16 de julho de 2012

A foto-reportagem do meu fim-de-semana :D

Sábado

Scones para o lanche :D
Eu já vos tinha mostrado os meus scones aqui (versão habitual) e aqui (versão com sultanas e nozes). No Sábado fiz novamente a versão com sultanas e nozes, mas acrescentei coco :D

Scones de sultanas e nozes com coco

Ingredientes (para cinco scones grandes ou oito médios):

* 200g de farinha de trigo;  
* 50g de farinha integral; 
* Meia colher de chá de sal;
* Uma colher de chá de fermento em pó (bem cheia);
* Duas colheres de sopa de açúcar;
* 15 g de manteiga magra;
* Meia chávena de leite;
* Um ovo; 
* Uma metade de noz partida aos pedacinhos; 
* Sete sultanas; 
* Uma colher de chá de coco.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 200º;

* Numa tigela misturar as farinhas com o sal, o fermento e o açúcar; 

* Derreter a manteiga magra com o leite no microondas;

* Abrir uma cavidade no meio da farinha, deitar a manteiga derretida com o leite e juntar o ovo;

* Juntar as sultanas e as nozes em pedacinhos;

* Mexer com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados (esta massa fica muito difícil de trabalhar porque fica bastante espessa. Quando isso acontecer, não desanimem!);


* Fazer montinhos com a ajuda de uma colher e colocar num tabuleiro do forno polvilhado com farinha; 


* Polvilhar os scones com o coco ralado;

* Levar ao forno durante 15 a 25 minutos.

Como o P. não gosta de sultanas eu só coloquei sultanas num dos scones, que comi ainda quentinho :D Estava mesmo bom :D De facto, os meus scones são mesmo os melhores scones do mundo (na minha opinião claro) :D 



O meu scone :D


Céééééééééu!


Depois do lanche fomos fazer uma caminhada de duas horas no Parque das Nações :D


Sapatos muito apropriados para fazer caminhadas (ou não!)

Os pés da Joana na Fnac do Vasco da Gama :D

Corre como uma menina lembrei-me de ti :D

X. e P. (sim, eu sou a X., um dia falo-vos disso!) :D

Os pés da Joana a caminho de casa finalmente

Os pés da Joana a verem um documentário muito giro no Odisseia em casa da família do P. :D

Era sobre a tentativa de desenvolvimento do ecoturismo no Gabão :D
O jantar foi esparguete à bolonhesa com salada de alface e cebola :) Depois do jantar ficámos na conversa até tarde e quando voltámos para casa vimos o 'One Day', um filme que me tinha sido recomendado pela AngieM.

Imagem retirada daqui
Eu gosto bastante da Anne Hathaway como actriz, provavelmente porque o 'The Princess Diaries' é um dos meus filmes preferidos de sempre :D 

Adoro :D
Eu achei que o filme era muito giro. O problema é que a dez minutos do fim o filme deixa de ser giro para ser tremendamente deprimente. 

Resultado
Domingo

Durante a manhã arrumei e limpei a casa e tratei dos meus cuidados de beleza: pus máscara no cabelo, fiz a exfoliação, fiz a depilação e coloquei creme hidratante :D

Como íamos passar grande parte do dia fora decidimos dobrar as quantidades do almoço e guardar o resto para o jantar :) Optámos por fazer rolo de carne recheado com queijo e cogumelos :D 

Rolo de carne recheado com queijo e cogumelos acompanhado com batatas assadas

Ingredientes (para quatro pessoas): 

* 500g de peito de peru picado; 
* Duas fatias de queijo flamengo; 
* Uma lata de cogumelos; 
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Salsa picada, orégãos, pimentão-doce, paprika, piri piri e uma pitada de sal; 
* Quatro batatas; 
* Molho de tomate; 
* Vinho branco; 
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Juntar o peito de frango picado com a cebola picada, o alho picado, a salsa picada, os orégãos, o pimentão-doce, a paprika, o piri piri e a pitada de sal; 

* Misturar bem;

* Colocar uma folha de alumínio em cima da bancada da cozinha e cobrir com a carne, moldando com a forma de um rectângulo;

* Numa frigideira anti-aderente saltear os cogumelos laminados com alho picado e reservar.

* Cobrir a carne com duas fatias de queijo e com os cogumelos; 



* Enrolar o rolo com o auxílio do papel de alumínio; 


* Colocar num tabuleiro de ir ao forno meio copo de
água, meio copo de vinho branco, quatro colheres de sopa de polpa de tomate e um fio de azeite; 

* Dispor as batatas cortadas em cubos médios; 


* Colocar o rolo de carne no tabuleiro e regar com um fiozinho pequeno de azeite;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 minutos, abrindo de vez em quando o forno para regar o rolo com o molho.

Prontinho :D



Acompanhei com grelos cozidos :D



Estava verdadeiramente fantástico :D
Pés da Joana a caminho de Sintra :D

Desta vez com calçado apropriado para caminhadas (mais ou menos, vá!)
Quando chegámos a Sintra descobrimos que estava a decorrer a Feira Medieval :D Nem imaginam como fiquei histérica entusiasmada, até porque nunca tinha visitado uma Feira Medieval :D

Dança típica medieval :D







Fornos a lenha onde se fazia pão com chouriço :D
Os pés da Joana na Feira Medieval em Sintra :D



Estava imensa gente :D


A Ginja d'Óbidos, sempre omnipresente!

Mini pães-de-ló :)



Doce conventual sem açúcar :)







O P. adora estas coisas, mas eu fico com vontade de deixar de comer carne!



Queijinho já é mais a minha onda :D

Cerveja Afrodisíaca! (não sei se funcionava, não experimentámos!)

Mas experimentámos o Hipocrasso :D

O hipocrasso é feito com vinho tinto, mel e canela :)

Caldeirão pequeno de Hipocrasso :D Era bom :D



Especiarias :)

Míudos a lutar :) Foi o da esquerda que ganhou :)
 



Pão com chouriço no forno a lenha :D Dividi com o P. e estava F-E-N-O-M-E-N-A-L :D

Adeus Feira Medieval! :)

Sintra :D


Castelinho lindo :D
Caminho pedestre para o Castelo dos Mouros :)

Altura em que me arrependi de ter levado as minhas All Star novas!




O Castelo estava em obras :)


Os pés da Joana no caminho de volta do Castelo dos Mouros :)
Como saímos de Sintra às 17.00h decidimos dar uma voltinha pelos miradouros de Lisboa :D 
Os pés da Joana perdidos pelas ruas de Lisboa :)

Miradouro da Graça :D





Miradouro das Portas do Sol :D



Os pés da Joana num momento de merecido descanso :D
Hoje vou ter um dia ainda mais preenchido :D E comecei-o da melhor forma: com umas panquecas fantásticas :D

Amanhã conto-vos tudo! :D 

Até amanhã! :D

45 comentários:

  1. Que fim de semana preenchido ;-P
    Os teus scones tem um aspecto maravilhoso. Adoro os simples! Fiquei com a sugestão do filme;-P...

    Beijoca Joaninha e tem um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Ai eu adoro as feiras medievais e todos os produtos artesanais que se encontram associados :)

    Também gostava de ir a Sintra, por acaso nunca lá fui...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Grande fim-de-semana :) Eu agoro feiras medievais e todo o tipo de feiras, na verdade. Mas nas medievais normalmente perco-me nas fogaças! Há um senhor que é o "Rei da fogaça" que vai a todas, e é divinal :)

    Beijinho e bom dia

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana :)
    O que causa o aumento de massa gorda?

    No outro dia, pesei-me naquelas balanças do shopping e deu-me 31%, valor que me assustou bastante pq da ultima vez que vi a minha massa gorda (Em maio),estava com 19% e o meu peso não subiu, emagreci 2kg. Se for mesmo perda de músculo, achas que é possível aumentar tanto?
    P.S: A minha altura, ainda deu 2 cm a mais.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Depois de ler o teu comentário a primeira coisa que me ocorreu foi: não é possível! ;)

      As duas pesagens foram na mesma balança? Porque no espaço de dois meses parece-me altamente improvável que a massa gorda aumente tanto, mesmo que tivesses engordado (o que não foi o caso) ;)

      Por isso das duas uma: ou foi a primeira medição que estava errada ou foi a segunda ;)

      Aconselho-te a que experimentes numa balança mais credível. Normalmente as balanças mais credíveis são aquelas em que te pesas descalça, uma vez que é enviada uma espécie de corrente eléctrica pelo corpo que determina as diferentes densidades. Eu tenho uma dessas balanças na nutricionista e também comprei uma, mas confesso que não sei se as da farmácia ou as do shopping são assim ;)

      Espero ter ajudado, e se tiveres mais alguma dúvida está à vontade! :D

      Beijinhos! :D

      Eliminar
    2. A que deu 19% foi numa de nutricionista :)
      Eu também estou a pensar em comprar uma dessas, mas não sei se me vai dar o resultado certo xD

      Eliminar
    3. Então eu confiava na balança da nutricionista, sem dúvida ;)

      Beijinhos! :D

      Eliminar
    4. Aconselhas a comprar uma que dê para ver a massa gorda?
      Tenho um pouco de receio que seja um desperdício de dinheiro, pois não sei se os resultados serão correctos.

      Eliminar
    5. Peço-te imensa desculpa pela enorme demora na resposta! Mas com o Festival tenho andado sempre a correr de um lado para o outro e confesso que estava esquecida ;)

      Eu só comprei uma balança que media a massa gorda mesmo porque encontrei uma promoção e trouxe uma para casa por 16 euros. Sinceramente acho que não vale a pena fazer um grande investimento, principalmente se seguires uma alimentação saudável e se fizeres exercício físico ;)

      Beijinhos! :)

      Eliminar
  5. Ola!
    pelo visto teve um fim de semana muito bom!!!
    Aproveitou e passeou bastante!!! isso é ótimo!
    Esse bolo de carne me deu agua na boca!!!!
    bjos e otima semana!

    ResponderEliminar
  6. Ando cheia de vontade de provar esses scones. Vou fazê-los ainda esta semana (se não for hoje). Tens muito jeito para partilhar receitas. Eu faço sempre coisas diferentes mas não tenho jeito para partilhar. Tenho sempre impressão que as pessoas não vão entender o que eu estou a dizer...LOL.


    Essa feira...dá mesmo vontade de visitar. Adoro pão com chouriço feito em forno de lenha.


    Bjo, boa semana

    ResponderEliminar
  7. Adoro sintra e por acaso nunca fui a essa feira medieval, vou sempre é à de Óbidos e à de Aljubarrota, mas a de Óbidos é sem dúvida a melhor de todas! xD

    ResponderEliminar
  8. o rolo de carne tem um aspeto otimo!!!

    e os docinhos de sintra tambem... :| hehe

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que Passeio maravilhoso! Em Sintra aconselho (principalmente para quem tem miúdos) o teatro de rua "Alice no pais das maravilhas", uma inicitiva da Fundação CulturSintra, que decorre nos jardins da Quinta da Regaleira até ao final de setembro. Imperdível!

    ResponderEliminar
  10. Tenho de experimentar a tua receita de scones, lá que têm bom aspecto têm por isso também devem ser deliciosos!
    Também vi o "One Day" e não gostei nada do fim! Fartei-me de chorar.
    Sintra é das minhas cidades preferidas, é tudo tão lindo. Se gostaste da feira medieval tens de ir à feira medieval de Santa Maria da Feira. Eu nunca fui, vou este ano pela primeira vez, dizem que é mesmo muito giro!
    Boa semana Joana. Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Adoro conduzir mas confesso que de vez em quando sabe bem ir de pendura e descansar os pezinhos. Os pezinhos e a atenção e concentração necessária para conduzir.

    E tanto que falas nos pés, fazes-nos recordar o quão importantes são os nosso pés, o que eles nos permitem e que são muitas vezes esquecidos e desvalorizados comparados com outras partes do corpo

    ResponderEliminar
  12. Que belos passeios (mesmo com os sapatinhos de princesa, ehehe). Apesar de ainda não ter tido o prazer de conhecer, posso recomendar-te, na próxima vez que fores para os lados de Sintra, a visitares a Quinta da Regaleira (com guia). "Diz que" é fabulosa!
    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro esses dias medievais!! Aqui em baixo também há alguns agora no verão!! As tuas fotos com os pés são mesmo giras ;)
    Bjocas e boa semana
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Adoro feiras medievais, a de Santa Maria da Feira é muito boa, todos os anos lá vou comer uma sandes de porco preto,humm maravilha :)

    ResponderEliminar
  15. Isso é que foi passear hein, os teus pézinhos estão em todo o lado :D

    Os scones têm um aspecto divinal, super fofinhos por dentro. E eu adoro côco! :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  16. Aw, obrigada por te lembrares de mim! ;) Já estive com esse livro na mão (se calhar MESMO ESSE!) várias vezes, mas como este ano tomei aquela decisão de não comprar livros e requisitá-los antes na biblio, ainda não comprei. Tenho um amigo que o comprou na feira do livro e estou à espera que acabe de o ler para me emprestar.
    Agora já viste por onde costumo correr com frequência, embora mais para norte (aí há sempre muita gente...)

    E agora estou cheia de inveja porque estiveste numa feira medieval!! Eu ADORO feiras medievais, porque já fui uma dama da Idade Média, como disse quando fui ao Castelo dos Mouros! ;p Sintra é mesmo linda.

    Belo fim-de-semana! ;)

    Beijos e um bom dia!

    ResponderEliminar
  17. AHHHHHHHH! ADOREI A MANHÃ, ADOREI, ADOREI ADOREI!

    ResponderEliminar
  18. Olá Joaninha

    Assim sim! Boa vida e boa comida! Bem mereces!

    O teu rolo de carne está muito parecidos com os meus. É presença obrigatória quando há familia/amigos em casa. Todos adoram! è das poucas coisas que costumam resultar :-(

    quando vi que tu eras a X, lembrei-me de uma coisa que tinha esquecido há muito : eu na faculdade era a M' ( linguagem matemática aplicada ao meu nome...)



    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Estiveste muito perto de mim. Eu estive hospededa estes dias no hostel mesmo no miradouro da graça :)

    ResponderEliminar
  20. Oi oi minha querida!
    Mas que bom esse fim de semana :)
    A começar em beleza com esses scones com belissimo aspecto e uma caminhada que é sempre tão agradavel :)
    O filme, eheh obrigada por me indicares no teu post, que orgulho :)) Ainda bem que gostaste, eu achei o mesmo, muito bonita a historia e chega ao fim, é de chorar mesmo :(
    Fazes muito bem em mimar-te assim, eu tambem gosto e é sempre termos esses tempinhos só para nos :)
    Esse rolo de carne, vou experimentar mesmo, que aspecto, devia estar mesmo muito bom, até fiquei com agua na boca :D
    Se gostas de feira medieval, tens de visitar a Santa Maria da Feira, é a verdadeira, maravilhosa mesmo. Não perco um ano, é impossível não ir :)
    Fotos tão bonitas que tiraste, eu adorava visitar Sintra, e já esteve mais longe :)
    Beijinho e boa semana :)))

    ResponderEliminar
  21. Olá minha Joaninha:) tambem estava com imensas saudades mesmo:) ainda nao postei as fotos dos teus muffins de laranja mas mi aguarda:p tambem nos acho parecidas;) é engraçado, mas acho que tambem deve ser de amarmos cozinhar, é um amor que une pessoas, a meu ver:) EU PLO MENOS AMO COZINHAR PARA OS OUTROS E VE_LOS TIRAR PRAZER DISSO:)(está em letra grande porque o meu querido teclado de vez em quando ganha vida vida própria:D) bem este teu post está mesmo divertido:)aqui em santa maria da feira está a chegar a nossa medieval tambem ehehe:) AMOOOO feiras medievais:) adoro mesmo!:)e a daqui tem um cheirinho especial pra mim...na altura conto porquê:)amei ver os teus pézinhos ehehe tenho de ver esse filme;)ai o teu assado...MULHER deixou me a salivar! delicioso! e aquele esparregado...hmmmm:) ai que saudades que tinha mesmo de ca vir, de vos ver a todas! ja sao mesmo amigas pra mim:p ok pode parecer exagero...mas talvez seja uma caracteristica minha, afeiçoar-me rápido:D beijinhos um dia fazemos um encontro, talvez um piquenique, hum? :)

    ResponderEliminar
  22. aaahh voltei ...nao gostas de gelatina? isso é um crime:D mas se todos tivessemos os mesmos gostos era chato, assim ha diversao :p beijinhos

    ResponderEliminar
  23. ehehehhe Só coisas boas =D ...
    Eheheh fazes parecer que o dia é sempre bom =)
    Tenho que te tomar como exemplo XD ehehehhe

    Beijniho*****

    ResponderEliminar
  24. Mas que imagens boas, deve ter sido fantástico. Um dia destes faço esses teus scones!

    ResponderEliminar
  25. Opaaaa acreditas que eu era fã do Diário da Princesa? Tenho uns 4 ou 5 livros e só parei de ler porque já era crescidinha e gozavam comigo =P=P
    Que óptimo fim de semana:D:D Tem uma boaaaa semaninha!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  26. JOANA,
    ESSE SEU FINAL DE SEMANA FOI MUITO PROVEITOSO, ADOREI AS
    RECEITAS E AS TODAS AS FOTOS DO TEU PASSEIO, OBRIGADA POR
    COMPARTILHAR!

    BEIJINHOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  27. Olá Joaninha :D
    Eu A-D-O-R-O as tuas fotoreportagens, para além de saber o que andaste a fazer consigo visitar os sitios por onde andaste ao mesmo tempo ! Obrigada :D

    Adorei o rolo de carne, devia estar delicioso :)

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana!:)
    Como sempre aqui mostras belos petiscos que me deixam sempre com água na boca!
    Que belo é o Verão, e os passeios… Não é verdade?:)
    Eu adoro Sintra, e essa magia que a percorre, as belas casas e quintas históricas…
    Então, não me digas o que o P. também tem um blog (por seres a X.)? :P
    Beijinhoooo

    ResponderEliminar
  29. Ai Joaninha, os teus pratos têm sempre um aspecto...nham nham

    Só queria ter coragem para usar umas sapatilhas dessa cor, são tão lindas, mas na hora de comprar, olho sempre para os básicos!

    Outra coisa, um pormenor que reparei na ultima foto das tuas meias rosa... Aquilo ao lado é um estetoscópio cor-de-rosa? Que fofo...

    Beijinho (ah e também adoro feiras medievais)

    ResponderEliminar
  30. Olá Joana :)
    Antes de mais esses scones têm um aspecto do paraíso...
    Aqui perto, em Santa Maria da Feira também existe uma feira medieval muito conhecida. Costuma acontecer em Agosto. Eu adoro aquilo, acho lindo toda o conceito de reviver o passado. (daí eu adorar história)

    Afinal esteve calor (algum vento) por Lisboa no sábado. E no domingo.. Ainda bem.
    Realmente, diverti-me muito. Acho que é como tu quando foste ao Rock in Rio. Nem há palavras para explicar.

    Beijinho e Boa semana :)*

    ResponderEliminar
  31. Joaninha linda adoro scones sabias ??? Esses teus pezinhos fartam-se de passear :))

    ResponderEliminar
  32. Que rico fim-de-semana.. cheio de diversão e comidinha da boa :D

    ResponderEliminar
  33. Possa rapariga! Tu és fenomenal.... como consegues ter genica para isso e muito mais?

    Tu és mesmo uma inspiração para mim. Devido a essa tua maneira de viver a vida, fez com que eu olhasse para a minha de maneira diferente. e também eu quero sentir-me assim viva como tu.

    Obrigada minha querida. Não tenho palavras para agradecer o quanto fazes por mim

    Beijinho

    ResponderEliminar
  34. Mas que belo fim de semana! Eu adoro feiras medievais!! Dá-me um certo fascínio!!


    O festival está já aaíííí!!Tá quaaaaasseeeee!!



    Beijinhos querida :D

    ResponderEliminar
  35. esse rolo de carne ficou uma coisaaaaaaaaaaa Joana !! :p
    SÓ PASSEAR SÓ PASSEAR ! É ISSO MESMO :P
    para a semana também vou visitar sintra ! :P

    beijinho grande no pezinho de princesa :P

    ResponderEliminar
  36. Tô sem folego só de ver o teu fim de semana, parabéns pela genica.

    ResponderEliminar
  37. Estava aqui sem saber o que fazer de almoço amanhã já arranjei uma boa ideia o teu rolo de carne:)
    Obrigada pela ideia.
    Grande fim de semana:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. O que mais gostei foi da foto de vocês os dois.

    ResponderEliminar
  39. Adoro as foto reportagens...e que saudades de Sintra...costumava ir todos os anos, quando festejava aniversário do namoro... tenho que ir este ano|

    ResponderEliminar
  40. Olá querida :) adoro Sintra e adorei a tua foto-reportagem. Tens que vir conhecer a Viagem Medieval em Santa Maria da Feira, decorre de 2 a 12 Agosto e tenho a certeza que vais adorar. Um dia deste faço um post sobre o assunto :)
    Bjts

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />