13 de agosto de 2012

Os crepes de cacau e canela com laranja e coco e uma questão :)

Depois de um Sábado muito animado passado na Feira Medieval de Santa Maria da Feira entramos em pleno período de preparação para a nossa viagem :)

Ontem o meu dia resumiu-se a estar sentada na mesa no meio da confusão a preparar a nossa viagem e a estar deitada no sofá a ler o 'Fitfy Shades Darker', que entretanto acabei (eu disse que lia depressa!) :) 

Tudo o que preciso: portátil, lapiseira para ter na mão enquanto pesquiso, garrafa de água, livros e mapas :)
Nós gostamos dos guias da Lonely Planet :)
Recarregar baterias a meio da tarde :)
Segundo livro acabado! :)
O segundo livro da triologia 'Fifty Shades' é mais romântico do que o primeiro, e gostei de o ler. Mais uma vez não é uma grande obra da literatura, mas é um livro leve e feliz. Vou guardar o último livro para levar nas férias, e acho que entretanto vou começar a ler o 'Budapeste' do Chico Buarque. Eu ofereci o livro ao meu pai no aniversário dele, e ele gostou bastante. Conhecem? :)

Imagem retirada daqui
Depois se gostar vejo o filme :) (imagem retirada daqui)
Para o lanche decidi relaxar um bocadinho, e testei uma nova receita do livro '200 Receitas Baixas Calorias' :D 


Crepes de cacau e canela com laranja e coco (receita adaptada do livro '200 Receitas Baixas Calorias')

Ingredientes (para seis crepes): 

* 100g de farinha de trigo sem fermento; 
* 25g de cacau magro em pó;
* Uma colher de chá de canela;
* Um ovo; 
* 300ml de leite; 
* Uma laranja; 
* Duas colheres de chá de coco. 

Confecção: 

* Bater o ovo com o leite e juntar à farinha, ao cacau e à canela; 

* Mexer o preparado até se formar uma massa fofa; 

* Deixar repousar no frigorífico durante vinte minutos; 

* Mexer novamente; 

* Aquecer uma frigideira anti-aderente (untei com um pouquinho de manteiga) e adicionar uma concha pequena de massa, agitando a frigideira para que a massa fique espalhada; 

* Deixar cozinhar durante dois minutos e virar o crepe, deixando cozinhar do lado oposto durante um minuto; 

* Cobrir com o sumo da laranja e com o coco ralado (podem também optar por utilizar fruta fresca, canela ou compotas variadas). 

Eu já tinha experimentado a receita de crepes da Julia Child (que podem ver aqui), e sinceramente gostei mais dela. No entanto, estes crepes ficaram bastante bons e acho que ficaram com bom aspecto :D 

Que acham? :)
Se decidirem experimentar esta receita considerem-se avisados: o cacau em pó e a ausência de açúcar faz com que estes crepes não sejam de todo doces. Mesmo eu (que estou habituada a comer coisas sem açúcar) achei que o cacau em pó deixou estes crepes um pouco amargos, e da próxima vez (talvez ainda esta semana!) vou colocar apenas canela na massa e vou acompanhar com puré de maçã :D

Cada um destes crepes tem aproximadamente 100 calorias, o que faz com que comer um ou dois ao lanche seja bastante aceitável :)


Com sumo de laranja e coco :)


Entretanto eu e a minha mãe decidimos divertir-nos e experimentar a tinta de Henna que trouxemos da nossa viagem ao Dubai. Adivinhem quem serviu de cobaia? :)

Tinta de Henna :)
Tatuagem que fiz na Feira Medieval de Santa Maria da Feira
Desenho que a minha mãe fez, acho que nem ficou assim tão mau quanto isso só um bocadinho vá :)


Depois da tinta sair (sim, eu gosto mesmo muito deste pijama com renas)
Depois da tinta sair (nota-se bastante mais!)
Altura em que me arrependi profundamente de ter servido de cobaia
A desvantagem de tudo isto é que agora tenho um desenho gigante e meio infantil na perna que só vai sair daqui a duas semanas. Realmente, não nos podia ter dado para pior! :)

Entretanto vou aproveitar a oportunidade para responder ao desafio da Alice! :D 

Imagem retirada daqui
* Definir-me em cinco palavras: Teimosa. Entusiasmada. Sonhadora. Apaixonada. Infantil.

* Enumerar cinco coisas sem as quais não poderia viver: A minha família. O P. Os meus amigos. As pessoas à minha volta. Os meus sonhos.

* Enumerar cinco coisas que tenho mesmo de fazer até ao fim do ano: Começar a estudar para o exame da especialidade (Oh não!). Fazer uma viagem romântica com o P. Ter um Natal de sonho novamente. Fazer um monte de jantares temáticos. Voltar às minhas aulas de piano.

* Sorrir pelo menos cinco segundos: Feito :D

* Passar a cinco blogues que eu goste de ler: Vou passar o desafio a cinco blogues recentes, para que vocês os visitem e os conheçam :D 


Por último, tenho uma questão para vocês. Eu vou de férias para a China no dia 17 de Agosto e volto no dia 3 de Setembro, e pensei em deixar posts agendados todos os dias com o nosso plano para esse dia, algumas fotos dos locais que íamos visitar e alguma informação sobre esses locais.

Como tenho a moderação de comentários activada pensei em desactivar os comentários nos posts. De certa forma era apenas uma maneira de ficar na mesma próxima de vocês, e assim vocês acompanhavam a minha viagem :D Por essa razão, pensei em chamar a esses posts 'Vamos viajar com a Joana?' :D 

Que me dizem, querem viajar com a Joana? :D

Até amanhã! :D 

28 comentários:

  1. hello Joana !
    bem que férias !! :P adoro preparar viagens tb ! pena n viajar tanto cm gostaria ! mas a próxima é já em Novembro :P
    ahahaha a tua tattu ! olha pode n ser perfeita mas é querida e ainda por cima feita por uma pessoa especial :P

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. eu no outro dia também fiz uns muffins de chocolate 85% cacau sem açúcar (a tua receita) e achei-os ligeiramente amargos, mas é bom darmos coisas novas ao nosso paladar :)
    acho os posts uma ótima ideia, adoro viagens :)
    vê o lado positivo das tatuagens: saem! imagina que fazias uma definitiva e não gostavas do resultado... ehehe
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. olá!!
    bom demais ficar nos preparativos para uma viagem como essa!!!
    adorei as tatuagens de henna!!!
    tb adorei saber um pouquinho mais sobre vc!
    bjos

    ResponderEliminar
  4. Os crepes estão com um ar delicioso, para variar um bocadinho! E eu adoro canela, por isso, acho que um dia destes vou "roubar" a receita e fazê-los para o lanche ;) Quanto à tua ideia, acho que é óptima. Gostava muito de viajar com a Joana! :) *

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana!
    Os crepes doces ou não ficaram com muito bom aspecto, parece que ficaram mesmo fofos!
    Eu adorei a ideia de fazer os posts com os sitios por onde irás passar, gostei muito :)
    Tem uma excelente semana! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olaaa... tu lês muitooooooooooo rápido mesmo ... possa tenho que ler mais para ficar assim XD ehehhe vou começaaar hje à tarde :P

    Hummm... pois crepes amargos não é bem a finalidade de os fazer!! :P

    OMG... isso na tua perna não ficou lá muito bem XD sorry mas andar a passear na china assim vai ser mesmo girooo =D
    eheheheh

    Olha acho uma ideia muito engraçada a tua... visto que a viagem vai ser toda planeada... eheheheh e assim é mesmo como se viajássemos ctg :P Não tão bom... mas quase XD kakakakak
    ~Beijinho********

    ResponderEliminar
  7. " O viajar com a Joana" parece-me um óptima ideia:)

    ResponderEliminar
  8. "O viajar com a Joana" parece-me uma óptima ideia:)

    ResponderEliminar
  9. Adoro tudo o que leva côco :P
    Não aprecio muito essas tatuagens, são um bocado grandes!

    Boa semana :)

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que me dizes que é mais romântico, vou ter de o comprar :):) Notas-te alguma diferença na linguagem em inglês para português? É que eu estava desconfiada que algum do palavreado "barato" era por causa da tradução mesmo=P
    Esses crepinhos até têm bom aspecto, acho que me deste vontade de fazer umas panquequinhas =)=)
    Opaaaa quando tu voltares de férias já o meu amor não tá cá snif snif :'(

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Oi Joaninha
    adorei suas tatuagens
    sobre cacau nas receitas sempre fico ressabiada pq nao gosto de doces amargos. :)
    gostei da ideia de posts ativados..uhu
    vamos viajar com a Joana..:)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Ahhh e que tal o segundo livro?? hoje estive com o primeiro na mão e estive mesmo tentada a trazê-lo eheh
    Esse desafio já o fiz joaninha mas vou colocar lá o teu nome =D obrigada!!
    E claroo claro que quero que agendes post's =D
    está quase essa viagem :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Já se aproxima a grande viagem :D
    Sim sim queria acompanhar tudo!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Oi Joana.
    Que saudades que tive de te ler :)
    Ainda bem que visitaste a feira medieval, eu com os planos todos trocados, não pus lá os pés :((
    Esses crepes parecem muito bons, mas se não são doces, não são para mim :D ehehe
    Acho a ideia muito gira e estou pronta para viajar com a Joana :))

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Joana,
    eu vou adorar viajar p/ China com vc, bom demais!
    Amei a receita dos crepes, vou fazer p/ o meu filho.
    Quanto ao livro eu conheço mas ainda não o li.

    Beijinhos e tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  16. Posso pedir-te um favorzinho??
    A partir de Semtembro vou começar um plano alimentar e no ginásio para ficar toda jeitosa =D ... Estou a organizar-me para quando chegar a Setembro não arranjar desculpas!!E atrasar!
    Coloquei aqui no Blog, e gostaria de saber a tua opiniao!!
    http://mimiinlove7.blogspot.pt/2012/08/operacao-dreambody.html
    O que achas???
    Desculpa incomodar-te!!!
    Beijniho*******

    ResponderEliminar
  17. Sim, sim eu quero muito ir viajar contigo! :D
    Assim é uma boa forma de não sentirmos tanto a tua ausência, se bem que vai ser completamente diferente... não é a mesma coisa! :D

    É de louvar a tua coragem para seres cobaia da tua mãe! O que não se faz por uma mãe :D
    E vá... não ficou muito mau para a primeira vez :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. E eu aqui cheia de fome, sabendo que só janto quase às 22:30. snif.

    ResponderEliminar
  19. Olá joana :D muito obrigada pelo selo, já o fiz mas fico agradecida na mesma :) os crepes tem um aspeto delicioso e vou aproveitar que tu és muito boa nestas coisas para te pedir uma ajuda: eu já tentei fazer crepes mas eles acabam por ficar como panquecas estive a pensar em fazer esta receita que tens neste post: http://omeubemestar.blogspot.pt/2012/06/da-beringela-recheada-e-dos-crepes-com.html ... parece-me simples.
    Não sei porque que eles não ficam bem mas vou tentar desta vez com essa receita, que achas?

    ResponderEliminar
  20. Hello!!
    Eu nãoo sabia que as tatuagens de Hena ficavam assim :o
    Estou curiosa por saber da tua viagem!! mostraa :P

    beijinhoos

    ResponderEliminar
  21. Achas joo??? Muita proteina? Eu tenho que comer proteina em tods as refeiçoes... porque quero aumentar massa magra.... e perder gorda... entao é dificillll ... pior que emagrecer só!!!
    Posso é diminuir a quantidade de proteina comendo na mesma a cada refeiçao... Além que se aumentar o peso de musculo nao faz mal =D eheheh *******

    ResponderEliminar
  22. Beeeeeeeeeem és uma máquina, não páras. Bjs

    ResponderEliminar
  23. Joo ... sim sim... mas eu so tenho essa aliemntaçao qd ha treino...
    Ohh se soubesses quanta massa gorda tenho... 20% ou mais!! e massa magra tenho menos do que o devido!! preciso urgentemente aumentar massa magra!! Axas que nao?? axas que faço poucco exercicio??? para ganhar musculo???
    ***Beijniho***

    ResponderEliminar
  24. Boas...hum, boas não !!! Umas EXCELENTES Férias! Façam muito boa viagem e tudo a correr muito bem!

    em relação aos "posts" gosto mais "ao vivo", com fotos mesmo do próprio, mas se não for possível, pronto, lá temos de ir viajando com a Joana assim de forma programada, mas pronto, sempre é melhor que nada :)

    Olha, "esquece" lá isto por uns dias e vive ao MÁximo essa viagem.

    Um grande beijinho e depois quero ouvir-te e ver e ler, mas é mesmo, o depois, as tuas experiências, as tuas fotos, etc....

    Tudo a correr bem miúda

    ResponderEliminar
  25. Eu acho que a tatoo ficou fofinha! :)
    Podes deixar posts agendados! Entretanto volto de férias até lá e preciso de material de leitura! ;P

    Beijinhos e boas férias pelo oriente!

    ResponderEliminar
  26. ADORO!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar
  27. Ai que esses crepes deixaram-me com água na boca. mas eu gulosa como sou, tinha que adicionar açúcar à receita!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />