21 de novembro de 2012

Bolo de banana e courgette com aveia e o sabor preferido da minha infância :D

A banana é inevitavelmente um fruto que eu associo aos meus tempos de infância: quando eu era criança a minha avó ia buscar-me à escola e levava sempre para o meu lanche um pão com banana. Lembro-me de comer o meu pão a caminho do autocarro enquanto saltitava de mão dada com a minha avó (sim, eu fui uma criança saltitante!) e de me sentir feliz e sortuda por ter uma avó tão fixe :) 

O pão com banana era o meu lanche preferido, e sempre foi uma das razões porque eu adorava ir dormir a casa da minha avó. Mas não era a única: a minha avó sempre fez o leite com cevada e as torradas com manteiga mais incríveis da história, isso sem falar daquele arroz de brócolos maravilhoso que ainda tenho a honra de saborear todos os Verões.

Como se isso não bastasse, havia o meu avô. 

O meu avô tinha sempre um pacote de rebuçados escondido, e sempre que eu ia dormir a casa da minha avó ele subia acima da cama, punha as mãos perto do candeeiro e deixava cair um rebuçado que tinha escondido na manga. Durante anos o meu avô fez-me acreditar que era mágico e que conseguia fazer chover rebuçados do candeeiro do quarto, e o facto é que essa é uma das recordações mais felizes que guardo dele. 

E sabem qual era o meu sabor de rebuçado preferido? O de banana, pois claro :)    

 

Bolo de banana com courgette e aveia (receita adaptada daqui)

Ingredientes:

* Uma chávena de farinha de trigo;
* Uma chávena de farinha de trigo integral;
* Uma chávena de farinha de aveia;
* Uma colher de chá de canela;
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Meia chávena de mel;
* Uma courgette descascada e ralada;
* Duas bananas esmagadas (usei bananas bem madurinhas);
* Três ovos;
* Um terço de chávena de leite.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 180º;

*  Colocar numa tigela a farinha de trigo, a farinha de trigo integral, a farinha de aveia, a canela e o fermento e misturar tudo com uma vara de arames;

* Ralar a courgette para outra tigela e misturar as bananas esmagadas;

* Juntar os ovos, o mel e o leite e bater bem;

* Misturar o preparado líquido com os ingredientes secos e bater com a vara de arames;

* Untar uma forma e verter o preparado para o interior;

* Levar ao forno durante 50 minutos.









Um dia quando tiver as minhas próprias crianças sei que também vou fazer chover rebuçados do candeeiro para elas. Afinal, acreditar em magia não é o que define ser criança? :D

Até amanhã! :D 

30 comentários:

  1. Hummmm....Esse bolinho!! Adoro bolo de banana, aliás, adoro tudo o que tenha bananinha! :D O meu sabor de infância é pão com manteiga molhado no café :D <3

    ResponderEliminar
  2. Oh, que lindo :D
    Acho que a banana foi a única fruta que comi, das poucas vezes que comi, enquanto era jovem. Fácil de descascar, doce e que enchia :P
    Agora já não como bananas, há uns bons meses, mas não pela dieta, agora é mais por preguiça de comprar (as maçãs são mais baratas ahahah)
    Gostei muito da receita e acho que é 100% saudável :P
    Adorei a tua partilha sobre a tua infância e sim, penso que acreditar em magia é o que define uma criança :D
    Beijinhos e bom estudo*

    ResponderEliminar
  3. Pão com banana...que bom :)
    Adorei esse bolo.
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. O bolo esta com muito bom aspecto :) e pena ser de banana :( sou alérgica e nem o cheiro o posso sentir. Acha que ficaria bem sem a banana?
    Beijinhos e parabéns pelo blog :) gosto muito de cá vir ;)
    Se gostar de um saltinho xD ao meu http:// alfazema-chocolate.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Joana,
    bolo de banana é tudo de bom esse,
    com gostinho de boas lembranças fica melhor ainda!
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Eu também sempre adorei banana, e quando era criança era a fruta que mais comia! Esse bolo tem um aspecto maravilhoso, imagino o sabor :D
    Beijinho Joana ***

    ResponderEliminar
  8. Manda vir uma fatia :P
    Fiquei curiosa, deve ser muito bom.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Acreditar em magia não devia ser só a definição de ser criança, devia ser também de ser adulto. Eramos todos muito mais felizes =)
    Eu tenho sem dúvida de experimentar essa receita de bolo com courgette, à primeira impressão é estranho um bolo levar um legume, mas acho que ja me convenceste, porque tem um aspecto delicioso =)
    Beijinhos Joana

    ResponderEliminar
  10. Essas são as recordações que não morrem nunca mais Joana. Quando eu dormia em casa dos meus avós, o meu avô ia ao café e trazia-me sempre um chocolate pequeno e muito fininho que o papel cheirava ao tabaco que se fumava no café. Nunca um chocolate me tornou a saber tão bem como aquele. Tenho a certeza que vais ser uma mãe 5 estrelas. Beijo

    ResponderEliminar
  11. =') É muito bom ser criança...E recordar dos bons momentos faz-nos felizes...E o mundo era "perfeito" :)

    E tal como tu, a banana também me recorda a infância ;)

    E o bolo está com um aspecto tradicional e tão fofinho...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Um bolo com esses ingredientes só pode ser uma delicia e tem um aspecto tão bom.
    Gostei da história da tua infançia os ovós são tão especiais.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. eu também adoro banana, só é pena ser tão calórica. costumo comer antes dos treinos. esse bolo tem um aspeto delicioso, a courgette dá uma textura muito especial aos bolos.
    quando era criança também comia pão com banana :) também sempre adorei ir dormir a casa da minha avó porque ela tinha sempre muiiitas bolachas caseiras :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que post tão mágico, cheio de ternura =)

    ResponderEliminar
  15. Apesar de a banana não ser uma das minhas frutas favoritas, adoro o sabor que dá aos bolos! E o teu deve estar delicioso, pelo aspecto que tem :D

    ResponderEliminar
  16. Olá! Eu também sempre comi pão com banana e há muita gente que pensa que é uma combinação estranha! É porque nunca provaram... :p
    Nunca diria que esse bolinho tinha courgette!

    Infelizmente não tive os meus avós durante muito tempo, mas as memórias são sempre carinhosas. Muito bonito!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  17. Hummmm que bolinho tãoo bomm :):)
    A minha comida de infância é a sopa de grão da minha avó =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Eu não gosto do fruto banana mas consigo comer em iorgurtes, onde o seu sabor não é tão apurado. Era capaz de experimentar esta receita :)

    ResponderEliminar
  19. Adorei ler as histórias dos teus avós :) São mesmo queridas essas memórias!
    O bolo tem ótimo aspeto *-*
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. A minha avó tb faz sempre cevada.
    ADORO ADORO.
    e atualmente aqui em casa tenho usado tofina (que tem 20% de café)
    e faz as melhores filhoses do mundo
    o melhor esparregado
    o melhor botelhão guisado
    o melhor polvo frito
    melhor sopa que feijão...
    etc... lol

    E o meu avô tb era um fofinho, como o teu.
    pegava em mim e na minha irmã ao mesmo tempo e eu achava que ele era uma especie de "super-fortalhaço", e fazia umas perdizes de comer e chorar por mais, e tenho muitas saudades dele.

    O teu bolo tem muito bom aspecto :D
    e acho que as tuas fotos estão bem melhores!!!

    Beijinhos grandes Joaninha fofinha ****

    ResponderEliminar
  21. Mas que aspeto divinal!!!!
    Em miúda tb adorava pão com bana ( e ainda colocava canela) LOL*

    ResponderEliminar
  22. Tem um aspecto delicioso o teu bolinho!!!
    Já comia uma fatia :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana,

    Tiveste uma infância deliciosa. Infelizmente eu nunca tive avós por perto e hoje em dia sei que são tão importantes no crescimento - os pais são os maus da "fita" e os avós estragam os netinhos com mimos ... As minhas filhas estão com os avós aos fins de semana, quando regressamos a casa vêm deliciosamente "estragadinhas"

    Gosto muito de banana confesso que nunca comi bolo, pelo aspeto parece delicioso, bem fofinho

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  24. que bom aspecto, é mesmo o tipo de bolos que gosto, assim secos e simples :) hmmmm! fiquei com vontade!
    as lembranças que eu tenho dos meus avós =D, também fui tão, mas tão feliz! é bom saber que temos essa infância boa =) também quero muito proporcionar isso aos meus filhos =)!
    beijo grd =)* (obrigada pelas tuas palavras)

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana,
    O bolo ficou fofinho e super bonito e composto.
    Eu , ao contrário de ti, não sou grande fã de banana. Mas hei-de fazer a receita com outro fruto e ver o resultado.

    Beijinhos *

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />