7 de novembro de 2012

Bolinhos de abóbora do Natal e mudanças no blog :D

A época natalícia invadiu decididamente a minha casa. Depois de ter feito a árvore de Natal e o presépio no Sábado, ontem foi a vez de matar saudades daqueles que são sem dúvida os meus docinhos de Natal preferidos: os bolinhos de abóbora da minha avó.  

Os bolinhos de abóbora da minha avó são perfeitos: são tremendamente saborosos, são saudáveis e deixam a cozinha a cheirar a Natal. A receita destes bolinhos é um segredo da família, mas como eu faço uma adaptação da receita original decidi mostrar-vos estes pedacinhos de céu :D



Bolinhos de abóbora do Natal

Ingredientes (para dez bolinhos):

* 320g de abóbora menina cozida e escorrida durante dois dias;
* 45g de nozes picadas;
* 55g de avelãs picadas;
* Sultanas a gosto (usei umas vinte);
* 70g de farinha de trigo;
* Duas ou três colheres de sopa de mel (usei o mel com canela da Casa da Prisca);
* Duas gemas de ovo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Duas colheres de chá de canela;
* Açúcar para polvilhar.

Confecção:

* Misturar a abóbora com as nozes e as avelãs picadas;

* Misturar a farinha, o fermento, a canela, as gemas, as sultanas e o mel e mexer bem;

* Verter para forminhas de muffins;

* Polvilhar com açúcar a gosto;

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 25 minutos;

* Deixar arrefecer e deliciar-se.
  
 

 






Esta receita tem tudo de bom:

* É rápida e é fácil, uma vez que tem poucos ingredientes e não tem ingredientes complicados. É necessário cozer a abóbora com antecedência, mas à excepção desse passo esta é uma receita muito simples :) Como não usei a abóbora toda congelei a restante, e planeio utilizá-la para fazer doce de abóbora e panquecas de abóbora :D

* É saudável, até porque tem pouco açúcar e pouquíssima gordura saturada; 

* Permite-nos usufruir dos benefícios da ingestão da abóbora (que é rica em vitamina A e vitamina C) e dos benefícios da ingestão dos frutos secos (que são ricos em gorduras saudáveis); 

* É absolutamente deliciosa :D

Eu recebi alguns mails com dúvidas sobre o meu desafio de receitas de Natal saudáveis, e aproveito para esclarecer que é precisamente isto que eu pretendo: originalmente estes bolinhos levam açúcar e são fritos, e eu adaptei a receita de forma a serem feitos com mel e cozinhados no forno :D 

Participem! :D
Entretanto nos últimos dias fiz umas mudanças aqui no blog :D Mudei o cabeçalho e o nome e acho que estão mesmo a minha cara :D A imagem do cabeçalho foi feita pela minha querida Andreia, que na minha opinião fez um trabalho absolutamente fantástico :D Que acham?

Até amanhã :D

54 comentários:

  1. Está muito muito giro o blog :)
    Parabéns!
    E os bolinhos de abobora ainda mais ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não aprecio doces com abobora :P

    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. O header do blog está mesmo a tua cara! Adorei :) Tem tudo a ver contigo, Parabéns à Andreia! e o nome também se adequa muito bem ao blog.
    Os bolinhos de abóbora devem realmente muito bons.
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Sempre a aprender com os teus posts!!! :) Tenho que ir fazer uma "actualização" das tuas receitas desde a minha ausência... :) devo ter perdido imensas coisas!

    Como tens andado Joana?

    ResponderEliminar
  5. Adorei o blog! És mesmo tu!!!
    Esses bolinhos devem ficar deliciosos.
    Beijinhos grandes ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que amanha alguém vai cozer abóbora menina, para sabado e tal e coiso fazer os muffins adaptados da tua avó :D
    A minha avó nunca gostou mt de fazer doces a não ser arroz doce, e filhoses. ela faz as melhores filhoses do mundo. que por acaso pensei em tentar fazer uma adaptação para o teu concurso...
    tenho de ver se dá para fazer o que estou a pensar... lol

    Obrigada Joaninha linda. hihihi

    ResponderEliminar
  7. Está muito giro sim :D

    Tens de ir espreitar o meu jantar de Halloween :P

    ResponderEliminar
  8. adoro o novo look x), a imagem é MESMO a tua cara =D! Tá super giro!

    eu gosto imenso de abóbora, em bolos nunca experimentei...tenho que tentar e é uma boa oportunidade para me convencer que posso comer um bolinho de vez em quando :)

    vou mesmo tentar lembrar-me de alguma receita para adaptar, eu não sou mesmo grande cozinheira e doces ainda pior, mas vou tentar, gostava muito de participar :)

    beijinhooos Joana*

    ResponderEliminar
  9. esqueci-me de dar os parabéns à Andreia, só podia mesmo ter sido ela :D

    ResponderEliminar
  10. O Blog está giríssimo e os bolinhos parecem super apetitosos! O melhor de tudo é ser de forma saudável sem gorduras em excesso :) Óptima ideia!!
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  11. Eu quando entrei até fui verificar se era o teu blog lol

    Gostei da nova imagem é mais a "joana"

    Quanto ao Natal e aos fritos , o espirito ainda lá não chegou a casa

    Jokas

    ResponderEliminar
  12. Ponto 1 - Adorei a imagem de cabeçalho do blog..feito mesmo por uma artista! E é mesmo a tua cara:)

    Ponto 2 - Vou fazer essa receita e é já este fim de semana..adoro as velhoses de natal feitas "quase" dessa forma mas fritas e com bastante gordura e tal..mas essas parecem super saborosas!

    Ponto 3 - É oficial..estou fã das tuas receitas de muffins..já experimentei 2 uma de noz e uns de chocolate, com umas adaptações claro porque também gosto de inventar, mas as tuas receitas inspiram-me e dão me ideias! Vou poder comer um docinho de vez enquando sem grandes culpas!

    Obrigado Joana, beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. gostei mesmo da nova imagem :) apesar de não te conhecer pessoalmente acho que é a tua cara!!

    ResponderEliminar
  14. Posso dizer que ADORO? Posso, posso? :P
    És mesmo tu, sem dúvida :D
    Oh, o "pecado" que me foste mostrar, ainda por cima porque eu tenho abóbora de sobra do Halloween :P
    Eu estou em fase de transformação das receitas em algo mais saudável mas igualmente saboroso :)
    Beijinhos e bom resto de semana e de estágio :)*

    ResponderEliminar
  15. Mal vi o cabeçalho pensei: foi a salsa-batata-moça que criou, de certeza!!
    Em casa da minha avó tambem se fazia esses bolinhos fritos. Chamavamos bolinhos de bolina, sou capaz de ressuscitar a tua receita :)
    Tou mortinha por ver se alguem arranja umas rabanadas saudaveis, é o meu doce de natal preferido. Beijo

    ResponderEliminar
  16. Ah, e a ideia dos cogumelos partiu do teu blog. Eu nao me lembraria sozinha de rechea-los.... Beijo

    ResponderEliminar
  17. Adorei a tua receita, é uma bela maneira de não comer fritos :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Olá minha querida,
    seu blog ficou lindo, amei o banner!
    Parabéns à vc e Andreia, belo trabalho!
    Vou fazer esses bolinhos, bons demais!

    Beijinhos, e sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana, adorei a receita e vou também tentar fazer. Tenho só uma pequena dúvida. A abóbora é pesada antes ou depois de ser cozida? E a parte de deixar a escorrer tem que ser no frio? Tenho que calcar? Muito obrigada e parabéns pelo blog. Adoro as receitas saudáveis que aqui estão e a tua boa disposição e disponibilidade.
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! :D

      Eu pesei a abóbora depois de cozida, escorrida e misturada com os frutos secos (deu 420 gramas no total). Fiz isso porque a minha avó mandou-me a abóbora já cozida e escorrida ;)

      Nós costumamos passar com a varinha mágica depois de cozida e deixamos a escorrer dentro de um pano atado na torneira do lava-loiças (para ir escorrendo para o lava-loiças). Convém ser um pano antigo porque mancha bastante ;)

      Beijinhos e boa sorte :D Se tiveres mais alguma dúvida está à vontade :D

      Eliminar
    2. Mais uma vez muito obrigada pela tua resposta e disponibilidade. Vou seguir as tuas dicas e ver se ficam tão boas como as tuas.
      Beijinhos, Marta

      Eliminar
  20. Olá Joana, também eu gostei do novo visual:)
    Quanto aos bolinhos, parecem-me deliciosos, tão fofinhos!
    Excelente partilha, beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Olá! A imagem ficou mesmo igual a ti, que giro!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  22. Hello!
    *Pronto!Sou mais uma a dizer : és mesmo tu!
    Acho que a Andreia captou o teu espírito e expressão na perfeição :=) e ao mesmo tempo, identificamos logo o traço do trabalho da moçoila!
    *O P. gostou?
    *O nome acabou por ficar bem (nem curto nem comprido);
    *Receita = esta tenho que experimentar! achas que faz diferença os dois dias a escorrer? Possivelmente faz, ou não o mencionarias! Gosto muito de abóbora e mesmo nas papas fica bem.
    *Devias explorar (ou talvez já tenhas explorado...?)que o facto de aproveitar os alimentos da época, acaba por ter muitas vantagens (a "pureza" no sabor, economia sustentável, ser mais barato...)
    *Mandei mail para saber se estava tudo ok, mas parece que sim!
    Beijinhos,
    Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O P. gostou sim :D

      Os dias a escorrer são importantes porque a abóbora deita imenso líquido ;)

      Por acaso a questão dos alimentos da época sempre me fez bastante confusão, porque se reparares continuam a haver pêssegos bons no supermercado! É um mistério para mim ;)

      Beijinhos Luciana :D Já respondi ao teu mail :D

      Eliminar
  23. gostei muito do novo header e o nome nome combina perfeitamente com este blog!

    ResponderEliminar
  24. Aqui já cheira a natal e já se comiam...
    Gostei do cabeçalho,acho que ficou perfeito sra.enfermeira
    bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá, linda!
    O novo header é lindo e super apropriado :) adorei e, sim, a Andreia é genial!
    Essa receita com abóbora vai ter que ser testada e eu adorava ter tempo para participar no passatempo de Natal, vamos ver!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  26. Olha eu adorei tudo, a receita, o teu presépio, e claro o trabalho da Andreia para o teu blog... O cabeçalho então está mesmo a tua cara!
    Gostei mesmo da imagem :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. adorei o cabeçalho :) és mesmo tu!
    a receita é MESMO para experimentar. nunca vi uns bolinho de natal tão saudáveis. o problema é que é sempre tudo muito doce e tudo frito, por isso o teu desafio vai-me trazer imeeensas ideias (i hope).
    ainda não me disseste se tens algum truque para os bolinhos (e os muffins) não se agarrarem às forminhas de papel? comigo é quase sempre uma desgraça... **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, não te cheguei a responder a isso Hermione, desculpa :)

      O truque é sem dúvida arranjar boas forminhas de muffins, porque eu noto que faz bastante diferença ;) Já usei umas que ficaram todas pegadas, mas nestas verdes por exemplo não agarra quase nada ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  28. Olá! A moça tem um jeitão, está espectacular! Agora é mesmo a cara do blogue, e dá para te reconhecer facilmente na boneca! :)
    Esses bolinhos parecem mesmo bons e fáceis de fazer. Eu agora nesta altura gosto é muito dos sonhos de abóbora e cenoura. Hmmmm... Filhoses não ligo muito.

    Beijinhos linda!**

    ResponderEliminar
  29. Linda a mudança no blog, à tua imagem completamente!!

    ResponderEliminar
  30. Adorei a mudança, quanto ao natal, deve ser fantástico ter-te por casa nesta altura :)

    ResponderEliminar
  31. Esses bolinhos de abóbora parecem perfeitos e saborosos *-*
    Querida não conheces nenhuma receita da famosa pumpkin pie? Queria tanto fazer uma mas as receitas parecem sempre tão complicadas...
    Adorei a mudança, realmente é a tua cara :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também queria experimentar uma receita de pumpkin pie! :) Vou pesquisar :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  32. Wooooow ficou tãooo giroo :):) É a tua caraaa :D Tambem quero amigas assim sff =P
    Os bolinhos têm tãaaao bom aspectoo =D
    Ah e mandei-te mail pro mail do blog ;);)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  33. Olha levo a receita comigo, assim mesmo sem serem fritos! Para mim doces de natal é td o que é frito confesso... mas estou bastante tentada a experimentar estes, a minha avo deve adorar :)

    ResponderEliminar
  34. Olá Joanita!

    Adorei a tua nova imagem, mas mal a vi percebi logo quem a tinha elaborado :)

    Merecias assim uma coisa toda catita :)

    Adoro estes teus projectos das receitas saudáveis! Vou ter que fazer esta, parece mesmo apetitosa :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. ei!
    adorei a "cara" nova do blog! realmente combinou muito com vc e é a sua cara!!!! ficou muito legal!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  36. Já tens a árvore de Natal feita?????????????
    Eu espero fazer a minha só no inicio de Dezembro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Espero que não tenhas ficado chateada por te chamar enfermeira, sei que és estudante de medicina mas achei gira a ``boneca`` do cabeçalho parece uma enfermeira.
    Desde já as minhas desculpas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Aceitei de bom grado vir visitar o teu cantinho e fiquei fã. Vou voltar mais vezes sem dúvidas.
    Gostei das tuas receitas e sugestões.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Olá Joana!!Adorei o novo header, fantástico, tás mesmo parecida, e o título também está giro.
    Já tinha saudades dos teus post e dos comentários.

    ResponderEliminar
  40. Nunca fiz estes bolinhos de abóbora mas acho que tenho que começar a fazer a minha lista de doces de Natal e esta receita vai sem dúvida fazer parte
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  41. olá Joaninha

    Parabéns pelo cabeçalho do Blog, a nossa moça é bem afinada, falta-lhe só uma pitadinha de autoconfiança.

    Espero que a situação esteja melhor, por aqui está tudo muito estável...

    Também tenho saudades das nossas longas conversas, fazem-me tremendamente bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Só te conheço de longe, mas o desenho dá mesmo os teus ares.

    ResponderEliminar
  43. Está muito giro e é mesmo a tua cara!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />