18 de novembro de 2012

Caril de lentilhas com arroz basmati, um prato para encher a barriga nos dias frios :)

Eu sempre fui uma enorme fã de caril. Quando fui ao Nepal comi caril em todas as refeições durante uma semana inteira, e entre o caril de frango, o caril de marisco, o caril de legumes, o caril de tofu e o caril de ovo julgo que experimentei todas as formas possíveis e imaginárias de comer este prato maravilhoso. 

Na semana passada tinha pensado fazer um caril de legumes para um dos meus almoços vegetarianos, mas acabei por mudar de ideias e fazer um belo caril de lentilhas :) 

A minha receita de caril é feita com base numa folha pequenina onde escrevi à mão os ingredientes necessários, sem qualquer indicação de quantidades. Opto simplesmente por misturar tudo e ir provando até ficar satisfeita com o resultado :) 

 

Caril de lentilhas 

Ingredientes (para uma pessoa):

* 50g de lentilhas verdes; 
* Um fio de azeite;
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Molho de tomate a gosto; 
* Sumo de meio limão; 
* Açafrão, piri-piri, uma pitada de cominhos, uma pitada de coentros, uma pitada de canela, uma pitada pequena de gengibre e uma pitada de sal;
* Caril de boa qualidade (trouxe várias embalagens do Nepal). 

Confecção: 

* Cozer as lentilhas em água a ferver com uma pitada de sal (demora algum tempo); 

* Refogar a cebola picada e o alho picado em azeite;

* Juntar o molho de tomate, o sumo de limão, o açafrão, o piri-piri, os cominhos, os coentros, a canela, o gengibre e o sal;

* Acrescentar o caril e mexer muito bem; 

* Provar e acrescentar mais alguns pózinhos se necessário;

* Acrescentar as lentilhas já cozidas e deixar ganhar sabor, mexendo bem;

* Acompanhar com arroz basmati.
 

 

Este prato estava uma delícia, e foi sem dúvida muito útil para me aquecer num dia mais frio de Inverno :D Esta combinação também fica verdadeiramente deliciosa na sopa: podem ver a minha receita de sopa de lentilhas com caril aqui.  

Assim sendo, a semana passada foi assim: 

  
Continuo a tentar fazer uma refeição vegetariana por dia, e na semana passada fui bastante bem-sucedida :) Esta semana vai ser assim: 


Não se esqueçam de participar no meu desafio de receitas de Natal saudáveis! :D 


Tenham uma óptima semana :D  

21 comentários:

  1. Nunca comi lentilhas mas achei o teu prato uma delicia.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca comi nada com caril! Mas pelo que falam é muito bom, tenho de fazer um dia :)
    Isso é que foi dormir Joana hehe :D às vezes sabe bem!
    Tem uma ótima semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. bolas, hoje tiraste o perdido do sono x) eheh
    eu ando há imenso tempo para provar lentilhas, acho que esta receita é a ideal para começar porque eu AMO caril :D

    ResponderEliminar
  4. Hmmm..Parece bom!!
    Normalmente eu faço lentilha com arroz integral e curry! Bom demais também! hehe


    ;**

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana :)

    Acabo de chegar ao seu espaço, e já me tornei sua seguidora pois vi por aqui delicias que não quero perder...

    Estas lentilhas por exemplo, que ficaram com tão delicioso aspecto, eu gosto imenso e também de arroz basmati !

    Beijinhos e resto de bom Domingo

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Fiquei curiosa com o Chicken Pot Pie!
    Porque é que foste pôr caril numa receita tão boa??! (Não gosto muito de caril, acho que se nota...:p)
    Experimentei lentinhas recentemente, nunca tinha comido!

    Beijocas e uma boa semana!****

    ResponderEliminar
  7. Olá :D
    Eu gosto muito de caril mas não gosto de lentilhas :( os espanhóis comem muito disso e é um dos pratos mais frequentes lá na faculdade, mas eu não gosto do sabor :o
    Tenho duas dúvidas sobre o desafio, devia enviar mail, mas assim fica já esclarecido para se alguém também tem:
    1) Tu, que adoras molho de tomate, também gostas de doce de tomate, não é? (diz que sim, por favor :P)
    2) Posso publicar a receita e as fotos no meu blog e avisar-te e/ou tenho que enviar para o mail? :)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  8. Fiz uma vez lentilhas e a experiência não correu lá muito bem... ninguém gostou... O teu prato ficou bem bonito.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana :-) Gosto muito de lentilhas, mas de facto são leguminosas que chamam o frio :-) Lembram-me sempre a minha "avó formiguinha", que fazia uma sopa maravilhosa! E estou a ver que estás muito bem sucedida na tua alimentação :-) Beijocas e boa semana

    ResponderEliminar
  10. O teu caril de lentilhas tem ótimo aspeto *-* Também gosto muito de caril!
    Gosto do fato de acompanhares os teus pratos com a cenoura crua :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Ha qto tempo nao como lentilhas!! belos tempos em que nao tinha cabeça nenhuma, e de repente decidi ser vegetariana ehehe :) Digo n tenho cabeça, pois decidi de um dia para o outro e enfim, empaturrei-me com sopja e lentilhas, sem ter a minima noçao das coisas. O que é certo é que isso durou apenas 2 meses, mas gostei imenso das experiencias!! Boa lembrança :)

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi lentilhas nem caril... mas a tua receita tem mesmo bom aspeto. Beijo

    ResponderEliminar
  13. OLá Joana =)! eu também adoro caril...se não ficasse com dores de estômago quando abuso, também não me importava de comer todos os dias =P, o meu preferido é de legumes e agora comprei um caril vermelho que adoro com frango...! o teu prato está com um aspecto divinal, além disso, tem arroz basmati (só o cheirinho dele hmmm...)!
    Boa semana =)
    beijo*

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Joanita!

    Tb gosto de caril.
    O melhor que provei foi num restaurante de comida goesa.
    Caril de camarão que era meeeeesmo bom!!!

    Por acaso tenho lá umas lentilhas para gastar!
    Se calhar vai ser assim.

    Sabes alguma tecnica, ou marca boa, para escolher caril?

    Beijinhos grandes e boa semana **

    ResponderEliminar
  15. mnha mnha!!!! :) Adoro Caril.... ou não fosse eu criada perto de uns vizinhos indianos até aos meus 13 anos...ficou para sempre o bixinho! :)

    ResponderEliminar
  16. Uma refeição muito interessante e equilibrada;)
    Tenho pena que por casa não se aprecie o sabor das lentilhas, por vezes e muito de "mansinho" coloco na sopa:)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Fiz hoje para o jantar o caril de lentilhas, ficou uma delícia :P Mto parecido ao do indiano. Só não tinha o gengibre e não coloquei canela por opção.

    Obrigada e um beijinho

    sonhosdeumarapariga.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  18. Ola Joana.
    A minha primeira experiência com lentilhas (laranja)não correu mt bem (elas basicamente desapareceram durante a cozedura LOL)

    Colocam-se de molho 1h, certo? E com uma caneca de lentilhas, junta-se duas de água e deixa-se cozer até ficarem moles, é isso? :$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kelinha!

      Olha eu nunca coloco as lentilhas de molho. Sei que diz na embalagem, mas nunca faço isso, simplesmente coloco-as a cozer e depois vou provando para ver se estão prontas. Passo-as pelo coador para tirar a água restante e depois misturo-as nos pratos (que foi o que fiz com este caril) :)

      Beijinhos e espero ter ajudado :)

      Eliminar
    2. Ajudaste sim :D Muito obrigada ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />