8 de outubro de 2012

Abriguem-se, porque vem aí uma avalanche de receitas! :D

Durante o fim-de-semana prolongado aproveitei para curar a minha gripe, descansar bastante, beber muito chá e ajudar o meu pai nas suas experiências culinárias :)

A descansar no sofá com as minhas meias do Natal :D
Devo ter bebido uns vinte chás este fim-de-semana! :D
Também ajudei o meu miúdo com os trabalhos de casa de matemática :)

Trouxe o resto do meu bolo de cenoura e laranja com courgette :)
Veredicto da família: aprovado! :D
Comi a minha primeira romã do ano :D

Também comi muita sopinha da avó :D
Na Sexta-feira ao jantar o meu pai fez um prato de bacalhau que ficou absolutamente fantástico :D A mistura de ingredientes pode parecer estranha à primeira vista, mas acreditem que o prato ficou mesmo bom :D 

Bacalhau no forno com crosta de ovas de pescada

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Quatro lombos de bacalhau sem pele e sem espinhas;
* Duas ovas de pescada;
* Meio queijo fresco de cabra;
* Um fio de azeite;
* Dois dentes de alho picados; 
* 150g de flocos de batata;
* Duas gemas de ovo;
* Uma colher de sopa de queijo ralado;
* 600ml de água;
* Meio litro de leite;
* Dez gotas de sumo de limão;
* Uma colher de chá de mostarda Dijon;
* Piri-piri;
* Orégãos;
* Noz-moscada;
* Pimenta preta.

Confecção:

* Ferver o leite, ao qual se juntou previamente a noz-moscada e a pimenta preta;

* Desligar o leite e juntar o bacalhau, deixando de molho durante alguns minutos;

* Fazer um refogado com azeite e dois dentes de alho e juntar as ovas de pescada;

* Juntar o queijo fresco de cabra, 100ml de água, mostarda, sumo de limão e piri-piri e deixar cozinhar;

* Transferir para o processador e picar tudo;

* Retirar o bacalhau e aproveitar 300ml de leite;

* Colocar a ferver meio litro de água temperada com orégãos;

* Retirar a água do lume e juntar os 300ml de leite, 150g de flocos de batata, uma gema e o queijo ralado, mexendo bem até ficar homogéneo;

* Num tabuleiro de ir ao forno fazer a montagem, colocando o puré à volta e o bacalhau no centro, com a crosta de ovas de pescada em baixo e em cima do bacalhau;

* Pincelar com uma gema;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante aproximadamente trinta minutos.

Os lombos de bacalhau :)
A crosta de ovas de pescada e queijo fresco de cabra :)
Tudo montado :)
Já prontinho :D

O meu prato :)
Este prato ficou muito bom :D O meu pai é realmente um grande artista, e eu confesso que tenho alguma pena de não ser tão criativa em relação aos meus pratos. Por outro lado, tenho uma grande imaginação no que toca à adaptação de receitas normais para receitas mais saudáveis, por isso acho que também não estou mal :)

No Sábado passei parte da tarde com o meu mano a ver o Die Hard 4.0 :D Por algum motivo que eu desconheço eu sou maluquinha pelo Bruce Willis Die Hard e não perco uma oportunidade para ver o Bruce Willis filme :D

Imagem retirada daqui
Já tentei convencer o P. a rapar o cabelo Imagem retirada daqui
Para o jantar decidimos repetir a receita da moqueca que a D. fez para o meu jantar temático brasileiro. É claro que como foi o meu pai a cozinhar o resultado final não ficou nada parecido com o da D., por isso vou mostrar-vos ambas as receitas :D

A D. vai casar daqui a algum tempo e convidou-me para ser dama-de-honor :D Nem imaginam como me senti feliz e agradecida :D É claro que agora nos fartamos de falar dos nossos casamentos, até porque a D. vai casar apenas quatro meses antes de mim! :D (prometo um post extenso sobre o meu casamento muito em breve!) :D

Moqueca de peixe e camarão da D.

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Uma cebola;
* Dois dentes de alho;
* 50g de azeite;
* 200g de tomate pelado;
* Meio pimento vermelho;
* Uma colher de sopa de coentros picados;
* Uma colher de sopa de salsa picada;
* Uma colher de sopa de cebolinho picado;
* 200ml de leite de coco;
* 500g de camarão inteiro congelado;
* 400g de filetes de peixe gato;
* Um caldo de marisco;
* Uma pitada de estragão;
* Sal e pimenta caiena.

Confecção:
 
* Cozer o camarão em água;

* Remover a água de cozedura e reservar a mesma; 

* Enquanto o camarão arrefece picar a cebola e os alhos;

* Descascar o camarão e reservar as cascas;

* Moer as cascas de camarão na processadora, adicionando-lhes um pouco da água da cozedura reservada até formar um caldo;

* Temperar o caldo com pimenta preta, pimenta branca, noz-moscada e uma pitada de sal; 

* Remover com um coador os resíduos das cascas e reservar o caldo;

* Numa panela juntar a cebola e o alho com o azeite e deixar refogar;

* Juntar o tomate e o pimento;

* Juntar o leite de coco e deixar cozinhar cerca de dez minutos; 

* Juntar o caldo de marisco e deixar apurar durante mais 10 minutos;

* Colocar os filetes de peixe cortados em postas largas e temperar com estragão, sal e pimenta caiena;

* Deixar apurar o tempo necessário para o molho engrossar e maturar os sabores;

* Juntar os camarões cozidos descascados e deixar cozinhar mais 5 minutos.

Este prato estava simplesmente fantástico :D
Moqueca de salmão e mexilhão do meu pai

Ingredientes: 

* Dois lombos de salmão temperados previamente com sal e sumo de limão;
* Uma embalagem de mexilhão cozido com a água;
* Uma cebola cortada em fatias fininhas; 
* Três dentes de alho; 
* Nove pimentos padrão cortados em pedaços; 
* Uma lata de tomate em pedaços; 
* Meia lata de leite de coco;
* Duas colheres de sopa de azeite de dendê;
* Azeite a gosto; 
* Salsa picada; 
* Coentros picados;
* Pimenta preta; 
* Gengibre; 
* Caril; 
* Cominhos;

Confecção: 

* Refogar a cebola, o alho e os pimentos padrão num fio de azeite; 

* Retirar os pimentos e juntar no refogado meia lata de tomate em pedaços, salsa picada, coentros picados, pimenta preta, gengibre, caril e cominhos; 

* Colocar os lombos de salmão em cima do refogado sem mexer; 

* Cobrir com os pimentos padrão, a metade restante da lata de tomate em pedaços, coentros picados, salsa picada e pimenta, sem mexer; 

* Cobrir com parte da água da embalagem de mexilhão, sem mexer; 

* Juntar meia lata do leite de coco e duas colheres de sopa de azeite de dendê, sem mexer;

* Deixar cozinhar. 


O meu pai comprou o azeite de dendê no Jumbo :)


 
O meu prato :D
Este prato foi decididamente o prato vencedor do fim-de-semana :D

No Domingo passei a manhã a tomar café com a M., e quando cheguei a casa comi um belo prato de grão-de-bico :D  

Sim, eu sou canhota a comer! :D
Depois do almoço decidi desafiar a minha família para fazermos bolachas para o lanche, e passámos o início da tarde na cozinha :D Aproveitámos um resto de manteiga de amendoim que havia em casa e fizemos bolachas de manteiga de amendoim :D 

Bolachas de manteiga de amendoim e M&Ms (receita retirada daqui

Ingredientes (para vinte bolachas):

* Dois terços de chávena de chá de açúcar amarelo; 
* Duas colheres de sopa de manteiga magra; 
* Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim crunchy com pedaços de amendoim;
* Um ovo; 
* Uma colher de chá de aroma de baunilha; 
* Uma chávena e um terço de farinha de trigo com fermento;
* M&Ms a gosto. 

Confecção: 

* Bater o açúcar com a manteiga e com a manteiga de amendoim até obter uma mistura cremosa; 

* Juntar o ovo e a baunilha e continuar a bater; 

* Adicionar a farinha, mexer muito bem e envolver os M&Ms; 

* Fazer bolinhas de massa, calcar com um garfo e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal; 

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante doze minutos; 

* Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.



Foi o meu irmão que fez a bolacha que tem o sorriso :D

 

 
'Qualquer dia estás a tirar fotos no canteiro Joana!'

E se eu vos dissesse que fizemos estas bolachas em vinte minutos? :D São uma óptima ideia para quando recebem visitas em casa ou para quando querem uma receita rápida e muito saborosa :D 

Em comparação com as receitas habituais de bolachas estas nem levam muita gordura, e eu achei que a manteiga de amendoim lhes dava um toque bem interessante, embora sinceramente eu não seja de todo apreciadora de manteiga de amendoim :) De qualquer das formas encontrei mais uma receita deliciosa de bolachas para oferecer no Natal, pelo menos tendo em conta a rapidez com que os restantes elementos da família as fizeram desaparecer :D

Depois do lanche voltei para Lisboa para os braços do meu P., e vimos juntos o Porto-Sporting :D 

Esta semana estou sem máquina fotográfica porque a deixei em casa da J. na Sexta-feira passada, por isso acho que o blog vai andar um bocadito parado a nível de fotos gulosas. Por outro lado, vou aproveitar para vos falar de outros temas :D Depois mostro-vos :D 

Até amanhã! :D

45 comentários:

  1. ainda bem que te sentes melhor e que passaste um bom fim de semana.
    realmente tens a quem sair, as receitas do teu pai parecem muito interessantes e têm um aspeto delicioso.
    essa receita de bolachas parece deliciosa, depois com os m&ms devem ter uma textura interessante. a experimentar :) este ano tb queria ver se oferecia alguma coisa made by me, mas ainda tenho de decidir o que.
    beijinho *

    ResponderEliminar
  2. ah esqueci-me de falar na parte mais importante... queremos novidades do casamento ok? :):) sou tão cusca nestas coisas, porque na verdade também eu e o R. falamos nisso de uma forma cada vez mais séria e até já temos data e tudo :) ***

    ResponderEliminar
  3. Essas bolachinhas seriam a minha perdição!

    ResponderEliminar
  4. Já disse que adoro "cuscar" as tuas novidades?!
    Perco-me com os teus posts...obrigada pela partilha de um pouco da tua vida!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. eu acho que sais ao teu pai :D
    tb tens boa imaginação culinaria!!!

    antes nao gostava de romãs, agora gosto sim!
    ainda não comi nenhuma este ano.

    essas receitas têm todas bom aspecto :D

    quero um pouco de cada. cof cof.

    Beijinhos Joanita, e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana!
    Ainda bem que já curaste a gripe!
    Casamento?! Eu não sabia que ias casar! Oh fiquei mesmo feliz agora :)
    Quero saber de tudo!! Conta-nos aquilo que puderes, adoro casamentos! Vou ficar à espera!
    As bolachinhas de manteiga de amendoim parecem muito boas, acho que vou experimentar. O meu M é viciado em manteiga de amendoim :)
    Tem uma boa semana Joana! Beijinhos***

    ResponderEliminar
  7. Deixaste-me com água na boca :P


    Boa semaninha Joana :)

    ResponderEliminar
  8. Esse bolo é mto parecido com o q te disse q fiz de courgette, ou igual. É muito bom!
    Estas receitas têm todas um EXCELENTE aspeto :))) ADORO e vou juntá-las à minha lista de receitas a testar!!!! Eheh.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Xi,
    Estou em falta com os comentários e e-mail! Fim de semana sem tempo e com a internet num on/off impressionante!
    *Elvas não é mau de todo. O P. fez lá parte da tropa e levou-me lá para recordar os velhos tempos!;
    *Eu ainda vou comer uma refeição feita pelo Sr, teu pai :) Realmente essa moqueca tem a minha cara! (nunca comi! mas tem mesmo a minha cara!);
    *Engraçado...o P. é mesmo canhoto e eu também sou canhota a comer!
    *Pode ser que recebas dicas sobre "como ser dama de honor em Portugal" :) já que nos Estados Unidos há um destaque muito grande, mas aqui penso que é basicamente para opinar e ajudar na despedida de solteiro;
    *Sou "nhó", mas só vou ver e comentar o post anterior agora. Comecei pelo fim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Acabei de almoçar mas voltei a ficar...Cheia de fomeeeee!!! Que aspecto apetitoso :)

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Essa moqueca ficou com tão bom aspecto!! Mas as bolachinhas é mais uma coisa que me vejo a fazer, sobretudo sendo tão rápidas! :) E têm mesmo ar de Natal (como as tuas meias;p).
    Não sou muito de filmes com explosões e armas e coisas, mas sei apreciar um bom Bruce Willis ;).

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    Adoro comer bacalhau e não experimentei uma receita tão inovadora, nem pouco mais ou menos. A ver se este fim de semana a faço :P
    E as bolachinhas são mesmo tão rápidas de fazer? o.O que maravilha :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. ei!
    espero q ja esteja bem melhor!!! adorei todas as receitas e anotei para tentar fazer algum dia!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  14. ainda bem que estás melhor =)! é caso para dizer tal pai, tal filha!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Vais casar Joana?? Parabéns :) Quanto à comida tem tudo tão bom aspecto que até dói ;)

    ResponderEliminar
  16. Uma avalanche de receitas sem dúvidas, todas óptimas, mas sem dúvida que o bacalhau é super inovador e parece delicioso!
    beijinho e as melhoras :)

    ResponderEliminar
  17. Podes comprar os bilhetes no Continente ou então compras no dia em que fores no próprio mercado. Tem lá uma bilheteira e podes ainda fazer uma prova de vinhos (pagas o copo, 1€, e podes provar os vinhos que quiseres e no fim podes devolver o copo!). Eu gostei bastante de ir, e acredito que tu também vais gostar de ir!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Adoro chás mas dispenso gripes. As melhoras
    Fiquei de olho nesse bolo de cenoura e iogurte :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana,
    com estas delícias a sua gripe foi embora rapidinho, tudo
    perfeito!
    Fazer biscoitos em 20 minutos bom demais, ficaram lindos!

    Beijinhos e sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Tem tudo óptimo aspecto!
    As melhoras Joana

    ResponderEliminar
  21. Essas bolachas parecem fáceis de fazer, acho que vou experimentar.:)
    Boa semana:)

    ResponderEliminar
  22. Isso é que foi cozinhar!! Pelo menos não há rotina na alimentação!! Esperoq eu estejas curada da gripe! bejs e boa semana

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que estás melhor querida, agora sou eu que fiquei doente... E ando a leite quente, com mel e limão...
    Tanta comidinha boa, essas bolachinhas convenceram-me :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Eu juro que comprei todos os ingredientes no fim de semana para fazer o teu bolo com couguete, cenoura, laranja, etc...mas o tempo voou e não fiz, hoje acabei a fazer sopa com os legumes... e queria tanto experimentar o bolo com os legumes...mas fica para a próxima, não vou deixar esquecer

    ResponderEliminar
  25. A Moqueca de salmão e mexilhão que o teu pai fez, tem um aspeto maravilhoso!! eu vou experimentar!!

    ResponderEliminar
  26. A receita das bolachas nem parece difícil :)

    ResponderEliminar
  27. não gosto de manteiga de amendoim, a primeira vez que comi foi desilusão total, as minhas expectativas eram tão elevadas por os americanos adorarem aquilo!

    ResponderEliminar
  28. Ahhhhhh casamentos e festas!!! Tào bom :D

    ResponderEliminar
  29. Olá Joaninha

    Não gosto que estejas doente claro! Mas adoro ver os teus pezinhos quando está doentita, acho-os tão ternurentos...(coisas!)

    Adorei o aspecto da moqueca, bebo prato para fazer para uns amigos que vêem aqui jantar com alguma regularidade, vai ficar para uma próxima.

    Amanhã é um dia especial por aquilo que te disse no email. Estou cheia de esperança porque a situação está a melhorar a cada dia que passa. Tenho muito medo de dizer isto, mas também não posso só escrever quando as coisas correm mal, e sei que ficas feliz por mim.

    Tem uma óptima semana. beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Já gravei tudinho num documento!!

    ResponderEliminar
  31. Também ando numa de experimentar receitas de bolachas porque queria ver se as vendia =P Acho que devias fazer novamente um concurso tipo o dos muffins mas para bolachinhas :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  32. Que aspecto MARAVILHOSO!!!!!
    Quando vi a tua primeira foto, não consegui evitar sorrir. Ainda hoje disse ao meu mais velho que me anda a cheirar a Natal, muito embora ainda esteja calor.
    Já decidi que cá em casa, este ano fazemos a árvore dia 24 de Novembro, sábado. Vai ser uma loucura, 3 putos à volta da árvore. Uma quase a começar a andar, um reguila de quase 3 anos, o mais velho cheio de opiniões, uma mãe completamente marada pela época (eusinha) e um pai (que ainda, depois destes anos todos de casamento, não se apercebeu de como foi ali parar!!!!) a bufar com tanta euforia, mas a adorar (digo eu!!!!)!!!!!
    Adoro mesmo o Natal!!!!

    Beijinhos Sweet

    PS: Obrigado pelo apoio nestes meus altos e baixos!

    ResponderEliminar
  33. Que aspecto MARAVILHOSO!!!!!
    Quando vi a tua primeira foto, não consegui evitar sorrir. Ainda hoje disse ao meu mais velho que me anda a cheirar a Natal, muito embora ainda esteja calor.
    Já decidi que cá em casa, este ano fazemos a árvore dia 24 de Novembro, sábado. Vai ser uma loucura, 3 putos à volta da árvore. Uma quase a começar a andar, um reguila de quase 3 anos, o mais velho cheio de opiniões, uma mãe completamente marada pela época (eusinha) e um pai (que ainda, depois destes anos todos de casamento, não se apercebeu de como foi ali parar!!!!) a bufar com tanta euforia, mas a adorar (digo eu!!!!)!!!!!
    Adoro mesmo o Natal!!!!

    Beijinhos Sweet

    PS: Obrigado pelo apoio nestes meus altos e baixos!

    ResponderEliminar
  34. lovely! looks delish! :)

    visit my blog? http://raellarina.blogspot.com/
    xoxo.

    ResponderEliminar
  35. Desculpa nao ter estado por aqui... espero que estejas muito melhor! olha que a ideia da lista é sp muito boa! assim pensamos em coisas boas! ehehhe uauu so receitas... tenho que experimentar algumas XD eeheh beijinho*********

    ResponderEliminar
  36. Hum... Com óptimo aspecto, tem ai coisas nas tuas receitas que nunca provei, mas agora que te sigo quem sabe um dia não faça :) Obrigada por seguires o meu blog. kisses

    ResponderEliminar
  37. Por aqui come-se muito bem.

    Um belo de um fim de semana!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde!! Txi só piteu bommmm =) bjinhooo

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde!! Txi só piteu bommmm =) bjinhooo

    ResponderEliminar
  40. romas, nao sou grande apreciadora.
    Mas esse bacalhau e o prato de grao-de-bico, isso sim, é delicioso.
    O bacalhau aparenta ser, e pelo que dizes, tava bom. Agora grao-de-bico é mesmo muito muito bom.

    Joana, tu que sabes assim de receitas saborosas, nao conheces ai nenhuma com physalis? É que já procurei e nenhuma me chama a atençao.

    beijocas

    ResponderEliminar
  41. Olá Joana!
    Resolvi participar no teu desafio dos jantares temáticos :)
    A minha participação está aqui:
    http://chocoholiclife.blogspot.pt/2012/10/o-meu-jantar-americano.html
    Não sei se falta alguma coisa, mas se faltar diz-me. Espero que gostes.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  42. Olá Joana, o prato que mais me atraiu foi o de bacalhau, parecia mesmo bom!

    Um à parte: já viste os comentários todos que tens em cada post? O teu blog é tipo a revelação do ano! Parabéns :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  43. Tal como sempre o teu post é uma imensidão de coisas boas. Ai esse bacalhau, ai essas moquecas, ai as bolachas, ai que ainda vou sair daqui mais baleia, ai que novidade tão boa: vais casar! Parabéns :D.

    Beijinhosssss

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />