27 de julho de 2012

Os (ainda melhores) scones e o bacalhau com natas sem natas :D

Depois de três dias de cama ontem decidi voltar em grande :D 

Durante a manhã decidi experimentar os vídeos de Zumba que o P. sacou arranjou de forma perfeitamente legal, e fiz o Zumba Cardio (também tenho o Zumba Basics e o Zumba Sculpt). 

Cada vídeo tem 50 minutos, e é um exercício bastante eficaz :D No início o meu irmão ainda estava a gozar comigo, mas depois desafiei-o a juntar-se a mim e garanto-vos que ele engoliu as palavras dele :D Acabámos os dois cansados, suados e muito divertidos :D

Enquanto procurava alguma parte do vídeo para vos mostrar descobri que todo o vídeo se encontra disponível no youtube, e podem consultá-lo aqui :D

Depois do exercício tomei um bom banho e ajudei a minha avó a preparar o nosso almoço :D 

Durante as férias eu passo o dia com a minha avó (que vive sozinha, mas relativamente perto de nossa casa) e com o meu irmão. Ontem tínhamos decidido ir fazer um piquenique para a Quinta da Conceição, e eu lembrei-me logo de uma receita que tinha visto no blog da Batata Mole em Fevereiro e que me tinha deixado mesmo curiosa: umas empadas com farinha de grão-de-bico :D 

Estava mesmo entusiasmada com a perspectiva de experimentar as empadas, mas o tempo não ajudou nada e acabámos por decidir adiar o nosso piquenique. 


Tempo manhoso
As árvores já fazem parte da Quinta da Conceição :D
Assim sendo, o nosso almoço foram umas belas febras grelhadas no grelhador eléctrico e acompanhadas com arroz branco e salada de tomate, ananás e agriões :D

Febras a grelhar :D



O meu prato :D

O grelhador eléctrico da minha avó faz comida quase tão boa como o grelhador a carvão, e é uma boa alternativa aos assados na brasa :) 

Os assados na brasa devem ser consumidos com moderação, uma vez que durante o processo de assar na brasa a gordura contida nos alimentos sofre um processo químico designado por pirólise, que leva à formação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos que se depositam na camada mais externa na carne. 

Estes compostos são mutagénicos e carcinogénicos, e têm vindo a ser relacionados com o aumento da probabilidade de desenvolvimento de alguns tipos de cancro como o cancro do cólon e do estômago, entre outros.

Assim sendo, é necessário ter algum cuidado no consumo de alimentos fumados ou assados na brasa, diminuindo a frequência do seu consumo :) Já agora, eu já falei dos mitos associados ao consumo de carne de porco aqui.


Depois do almoço caminhámos com a minha avó até ao Centro de Saúde, uma vez que ela ia levar uma injecção :)

Quando voltámos eu tinha uma óptima notícia à minha espera: estou oficialmente no 6º ano de Medicina :D Fiquei tão feliz que decidi festejar de uma das minhas maneiras preferidas: cozinhando :D

Deixei o meu irmão escolher o que íamos cozinhar, e ele sugeriu fazermos scones :D Desta vez decidi fazer scones mais saudáveis, e para além de ter retirado a manteiga da receita incluí farinha de aveia feita por mim (eu já vos falei dos benefícios da aveia aqui) :)

Scones de buttermilk e aveia com coco

Ingredientes (para seis scones):

* 150g de farinha de trigo;
* 100g de farinha de aveia integral (triturei os flocos de aveia no processador);
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá bem cheia de fermento em pó;
* 150ml de buttermilk (que já vos mostrei como se faz aqui);
* Um ovo;
* Uma colher de sopa de açúcar;
* Uma colher de sopa de coco ralado.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 200º;

* Numa tigela misturar as farinhas com o sal, o fermento, o açúcar e o coco; 

* Abrir uma cavidade no meio da mistura e juntar o buttermilk e o ovo;

* Mexer com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados;

* Fazer montinhos com a ajuda de uma colher e colocar num tabuleiro do forno polvilhado com farinha;

* Deixar cozinhar durante 15 a 20 minutos (depende do forno).
 












Estes scones ficaram fantásticos :D O sabor da aveia ficava bem agradável e ficaram mesmo saborosos, bem crocantes por fora e molinhos por dentro :D Segundo meu irmão estavam iguaizinhos aos queques da pastelaria :D Podem ver outras receitas minhas de scones aqui, mas não sei se esta não é a melhor receita de scones que já testei :D

Comemos logo um scone ao lanche acompanhado por uma bela caneca de chá príncipe enquanto víamos o Wrath of the Titans (adivinhem quem escolheu o filme!) :D Eu já vos falei dos benefícios do consumo de erva-príncipe aqui :D 

Imagem retirada daqui
Para o jantar o meu pai tinha deixado a descongelar três postas de bacalhau, e deu-me carta branca para eu fazer o que eu quisesse. 

As minhas formas preferidas de confecção do bacalhau são cozido e assado ao natural, mas cá em casa eles são adeptos das confecções mais elaboradas e menos saudáveis. Vai daí, decidi fazer uma grande marotice :D Como não consegui encontrar nenhuma receita semelhante à que queria fazer fiz ao calhas inspirei-me e fiz assim:

Bacalhau com natas sem natas ou molho béchamel (oh yes, she did!) :D 

Ingredientes: 

* Três postas de bacalhau; 
* Quatro camarões tigre;
* Quatro batatas médias; 
* Um fio de azeite;
* 400ml de leite; 
* Dois iogurtes naturais (usei do Pingo Doce); 
* Pimenta e noz-moscada a gosto; 
* Gengibre em pó (opcional);
* Salsa picada (opcional);
* Coentros picados (opcional);
* Queijo mozzarella ralado (opcional).

Confecção:

* Cozer os camarões no leite e temperar com a pimenta, a noz-moscada, o gengibre em pó, os coentros picados e a salsa picada; 

* Retirar os camarões, descascar e reservar; 

* Cozer o bacalhau no leite com as cascas do camarão;

* Retirar o bacalhau, desfiar e reservar;

* Coar as cascas de camarão do leite e reservar o leite;

* Cortar as batatas em cubinhos e saltear com um fio de azeite (podem cozê-las um bocadinho primeiro);

* Juntar os iogurtes ao leite e misturar bem;

* Levar ao lume e deixar ferver para engrossar um pouco (também podem juntar uma colher de chá de farinha maizena);

* Num tabuleiro de ir ao forno colocar o bacalhau, os camarões e as batatas e verter o molho por cima; 

* Polvilhar com o queijo ralado;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante vinte minutos.

Acompanhei com espargos salteados :D


 






O meu plano era tentar enganar os meus pais, mas não deu resultado, até porque os meus pais já me conhecem e imaginaram logo que eu ia aldrabar a receita :) Mas gostaram imenso, e toda a família aprovou! :D Acreditem que esta receita não fica nada a perder para o bacalhau com natas 'normal', e na minha opinião até fica melhor :D

Depois do jantar vimos dois episódios de Castle e começámos a planear o nosso percurso pela China, até porque só faltam duas semanas para irmos de férias :D 

E vamos a uma reserva natural de pandas :D Awwww :D
Hoje de manhã vou tomar café com a minha T. :D Eu e a T. já somos amigas há oito anos, e temos uma história bem interessante :) Amanhã eu conto-vos :D

Até amanhã! :D

33 comentários:

  1. O meu bacalhau com natas também e assim: sem natas :) e toda a gente que provou também aprovou! E uma alternativa saudável e fica delicioso na mesma.
    Que engraçado, nunca fui a quinta da Conceição.. Tenho de lá ir!
    Essa visita a China promete :)
    Boa 6a feira! Beijinho **

    ResponderEliminar
  2. Esse bacalhau ficou com um aspecto super delicioso.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Doutora Joaninha bandoleteira! :)
    Esse bacalhau com natas é algo fenomenal!
    Adorei o comentário que deixaste no meu blogue acerca da desmistificação dos hidratos. Fez todo o sentido! Obrigada! :)

    E vais à China? Ai :D Já agora, nunca vi um chinês gordo! A gastronomia deles é algo, de facto, a explorar. Eu adoro a comida deles. Pelo menos os restaurantes de cá -algas e alguitas, amêndoas em tudo e mais alguma coisa, arroz soltinho e legumes. Ah e os crepes, claro! Depois na China existe uma cultura fantástica, mesmo mesmo diferente e com uma tradição milenar. Adorava visitar também!

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. ei!
    parabens por ter passado para o 6º ano de medicina! já está chegando ao fim! muito bom!

    esses scones e bacalhau devem ter ficado otimos!!!

    bjos

    ResponderEliminar
  5. OHHH PAZINHA!!! Esses videos de ZUMBA foi a melhor coisa que me aconteceu este..meio-dia!!!

    ADOREI!!!

    Obrigado por partilhares!!!

    (Dúvido que experimente..não tenho lá mto jeito com essas coisas!!)

    :)

    ResponderEliminar
  6. Ai para mim bacalhau com natas tem que ser mesmo com natas, sei que não é muito saudável mas tem que ser :P

    A quinta da conceição é linda, pena não ter muita manutenção, pelo menos é o que parece...

    E muitos parabéns por estares já no 6º ano de medicina, eheh

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  7. Já há algum tempo que sigo blogs de alimentação saudável, e de todos o teu é o meu preferido porque tu comes a sério. Comes proteínas, comes hidratos de carbono e fazes refeições a sério e refeições diferentes e originais, sem serem sempre saladas ou sandes. Os meus mais sinceros parabéns.

    Não encontro no teu blog nenhuma receita de cozido à portuguesa, já alguma vez fizeste? Era uma ideia gira para experimentares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Antes de mais, obrigada pelo elogio :D É realmente um dos meus objectivos mostrar às pessoas que podem comer de forma saudável e equilibrada incluindo todos os nutrientes na sua alimentação ;)

      Nunca fiz cozido à portuguesa, mas é uma receita na minha lista :D

      Beijinhos e obrigada pelo teu comentário :D

      Eliminar
  8. Eu amoooo pandas! sortuda:p ja vi agora que estás melhor e ainda bem!! esse bacalhau de natas...menina! que aspecto divino!!! nossa!amei mesmo!hei-de experimentar!eu ja faço com creme de soja, mas assim com iogurte, quero testar:p adorei os scones! a mãe do meu T. faz uns tambem deliciosos, tenho de lhe pedir receita para comparar:D beijinhos e ate breve :)

    ResponderEliminar
  9. Joana, antes de mais parabéns :D já todos sabíamos que ias passar de ano, mas assim é oficial :D
    obrigada pelo esclarecimento dos assados na brasa. eu geralmente faço no elétrico, o meu pai é que gosta de assar na brasa...
    ia para experimentar os outros scones, mas se calhar vou para estes, parecem mais saudaveizinhos ;)
    essa receita é engraçada, pelo menos engana os olhos ;p
    beijinho***

    ResponderEliminar
  10. Parabéns por teres passado mais um ano em medicina :D

    ResponderEliminar
  11. Cada vez adoro mais ler-te Joana! Tens sempre post's tão completos e tão interessantes =D
    Para já o teu almoço tinha tão bom aspecto quanto o teu jantar e scones incluídos eheh.
    Vais à china??? que fixeeeee!! depois trás fotos, muitas fotos :D
    bom fim-de-semana e um beijinho grande

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns por teres passado :D É uma sensação maravilhosa eheh :) Os teus scones têm muito bom aspecto (para variar :p) e aquela receita de bacalhau sem natas vai ter de ser experimentada aqui por casa :D

    Beijinho e boas férias

    ResponderEliminar
  13. Ola Joaninha

    Parabéns pelo teu sucesso escolar, fico muitoooooo feliz por ti e pelos teus. Mesmo não te conhecendo fisicamente sinto um imenso orgulho em ti...imagino a tua família...:-)

    As tuas ideias para transformar pratos caloricos em pratos saudáveis, não tem limite...Já há imenso tempo que faço um frango com iogurte natural, mas nunca me tinha passado pela cabeça fazer bacalhau...

    Deve ser um espectáculo ir a uma reserva natural de Pandas! Eles são tão lindos. Não te peço que tires fotos porque sei que o vais fazer, e nos vais deliciar depois.

    Mereces tudo de bom!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Joaninha :D
    Eu adorei esses scones de aveia, vou experimentar! Sou mega fã de aveia por isso :P

    Beijinhos e bom fim-de-semana *

    ResponderEliminar
  15. Ai a reserva natural de pandas... deve ser um lugar mesmo magnífico, sou louca por pandas.

    Agora o bacalhau com natas sem natas... quero!

    ResponderEliminar
  16. Tenho a dizer que adorei o teu blog! Já te sigo!!! Tens um blog mesmo fofinho *.*
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  17. Hello! Já ouvi falar muito do zumba, mas não faço ideia do que seja! Uma espécie de exercício dançado? Vou cuscar o link!
    Nunca fiz scones, tenho de tentar algo do género! Gostei da ideia do bacalhau com natas, sem natas! :)
    Já tinha ouvido falar disso das carnes, mas também das torradas, quando ficam demasiado torradas (não se deve comer as partes mais pretas, dizem). E eu que gosto sempre da minha carninha muito bem passada! Não há cá tendências vampirescas para os meus lados! ;)

    Pelos vistos vão ser umas férias em grande! Quanto tempo vão passar por lá (China)?

    Beijinhos!****

    ResponderEliminar
  18. OLÁ JOANA,
    DEPOIS DE TRÊS DIAS DE CAMA VC VOLTOU COM TUDO, ARRASOU
    COM SEU POST MARAVILHOSO, CHEIO DE DELÍCIAS!
    QUE LEGAL VC VAI PARA A CHINA BOM DEMAIS!

    BEIJINHOS BOM FINAL DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  19. Noto que desde o principio aumentaste a quantidade de arroz e não engordaste por causa disso, não é?

    Acho que vou tentar fazer o mesmo, eu conto as colheres de arroz e entro em paranóia se ponho mais um bocadinho. Tenho de relaxar, o que interessa mesmo é não exagerar na quantidade.

    P.S: O meu objectivo é manter o meu peso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :D

      Eu não sei se aumentei a quantidade de arroz ou não, simplesmente deixei de contar as colheres de arroz e agora ponho a olho ;) Julgo que umas vezes devo colocar mais e outras menos ;) De qualquer das formas, garanto-te que não é por causa disso que se ganha peso ;)

      Beijinhos, boa sorte e se tiveres mais alguma dúvida está à vontade :D

      Eliminar
  20. aiii, esses scones deixaram-me com a água na boca! Não tenho aveia, senão experimentava já!

    ResponderEliminar
  21. Joana,
    *Fiquei super contente de saber que afinal Legal não te tinha corrido assim tão mal :) e que estavas oficialmente no 6º ano!
    *Ainda bem que largaste a cama e voltaste à vida mais activa. Ser doente custa!
    *Eu e a Zumba não temos coordenação! e a nossa história acabou ao fim de 20 minutos de experiência mal sucedida.
    Apesar de dizer “agora vou para a aeróbica…”, a verdade é que é mais step e localizada, porque na parte aeróbica eu sou realmente má!
    *O “tempo manhoso” tem sido o meu fiel companheiro (com excepção da noite em que fomos beber café!)
    *A carne grelhada na brasa fica com um sabor bem apurado, mas a frequência com que o faço é reduzida. O pior do grelhador eléctrico é mesmo ter de lavar a grelha no fim!
    *Os “vossos” scones fizeram-me lembrar as broinhas da Jomafel :)
    *É claro que o teu Bacalhau não podia ser “normal”. Tem de levar sempre a adaptação “à la Joana” e é isso que os distingue!
    *Espero que tenha corrido tudo bem com a T. e que a V/ história tenha ficado mais esclarecida.
    *Eu acho os Pandas tão fofos! Literalmente!
    *Sempre vais ver a Ivete Sangalo?
    *Beijinhos grandes e hoje já fiz um comentário sem ser na diagonal! Nota-se? : )

    ResponderEliminar
  22. Não me doeu nada a fazer a tatuagem Joaninha =D!!
    esperei muitoo até ter a certeza que a queria fazer e estava tão ansiosa por tê-la que não senti qualquer dor. Sentes sempre aquela picada constante mas aguenta-se bem =)

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que te sentes melhor :):) Adorei as coisinhas boas que fizeste, acabaste de me inspirar para ir até ali à cozinha fazer qualquer coisa ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Querida Joana,
    Parabéns por estares oficialmente no 6ºano :)
    Quanto às receitas...no comment...apenas vou acrescentar à lista "to do".
    Depois queremos saber todos os detalhes dessa viagem à China...que inveja (boa). Bjts e bom domingo

    ResponderEliminar
  25. Adoro bacalhau com natas mas ainda não comi sem natas! Esse tem óptimo aspecto.

    Parabéns :)

    ResponderEliminar
  26. Eheheheh as aulas de zumba são as minhas preferidas do ginásio :)
    Ainda fui a tempo de (sacar) ver o video que deixaste link... mas entretanto foram removidos e não consegui tirar os outros :(
    Acabei agora mesmo de experimentar e gostei bastante!
    Tenho que experimentar a receita do bacalhau brevemente! Fiquei com água na boca.

    bjinhoo

    ResponderEliminar
  27. Eu juro que não te consigo acompanhar, é tanta receita boa que quero experimentar (bem me diz o J. que estes dias eu ando sempre a rimar - lol)!
    Mais duas receitas para a minha lista, obrigada :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  28. Depois do teu comentario la no sotao fiquei intrigada e tive que vir ver esse tao especial bacalhau com natas :) Bem diferente e chique, c camarao e tudo :)

    ResponderEliminar
  29. Olá,em busca de informação sobre um grelhador cheguei aqui.
    Ajuda-me numa coisa, aconselhas-me este género ou os anti aderentes?
    Obrigado.
    Fernanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      Este género de grelhadores são muito bons, e na minha opinião deixam a comida muito saborosa :) Por outro lado ocupam bastante espaço, o que nem sempre dá jeito. Eu em Lisboa tenho um anti-aderente, a minha avó é que tem um desses grelhadores que mostrei nas fotos :) Ambos funcionam lindamente, mas pessoalmente prefiro o da minha avó :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  30. Também já tinha lido sobre o sabor, a maioria das pessoas diz que os anti-aderentes dão um sabor estranho.
    Mas assustei quando li que estes de grelha fazem imenso fumo...
    Mas se dizes que preferes este da tua avó, então eu vou apostar num deste género! Além do mais são bastante mais baratos!
    Beijinhos e muito obrigado pela resposta.
    Fernanda

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />