18 de setembro de 2012

Planear jantares temáticos 'like a Sir' :D

O primeiro jantar temático que eu organizei foi um jantar de Halloween. Na altura preparei um menu alusivo (com direito a nomes horripilantes), dividi as tarefas, tratei da decoração e do entretenimento e fiquei responsável pela coordenação e pela organização de tudo. 

Passei uma semana inteira a recortar abóboras, caveiras e morcegos de cartolinas laranjas e pretas para colar na parede, percorri imensas lojas à procura de itens decorativos e tratei do meu disfarce de vidente má. 

O jantar teve dezoito pessoas e toda a gente achou que foi um sucesso tremendo. No entanto, no fim do jantar eu só queria deitar-me na cama, enrolar-me nos cobertores e dormir durante dois dias. Entre ter a certeza que tudo corria bem, preparar o jantar, arrumar e limpar tudo e lavar a louça eu simplesmente não tive tempo para me divertir.

Desde então adquiri imensas estratégias de adaptação e preparei mais jantares temáticos que foram bastante bem sucedidos. E hoje decidi fazer uma pequena lista de dicas para quem tem alguma curiosidade em preparar um jantar temático :D Espero que vos seja útil :D

Planear jantares temáticos 'like a Sir' :D
1. A ideia 

A ideia do jantar brasileiro surgiu-me enquanto jantava num restaurante brasileiro em Singapura. Na altura questionei-me se seria um bom tema, elaborei um plano preliminar e pedi a opinião aos meus pais e ao P., que acharam que era uma boa ideia :)

É claro que se não quiserem ter uma ideia tão elaborada qualquer tema é bom quando o objectivo é juntarem-se com amigos - e a prova disso é que hoje vai haver outro jantar cá em casa apenas porque vamos ver o jogo do Porto para a Liga dos Campeões e depois vamos para a Faculdade ver a Tuna :)

2. Os amigos 

Eu e o P. já fizemos jantares temáticos a dois, mas em regra eu prefiro fazê-los com os meus amigos :) É claro que eu tenho a sorte dos meus amigos gostarem de aderir a este género de programas, mas não precisam de muita gente para fazerem jantares temáticos porque com três ou quatro pessoas já se faz a festa :)

3. O planeamento 

Eu costumo explorar um pouco na internet sobre o tema em questão (normalmente recorrendo à Wikipedia), fazer uma lista preliminar de pratos e mostrá-la aos meus amigos. Se todos concordarem começamos a divisão de tarefas: uns ficam encarregues de cozinhar, outros compram as bebidas, outros tratam da louça de plástico e outros da animação. No fim juntamos todos os talões e dividimos as despesas, normalmente deixando de fora quem cozinhou algum prato. 

4. A logística 

No dia anterior a cada jantar eu faço uma limpeza geral na casa (se for necessário) e arrumo tudo (é sempre necessário). No dia do jantar tento deixar tudo feito e arrumado o mais cedo possível para poder esperar pelos convidados enquanto descanso.

5. A arrumação 

Como usamos sempre guardanapos de papel e pratos, talheres e copos de plástico vai tudo directamente para o lixo após os convidados saírem. Não é amigo do ambiente, mas também não o seria eu gastar água a lavar a loiça de 18 pessoas, e assim poupa-se imenso tempo. No dia seguinte normalmente basta fazer uma limpeza leve na cozinha, na sala de jantar e na casa de banho e fica tudo como novo :)

Fazer um jantar temático é mais fácil do que parece: o importante é relaxarem, divertirem-se e prepararem as coisas com a maior antecedência possível. Se o pior acontecer (e quem não se lembra do fiasco do jantar cubano?) podem sempre mandar vir uma pizza e darem umas boas gargalhadas sobre o assunto :)

Fazer jantares temáticos dinamizou imenso a minha vida social cocó de estudante de Medicina e fez com que tivesse uma desculpa para cozinhar pratos diferentes, comer e dançar Michel Teló com os amigos :D

Ontem foi o nosso jantar temático brasileiro e correu tudo lindamente :D Graças à minha experiência já bastante aceitável na organização de jantares temáticos tenho a dizer-vos que quatro horas antes dos convidados chegarem eu já tinha a casa arrumada, a comida feita e o banho tomado e pude passar o tempo restante a ver um filme sul-coreano espectacular com o P. :D

Oldboy - Recomendo vivamente! (imagem retirada daqui)
O menu do jantar de ontem foi o seguinte:

Entrada: Pães de queijo feitos pela S.;
Prato Principal Carne: Feijoada à Brasileira feita por mim;
Prato Principal Peixe: Moqueca de Peixe feita pela D.;
Sobremesa: Brigadeiros de chocolate feitos pelo M. e brigadeiros de limão light feitos por mim;
Bebidas: Caipirinhas feitas pela equipa das caipirinhas :D

Como eu fiquei responsável pela confecção da feijoada à brasileira e dos brigadeiros de limão aqui vão as receitas :D As receitas restantes saem amanhã ou Quinta-feira :D

Feijoada à Brasileira aldrabada (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para 18 pessoas):

* Um quilo de peito de frango cortado em cubinhos;
* 300g de bacon em cubinhos;
* Um quilo de feijão preto já cozido (duas latas das grandes);
* Cinco folhas de louro;
* Alho picado (usei congelado);
* Um quilo de couve de caldo verde;
* Farinha de mandioca a gosto;
* Quatro laranjas;
* Azeite q.b.


Confecção:

* Refogar o alho picado em azeite e juntar o bacon, deixando fritar;

* Adicionar o feijão cozido com o molho da lata;


* Juntar as folhas de louro;

* Deixar a cozinhar em lume baixo durante uma hora, ou até o molho engrossar; 

* Se forem servir de imediato juntem o peito de frango cortado em cubinhos e deixem cozinhar - como eu fiz a feijoada às três da tarde neste ponto desliguei o fogão, adicionei o peito de frango cortado aos cubinhos e deixei a marinar na feijoada até à hora do jantar; 

* Enquanto isso, saltear a couve de caldo verde em alho e azeite;

* Preparar também a farinha de mandioca, salteando-a em azeite até ficar dourada;

* Servir a feijoada acompanhada com arroz branco, couve, farofa e laranja em rodelas.


Em processo de confecção :)



O meu prato :)
A feijoada cheirava tão bem que confesso que quase comi um prato ao lanche! Estava mesmo uma maravilha :D Como juntámos bastante bacon e como ficou bastante tempo a apurar não foi de todo necessário acrescentar sal, porque ficou bem saborosa :D  

Enquanto a feijoada apurava dediquei-me a fazer os brigadeiros de limão :D No meu grupo de amigos há uma menina que não come chocolate, por isso quando há algum jantar nós tentamos sempre ter uma alternativa para a S. Desta vez decidi aliar o agradável ao ainda mais agradável testando uma nova receita light :D

Brigadeiros de limão light (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para treze brigadeiros):

* Uma lata de leite condensado magro;
* Raspa de dois limões (sem a parte branca);
* Duas colheres de sopa de raspas de chocolate branco (a S. tolera, e eu achei que não se ia notar com o sabor do limão); 
* Coco e raspas de chocolate branco a gosto para cobrir. 

Confecção:

* Colocar numa panela o leite condensado e as raspas de chocolate e ligar em lume baixo, mexendo sempre até que a mistura atinja o ponto de estrada e comece a libertar-se da panela (demora aproximadamente dez minutos);

* Acrescentar as raspas de limão e misturar bem;

* Transferir a mistura para um prato e deixar esfriar;

* Com as mãos molhadas enrolar os brigadeiros em bolinhas;

* Envolver os brigadeiros no coco ralado ou no chocolate branco :)









Os brigadeiros estavam uma delícia :D O sabor do limão fez com que não ficassem demasiado doces ou enjoativos, e toda a gente ficou com pena de serem tão pouquinhos :) Da próxima vez vou decididamente dobrar ou triplicar a receita :)

Amanhã saem as receitas dos pães de queijo, da moqueca e das caipirinhas e dos bagels de hoje :D 

Pães de queijo :D
A equipa das caipirinhas em acção :D
Prato do D. com a moqueca maravilhosa da D. :D
Entretanto estou mesmo a acabar a minha foto-reportagem sobre a China! :D

No décimo primeiro lugar do top da nossa viagem está a visita ao Palácio de Verão em Pequim :)

O Palácio de Verão era o local onde os imperadores viviam durante os meses mais quentes do ano. O recinto do Palácio de Verão é enorme e muito bonito, e passámos um dia muito agradável a passear por entre os diferentes edifícios.



Os chineses não gostam muito de seguir as regras :)







Vista sobre o Palácio de Verão :)
















O bolo típico chinês, como vos tinha mostrado no post anterior!
Método de confecção de umas barrinhas de amendoins e bagas goji típicas óptimas :)
No décimo segundo lugar está o Templo do Céu em Pequim, um templo muito bonito rodeado por um extenso parque :D

No caminho para o templo :)
Loja do Doraemon :D
Recarregar baterias com um batido de manga :D

Já no parque do templo :)



O Templo do Céu :)






Locais a praticarem tai chi :D
Espero que tenham gostado :D 

Até amanhã :D

38 comentários:

  1. Deve ser tão divertido planear esses jantares :)
    Obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  2. adorooooo comida brasileira =D Essa ideia de jantares temáticos é muito boa! Pena que o meu amor não esteja por cá para fazer algum com ele...Tenho de ir a tua casa participar num desses =P=P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. eu adoro jantaradas, e ter pessoas a jantar em casa, mas isso de estar cansada acontece-me algumas vezes.
    bem, a comida está toda com um aspecto divinal.
    mas esse camarão grande no prato da moqueca fintou-me os olhos!!! (deve ser por ser alergica e nao puder comer :( lol)
    olha, confeccionar barrinhas de amendoins e bagas goji dá musculo! o braço do individuo é bem composto. lol

    Beijinhos grandes :D

    lindas fotografias as tuas, para nao variar :D

    ResponderEliminar
  4. Nunca fui nem fiz um jantar temático, mas deve ser bem engraçado! :D
    Gostei muito das fotos* Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hummmm Joanita!

    Esse jantar devia de estar super hiper divinal.

    Brigadeiros já fiz, pão de queijo também já. Mas feijoada brasileira e a moqueca não. Vou ter que as englobar numa próxima ementa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nossa, que tudo, ahazou nas dicas!

    Beijos, beijos. Passe no meu blog.
    Seguindo aqui, viu? rs
    http://www.modanywhere.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Vou ter de perguntar, isto porque tenho uma amiga que está agora a estudar para o exame de especialidade; como é que tens tempo para fazer isto tudo? :P Custa-me a acreditar que os teus dias tenham 24h como os meus :D e que consegues ser super organizada e fazer receitas e estudar pelo meio e tudo e tudo e tudo! :)

    ResponderEliminar
  8. Olá :)
    Adorei as dicas para os jantares temáticos, vou pô-las em uso de certeza :))
    A tua feijoada brasileira é igual à minha :D Eu só acrescento salsicha fresca ao feijão e ananás e pêssego em calda ao acompanhamento :))
    Quero experimentar a receita dos brigadeiros de limão e estou curiosa pela da moqueca que tem óptimo aspecto :D
    Estou mesmo in love pela tua viagem, nunca pensei que fosse ver coisas tão espectaculares. Os palácios e templos e as paisagens são de morrer :))
    Beijinhos e até amanhã :)**

    ResponderEliminar
  9. Tem tudo bom aspeto mulher: os pães de queijo, a feijoada, os brigadeiros xD Ai que eu agora estou a ficar com fome :)

    Beijo ^^

    ResponderEliminar
  10. Ai Joana, eu adoro brigadeiros. Até me atrevo a dizer que são um dos meus doces preferidos.
    Tem tudo imenso bom aspecto no teu jantar temático =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. eu sou um perigo a fazer brigadeiros.................. :P

    ResponderEliminar
  12. Sempre que venho ao teu blog, fico com vontade de experimentar tudo, só que não tenho o teu dom :)

    Estou a adorar as fotos da viagem... esses templos são maravilhosos..adorava conhecer!

    ResponderEliminar
  13. Esses templos chineses são avassaladores, que cores lindas. >:)

    Quanto ao jantar, que bom aspecto... adoro feijoada!

    ResponderEliminar
  14. Esses brigadeiros de limaao..... quero!



    http://www.bitsnpieces.me

    ResponderEliminar
  15. Adoro fazer jantar entre os amigos, agora andamos com uma ideia: jantar de sobremesas :p sim, há muitos gulosos no grupo! A ideia é cada um levar uma sobremesa feita por si!
    beijinho

    ResponderEliminar
  16. Olá joana,
    quantas delícias!
    Vou fazer a receita do brigadeiro de limão, amei a receita!
    As fotos da China estão perfeitas o templo é maravilhoso!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  17. Eu gosto de participar em jantares temáticos e até ajudar na preparação. Já ser eu a organizá-los é mais complicado, porque tenho problemas em delegar e depois chego ao fim das coisas exausta!
    Se todos contribuirem um pouco é mais fácil. E, sem dúvida, preferência a pratos de plástico!

    Eu também gostei muito do Old Boy, adoro filmes com um twist final e foi por isso que me recomendaram esse filme na altura.

    Eu, brigadeiros, é mais de chocolate... ;)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Huum os brigadeiros têm tão bom aspeto *-* Oh gostava de ver fotografias do jantar temático do Halloween, isto porque sou uma apaixonada pelo Halloween ahaha
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Eu ando a tentar organizar uma festa de anos 60 pelo menos há 1 ano. E ainda não consegui. Tem de ser no verão porque a ideia é utilizar a churrasqueira, mas por isto ou por aquilo ainda não conseguimos marcar uma data. E lá vai mais um verão sem a dita festa acontecer....
    Eu adoro organizar jantares lá em casa, não temáticos, mas o problema é que como tenho a mania de fazer eu tudo, nunca tenho tempo de descansar uma meia hora antes da festa começar. Aliás às vezes ainda ando de volta da cozinha, principalmente se o jantar for a uma sexta-feira. Tenho de aprender umas dicas contigo!!!

    Beijinho, Sweet

    ResponderEliminar
  20. Obrigada querida :) vou aproveitar sim. Este post está cheio de coisas boas!! :P beijinho

    http://ourmelodyblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Ohhh ... Que fixe ... essas fotos da china sao mm fantasticas =D * eheehe essa ideia dos jantares temáticos sao bastante engraçados... uma boa ideia para conhecer culturas diferentes... e divertitrest c amigs! **********************++ eu tenho pesadelo k fui raptada e dps liberto m lololol *****

    ResponderEliminar
  22. acho realmente essa ideia dos jantares temáticos uma ideia muito gira. quando tiver a minha própria casa tenho de a colocar em prática :)
    os brigadeiros têm um aspeto delicioso :)
    beijinhoO

    ResponderEliminar
  23. Sendo preparado por ti o jantar temático só podia ser um sucesso.

    ResponderEliminar
  24. Agora que moro com as minhas amigas também vou experimentar jantares temáticos, que giro!

    Esses brigadeiros parecem deliciosos... (adoro os de chocolate, um pecado na vida saudável...)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  25. Olá !
    Adorei a receita dos brigadeiros !
    As fotos estão lindas !
    Parabéns por este cantinho maravilhoso.
    Um beijinho da Moranguetes (Anabela)

    ResponderEliminar
  26. ei!
    adorei o planejamento dos jantares tematicos e aposto que o jantar brasileiro deve ter ficado maravilhoso! pelo menos ficou parecendo pelas fotos!!!!

    adorei tb conhecer um pouco mais sobre o palacio e o templo da China! sao lindos!!!

    bjos

    ResponderEliminar
  27. Que maravilha de jantar Joaninha! :)
    Lá mais para o inverno hei-de experimentar essa receita!
    No outro dia comi feijão preto com arroz e carne grelhada e adorei. É uma combinação que achava estranha mas fiquei fã. Não é é para todos os dias claro.

    Não consigo comer mesmo e manhã, assim que me levanto, mas a minha mãe e irmã também são assim... Vou tentar levar um iogurte escondido na mala. É que ainda por cima têm que ser daqueles sem lactose.
    Desta vez estou a pensar em começar devagar. Ir contando nas comidas más devagar e nada logo de repente. O ritmo de trabalho é grande e não dá para comer só sopinhas e saladas... Ainda por cima com este calor que ainda anda por aqui. Que achas?

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  28. Jesus, tanta comida boa!! Geralmente quando faço jantares com os amigos, também dividimos tarefas e despesas, mas não fazemos assim um planeamento tão completo. E até hoje, o único jantar temático que fizemos foi japonês, com sushi.

    ResponderEliminar
  29. Obrigada Joaninha. Eu é que adoro o teu blog tb. Conciliar receitas com as tuas maravilhosas viagens! É tão bom!*

    ResponderEliminar
  30. olha deste umas boas dicas, isso dos jantares temáticos é uma boa ideia!

    ResponderEliminar
  31. Joana,

    Eu sei qual é o meu medo. O descontrolo. O engordar.
    O preconceito c/HC n sei de onde vem :P

    Esses brigadeiros de limão são uma grande ideia, devem ficar mesmo bons. Temos que combinar qualquer coisa um destes dias. Não ando a melhor das companhias mas talvez me fizesse bem! Beijinho

    ResponderEliminar
  32. viste Dorayakis à venda na loja do Doraemon? :)
    Devem ser mais conhecidas no Japão, mas como na China tinha uma loja.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Olá, Joana. Eu vou ser operada ao pé, de onde vou extrair um sinal que tenho por baixo de um dedo. Causa-me bastante desconforto e até dores. Há já um ano que fui ao médico e agora que o dia da operação estava tão perto, adiam :/

    ResponderEliminar
  34. Os jantares temáticos devem ser bem divertidos,mas devem dar um trabalho, tens que gostar mesmo de cozinhar.:)

    ResponderEliminar
  35. Joaninha,
    *Esta uma perfeita MC! Eu ainda stresso um bocado com grandes recepções se bem que na minha família eu sou a "organizadora" das festas. Já te disse :) mas esta sexta feira vai haver convívio cá em casa... Não é jantar, mas é um cafezinho familiar :)sem tema!
    *Old Boy = good ;). É um bocado "malaiko" e estranho, mas muito interessante.
    *Eu acho a "cena" do Tai Chi muito gira, especialmente nos mais velhos. Era capaz de ir para os parques só para olhar para eles, mas nunca tive coragem de fazer :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Lindo o templo do céu...! E desta vez a mostra alimentar tem bom aspecto...é que já vi por aqui cada "petisco".

    Nunca fiz um jantar temático, mas tenho uns amigos que organizam uns extraordinários...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Brigadeiros, adoro! o meu namorado é brasileiro e faz uns maravilhosos, amanhã tenho de pedir para ele fazer para mim, despertaste-me a gula!

    ResponderEliminar
  38. É uma ideia muito gira e como sempre receitas com muito bom ar :) beijinhos **

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />