4 de setembro de 2012

A China tal como eu a imaginava e uma nova rubrica no blog :D

Antes de mais, muito obrigada pelo vossos comentários positivos no meu post de ontem :D

Eu não vos mostro as fotos das minhas férias para me gabar ou para me sentir bem comigo própria, até porque muito sinceramente não preciso disso: viajar já me faz sentir bem o suficiente :)

O facto é que quando eu leio sobre as viagens dos outros sinto-me efectivamente um bocadinho mais perto dos sítios que vejo, e assumo que a mesma coisa acontece com as outras pessoas. É nesse sentido que escrevo sobre as minhas viagens, e só espero conseguir transmitir-vos as emoções fantásticas que vivi nos últimos dias :)

Afinal houve uma ligeira mudança de planos e só partimos para Arenas de San Pedro no dia 7. Vai daí, eu e o P. decidimos ir amanhã para Lisboa para podermos passar uns dias sozinhos :D

Ontem passei o dia sem fazer rigorosamente nada. Estava tão cansada que sempre que pensava na viagem a Arenas de San Pedro confesso que só me ocorria isto:

Imagem retirada daqui
Não me interpretem mal: eu quero ir, e tenho a certeza absoluta que quando lá chegar me vou divertir imenso. Mas não tenho lá muita vontade de ir, até porque sei que vamos andar a trepar montes e a fazer caminhadas e o que me apetecia era estar de papo para o ar.

Para o jantar decidimos fazer arroz de marisco, e pareceu-nos um óptima oportunidade para pormos em prática uma ideia que a minha mãe teve nas férias: criar aqui no blog uma rubrica para as receitas do meu pai

Assim sendo, tudo da receita que se segue é da autoria do meu pai (eu só dei uma ajudinha técnica) :D Sem mais demoras, aqui vai:

Não está fofa? Fui eu que fiz :D
Arroz do mar

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Duas lulas médias cortadas em pedacinhos;
* Seis camarões médios com casca;
* Tentáculos de polvo congelados cortados em pedacinhos;
* Quatro mexilhões grandes;
* Sete ostras;
* Seis dentes de alho;
* Três pimentos-padrão;
* Azeite a gosto;
* Coentros picados;
* Pimenta, caril, gengibre e cominhos (usámos uma das mistura de especiarias que o meu pai preparou);
* Açafrão;
* Piri-piri;
* Arroz (o meu pai usou seis colheres de sopa de arroz cru).

Confecção:

* Colocar as ostras numa grelha do forno com um tabuleiro com água em baixo;

* Levar a assar a 200º durante vinte minutos, ou até as ostras abrirem;

* Retirar as ostras e reservar o líquido libertado;

* Cozer as cascas dos camarões em água temperada com a mistura de especiarias;

* Fazer um refogado com azeite, três dentes de alho e os pimentos-padrão;

* Juntar o polvo, as lulas, a água de cozer as cascas de camarão e a água libertada pelas ostras;

* Temperar com açafrão e piri-piri e deixar cozinhar;

* Provar e, se necessário, acrescentar sal (nós cá em casa não pusemos);

* Juntar o camarão, o mexilhão e as ostras;

* Desligar o fogão e juntar o arroz, deixando durante cerca de vinte minutos;

* Ligar novamente o fogão e deixar ferver até o arroz estar cozinhado.

Ficou maravilhoso :D
Finalmente, vou continuar a mostrar-vos o meu top da China :D

No segundo lugar do meu top da China está o cruzeiro no rio Li, que fizemos no nosso primeiro dia em Guilin.

Juntamente com a visita à aldeia de Yangshou (que aconteceu no mesmo dia e que vos vou mostrar amanhã), o cruzeiro no rio Li foi a materialização física de tudo aquilo que eu imaginava encontrar na China: rios tranquilos, montes verdes, arrozais infinitos e senhores com chapéus em forma de cone :D

As imagens não têm grandes explicações porque eu julgo que falam por si :) Espero que gostem :)

Desculpem a falta de descrições, mas eu acho sinceramente que não há palavras suficientes para descreverem tanta beleza :D

Cozinheiros em acção :D

Barquinho local feito com bambu, onde andei de tarde :D

Almoço buffet :)
Eu sei que toda a gente sente curiosidade sobre a gastronomia chinesa e sobre a veracidade de algumas histórias relacionadas com os alimentos consumidos pelos chineses. Posso dizer-vos desde já que durante os dias em que estive na China vi à venda para consumo cão, tartaruga, escorpião, casulo de bicho-da-seda, cobra, sapo, tubarão, cavalo-marinho, barata e rato. Eu vou falar disto num próximo post (com fotos incluídas), mas assim talvez compreendam melhor a razão da minha opção no buffet :D

Arroz xau-xau, couve salteada e ovo com courgette :D

All Stars amarelas que comprei em Pequim :D

Senhor pescador :D

O cruzeiro terminou na aldeia de Yangshou, que vos vou mostrar amanhã :D Hoje vou continuar a explorar com sucesso a arte do nada fazer :D

Até amanhã :D

1. Olá Joana =)
    Eu gosto muito que partilhes as tuas viagens connosco, porque algumas de nós, só através do teu blog conseguimos "conhecer" os sitios.
    Eu por exemplo, não fazia ideia que a China tinha paisagens assim, é de cortar a respiração.
    Quanto à nova rubrica, adoro, adoro =)
    E até acho que vou fazer esse arroz para quando o meu pai vier do Porto, é que ele adora arroz ( até já lhe disse que ele noutra vida deve ter sido chinês).
    Beijinhos =)

2. Olá Joana =), que super viagem!!! E sim, ver as tuas fotos e ler o q sentiste, aproxima-nos do local =)! continua pleaaasee!

e vais ver q te vais divertir mt agora em Arenas, anima-te!!!

beijinhos*

3. ei!
    adorei a receita e parece ser deliciosa! pena que na minha cidade nao é tao facil comprar frutos do mar...
    Amei as fotos!! fiquei curiosa pra ver as fotos das comidas tipicas e estranhas da China!
    bjos

4. Olá Joana. Já sabes a minha opinião quanto às tuas partilhas ;-) Venham elas!!! As imagens são de facto deslumbrantes, contrastes entre a imensidão e a simplicidade. Gostie muito.
    Quanto à nova rúbrica, pelo que tens falado, parece-me uma homenagem justa ao gde cozinheiro (a quem segues os passos, claro). Nham, parabéns ao chefe!
    Ontem fiz uma versão simplificada do mar, muito simplificada, mas também saborosa. Ainda a vou postar, embora sem fotos.
    Compreendo o teu "susto", mas depois destes dias de desncaso, vais ver que a ida à espianhia te vai saber bem :-) Beijinhos

5. oh Joana, obrigada por partilhares. Adorei as fotos, transmitem imensa tranquilidade. Devias fazer uma compilação das viagens e escrever um livro... tens fotos lindas e escreves muito bem.

6. Adorei as fotos, muito giras parece mesmo encantador
    Fico a espera do tal post sobre a comida chinesa, esperam se muitas curiosidades!!
    bjs

7. Bem, essas imagens são mesmo indescritíveis, é mesmo lindo :O quanto ao que eles comem, OMG eu acho que ia passar cá uma fome...

Beijinhos *

8. oh menina joana, que convers foi aquela?? Se tivesse sido num post deprimente ainda compreendia lol mas o de ontem até nao estava mau de um todo xD e eu nao estou a regredir... apenas ainda tenho dias muito dificeis, pa... mas regredir nao! :) beijinhos!!

(para a proxima enfio-me numa mala e vou contigo viajar!! lol)

9. GOSTAVA DE CONHECER A CHINA DEVE SER LINDO.
    GOSTEI DAS FOTOS ,DEU PARA VIAJAR UM POUCO.
    PARABÉNS AO PAI PELO ARROZ BEM AO MEU GOSTO.
    BJS

10. Adorei a ideia da nova rubrica do blog! :D
    A China parece um sítio muito bonito. E é ótimo partilhares as tuas fotos. :) Só tenho pena de nesse dia não estar muito sol. :/ Ou na China é mesmo assim?

beijinhoo

1. Infelizmente na China é mesmo assim! Acho que o único dia em que esteve sol foi o dia em que visitámos a Muralha ;) Mas faz parte do encanto :)

Beijinhos :D

Eliminar
  11. Esse arroz do mar tem uma receita fabulosa, vou experimentar.

12. Joana,
    O teu pai já merecia :)
    Não te esquças de dizer que eles não comem isso todos os dias (cão, macacos, crocodilos...) ou ainda pensam que não se come lá nada de bom. É certo que vens de uma viagem de muitos dias e eles têm um gosto diferente do europeu, mas eu gostava do peixe, arroz, noodles e vegetais (está certo que após 3 dias já só sonhava com sopa!!).
    Podes mencionar que os chineses também acham muito estranho que se coma Coelho em Portugal(not me, not you!):)
    Beijinhos :)

1. Sim, eles não comem isso todos os dias! ;) Aliás, em restaurantes eu só vi mesmo frango, vaca e tartaruga. O resto vi em lojas e mercados ;) Depois falo disso de forma mais detalhada :D

Beijinhos Luciana :D

13. Olá Joanita!

Bem esse arroz devia de estar mesmo uma maravilha! Eu adoro arroz de marisco :)

Estou ansiosa por ler o teu post sobre as comidas chinesas (impróprias para comsumo).

As fotos estão lindas de morrer... que passeio maravilhoso!

Beijinho

14. A imagem que fizeste ficou mesmo fofa :)
    As imagens do cruzeiro são maravilhosas! Deve ter sido mesmo inesquecível. Quanto à comida, se fosse comigo acho que nessas duas semanas eu me tornava vegetariana ahah
    Beijinho e bom descanso! ***

15. Olá Joana, Bem vinda à terrinha e ao blog;-) As fotos estão lindas. Nunca tive muita vontade de conhecer a Asia mas depois das tuas fotos e das tuas descrições até me despertou um pouco o interesse menos essa parte da comida...
    Bjinhos e bom resto de semana

16. Obrigada! Gosto de ver as fotos das tuas viagens :) Fazem sonhar com essas paisagens e/ou aguçam o apetite para uma provável viagem idêntica. E não são mal interpretadas.. Diz o povo que "quem mal não tem, mal não pensa" :)Prossegue!

1. Muito, muito obrigada pelo comentário :D

Beijinhos! :D

Eliminar
  17. Ai Joaninha, olha que a arte de nada fazer deixa muitas sequelas, no meu caso ao fim de uma semana sem fazer nada fico sempre doente, ando com o nariz tipo batata, desde que voltei das férias...

A tua viagem à china foi qualquer coisa de extraordinário, mesmo extraordinário... A muralha da China é imponente e eu senti-me mesmo lá com as tuas fotos...

Quanto à tua rubrica adorei a imagem... muito gira :)

Beijo grande aproveita bem essa ronha :D

1. Em relação ao que disseste sobre os livros, eu só digo porque que os homens são todos iguais, o V. também adorou estas férias, porque é que será? lolol :D

Eliminar
  18. Que vista ESPETACULAAAR!! OMG fiquei apaixonada=P Estou desejando ver as fotos da comida, só não ponhas de cão please=P
    E adorei a ideia da rubrica com as paparocas do teu pai ;)

Beijinho*

19. ainda bem que partilhas estas maravilhas connosco. tens muita sorte de poder viajar tanto, portanto continua a partilhar connosco :)
    adorei a imagem e a rubrica, nunca consegui fazer um bom arroz de marisco, acreditas? vou experimentar :) beijinhos

20. Olá :)
    Esse arroz parece-me delicioso, deu-me cá uma larica :D

Absolutamente maravilhoso :) Não há mesmo palavras para descrever essas fotografias :)
    Estou curiosa pelas fotos da comida, adoro ver comida de outras culturas :)

Beijinhos querida e continuação de bom descanso :)

21. Adorei as fotografias e acho que fazes muito bem em expô-las! Eu pessoalmente, tão cedo não devo de visitar esses lados e adoro ficar a conhecer mais sobre sítios novos :)
    Olha essa é a melhor ideia! Um blog para os cozinhados do teu pai. Muitos dos cozinhados que aqui poes dizes que foi com a ajuda do teu pai, por isso porque nao? E adorei a imagem :)
    Beijinho*

22. Adorei as tuas fotos, estou deliciada, quero visitar a China um dia:)

23. Joana querida,
    amo suas postagens me divirto bastante me sinto em cada relato
    seu, é bom demais viajar com vc, rsrs.
    As fotos estão lindas o lugar é maravilhoso, pena que a gastronomia deles não desse de jeito nenhum rsrs, sapo, rato, cobra e cão, eca, rsrs.
    O arros do seu pai ficou perfeito esse eu comeria e repetiria de tão bom!

Beijos e continue nos mostrando essas maravilhas!

24. De facto eu gosto muito de visitar o teu blog e ver todas as imagens que tiraste porque sinto que passo a conhecer um pouquinhos desses locais que nunca pude visitar. Pelo que vi, a China tem locais lindíssimos :)

25. Vim aqui só para te dizer que tens mesmo, mesmo, meeeeesmo de ver o The Green Mile. Dos melhores filmes de sempre, um bocadinho pesado e deprimente, eu choro rios sempre que o vejo, mas é lindo, lindo, mesmo espectacular :))
    Vai ver vai :D

26. Fazes muito bem em mostrar-nos as tuas viagens. Falo por mim, sinto-me mais perto desses sítios, sinto que fico a conhecer um bocadinho esses locais :) Já estava com saudades de ver as tuas delícias culinárias!!!!

27. Imagens lindas! E buffets interessantes... ;p
    Tenho um tio que já esteve na China e já me tinha mostrado algumas fotos dos "mercados". É, de facto, caricato (à falta de palavra melhor)! :)

Gostei da nova rubrica, é fofo partilhares as receitas do teu pai. ;)

Beijinhos e descanso!****

28. O arroz de marisco tem muito bom aspecto, está visto a quem sais :) e gostei imenso da imagem, tão fofa!!

Ai, esse sítio é lindo, que imagens brutais!! *****

29. Adorei a ideia e a primeira receita tem muito bom aspecto, nham. Adoro marisco :P

Eu adoro ler blogs que falem de viagens, gosto de conhecer novos locais (nem que seja por fotos) e ouvir opiniões para um dia mais tarde, caso tenha sorte, já sei os sitios recomendados ou não :D

30. Mais uma vez: fotos fantásticas! E tantas!

Tens um jeito para as montagens!! ("Tal pai, tal filha")