25 de setembro de 2012

Um bolo saudável e uma receita de perder os sentidos (literalmente!) :D

Ontem fui doar sangue.

Eu já fiz um artigo sobre a doação de sangue aqui e até já vos falei da última vez que doei sangue aqui (a tal que culminou comigo a desmaiar no talho do Continente). Como já tinham passado quatro meses desde este episódio decidi aproveitar o facto de estar no mesmo hospital onde doei sangue da primeira vez para repetir a experiência :) 

Imagem retirada daqui
Desta vez o processo foi um pouco mais demorado e demorou cerca de uma hora, durante a qual preenchi um questionário, respondi a algumas perguntas, tirei um pouquinho de sangue para fazer um hemograma rápido, medi a tensão arterial, fui fazer um lanchinho porque estava com a tensão arterial baixa, voltei e finalmente doei sangue.

Almocei no hospital e voltei para casa com indicações precisas para passar toda a tarde a repousar. Depois do que aconteceu da última vez nem sequer me atrevi a desobedecer às ordens do técnico, e assim quando cheguei a casa vesti logo o pijaminha e passei toda a tarde a dormir. 

O meu bracinho :)
Quando acordei ao fim da tarde sentia-me óptima e fui ajudar o P. a fazer o jantar, até porque tínhamos decidido testar uma receita nova de hambúrgueres :D

Hambúrgueres de frango e tomate (receita adaptada do livro '200 Receitas Baixas Calorias')

Ingredientes (para duas pessoas):

* 200g de peito de frango picado (peço para picarem no talho);
* Dois tomates-cherry picados;
* Alho picado a gosto (usei congelado);
* Cebola picada a gosto (usei congelada);
* Orégãos, manjericão e salsa picada;
* Uma colher de chá de azeite;
* Sumo de uma lima;
* 100g de tomates-cherry cortados em quartos;
* Uma colher de chá de coentros picados;
* Uma malagueta picada.

Confecção:

* Juntar a carne picada, os tomates picados, o alho, a cebola, os orégãos, o manjericão e a salsa picada e misturar bem;

* Formar dois hambúrgueres e grelhar numa frigideira anti-aderente (coloquei uma colher de chá de azeite);

* Fazer o molho com os tomates-cherry cortados em quartos, o sumo da lima, os coentros e a malagueta picada;

* Servir o hambúrguer no pão coberto com o molho (nós optámos por acompanhar o hambúrguer com fettucine e com tomates-cherry) :)

O molho :D
O meu prato :)
  
Como eu não podia fazer esforços com o braço fiquei com a tarefa de fazer o molho, mas a dada altura a história repetiu-se: comecei a sentir suores frios, náuseas e palpitações e perdi os sentidos.

No entanto, desta vez reagi mais depressa e deitei-me imediatamente no chão com as pernas levantadas. Ainda estive assim durante uns bons minutos até que eventualmente me senti melhor, mas por via das dúvidas passei o resto da noite deitada no sofá. Por outro lado, o hambúrguer ficou muito bom :D

Ficou muito saboroso :D
 

É claro que com tudo isto ontem não fiz rigorosamente nada, por isso hoje quando saí do hospital tinha imensas coisas para fazer: fui à farmácia, fui às compras, limpei a casinha dos porquinhos e dei uma arrumadela na casa. 

A dada altura tive uma vontade absolutamente incontrolável de fazer um bolo, e decidi pôr em prática uma receita que já andava há semanas na minha mente :D Eu sei que normalmente sou uma entusiasta natural das minhas receitas, mas esta vale mesmo a pena experimentarem! :D

Bolo de maçã com courgette e aveia (receita adaptada daqui

Ingredientes: 

* Uma chávena e meia de farinha de trigo;
* Uma chávena e meia de farinha de aveia;
* Uma colher de chá de canela;
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Uma chávena mal medida de açúcar amarelo;
* Uma courgette descascada e ralada;
* Uma maçã descascada e ralada (usei maçã reineta);
* Três ovos;
* Um terço de chávena de leite;
* Uma maçã cortada em cubos para decoração.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 180º;

*  Colocar numa tigela a farinha de trigo, a farinha de aveia, o açúcar amarelo, a canela e o fermento e misturar tudo com uma vara de arames;

* Ralar a maçã e a courgette para outra tigela;

* Juntar os ovos e o leite e bater bem;

* Misturar o preparado líquido com os ingredientes secos e bater com a vara de arames;

* Untar uma forma e verter o preparado para o interior;

* Decorar o bolo com uma maçã cortada aos cubinhos;

* Levar ao forno durante 40 minutos.

Resultado :D



 

Há imenso tempo que eu queria usar a courgette para fazer um bolo, e depois de provar o meu bolo nem posso acreditar que não o tenha feito mais cedo! A courgette deixou o bolo com uma consistência simplesmente fantástica :D E o sabor? Estava perfeito :D Apesar de eu ter diminuído a quantidade de açúcar da receita original o bolo estava docinho na medida certa, principalmente porque os cubinhos de maçã davam o seu toque de doce :D


 

Apesar de ser um bolo arrisco-me a dizer que é um bolo bastante saudável: não leva gordura nenhuma, tem pouco açúcar e tem courgette, aveia, maçã e canela, ingredientes cujos benefícios eu já explorei aqui


Depois de dois dias complicados dei por mim a beber um chá de lúcia-lima e a comer duas uma fatia absolutamente deliciosa do meu bolo outonal, enquanto via o novo episódio de How I Met Your Mother e ouvia a chuva a bater nos vidros da janela. E digo-vos, é impossível não me sentir imensamente feliz :D 

Lanche para mim e para o P. :D
O meu lanche de hoje :D
Até amanhã! :D

43 comentários:

  1. oh caneco rapariga!!!
    dar sangue é um ato complicado para ti!
    espero que estejas melhor...

    por acaso já estive bastante tentada a fazer um bolo com courgette mas agora vou tarde de mais... snif snif... sem forno...
    lol
    mas quando tiver, irei experimentar esse teu bolo :D

    Beijinhos muito grandes e muita energia para ti!

    ResponderEliminar
  2. Com que então toda a tarde a dormir hmm?!sim senhora :P

    Eu por acaso nunca doei sangue, mas gostava bastante de o fazer...ainda não surgiu a oportunidade...

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Tenho de experimentar esse bolo, parece interessante.
    Adorei o novo episódio :)

    ResponderEliminar
  4. Bem, o que tu passas para fazer uma boa acção :D Eu nunca dei sangue, da ultima vez que tentei, tinha passado há uns tempos por uma anemia e não me deixaram, depois disso nunca mais tentei.
    O hamburger, que apetitoso que devia estar. Estou há que tempos para experimentar as tuas receitas de hamburgers e passa-me sempre. :D
    O bolo, confesso que não me grita "faz-me, faz-me" :D Mas pela tua discrição se calhar devo experimentar. Tenho um de iogurte de cereais no forno :D
    Ainda bem que te sentes feliz, eu também adoro estar assim no quentinho com o meu amor a beber um chá, não há mesmo melhor, e lá fora, a chuva que caia :D

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  5. Nhamiii esse bolinho tem mesmo bom aspecto :):) A mim faz-me impressão como falas com tanta naturalidade de teres perdido os sentidos =P Eu ficava um mês de cama com medo que me acontecesse novamente =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Está-me a parecer que não vai demorar muito até eu experimentar essa receita do bolo =)
    Olha Joaninha estou muito triste e sabes porquê? POrque vai ser impossivel ir a Lisboa durante a semana. Ainda pensei que esta semana era " a brincar" e que conseguia faltar um dia a faculdade, para ir ver a minha avó e ir ter contigo. Mas não dá mesmo. No segundo dia de aulas já tenho livros para comprar, testes marcados, matéria para começar a estudar.
    Tens de ir trabalhar ao fim de semana =)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. O que importa é não desistir, doar sangue é muito nobre. :)

    ResponderEliminar
  8. Pois "doar sangue", querias era uma tarde a descansar, confessa lá :p ahaha
    O bolo tem bom aspeto, os bocadinho de maçã em cima dão-lhe um ar engraçado :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. :) O que interessa é que se goste dos pãezinhos de queijo, saibam aos originais ou não :P mas levei para o meu colega me esclarecer :)
    Ena bolo com courgette! nunca tinha ouvido falar sequer! próximo sábado além da manif tenho que experimentar os teus muffins de limão e mel! o meu evernote já está cheio de receitas tuas para experimentar :D

    ResponderEliminar
  10. Hello!
    *Confirma-se sábado à tarde! Depois combinamos hora :)
    *Bolo - muito bom aspecto! por acaso fartam-se de gabar a courgete para fazer bolinhos. Parece que têm razão!
    *Doação de Sangue - És corajosa por fazeres doações mesmo a teres esses sintomas pós-doação. Sempre que o faço tenho cuidado, mas nunca me senti brutalmente mal.
    *Arroz de tentáculos de pota: Refogado de cebola e azeite, polpa de tomate, pimentos (verde e vermelho aos cubinhos), tentaculos de pota, sal, alho em pó, água, arroz e voilá! Ficou mesmo bom!
    *Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  11. doar sangue é uma coisa que eu gostava de fazer quando tiver idade, é uma pequena ajuda que todos nós podemos dar e ajudamos muita gente sem saber... apesar de eu não gostar muito de agulhas e tal, penso que é pequeno esforço por uma boa causa :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana,
    Já tinha saudadinhas!
    Claro que vou experimentar essa receitinha de bolo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho que começar a dar sangue, mas sou uma medricas com as agulhas,lol.

    ResponderEliminar
  14. A courgette é substituto da manteiga? :P
    É mesmo obrigatório colocar aveia? :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Blair!

      Não, na receita original além da courgette o bolo levava óleo na mesma ;) Mas eu substituí por leite ;)

      Podes substituir a aveia por farinha de trigo normal ou por outras farinhas ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  15. Oh mulher tu não ganhas para o susto!! Foi do cheirinho dos hamburgueres, que era delicioso... ;p Só tive essa sensação de desmaio iminente uma vez e estava em casa. Deitei-me logo e os meus pais trouxeram-me um copo de água com açúcar (isto da água com açúcar faz alguma coisa ou é só um mito?)
    Nunca me lembraria de fazer um bolo com courgete! Mas às vezes tenho cá e não sei o que fazer com elas, para a próxima já sei!

    Eu também adoro estar no sofá a ver um filme com a chuvinha a cair lá fora. É uma sensação de "ninho" tão boa! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana,
    bela ação, tenho que fazer isso tbm!
    Amei as receitinhas, todas saudáveis e apetitosas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  17. Ola joana:) Tenho visto o teu blog e tenho gostado bastante. As tuas aventuras e receitas são bastante interessantes:)
    Este ano finalmente fui dar sangue pela primeira vez, não me custou nada e é bom saber que podemos ajudar alguém.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  18. ESSES HAMBURGUERES FICARAM OPTIMOS,E O BOLO PELOS INGREDIENTES QUE LEVA AGRADA-ME.
    ERA PERFEITO PARA AMANHA AO PEQUENO ALMOÇO.
    BJS

    ResponderEliminar
  19. eu adoro dar sangue. fico a sentir-me tão bem comigo mesma...
    estava para dar na próxima semana mas agora tenho um problema, não tenho 50kg (tenho 46). eles não costumam pesar, mas a minha consciência e o R. dizem que não devo ir nem omitir o meu peso porque pode ser perigoso para mim. o que achas jo?

    esse bolo deve ficar muito bom e super saudável. hei de experimentar :D bessos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hermione!

      Eu acho que não deves omitir o teu peso :) Dependendo da tua altura pode ser que te deixem doar sangue se tiveres um IMC saudável, mas sinceramente eu acho que a questão dos 50 quilos é mesmo obrigatória por uma questão de precaução. Mas podes sempre colocar a questão ao médico :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  20. Olá Joaninha,

    Espero que estejas melhor, ainda bem que tens um médico sempre por perto :-)

    Já vi variadas receitas de bolo com courgette, mas como sabes sou uma esquisitinha, portanto não são para mim. Courgette só na sopa e grelhada temperada com vinagre balsâmico, adoro.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Oi Joaninha
    q bela acao de doar sangue :)
    seu bolo de abobrinha ( em portugues do Br) esta com aparencia maravilhosa :)
    ja copiei sua receita para meus favoritos:)
    peguei uma receita na tv no qual vai a zucchini tb mas vai casca de laranja e gotas de chocolate..estou doida pra provar bolo de zucchini
    bjinhos :)

    ResponderEliminar
  22. Vi essa receita no pingo doce e fiquei cheeeeia de vontade de a fazer, mesmo :) Deve ser excelente! Já fziz um bolo de courgette mas com cenoura e laranja, também era ótimo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. ei!
    nunca doei sangue, mas tenho vontade...meu medo é acontecer o q acontece com vc de ficar fraca ao ponto de perder os sentidos!!!

    esses hamburgers de frango devem ter ficado uma delicia!!!!

    bjos

    ResponderEliminar
  24. olaaaaaaa... muito obrigada por tudo juu =)

    olha a minha nova colega de casa tb fez um bonito bem parecido a esse em aspeto..em ingredientes no idea :P
    ehehhe mas apetecia um cha e um bolito.. agr c a volta da chuva e vento! :S ******Beijnihoo*******+

    ResponderEliminar
  25. Ainda bem que desta vez estavas em casa... Esse bolo grita outono por todos os lados e deve mesmo ser delicioso. Beijo

    ResponderEliminar
  26. Também quero doar sangue, pois nunca o fiz, antes não podia por ter anemia agora penso que já posso. Onde é que se pode ir? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Monika podes pesquisar no site do Instituto Português do Sangue:

      http://ipsangue.org/ipsangue2011/

      Mas normalmente dá para doar sangue em qualquer hospital ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  27. Essa hambúrguer e o bolo estão que um aspecto divinal :D, quanto ao doar sangue, ja pensei nisso, mas como muita gente, tenho certos receios :x
    quanto ao teu comentario no meu blog, a balança até era igual só mudava a cor, por isso achei estranho os valores estarem assim :s

    ResponderEliminar
  28. Olá joana!

    Para se dar sangue pode ser a qualquer dia em qualquer hora?

    Também gosto muito do tomate coração de boi!

    Ás vezes também faço receitas de bolos "saudáveis", usei os ingredientes que normalmente usas para fazer os teus muffins e multiplico por 4, ou seja, para 4 ovos, 4 colheres de açucar, etc. e ficam muito bons!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  29. Gostava muito de doar sangue! Fui uma vez com a minha melhor amiga que é enfermeira, mas estava a fazer um tratamento e não pude doar. Mas é uma das coisas que estão na minha "to do list" :)

    Adorei essa receita dos hamburguers! Hoje fiz arroz doce que já não fazia há imenso tempo, e com este tempinho sabe bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Oi oi Joaninha :)
    O empadão ficou muuuuito bom :D
    Olha, eu faço assim:
    Para a cobertura:
    3 maçãs
    Sumo de meio limão
    açúcar a olho

    Para o creme:
    2 maçãs
    Raspa de meio limão
    +/- 75 g de açúcar
    4 colheres de sopa de água
    1 pau de canela

    Para a base:
    1 base de massa folhada para tartes

    A preparação:
    1- Cortar 2 maçãs sem casca em pedaços pequenos, colocar numa caçarola com a raspa do limão, o açúcar, a água e o pau de canela.
    2- Vai ao lume para cozer. Entretanto cortar as restantes maçãs em lâminas finas e regar com o sumo de limão para não escurecerem, reservar.
    3- Retirar a caçarola do lume e reduzir a puré a maçã.
    4- Estender a massa folhada numa forma de tarte e espalhar o creme sobre a massa.
    Dispor depois os gomos de maçã em circulo sobre o creme. Pulverizar com o restante açúcar e levar ao forno até estar pronta. Polvilhar com canela em pó.

    Espero que gostes, é fácil e muito boa :))
    Beijinhos e boa noite :)

    ResponderEliminar
  31. Fiquei a babar por esse bolo :)
    E que belo exemplo de uma boa cidadã...eu já dei sangue, mas agora por razões médicas estou impossibilitada :( mas daqui a nada já vou poder outra vez :)

    ResponderEliminar
  32. YUM YUM YUM! :D Que receitas magnificas!! As duas! Estou a salivar... :P

    Eu nunca doei sangue... :( É uma coisa que me pesa na consciencia... Mas tenho um pavor de agulhas tremendo e só de pensar nisso apetece-me esbofetear-me. E nem te digo qual é o meu tipo sanguíneo, porque aí até me ajudas na minha tarefa de auto-linchamento. :'( Mas tenho mesmo que me deixar de mariquices e começar a dar sangue regularmente. Faz tanta falta a tanta gente, e eu sou perfeitamente saudável, posso dar sangue sem problemas... Acho que és uma pessoa espectacular, a sério :) Vou tentar seguir o exemplo e ganhar coragem para ir ao hospital doar sangue!

    ResponderEliminar
  33. eu não consigo dar sangue, eu já desmaio cada vez que me dão uma vacina, imagino se fosse a tirar sangue, caía pró lado em 2 segundos!

    ResponderEliminar
  34. Eu qdo vou doar sangue fico sempre lá a descansar um bom bocado antes de vir embora, pois mto facilmente estatelo-me no chão. Fraquinha :-) Quanto às tuas receitas, maravilha. O bolo ficará para outras núpcias, mas os hambúrgueres tenho de experimentar! Obrigada pelas ótimas ideias ! Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Um cházinho com ele bolinho caia agora tão bem!

    ResponderEliminar
  36. Olá, Joana! Ao procurar a receita de um bolo com courgette descobri o teu blogue e decidi experimentar a receita. Ficou ótimo... mt fofinho, crocante e com um cheirinho incrível :). Aproveito para partilhar duas alterações que fiz à receita aqui publicada... Em vez de farinha de aveia, coloquei flocos de aveia, o que deu ao bolo um crocante mt agradável; em substituição do leite, pus um iogurte natural magro; depois de o bolo estar cozido, pincelei a maçã do topo com um pouco de mel e levei novamente ao forno só para ficar bem douradinho. Recomenda-se :D!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />