão do exercício noutro post, mas aqui vai novamente: eu não faço exercício físico todos os dias :) Normalmente faço exercício físico três vezes por semana, mas depende muito das semanas (esta semana por exemplo com o Festival nem sequer consigo fazer exercício físico, de tão cansada que estou!) ;)

      Se tiveres mais alguma questão está à vontade :D

      Obrigada pelo elogio :D

      Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

      Eliminar
    2. Oi Joana :)
      nao vi a resposta na qual vc respondeu sobre exercicio fisico
      acho q escrevo tanto pra vc q ate eu me perco..risos
      obrigada por responder
      coloco opcao aki para receber a resposta no meu mail mas nao recebi
      adorei a receita do brownie vou fazer aki em casa e fazer seus muffins ( comprei ate a forminha e o papelzinho colorido para ficar bem bonitinho :) )
      o q vc acha do AGAVE?
      vi umas receitas na internet q usa AGAVE em muffins
      o q vc acha?
      acho mais saudavel q acucar
      agora vou ver se acho aqui no Canada..rs
      aqui acucar mascavo 'e uma enganacao..ai tb??
      essa acucar q vc usa 'e melhor q a normal?
      bjinhos e curta muito seus passeios :)
      bjinhos

      Eliminar
    3. Olá Elen!

      O Agave é mais saudável que o açúcar uma vez que contém mais nutrientes, mas é calórico na mesma ;)

      Aqui é relativamente fácil encontrar açúcar mascavado, bem como açúcar amarelo, e ambos são também mais ricos em nutrientes que o açúcar normal ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
    4. Oi Joana tudo bom?
      estou com uma duvida sobre acucar mascavo
      fui no mercado e achei o agave mas achei CARO..risos
      o acucar mascavo 'e o BROW SUGAR ou o amarelo? ou o raw sugar?
      aqui tem muitas opcoes
      TODAS essas opcoes so mostram no rotula ( no valor nutricional) o qto tempo de carboidratos e nao o valor de nutrientes.
      ai em Portugal aparece no rotulo os nutrientes?
      bjinhos :)
      ps> peguei uma receita agora de muffin de granola.vc ja fez? se quiser a receita so me pedir :)

      Eliminar
  18. Os policias devem ter ficado com os brownies para eles :)... So para obrigar as pessoas a consumir la dentro por acaso e indecente! Beijo e torna a divertir-te hoje! Beijo

    ResponderEliminar
  19. ei!
    esse festival parece ter sido bem legal!! apesar de achar um absurdo nao deixar levar comida!!! bebida tudo bem de proibir, mas comida nao tinha porque...
    bjos e otimo fds!

    ResponderEliminar
  20. Os brownies ficaram com um aspecto tão delicioso e foram para o lixo:(
    Acho uma parvoice as pessoas não poderem levar comida.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ai pah que esse bolo tem um aspecto...
    E estou a ver que foi um dia muito bem passado!!

    ResponderEliminar
  22. Ola Joana :)

    Que maldade deitar os brownies fora :). Ontem mesmo estava a comentar com o Dário que a muito que não faço brownies. A receita que usaste (sem manteiga) ficou boa, e já economiza na gordura. Eu sempre ponho muito menos açúcar do que a receita pede porque não gosto de coisas muito doces.


    Gosto muito de grelhados na brasa. Em moçambique só se come assim. Raras vezes usa-se grelhador eléctrico. Na casa da minha mãe nem tem.

    Aproveite as férias e os festivais.

    Bjo :)

    ResponderEliminar
  23. Tb tenho ido ao MV.. Ansiosa por Billy Idol :)

    ResponderEliminar
  24. ADORO BROWNIES E ACHEI OS TEUS UMA MARAVILHA, AS CARNES SÃO UMA EXCELENTE REFEIÇÃO PARA O VERÃO SEMPRE COM UMA SALADA....
    BOM FIM DE SEMANA
    BJ

    ResponderEliminar
  25. Era dos festivais que eu mais queria ver!

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana!! gosto muito de vir ao teu blog, mas há um problema, é que tem tudo tão bom aspecto, que só dá vontade de comer e experimentar :) :) e não pode ser....
    esses brownies parecem maravilhosos!!
    quando viesses a Guimarães passear, temos todo o gosto que venhas tomar um cafezinho connosco :)

    ResponderEliminar
  27. Huuum, com 77 calorias e nada de manteiga eu era bem capaz de comer esses brownies!
    Quando vou a festivais de verão, como sempre muito bem antes de ir para aguentar tantas horas no recinto, mas levo sempre barras de cereais porque os policias raramente me mexem dentro da mala, espreitam só e como não veem as barras, deixam-me passar. Foi mesmo mau terem de deitar comida fora :/

    Eu adoro peixe assado na brasa, é dos meus almoços de verão preferidos!

    Quanto ao teu comentário no meu blog sobre os hidratos, eu sei que tenho de passar a comê-los com mais frequência e é isso que vou fazer. Eu quando falo em hidratos digo os hidratos complexos, como massa, pão, arroz, batata... vou fazer a esperiência! :) Mas só integrais, claro :)

    Beijinhos e diverte-te no Marés :) *

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana.
    Parabéns pelo teu blog. Todos os dias o venho ler pois a tua vida é uma verdadeira fonte de inspiração, que demonstra perfeitamente que devemos lutar por tudo o que nos faz feliz e pela concretização de todas as nossas aspirações.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marlene!

      Ainda não tinha tido oportunidade para te agradecer pelo teu comentário tão simpático, mas aqui vai o meu muito obrigada pelas tuas palavras :D

      Espero que continues a gostar de ler o meu blog :D

      Muitos beijinhos :D

      Eliminar
  29. Joana,
    Reparo nas tuas fotos que consegues manter as unhas impecáveis durante toda a semana. Como é que fazes para isso acontecer? Comigo, passados dois ou três dias, já as tenho lascadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :D

      Desculpa a demora na resposta, e espero que a vejas :)

      Comigo depende muito dos vernizes: com os da Sephora, por exemplo, isso tende mais a acontecer. Os da KIKO por acaso chegam a aguentar uma semana nas minhas unhas :)

      Eu passo a base, passo duas camadas bem grossinhas de verniz e passo transparente. Depois deixo secar muito bem :) Durante a semana tenho algum cuidado, e sempre que lasca um bocadinho passo um bocado de verniz por cima.

      E pronto, é isso :) Espero ter ajudado :)

      Se tiveres mais alguma dúvida está à vontade :D

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. São umas boas dicas. :) Vou colocá-las em prática.
      Muito obrigada.
      Beijinhos e parabéns ao teu irmão.

      Eliminar
  30. Joana,
    Uma descrição com muitos pormenores.
    Uma vida linda!
    Beijinho e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  31. Gosto imenso do verniz da Kiko, também o uso de vez em quando :)

    - Eu percebo que seja um diário mas confesso que prefiro que os bloggers façam mais posts em vez de misturar temas mas claro que isso é só a minha opinião e o teu blogue não é pior ou melhor [também na minha opinião] por isso! É só a minha forma de organização :)

    ResponderEliminar
  32. aiii adorava ter ido.. este ano pareço uma toto..quero ir a tudo...
    E não vou a nada =(
    lololol mas é assim mesmo... Diverte-te!!! =D

    Beijinho****

    ResponderEliminar
  33. Que tristeza jogarem comida e água fora!!! Bem, desta vez já foste com calçado adequado!! ;)
    Bom festival
    Bjocas Ana

    ResponderEliminar
  34. oi joaninha:) achei a ideia espectacular! so nao garanto que possa sempre cumprir, porque apesar da alegria que demonstro e que sinto quando aqui estou...a minha vida está no meio de uma avalanche..nada de emprego, entre outros que vêm bastante sérios...ou seja, nem sempre terei ingredientes para o desafio... o que me vale sao as imensas receitas que ainda nao postei, para dar vida ao blog nesta fase:)durante as semanas de exames fiz imensas coisas, ainda nao sabia dos problemas que surgiram... mas amei a ideia e sempre que possa adorarei fazer:) porque de facto eu ate ja virei a minha webcam para baixo com medo que me vejas ehehe acho super engraçado que nos lembremos do mesmo mas de maneiras super diferentes:) beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  35. Tenho que experimentar esses brownies, têm óptimo aspecto!! :)
    Eu acabei por não ir a nenhum festival... vou guardar-me para a Azurara Beach Party! :)
    Um bom fim-de-semana! ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  36. olá querida, experimentei a tua receita e ficou fantástica :)
    Eu uso 2 vezes ao dia creme reafirmante e mato-me na máquina dos abdutores e adutores e ainda faço agachamentos, mas o interior das coxas teima em permanecer flácido, ehehehe
    Já não sei o que fazer...pode ser que com o tempo a coisa melhore.
    Que pena teres deitado a comidinha e a água ao lixo, mas ainda bem que gostaste dos concertos e te divertiste. Bjts e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  37. lembrei-me de vir aqui perguntar porque é que não 'gostas' de assados na brasa? beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />