4 de novembro de 2012

E o dia nasce a cantar... Vai nevar, vai nevar, vai nevar :D

Fazer bolachas dá-me um prazer incrível. 

Quando eu faço bolachas nunca sigo uma receita específica e vou acrescentando os ingredientes até a massa me parecer boa. Seguidamente moldo a massa com as mãos durante o tempo que me apetecer, sempre com muito carinho. Depois faço forminhas e levo as bolachas ao forno, cheia de entusiasmo e expectativa.

E juro-vos que quando chega a hora de provar cada receita me parece a melhor de sempre :D


 
 
Bolachinhas integrais de sésamo e aveia

Ingredientes (para trinta bolachas):

* 150g de farinha de trigo;
* 50g de farinha de trigo integral;
* 50g de farinha de aveia integral; 
* Uma colher de chá rasa de fermento;
* 100g de margarina magra;
* 80g de açúcar amarelo;
* Sementes de sésamo a gosto.

Confecção: 

* Bater a margarina com o açúcar;

* Adicionar a farinha peneirada com o fermento e bater com a colher de pau até os ingredientes ficarem ligados;

* Juntar as sementes de sésamo e formar uma bola com a massa; 

* Esticar a massa com o rolo e recortar as bolachinhas com as formas desejadas; 


* Colocar as bolachas espaçadas num tabuleiro forrado com papel vegetal

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 22 minutos;

* Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade;

* Como estas bolachas não são muito doces optei por fazer uma cobertura misturando uma colher de sopa de mel derretido com duas colheres de sopa de água e vertendo sobre as bolachas










  
 
 
 


Foi assim que demos as boas-vindas ao Natal: com um chá quentinho, bolachinhas deliciosas, músicas de Natal a tocar e muito para fazer :D 

Liguem o vídeo :D

Antes :D
Árvore já montada :)
Tudo pronto :D
Árvore :D
Soldadinho que comprámos em Londres :D

O Mickey que comprámos na Disneyland :D



Aldeia :D








O presépio :D


A neve :D
O comboio funciona mesmo :D



Comprámos em Praga no ano passado :D
Bolinha da Hello Kitty oferecida pela minha amiga Gi :D

Todo o conjunto :D
O conjunto das minhas bolinhas de neve do Natal :D
As nossas meias :D
Esta é a minha :D

Entrada da sala de jantar :D

Do outro lado pendurámos azevinho :D
Almofadas de Natal para o sofá :D

Os sapatos comprámos em Amesterdão e a bolinha branca em Praga :)










Eu sei que neste momento há imensa gente desse lado a pensar que eu sou maluquinha da cabeça, mas garanto-vos que eu sou mais ou menos completamente sã :D Sou só uma enorme fã do Natal :D

Imagem retirada daqui :D
Entretanto durante o próximo mês vou fazer um desafio de receitas de Natal saudáveis :D 


As regras são as seguintes: 

* Cada participante pode concorrer com uma ou duas receitas até ao dia 05.12.12;
* As receitas serão avaliadas consoante a originalidade da ideia, o título da receita e as fotos
* As três receitas mais apetitosas serão testadas
* A receita vencedora receberá um cabaz de Natal feito por mim (no qual constarão, por exemplo, estas bolachas maravilhosas)
* As receitas deverão ser enviadas para o mail odiariodajoana@hotmail.com;
* Alguma dúvida que tiverem estão à vontade para perguntar por comentário ou por mail :)

Eu sei que o conceito de saudável varia de pessoa para pessoa. Com este desafio eu não pretendo que vocês façam receitas sem açúcar ou sem gordura, mas sim que adaptem as receitas típicas de Natal para que fiquem um pouquinho mais saudáveis :D Espero que gostem e que participem! :D 

Tenham uma óptima semana :D

49 comentários:

  1. Eu não diria maluquinha da cabeça porque se não tivesse quem me pusesse travão, acredita que faria o mesmo. Eu costumo fazer a árvore de Natal e o presépio no último fim de semana de novembro e confesso que adoro ter a casa enfeitada. E estar à noite a ver TV enroscada na manta só com a luz da árvore ligada. Adoro, mesmo!! Mas tão depressa a adoro, como por volta do Ano Novo estou tão cheia dela que não a deixo chegar aos Reis :) Adorei a tua árvore e o presépio. Beijo

    ResponderEliminar
  2. Oh Deus, tu amas mesmo o Natal :D
    Que decorações mais lindas :)
    Na minha casa (não aqui) a minha mãe também costuma decorar tudinho mas não mete presépio porque ela faz colecção e tem em exposição, é mais ou menos como se fosse Natal todo o ano, sem a árvore :D
    Eu QUERO essas bolachinhas, pelo que vou aplicar-me ao máximo nas receitinhas para o desafio :P
    Uma pergunta, as receitas podem ser de qualquer tipo de comida ou é só sobremesas ou só pratos principais?
    Em breve irás receber um mail meu :D
    Beijinhos e bom domingo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes fazer entradas, pratos principais, sobremesas e até bebidas! Só tem de estar relacionado com o Natal :D

      Beijinhos! :D

      Eliminar
  3. Olá. Como estás? :)
    Bem, parabéns pela decoração. Está lindissima, o natal também é provavelmente a minha época favorita.
    Beijinhos e um resto de bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. As bolachas têm óptimo aspecto e devem estar deliciosas! Agora pode dizer-se que entraste, oficialmente, no espírito natalício :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    receitas integrais são sempre bem vindas e feitas assim
    com carinho melhor ainda, ficaram lindas as tuas bolachinhas!
    Amei os preparativos do natal tudo lindo de muito bom gosto!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito de fazer bolachas , achei as tuas lindas e com esses ingredientes tem que estar uma delicia.
    Costumo montar a árvoré de natal no dia 8 de dezembro ,o ano passado não fiz e este ano também não devo fazer pois não tenho vontade nenhuma mesmo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ah! Que receita boa!! Acabei de fazer duas fornadas de bolachas de manteiga e deixei acabar a farinha integral senão era já de seguida!
    E que bonita que ficou a tua árvore!!

    P.s. deixei-te resposta por causa do kefir!

    ResponderEliminar
  8. Eu já liguei mais ao Natal mas parece que ele por aí está bem vivo! :D

    ResponderEliminar
  9. Olá! Não conhecia essa versão do Let it Snow! :)
    As tuas coroas (é isso que são, certo?) ficaram tão giras. Eu só fiz bolachinhas uma vez e foi o ano passado pelo Natal! Pode ser que este ano me imbua outra vez do espírito... :D
    Tenho tantas das mesmas figurinhas do presépio que tu!! (Ou tinha, na casa dos meus pais!). O pescador, as casas, a ponte, o padeiro... e também faço o rio exactamente da mesma forma (só que em cima da ponte, em vez do pescador ponho uma ovelhinha a passar! ;P). Mas a minha tradição é fazer as coisas no dia 1 de Dezembro, ao som de Sinatra, como já te tinha dito. LOL :)

    Beijinhos e boa semana, Xizinha linda!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São coroas sim :D E corações! :D

      O 'Vai nevar' é a minha música de Natal preferida, e quando começa a época natalícia passa a ser o toque do meu telefone! :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  10. por acaso ainda não chegou a mim o espírito natalício este ano. e Joana, tens mesmo um talento, essas bolachas parecem uma delícia!

    ResponderEliminar
  11. Na Cozinha, imaginação é essencial!!!

    Ai o Natal...pois de facto acho um bocadinho cedo, mas também sei que num abrir e fechar de olhos estamos lá....

    Beijinho e boa semana e venha de lá receitinhas mais saudáveis para o Natal, porque de facto temos (tenho) de começar a pensar nisso

    ResponderEliminar
  12. Ja tinha saudades de ver as tuas receitas fantasticas =P ja tens a arvore de natal? Eu so ponho dia 1 de dezembro =)


    www.bitsnpieces.me

    ResponderEliminar
  13. devem ter ficado deliciosas. e quando se põe carinho no que se faz, sai sempre bem :)
    eu também adoro o natal, ter tudo decorado e encher-me de espírito natalício. aqui em casa a tradição é o dia 1 de Dezembro.
    em relação ao desafio parece-me muito interessante, mas especialmente porque depois vamos ter um monte de receitas saudáveis para o Natal :):) beijinho bom domingo

    ResponderEliminar
  14. assim que vi a foto das bolachas, lembrei-me logo do natal *.*, eu adoroo o natal e o fim do ano :p, é das melhores épocas festivas, para não dizer a melhor, as ruas cheias de luzinhas a casa, as musicas de natal é uma época sempre tão confortavel, amo mesmo :D, bom domingo para ti :p

    ResponderEliminar
  15. Uau!!! Eu comecei este ano a coleccionar globos de neve, já tenho 4: um de Bruxelas, outro de Madrid, Toledo, e um que a mana me deu. A tua árvore está mesmo gira, amei a decoração.

    ResponderEliminar
  16. Essas bolachinhas estão com um ar apetitoso (para variar)!! O natal aí por casa começa bem cedo. Eu cá só monto a árvore e decoro a casa em Dezembro :)

    ResponderEliminar
  17. Muito linda a tua decoração!! Eu também adoro o Natal, mas cá em casa a festa só começa a 1 de Dezembro!!! Adorei em especial o Mickey ;)
    Vou pensar nas receitas ;)
    Boa semana!!! Bjocas Ana

    ResponderEliminar
  18. Olá Joaninha

    Para mim o espírito do Natal só chega em Dezembro, a árvore é montada a 1 ou 8 de Dezembro e faço dois presépios, um no 1º andar e outro no r/c onde fica a tertúlia onde passamos o Natal em familia. A minha árvore é enorme e as peças do presépio também por isso um mês é o suficiente para "andarem" por aqui. O teu conjunto está muito bonito, parabéns.

    As tuas bolachinhas estão muito giras, e aposto que boas também...

    Beijinhos e uma boa semana também para ti.

    ResponderEliminar
  19. :) Hum, e eu que tenho ali dois pacotes de aveia e sementes de sésamo para usar...
    O teu presépio é lindo! eu já não faço um como deve de ser à anos :(
    também já entrei no modo Martha Stewart Natalício XD
    És a única pessoa que eu sigo que ainda tira mais fotos ás coisas que eu :P
    Ps. o tempo aqui também esteve uma porcaria não íam aproveitar nada :/ até estivemos sem luz umas duas horas

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana, por aqui já se respira Natal!Gosto desse entusiasmo:)
    As bolachinhas estão lindas, adorei os teus moldes!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Joana fiquei encantada ao ver as tuas fotos. Está tudo tão lindo! Eu também adoooro o Natal, pareço uma criança nessa altura :) Adorei a tua árvore com todos os enfeites, está mesmo lindo. Aqui por casa só se monta tudo no fim do mês.
    As bolachas ficaram com ótimo aspeto!
    Beijinho e bom resto de domingo *

    ResponderEliminar
  22. As tuas bolachinhas são tão bonitas *-* E devem ser bem apetitosas!
    Oh eu adoro o Natal, sou uma tola também :D Adoro sobretudo os pormenores na decoração da casa! E adoro oferecer/receber presentinhos ahaha
    Agora que ando a ver A Teoria do Big Bang desde o início, consegui rir-me ainda mais com essa imagem do Sheldon ahah
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Adorei o presépio, é mesmo fofo. E parabéns pela paciência para fazer isso tudo, está tudo lindo :)

    ResponderEliminar
  24. Adorei!! adorei a árvore com pormenores de viagens, as bolas de neve.. o presépio.... não percebi se era na casa dos teus pais, ou em Lx??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É na minha casa em Lisboa mesmo :D

      Beijinhos! :D

      Eliminar
  25. mas que bom aspecto que as bolachas tem :))
    e a árvore e o presépio ficaram super giros :D
    Um beijinhoP

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana =)! Bolachas: QUEROOOO! Que bom aspecto, eu adoro assim bolinhos, fazem-me lembrar biscoitos...fiquei mesmo com vontade!
    e a árvore o presépio estão um máximo, tão fofo! tens mesmo imensa dedicação às coisas e o resultado só poderia ser este!
    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  27. Olá
    Andei a saber do teu mail mas nao o vi.
    A tempos puzestes aqui umas aulas de zumba que dava para tirar da net e gravar num DVD, eu pedi a uma amiga e ela nao conseguiu.
    Precisava pedir-te um favor, manda mail para o meu mail: voltaraopesoideal@gmail.com

    Falamos por mail,
    bjinhos

    ResponderEliminar
  28. Receitas saudáveis? Este passatempo não é para mim, sou mais virada para bombas calóricas ahahahha :D

    ResponderEliminar
  29. Joana,
    *Quando tiveres filhos vai ser engraçado!! Tens de fazer a árvore de Natal e o presépio em local não acessível a crianças, especialmente porque o estaminé estará montado 2 meses. Se construíres a habitação, podes começar a pensar nisso :)
    Confesso que o ano passado montei a minha árvore para chamar o espírito natalício, mas não surtiu grande efeito! Já se vê nos supermercados as típicas coisas de Natal e obviamente, o meu pensamento vai logo para ti e para o teu moço :)
    *As bolachinhas com o chazinho parecem "so british" e fica tão bem com o arvore de Natal. Parece que se encaixa mesmo tudo;
    *Tenho as minhas duvidas na parte da sanidade :) Acho que todos temos um bocadinho de loucura e isso faz bem para agitar a vida.
    *Passei um f-d-s numa fantástica reclusão a ver uma temporada da serie "Boss" (bastidores de politica da cidade de Chicago) e alguns de "The Newsroom". Despachei as obrigações da casa e dediquei-me solenemente a não fazer nada (só a ver a serie!)!
    Boa semaninha :)

    ResponderEliminar
  30. Adorei as bolachinhas e a árvore e os bonequinhos com história que lá penduraste. Amei a aldeia e o presépio... tu és realmente fantastica

    ResponderEliminar
  31. A árvore e o presépio ficaram lindos!
    Essas bolachinhas parecem deliciosasss
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Lindas bolachinhas, ainda estou aprendendo a fazê-las...
    Sua decoração de Natal é um show, gostei muito.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderEliminar
  33. Hummm bolachas de aveiaaaaaa! gosto gosto! Esdoida sim, mas eu também sou, ando a tentar convencer o marido para montar já a arvore... todos os anos é a emsma coisa, mas para im arvore é montada no inicio do mes de Novembro :)

    ResponderEliminar
  34. Simplesmente maravilhosas, adoro aveia!
    Isso é que é espírito natalício!! Também já tenho alguns apontamentos pela casa, mas ainda falta muita coisa!
    Gosto tanto dos soldadinhos de londres!!

    ResponderEliminar
  35. Olá Joana
    Quando comecei a ver as bolachinhas tinha um comentário na cabeça entretanto como num bom livro a acção mudou de repente e agora fiquei com o natal na cabeça, eu como tu sou doida pelo natal e tenho montes de coisas só ainda não vieram para cima porque mudei de casa há 8 dias e nem sei onde anda metade das coisas, no meio de tanto caixote, este teu post até me deu saudades, tenho bonequinhos desses de presepio antigos na casa da minha mãe, mas já andam todos partidos, uns sem cabeça e outros sem braços, é um presépio que herdei de um primo mais velho e por isso tem praí uns 50 anos hehe
    Bem mas voltando ás bolachinhas eu sempre que penso faze-las e deveria fazer para o meu papabolahas pequenino, mas vejo sempre tanta manteiga nas receitas que fico sem vontade, mas se pensar nos conservantes que as de compra tem, a manteiga é um mal menor :-) até comprei forminhas, mas só fiz uma vez.... tenho que ir aqui cuscar umas receitinhas, mas sem sementes que o meu menino não gosta.
    Obrigado pela visita ao meu blog e eu vou voltar aqui mais vezes, não conhecia(penso eu:-)mas gostei do ar que aqui se respira :-) beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Também já me apetece muito decorar a casa toda. Com este friozinho então... Mas no outro dia chamaram-me maluca, por isso acho que ainda vou deixar passar mais uma semaninha ou duas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Adorei o formato das bolachas :P
    Bolas, isso é que andar com espirito natalicio! Eheheh.

    ResponderEliminar
  38. Olá Joaninha!
    Estava desactualizada do teu blog...e fiquei encantada com o presépio!!! O meu filho vai adorar! O nosso presépio tem as peças principais que comprei em conjunto e depois também tem peças como as da tua aldeia. Essas vamos comprando, todos os anos há uma banquinha aqui perto e vou lá com o Pedro e ele escolhe duas ou três peças.
    Mas eu acho que este ano também vou ter que fazer outra parte: a da neve com o comboio! Mas diz-me como fazes a neve!!!
    Obrigada pela partilha! Eu por mim também já tinha espalhado Natal pela casa, mas o marido acha que é cedo, então eu vou aguentar até ao 25 de Novembro, não mais!!! 1 mês antes do Natal é mais que perfeito (mas mesmo assim ele acha cedo!).
    Beijinho e Feliz Natal! :D

    ResponderEliminar
  39. Eh lá, o Natal começa cedo em tua casa!! LOOOOL
    Está tudo muito bonito!
    Em relação ao teu desafio vou ver se arranjo uma receitinha boa para participar, entretanto conto com a tua participação no meu também! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  40. Adorei as bolachinhas e a forma de coroa, então, deixou-me apaixonada.
    Eu também adoro o Natal, mas ainda não montei a árvore, até porque ainda não a tenho. Comecei a viver sozinha à pouco e ainda não tenho uma árvore de natal própria. O presépio é enorme e muito giro.

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Nesta casa reina o Natal, sente-se a enorme alegria que te deu montar tudo isso e o carinho com que o fizeste.
    Com as bolachas sucede o mesmo, estão repletas de muito carinho e por isso são de certeza deliciosas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  42. Que sugestões deliciosas!! Aproveito também para deixar algumas das minhas dicas de Natal que se encontram numa aplicação que desenvolvi para iPhone.
    Se alguém tiver curiosidade a aplicação chama-se "Tarefas de Natal", o endereço da página web é: tarefasdenatal.aboutweb.pt

    ResponderEliminar
  43. Olá! O passatempo é muito interessante, vou tentar participar. Adoro reinventar as receitas para torna-las mais saudáveis.Vamos ver o que sairá
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />