10 de outubro de 2012

Scones de aveia recheados com maçã e canela para um lanche de Outono :D

Esta é a última semana do meu estágio de Psiquiatria, e como tal tem sido uma semana cheia de trabalhos para apresentar, relatórios para fazer e histórias clínicas para entregar. No entanto, apesar de estar a ser uma semana mais ocupada do que o habitual está também a ser uma semana muito entusiasmante :D 

Hoje vou ao cinema ver a ante-estreia do filme Looper! Participei num concurso do Canal Hollywood e ganhei dois bilhetes :D Foi a primeira vez que ganhei algo num sorteio, e fiquei bastante entusiasmada porque queria mesmo ver o filme :D 

Vou ver o Bruce Willis! Imagem retirada daqui
Amanhã vou ver a peça 'Romeu e Julieta' na Quinta da Regaleira (podem ver informações sobre este espectáculo aqui) :D

Imagem retirada daqui
Esta peça está em cena desde o dia 14 de Junho e termina já no dia 28 de Outubro, por isso nós decidimos aproveitar a oportunidade para irmos :D O bilhete custa 15€, mas os portadores do Cartão Cultura Sábado (que é o nosso caso) têm direito a um bilhete grátis na compra de outro :D 

O Cartão Cultura Sábado é, na minha opinião, uma óptima aquisição. Custa 7.5€ por ano e dá direito a ter um bilhete grátis na compra de outro nos cinemas e em vários teatros, espectáculos, concertos e festivais de Verão. Podem ver mais informações sobre o cartão aqui, mas garanto-vos que connosco compensou e muito :D 

Cena da peça 'Romeu e Julieta' (imagem retirada daqui)
Entretanto parece que o Outono chegou para ficar :D Eu julgo nunca o ter dito aqui, mas eu sou nitidamente uma pessoa de estações frias: adoro a chuva, o vento, o frio e ficar no sofá coberta com a minha manta quentinha a beber uma caneca de chá reconfortante enquanto estudo :D 

Além disso, sentir o frio lembra-me que estão quase a chegar os meus três dias preferidos do ano inteiro: o Natal, o meu aniversário com o P. e o meu próprio aniversário :D

Ontem decidi aproveitar o facto de já cheirar a chuva lá fora para fazer um lanche típico de Outono. Afinal, há alguma coisa que faça lembrar tanto o Outono como a conjugação da maçã com a canela? :D 

Scones de aveia recheados com maçã e canela (receita adaptada da minha receita de scones de aveia e coco)

Ingredientes (para sete scones):

* 100g de farinha de trigo;
* 150g de farinha de aveia integral;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá bem cheia de fermento em pó;
* 150ml de buttermilk (que já vos mostrei como se faz aqui);
* Um ovo;
* Uma colher de sopa de açúcar;
* Sultanas a gosto; 
* Uma maçã descascada e cortada em pedaços; 
* Duas colheres de sopa de água;
* Uma colher de chá de canela.  

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 200º;

* Numa tigela misturar a farinha de trigo, a farinha de aveia, o sal, o fermento e o açúcar; 

* Abrir uma cavidade no meio da mistura e juntar o buttermilk e o ovo;

* Mexer com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados;

* Fazer montinhos com a ajuda de uma colher e colocar num tabuleiro do forno polvilhado com farinha; 

* Colocar sultanas em cima dos scones e pressionar ligeiramente;

* Deixar cozinhar durante 15 a 20 minutos; 

* Colocar a maçã, a água e a canela numa panela e levar ao lume, mexendo sempre até os ingredientes ficarem misturados (se acharem necessário podem acrescentar mais água); 

* Se quiserem podem triturar a mistura com a varinha mágica para ficar mais homogénea, mas eu pessoalmente gosto de sentir os bocadinhos de maçã :)

À saída do forno (os dois com sultanas eram para mim e os restantes para o P., que não gosta de sultanas!) :)
Tirei as fotos com o telemóvel e não ficaram más de todo! :)
Reparem que aqui já tinha desaparecido um dos scones! :D



Com o recheio :)
Ficaram mesmo rústicos e saborosos com os bocadinhos de maçã :D
Comi um scone ao lanche e soube-me mesmo bem :D A conjugação do sabor da maçã e da canela ficava mesmo fantástica, e nem acredito que não me tinha lembrado de fazer scones assim anteriormente :D 

Os últimos dias têm sido preenchidos a nível de receitas boas, mas não tem havido pratos novos :) Por outro lado, fiz uma sopa de feijão vermelho e couve-lombarda que ficou uma delícia :D 

Como estou sem máquina fotográfica até Sexta-feira pensei que podia aproveitar para vos mostrar algumas fotos das minhas férias que ainda não vos tinha mostrado, nomeadamente da tarde que passámos em Frankfurt :)

Logo no primeiro dia da nossa viagem à China fizemos escala em Frankfurt, e eu fiz um percurso de algumas horas pelos principais pontos turísticos. Confesso que a cidade me surpreendeu imenso: estava à espera de uma cidade moderna e cosmopolita, mas encontrei uma cidade típica, pitoresca e acolhedora :D 

A baixa moderna da cidade :)
À direita podem ver a antiga Câmara Municipal :)
Bicicletas por todo o lado :D
Havia imensa gente jovem na rua :D
Prédio muito interessante :)
Igreja à direita :)


 

 






Digam lá se não parece mesmo tudo aquilo que imaginamos da Alemanha :D
Igreja do século XII! :)
Esta é a baixa medieval da cidade :D
 


Acho que dá para notar que eu gostei mesmo desta praça :D

Depois de seis meses de alemão só consigo compreender três palavras que aqui estão escritas!
Catedral de São Nicolau :D
Escavações arqueológicas da cidade da época romana :)




À beira rio :D





Passámos a ponte para a outra margem da cidade :)




O que é que se bebe na cidade conhecida pela sua cidra de maçã? :D
Mais umas 984723 fotos da praça enquanto voltávamos :D

Gelado artesanal de framboesa e coco: maravilhoso :D
Espero que tenham gostado :D Foram só cinco horas de passeio, mas pessoalmente achei que foi um óptimo início para as nossas férias :D É claro que eu sou suspeita porque eu consigo sempre ver a beleza em tudo, e por isso acho sempre que todas as cidades são bonitas :D

Até amanhã! :D 

44 comentários:

  1. São uns scones aqui para a mesa 1, se faz favor! :D

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos e as descrições como sempre. :))

    ResponderEliminar
  3. Eu também vou veeeeerrrr essa peça, estou ansiosa :)) Esses scones tem um excelente aspeto :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana :)!
    olha, vinha pedir-te ajuda =P, estou a pensar fazer um jantar temático ao P. (é o aniversário dele no sábado), comida italiana! Adorava ter algumas ideias tuas, que já vi que és óptima em jantares temáticos e tens sempre ideias giras!

    Quanto a Frankfurt, realmente, consegues mesmo ver beleza em tudo =P, é uma das cidades que menos gosto. Também deve ser porque vou todos os anos lá em trabalho...aquilo não tem mesmo piada =p!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Ai esses scones!!! É que já iam (sim, porque eu não como só um!!!).
    E Frankfurt é lindo! O que eu tenho viajado aqui no teu blog...obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Ola Joana :)

    Que engraçado. Fiquei a noite de ontem a pensar em scones...LOL. Acordei e fui fazê-los para o meu pequeno almoço. Fiz com farinha integral e aveia. Coloquei coco ralado e sultanas e ficaram muito bons...LOL. Começo a achar que a tua receita é mesmo dos melhores scones do mundo hahahaha.


    Adorava conhecer Frankfurt, quer dizer adorava conhecer o mundo hahahaha. Adoro viajar apesar de não o fazer com frequência ($$$).

    Estava a pensar sugerir-te um jantar temático moçambicano :), mas ando a dias a pensar em receitas que podes fazer com ingredientes que encontres facilmente cá mas está difícil. Vou continuar a minha pesquisa.


    Quanto ao teu comentário no meu blog sobre a tristeza concordo mas com isso juntou a decepção que tive com alguns amigos. Sou o tipo de amiga sempre presente e faço de tudo para ajudar (já me prejudiquei e chorei muito por isso). Sou uma pessoa que mostra um lado muito duro e forte normalmente e muitos não sabem que sou sensível porque quase ninguém conhece esse lado meu... Enfim coisas da vida.

    Obrigada pela atenção, és uma querida :).

    Bjo grande

    ResponderEliminar
  7. Lol. Agora que voltei a ver a tua receita com cuidado lembrei-me que não pus ovo nos scones que fiz hoje lol...A minha memória tramou-me mas não fizeram muita diferença.

    ResponderEliminar
  8. Ai que scones maravilhosos! Realmente maçã e canela são mesmo sabores de inverno, e a canela só me faz lembrar do Natal :)
    Frankfurt não é uma cidade que me fascine, mas pelas fotos parece uma cidade muito engraçada!
    Bom cinema para logo!
    Beijinhos** Tem um bom dia!

    ResponderEliminar
  9. eu tb já ganhei 1 antestreia. lol um amigo meu passava a vida a ganhar.
    e tb já ganhei uma carteira de cortiça que nas lojas custam 70€. lol

    por acaso em casa do meu pai pensei em fazer scones com um pedaço de marmelo lá enfiado. lol
    ele tem lá marmelos. :)

    esses teus scones têm muito bom aspecto :D

    Beijinhos côsa linda****

    ResponderEliminar
  10. Eu também vou à ante-estreia do Looper :) Mas estás em Lisboa não é? Pena! Eu vou ao norteshopping :)

    ResponderEliminar
  11. ei!
    assisti esse filme Looper na semana passada e adorei! mto interessante a historia! acho q vai gostar!!!!
    adorei tb as fotos de Frankfurt! nao sabia que a cidade era tao bonita!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto têm os scones, há hora de almoço ver estas coisas, é mesmo para babar :)

    Obrigada pela partilha das fotos, ainda não fui a Frankfurt!!

    ResponderEliminar
  13. Tenho de experimentar esses scones, ai se tenho!

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana :D
    Antes de mais, parabéns pelos bilhetes (eu não costumo ganhar nada nesses concursos, que às tantas já desisti de participar).
    Dizer-te que, como tu, adoro o frio, a chuva, o vento; não há nada melhor que isso :P
    Os Scones são um pecado para as pessoas, como eu, que tentam manter o peso o.O como é que arranjas tempo de cozinhar essas coisinhas? :P
    Beijinhos e bom filme *

    ResponderEliminar
  15. antes de mais parabens pelos convites ehehe:) segundo: para participar no passatempo basta enviar nomes de pratos ou receitas completas? é que tou cheia de ideias ihihih ah as fotos da viagem...'inbeijaaaaa':D :D e esses scones...temos de nos tornar vizinhas, porque é que nao sou vizinha de ninguem que tenha blog e seja assim?:p beijinhos grandes e boa peça tambem:)

    ResponderEliminar
  16. Frankfurt parece amorosa, realmente também tinha ideia de uma cidade toda modernaça... amei.

    ResponderEliminar
  17. oi again! acho que sei que bolo te referes:p foi o 1º que minha mae me ensinou e era pao nosso de cada dia aqui em casa o bolo de bolacha maria e natas:D muito saudavel:p ehehe mas que é bom...lá isso é...eu a versao que pus hoje no blogue costumo juntar tambem mousse de chocolate e fica um estrondo de maravilha, uma vez levei para um jantar de familia e todos estavam a cmoer e so faziam hummm, ai..hummm:D e eu ria-me que nem perdida!:D é a sensação mais gratificante para quem cozinha, quando lhes tiramos as palavras:p beijinho grande! ah, nao me disseste se o passatempo posso enviar te tipo receitas so escritas por mail é? inté:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sim :D Ou podes só enviar-me o nome dos pratos até, mas se tiveres as receitas agradeço :D

      Eliminar
  18. Olá! Tens razão, a conjugação maçã e canela e o cheiro que fica no ar faz mesmo lembrar o outono e tempos mais frios.
    Ver a peça Romeu e Julieta na Quinta da regaleira é mesmo interessante! Toda aquela envolvência é a ideal para peças de época.
    Apesar de já parecer outono, os dias continuam muito abafados! Sobretudo os finais de tarde. Se calhar noto mais isso porque vou correr para junto do rio e sinto a humidade a colar-se em mim! ;p

    Bom filme! :)

    Beijinhos****

    ResponderEliminar
  19. Olha nos sorteios e concursos és como eu (ou melhor, eras :D) nunca ganho nada !
    Frankfurt é muito bonito :)

    ResponderEliminar
  20. E já comecei a saga: http://opinioesemteia.blogspot.pt/2012/10/jantares-tematicos.html

    ResponderEliminar
  21. Belas fotos, bom filme e belos scones. Bjs

    ResponderEliminar
  22. tenho pena de não viver em Lisboa pela oferta de espetáculos que há. aqui em Coimbra também há algumas coisas, mas não tanto como na capital. por um lado até é bom, consegue-se poupar mais, mas... :)
    esse recheio para os scones deve ficar delicioso... e com uma chávena de chá ou de café... mnhammi :) também adoro o tempo frio, o Natal e o meu aniversário, que é em Dezembro.
    o meu R. também não gosta de sultanas eheh
    essas casinhas típicas são um mimo :) que fofas

    beijinho

    ResponderEliminar
  23. tb tenho que começar a ir ao teatro! =) quem sabe XD
    eheheh ...
    Ora scones... receita maravilhosa para domingos a tarde chuvosos ... acompanhado de mantas, cha, e filmes!! =D eheheh
    aii tenho que ver como é esse filme!! =)

    ******Aii tu é k viajas =D eheheh quero ver se o faço para o ano vamos la ver =) ********

    ResponderEliminar
  24. Adoro scones e amei a tua reportagem.

    Obrigado!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Adoro os teus posts, são muito diversos :)
    Parabéns por teres ganho o sorteio :)

    ResponderEliminar
  26. *-* nunca fiz scones, deve ser o próxima receita a fazer.
    Eu também sou velha! eheh acho que temos a mesma idade, e o meu irmão tem 10 anos de diferença de mim, só que demanhã na tv não há grande coisa para ver sem ser rpt2 :P mas nada como os desenhos animados dos anos 90!

    ResponderEliminar
  27. Que lindinhos... nunca provei scones...
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
  28. O Outono veio mesmo para ficar:) Adoro scones:)

    ResponderEliminar
  29. Joana,
    belos programas, cinema e teatro, bom demais!
    Amei a tua receita, os scones ficaram ricos e saborosos!

    Babei no gelado de coco e framboesa, hummmmmm!

    Beijos e sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  30. Teatro é uma coisa que fascina-me, se podesse ia muitas mais vezes :)
    Apesar de ter sido pouco tempo deu para conhecer e tirar fotos girissimas :)

    ResponderEliminar
  31. Fiquei deslumbrada com Frankfurt tenho de ai ir =D=D
    E os scones têm um óptimo aspecto, só é pena não gostar de maçã assim=p
    Ah e estou tentada a arranjar esse cartão :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  32. Farto-me de participar nas ante- estreias do Hollywood mas nunca dá em nada xD
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. As fotos estão fantásticas, adorei, parece ser uma cidade muito acolhedora. Deixa lá, eu tenho 3 anos de alemão e já nem 3 palavras compreendo. Foi há muito tempo, deixei de praticar e esqueci-me, mas também não me lembro de nesses 3 anos perceber muito mais :)

    ResponderEliminar
  34. Hello!
    *Eu por acaso não me posso queixar do que já ganhei em concursos :), mas fico sempre contente quando ganho alguma coisinha!
    *As fotografias não ficaram nada mal. Eu sem máquina sinto que me falta uma muleta;
    *Frankfurt - só conheço o aeroporto!
    *Eu gosto muito de maçã-canela. Até tenho um chá com esse aroma, mas acho que seca muito a boca...
    * Vou ter de falar com o homem acerca de Elvas. Não me lembro exactamente o que vimos! Lembro-me do quartel, de ter gostado da cidade, de um aqueduto bastante grande...já foi há uns 10 anos e a idade não perdoa nem é amiga da memória!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá,

    Ai que belos scones, tem um aspecto muito profissional...

    Eu de Frankfurt a única imagem que tenho é de secas medonhas no aeroporto...Mas a praça que gostastes fez-me lembrar muito Gdansk. Se fores ver no meu facebook vês lá fotos de edifícios muito parecidos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Queridaaaaaaaaaaaaaa

    Já fiz o post de ontem à noite, aqui tens o link: http://opinioesemteia.blogspot.pt/2012/10/jantar-tematico-italiano.html

    Espero que esteja do teu agrado, tudo feitinho por mim, uma delícia (modéstia a parte :D)

    ResponderEliminar
  37. Adorava conhecer Frankfurt!! já tinha saudades das tuas reportagens fotográficas das viagens!

    ResponderEliminar
  38. Gostava muito de ir à quinta da regaleira, com o espectaculo ainda deve ser melhor :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  39. Eu não sou nada, nada, nada de estações frias. Adoro a primavera e o verão. Adoro sol, calor, noites quentes, dias compridos, fins de tarde numa esplanada. No entanto a minha época favorita é sem dúvida o Natal. E gsoto do Natal com frio. Aliás o meu sonho era passar um Natal com a família toda num destino com neve. Mas neve a sério. Adorava sentir neve a cair na face....

    beijinhos sweet

    ResponderEliminar
  40. Lo primero decirte que estas imagenes son preciosas y que el viaje tuvo que ser una maravilla, y esos bollitos con pepitas de chocolate, quien los tuviera por aqui cerca, me han encantado, besos
    Sofía
    milideasmilproyectos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  41. Uso muitas vezes a combinação maça-canela e resulta sempre muito bem! Já utilizei nos crepes por exemplo...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />