4 de outubro de 2012

Um pão de aveia e uma degustação de vinho tinto :)

Na Terça-feira à noite continuou o desfile das minhas refeições preferidas, desta vez com um belo lombo de porco grelhado 'na brasa' :D

Lombo de porco grelhado 'na brasa'

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de lombo de porco congelado e cortado em bifes (cinco bifes);
* Pimentão-doce;
* Sal;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Colocar o fio de azeite numa frigideira anti-aderente;

* Juntar o bifes ainda congelados;

* Temperar com o sal e o pimentão-doce;

* Cozinhar os bifes até ficarem queimadinhos tostadinhos.


 
Acompanhei com fettucine e com brócolos cozidos :D
A ideia de cozinhar os bifes ainda congelados prende-se com o facto de desta forma a carne ficar tostada por fora mas tenra por dentro, o que simula o resultado final dos assados na brasa :)

Nós costumamos fazer este prato com costeletas, e pessoalmente eu penso que resulta melhor uma vez que as costeletas são por tendência mais altas. No entanto, este prato também fica óptimo com bifinhos :D

Depois do jantar decidi fazer pão para os próximos dias, e apeteceu-me repetir a receita do pão de sementes irlandês :)

Pão de aveia e sementes de sésamo

Ingredientes:

* 240g de farinha de trigo sem fermento;
* 200g de farinha de aveia integral;
* 10g de sementes de sésamo;
* Uma colher de chá de bicarbonato;
* Uma colher de chá de sal refinado;
* 400ml de leite;
* Duas colheres de sopa de vinagre ou de sumo de limão.

Confecção:

* Misturar o vinagre ou o sumo de limão com o leite e deixar actuar durante quinze minutos;

* Misturar a farinha de trigo, a farinha de aveia, as sementes de sésamo, o bicarbonato e o sal;

* Juntar metade do buttermilk e misturar bem;

* Juntar a metade restante do buttermilk e amassar bem;

* Colocar a massa numa forma pequena rectangular coberta com papel vegetal e polvilhada com farinha (usei uma caixa antiga de bolachas como forma);

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 25 minutos.

Eu comi uma fatia ainda quente e achei que o pão estava simplesmente delicioso :)


Eu tenho estas formas guardadas para oferecer no Natal com as minhas bolachas :D
A crosta estava mesmo crocante :D







Pequeno-almoço de ontem :D
Decididamente estou fã desta receita. É fácil, não é necessária uma quantidade enorme de ingredientes, não é preciso deixar o pão a levedar e é saudável. Resumidamente, é a receita de pão perfeita para quem gosta de resultados mais imediatos :D 

Pessoalmente eu acho que a farinha de aveia dá um sabor e uma consistência muito agradáveis aos pratos, e ultimamente tenho optado por utilizar esta farinha em substituição da farinha de trigo. Já experimentei usar a farinha de aveia em várias receitas: no bolo de maçã e courgette, nos scones de laranja e coco, nos muffins de pêssego com amêndoa, nos muffins de baunilha e coco com frutos vermelhos, nos scones de coco e nos scones de buttermilk com coco, e todas elas foram receitas bem sucedidas :D 

Podem comprar a farinha de aveia já preparada, ou em alternativa podem optar por triturar os flocos no processador :)

Mais uma receita bem sucedida utilizando a farinha de aveia :D
Ontem fomos às compras no Continente e aproveitámos para participar na prova de vinhos :D

Este mês o Continente está a organizar um evento relacionado com a Enologia (estudo dos vinhos) que compreende uma exposição permanente sobre as regras de degustação do vinho, provas de vinhos gratuitas diariamente e workshops de provas de vinho ao fim-de-semana.

Como eu e o P. não percebemos nada de vinho decidimos participar na degustação, e aproveitámos para nos inscrevermos num workshop grátis que vai decorrer no próximo fim-de-semana :D

O folheto do evento (e o meu medicamento para as alergias à esquerda) :)
Exposição permanente :)

Os dois copos de vinho :D
Havia vinho branco disponível, mas nós pedimos vinho tinto porque nenhum de nós gosta e a culpa podia efectivamente ser dos vinhos que já provámos! :)

Até gostei :)
Foi uma experiência muito engraçada :D Este evento vai decorrer nos supermercados Continente até ao dia 14 de Outubro, por isso se tiverem curiosidade sugiro-vos que experimentem, até porque é gratuito :D 

Numa última nota, queria só esclarecer uma coisa sobre o desafio dos temas que vos coloquei ontem: 

Neste desafio não é necessário fazerem os pratos, mas apenas darem as ideias para a ementa :D Por isso não saberem cozinhar não é desculpa não participarem! :D Participem :D

Até amanhã! :)

38 comentários:

  1. Gosto da ideia da degustação de vinhos.. não conhecia :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta iniciativa do continente, ainda bem que divulgas :) eu admito que sou fã de um bom vinho tinto!
    O teu pãozinho tem óptimo aspecto, como aliás já nos habituaste.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu já vi essa feira de vinhos, aliás já fiz lá umas compras para o fim de semana :)
    Vou copiar a tua receita do pão e vou experimentar, porque às vezes esqueço-me de comprar e depois o V. fica triste...

    Olha eu conheço muito bem esse remedio... É o que o meu nariz mais gosta :)

    Beijo e bom fim de semana Joana

    ResponderEliminar
  4. eu e o R. quando vamos jantar ou almoçar a algum sítio mais tchanan optamos sempre por um bom vinho, mas lá está, vamos sempre para os brancos. acho que nunca bebi um tinto que goste... se calhar é problema das nossas escolhas ;p tenho de passar no continente...
    esse pão tem ótimo aspeto e, potno forte: não tem de levedar :) eu faço a minha farinha de aveia a partir dos flocos triturados, acho que fica mais em conta...

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana!
    Eu ando numa saga de jantares temáticos nas minhas férias, e esta noite vou fazer um jantar temático americano cá em casa. Estou mesmo tentada a participar no teu desafio com este jantar, mas os pratos não são NADA saudáveis. Dá para participar na mesma?
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana =)
    Eu pessoalmente não gosto de carne de porco, aliás, já nem me lembro a última vez que comi carne de porco, mas realmente essa sugestão de grelhar a carne congelada é muito boa ideia.
    Quanto ao vinho, é uma ideia muito engraçada, só que eu não gosto nadinha de vinho, só de roses e mesmo assim só bebo um golito ou dois.
    Devia ser esquesita para os doces como sou para o resto =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Esse pão tem um aspeto que é qualquer coisa... =) Agrada-me a ideia da degustação de vinhos. Não posso dizer que sou entendida nem nada do género, mas aprecio um bom vinho tinto.

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana :D
    Eu costumo fazer uns bolinhos de quando em vez para matar o bichinho da gula, mas nunca experimentei farinha de aveia. Essa farinha costuma comprar-se nos hipermercados ou é mais fácil comprar a aveia e triturar?
    Quanto ao desafio vou ver se arranjo alguma coisinha interessante :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mais barato comprar a aveia e triturar, mas se viveres perto de um supemercado grande é mais fácil comprares a farinha já feita ;) Como em Lisboa não tenho trituradora compro já feita ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Hello!
    Já respondi ao email :)
    *Esse pão é excelente para fazer num rápido-rápido! Na máquina de fazer pão, o programa que sai melhor, demora 3h30m...Há um rápido de 1h30, mas acho que não fica muito bom.
    *Degustação de vinhos - era uma excelente coisa para oferecer ao homem. Eu já te disse da sua paixão por vinhos...especialmente tinto. Por causa dele, tornei-me apreciadora...mas só de 1/2 copo :)
    Beijinhos grandes e se não "falarmos" antes, bom fds!

    ResponderEliminar
  10. adorei o lobom com fettucine! me deu ate vontade de comer! tanto tempo q nao como um fettucine e eu amo!!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  11. ESSE PÃO DE AVEIA FICOU UMA DELICIA.
    ACHO QUE IA ADORAR.
    BJ

    ResponderEliminar
  12. Ahhhh boa, assim já penso em participar =P=P
    Aiii Joaninha esse pão tem cáaa um aspectooo =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Tb gostava de fazer uma prova de vinhos!! O pão tinha muito bom aspeto!! beijinhos

    ResponderEliminar
  14. O pão está de facto tentador... até parece que lhe senti o cheirinho cá em casa! :)
    Aproveito para agradecer a visita ao meu blog, obrigada!
    ***

    ResponderEliminar
  15. O pão tem excelente aspeto. Fico triste com a notícia das vagas. Não era o q esperavas mas não desesperes, lembra-te q tudo acontece por uma razão... O jantar será ondE?
    E quando me cheirar a bolo... Aí vou eu em direção a tua casa ok? :D


    Bjinhos e anima-teeee

    ResponderEliminar
  16. Oii minha querida :)

    Também adoro bifinhos cozinhados dessa forma, ficam mesmo saborosos :)
    O teu pão, aiii :D
    Adorei essa iniciativa do continente, não tinha conhecimento mas também não saio de casa há três dias :/ Vou lá com namorado :D
    Vou ver se me inspiro e participo no teu desafio, parece giro e o prémio também é bem querido :D

    Beijinhooo *

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Não sabia que estava a haver esse evento no Continente. Eu também deveria participar numa degustação de vinhos, já que o meu paladar não é muito requintado e sabe-me quase tudo ao mesmo! Podia ser que aprendesse alguma coisa!

    Só o facto de esse pão não precisar de levedar torna-o mais atraente aos meus olhos (e barriga ;P) impacientes!

    Logo já te respondo ao email com calma (é emocionante! :D)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. o pao'zinho tem um aspecto dos Deuses.

    Ja o vinho, nem ao longe. Enjoo só com o cheiro. :/

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto de vinho tinto.
    ainda nao vi quando vai ser cá!!!

    olha, tu levas essas caixinhas das bolachas ao forno?
    a tinta nao estraga?
    tem mesmo bom aspecto o pão, mas eu nao tenho forno.
    snif snif. lol

    eu tb cozinho os bifes ainda congelados. lol :P
    mas é mais por preguiça e descongelar no microondas nao tem graça. lol

    Beijinhos grandes cachopa e muito obrigada por tudo!

    ResponderEliminar
  20. Excelente pão..quando tiver em casa vou fazer, ja tenho umas poucas em lista de espera ahaha :D
    Quanto ao desafio, basta apenas criar uma espécie de menu? :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente :) Mas tem de ter um tema ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  21. Bom, esse pão tem um aspecto incrível... tenho de experimentar :)*

    ResponderEliminar
  22. Desconhecia por completo esse truque da carne congelada, tenho que experimentar!
    Nunca fiz uma desgustação de vinhos, fiquei curiosa :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana :)

    Já estive a ver o desafio e tenho mesmo de pensar numa receita para poder participar. Acho que vou para o vegetariano :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana :)
    O teu jantar tem um aspecto maravilhoso. Essa massinha é sem duvida uma das minhas favoritas. Lamento imenso a situação das vagas, mas vai tudo correr bem! Nunca experimentei fazer pão caseiro,mas devia. Infelizmente todo o pão existente nas padarias e supermercados está carregado de aditivos :(
    Beijinhos e um bom fim-de-semana (prolongado!)

    ResponderEliminar
  25. Ai esse pãozinho que parece delicioso!
    Claro que vou experimentar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Estupenda receta me gusta,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  27. Gostava de perceber um bocadinho de vinho, para o degustar e apreciar ainda mais. nota: também não gosto de brancos..... talvez por nunca ter tomado um bom branco...

    Bom fim de semana Joaninha :)

    ResponderEliminar
  28. Olaaa... ui tenho que ir ao continenteXD adoro degustaçoes de vinho =D eeheheh
    Espero que me habitue mm..pois é filme pa metr pa tirar pa td loool ******** beijinho*******

    ResponderEliminar
  29. ola minha querida Joana:) todos nós podemos fazer-nos felizes, basta querer. eu só estou triste quando estou sozinha...e ainda assim muitas vezes estou apenas a reflectir, a encontrar-me, a encontrar soluçoes...enfim..uma panóplia de pensamentes que me assolam a alma e me fazem continuar a crer que a maior resolução dos problemas é encará-los com boa cara...isto se nao se tratar de saude...porque aí entro numa paranóia e medo...ui...principalmente se disser respeito à saude de quem amo. Hum, se esse bolinho ficar bom como o meu, ate eu o faço, sem gordura e sem açúcar, ainda melhor eheh! que riso, eu estou a duas horas de fazer pão:D a duas horas porque está a levedar...é rústico...vamos a ver o que sai dali...vou pôr umas sementes e tal...medooo:p algo há-de sair:) este teu tem um aspecto mesmo delicioso!!! beijinhos minha querida, espero um dia poder dar-te um abraço, ok ok...as minhas hormonas hoje andam mesmo lamechas ehehe:p ah...quanto ao vinho...eu bem gostava de apreciar um bom vinho tinto...mas até agora nao consegui...se me derem a provar, como boa degustadora(nao deve existir esta palavra:D , que sou, nao digo que nao...mas daí a gostar....another level:D abraço e optimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  30. Joaninha, hoje fiz esta tua receita de pão. podia ter ficado um bocadinho mais cozido por dentro, mas o facto de ter farinha de aveia também faz com que a textura dele seja diferente daquilo a que estou habituada. gostei, faz-se super rápido :) agora cortei um fatias e congelei, sempre que me apetecer vou tirando :)

    ResponderEliminar
  31. na receita do pão de aveia e sementes de sésamo, quando se mistura o leite com o vinagre(ou o limão) é suposto o leite estar morno. Eu fiz com frio e como não cozeu muito por dentro pensei que pudesse ser sido isso.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      O objectivo de misturar o vinagre ou o limão no leite é azedar o leite, para ficar uma espécie de buttermilk (não fica igual, mas é semelhante). Eu fiz com leite frio e resultou bem, tanto com este pão como com o anterior que tinha feito, sem a aveia :)

      Pode ser uma questão da forma que usaste (a minha forma é relativamente baixa e larga, por isso podes ter usado uma forma mais pequena e o pão ter ficado mais alto e ter cozido menos bem em baixo) ou pode ser uma questão do forno (fornos diferentes requerem tempos diferentes e criam resultados diferentes, e eu noto particularmente a diferença quando faço muffins em minha casa ou em casa dos meus pais).

      Acho que podes tentar com leite morno, mas a minha sugestão é que aumentes o tempo de cozedura :) Utilizaste o bicarbonato? É importante :)

      Beijinhos e espero ter ajudado :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />