3 de julho de 2012

O início da saga do mirtilo: os bagels de mirtilo e o sumo de mirtilo :D

Ontem passei quase todo o dia a dormir! 

Acordei às 9.30h. Para o pequeno-almoço comi um iogurte de maçã e canela da Adagio ao qual acrescentei duas metades de noz picadas e canela em pó. 

Pequeno-almoço :)
Depois do banho fiquei cheia de sono outra vez. Fui novamente para a cama, adormeci e só acordei às 12.30h (ups) :) 

Para o almoço optámos por aquecer a carne à bolonhesa que sobrou da festa de aniversário do M. Acompanhei com arroz branco, azeitonas verdes às rodelas, cenoura ralada e meio tomate aos gomos :) 

Durante a tarde vimos dois episódios de Dragonball, passámos pela padaria e pela farmácia e fomos ao Dolce Vita Tejo comprar roupa para o P. e lingerie para mim :D Quando voltámos fiz o meu plano de musculação de Segunda-feira, tomei um bom banho e voltei a adormecer no sofá! Ainda dormi durante cerca de uma hora, e teria dormido mais se não fosse hora do jantar! :)

Para o jantar o P. aqueceu a restante carne à bolonhesa e fez fettucine :) Acompanhei com brócolos cozidos e com meio tomate cortado aos gomos, e para sobremesa comi duas ameixas biológicas que a mãe do P. mandou :D

Jantar :)
Ameixas da mãe do P. :)
Depois do jantar decidi fazer bagels de mirtilo :D Eu já tinha pensado em fazer bagels na semana passada, depois da Lu ter sugerido gastar dessa forma as framboesas que tinha cá em casa. Entretanto acabei por gastar as framboesas entre o bolo de suspiro e mousse de chocolate e os muffins de cacau e baunilha com framboesas, mas guardei a ideia :) Há uns dias a Luciana também fez uns bagels mesmo apetitosos, por isso mal olhei para a caixa dos mirtilos ocorreu-me logo fazer bagels de mirtilo :D 

Usei a receita em que a Luciana se baseou, mas fiz umas contas muito estranhas e a receita acabou por ficar um pouco diferente :)

A receita em que a Luciana se baseou (imagem retirada daqui)
Bagels de mirtilo (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para quatro bagels):

* 125g de farinha de trigo
* 125g de farinha de trigo integral;
* 10g de fermento de padeiro; 
* 117g de água;
* 3g de sal (que eu não coloquei);
* 10g de açúcar branco;
* Uma colher de chá de azeite;
* Sementes de sésamo;
* Mirtilos. 

Confecção:
 
* Dissolver o fermento de padeiro em 34g de água; 

* Misturar com 60g de farinha e amassar até ficar firme; 

* Formar uma bola e deixar repousar coberto com um pano durante 2horas; 

Antes :)
Depois
Aqui eu comecei a ter medo que alguma coisa estivesse a correr seriamente mal, uma vez que a massa não cresceu quase nada durante as duas horas. No entanto, optei por continuar a seguir os passos da receita :)

* Adicionar a restante farinha, a água, o sal, o açúcar e o azeite e bater bem até formar uma massa elástica; 

* Deixar descansar durante 20minutos; 

Vinte minutos depois :)
Neste ponto a massa começou a crescer bastante, por isso eu optei por deixar a massa a descansar durante o dobro do tempo (40 minutos).  

Quarenta minutos depois :D
* Dividir a massa em quatro pedaços e espalmar cada pedaço até formar um cilindro;

* Juntar as pontas de cada cilindro e apertar bem; 

* Colocar os mirtilos no topo de cada bagel e pressionar bem; 

Bagel de mirtilo :D

* Colocar os bagels numa panela com água a ferver temperada com sal; 

* Baixar o lume e deixar cozinhar durante 30 segundos;

* Virar e deixar cozinhar do outro lado durante 30 segundos; 

* Retirar, escorrer e acrescentar as sementes de sésamo a gosto; 

Coloquei sementes de sésamo em baixo :)



* Levar ao forno pré-aquecido a 240º durante 25 minutos ou até os bagels ficarem dourados.

Resultado :D






Bagels de mirtilo com sementes de sésamo :D



O interior :D

Bagel do P. com queijo :)

No meu bagel usei compota de mirtilo sem açúcar :D

Bagel da Joana :D



Ceia da Joana (enquanto via um episódio de Dragonball) :D
O bagel que comi estava sensacional :D Estava crocante por cima e os mirtilos davam-lhe um toque verdadeiramente fantástico :D Foi sem dúvida uma das minhas melhores experiências culinárias dos últimos tempos, porque os bagels ficaram deliciosos :D 

Enquanto os bagels estavam no forno (e depois do sucesso que a receita do sumo de manga e de morango fez cá em casa) decidi fazer sumo de mirtilo para acompanhar os bagels :D 

A receita :) (e o verniz da semana da minha mãe) :D
Sumo de mirtilo (receita adaptada do livro 'Mirtilo à Mesa') 

Ingredientes: 

* 62g de mirtilos lavados; 
* 500ml de água; 
* Uma folha de hortelã (não coloquei); 
* Uma pitada de canela (coloquei um pau de canela); 
* 20g de açúcar (não usei). 

Confecção: 

* Juntar todos os ingredientes (menos o pau de canela) e levar ao liquidificador até ficar com a consistência desejada (eu usei a varinha mágica); 

* Refrigerar. 

Sumo de mirtilos :D
Ficou com uma cor linda :D


Eu não juntei açúcar nenhum porque os mirtilos que trouxemos da Feira do Mirtilo eram bem docinhos. No entanto, se usarem mirtilos comprados no supermercado aconselho vivamente a que coloquem um pouco de açúcar (podem optar por reduzir a quantidade de açúcar para metade, por exemplo). Nesse caso, penso que será melhor utilizarem o açúcar em pó :) 

O sumo também ficou bastante bom :D Sem dúvida que os mirtilos são um fruto bastante versátil e saboroso :D 

Pelo meio das receitas ainda fomos a casa do B. e aproveitámos para ir às compras. Comprei as coisinhas do costume: fruta, legumes, pão, queijo fresco e iogurtes :) 

É claro que entre ter dormido quase todo o dia e ter feito os bagels não estudei rigorosamente nada ontem. Assim sendo, hoje conto passar o dia bastante concentrada no estudo só com direito a uma pausa para fazer muffins de mirtilos :)

Até amanhã!

29 comentários:

  1. Aii!! esses bagels tem mil vezes melhor aspeto que os que eu comi!!! Sobrou algum que possa ir roubar hoje? :)

    Beijinhooo

    ResponderEliminar
  2. Faz sempre bem passar um dia assim a descansar eheh

    Eu tive assim praticamente no sábado eheh

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. os bagels têm ótimo aspeto. tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho inveja do teu talento culinário. O bagel de mirtilo deve ser uma delícia. :)

    ResponderEliminar
  5. Ei!
    essa receita de bagels de mirtilo deu agua na boca!
    ate copiei! hehehe
    bjos

    ResponderEliminar
  6. ADOREI OS BAGELS FICARAM LINDOS E COM MIRTILOS IMAGINA QUE UMA DELICIA.
    SENDO UM FRUTO QUE ADORO O SUMO TAMBÉM ME AGRADOU.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Ai tenho mesmo que experimentar, sempre adorei bagels!

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana,
    Mirtilos é complicado conseguir comprar, os bagels ficaram lindos e muito apetitosos, adorei e anotei a receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  9. Olá, passei para conhecer seu cantinho e adorei tudo que encontrei por aqui, principalmente esses bagel's que pelo aspecto ficaram deliciosos!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  10. Olá, passei para conhecer seu cantinho e adorei tudo que encontrei por aqui, principalmente esses bagel's que pelo aspecto ficaram deliciosos!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  11. Confesso que já não posso ouvir falar em mirtilos ahaha :D
    Esses bagels ficaram com um aspecto maravilhoso! E as fotos de ontem da feira estavam muito giras :)

    Eu vou à feira da alheira :D É mesmo ao lado de casa :)
    Bom estudo para hoje. beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Hello JF
    Sem dúvida que os teus bagels ficaram com melhor aspeto que os meus (menos toscos), mas acho que as nossas duas fornadas ficaram deliciosas!
    Sumo de mirtilo – parece-me fresquinho!
    Bom estudo afincado! e nada de DragonBall…

    ResponderEliminar
  13. Estou mortinha por experimentar os bagels!!! Um dia destes!
    Beijinho e continuação! ;-D

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia os bagels, parecem ser muito bons:)

    ResponderEliminar
  15. "Acho" que nunca comi bagels... É estranho? :) Mas uma vez experimentei sumo de mirtilos em casa e não gostei muito. Prefiro comê-los ao "natural"!
    Beijinhos e tem um bom dia! :)

    ResponderEliminar
  16. Os teus bagels ficaram muito engraçados e devem ser tb saborosos!! Definitivamente vou ter de meter mãos à obra!! bjs

    ResponderEliminar
  17. Aiiii que maravilhaaa :):):) Adorei o aspecto dos bagels, tenho mesmo de fazeer :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Vais transformar-te na Super-Joana com tanto mirtilo!! Os bagels ficaram com um aspeto delicioso.

    Guardei aquelas bolachas no frigorífico para ninguém abrir o pacote :) Cá em casa há 2 gulosos, tenho de esconder as coisas... Beijo

    ResponderEliminar
  19. Eu nunca comi bagels e os teus ficaram com um aspecto divinal Joana :) Estou com imensa vontade de experimentar a tua receita!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  20. Ai que ficaram com tão bommm aspecto:D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. tenho que experimentar fazer essas misturas nos meus iogurtes! tens dicas tão boas e receitas com aspecto tão deliciosas ... nham.

    ResponderEliminar
  22. Aii que eu adoro bagels!!!


    http://placequotehere.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Que saudades destas tuas receitas fantásticas, acho que engordo só de olhar para as fotos.

    ResponderEliminar
  24. Olá Joaninha

    Vou-me repetir, mas tudo o que sai das tuas mãos tem um aspecto de profissional: fantásticos os teus bagels! Ficaram mesmo bonitos, parabéns.

    Pois se tinhas sono é porque não tens descansado o suficiente. Fizeste bem em colocar o sono em dia, tenho a certeza que hoje o dia de estudo te correu bem!

    E amanhã é dia 4 de Julho! :-)
    Daqui a +/- 24 horas vou estar com a lágrima ao canto do olho, isto se conseguir que elas não alastrem...

    Beijinhos

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  25. Eu adoro bagels ( e se for com cream cheese hummmm!), tenho de experimentar fazer um dia. Os teus ficaram com óptimo aspecto :)
    Espero que o dia tenha rendido e que tenhas conseguido estudar!
    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
  26. EHEHEH ... adoro mirtilos.. é dos frutos que mais gosto XD ...

    eheheh ve se estudas muito********

    ResponderEliminar
  27. Olá Joaninha. Eu adoro bagels e estou tentada a fazer esta tua receita.
    Diz-me uma coisa, quando falas em adicionar à "bola" a restante farinha, sal, açúcar, azeite.. referes-te a bater com a batedeira, ou com as mãos?
    Desculpa esta pergunta parva, mas nunca fiz pão nem nada e então é uma novidade para mim.
    Obrigada e beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para amassar com as mãos mesmo :D Espero que corra bem! :D

      Beijinhos :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />