2 de novembro de 2012

Muffins integrais de maçã e mel para a minha avó :D

Esta semana decidi tirar férias. Como a semana passada foi extremamente intensa, esta semana decidi aproveitar para relaxar muito e para desenvolver umas ideias novas que tive para o blog. Em breve mostro-vos as novidades :D

No início da semana a minha avó veio visitar-me a Lisboa, por isso aproveitei para encher a barriguinha de comidas boas :D Como forma de agradecimento por todas as refeições simples mas maravilhosas que a minha avó preparou decidi fazer uns muffins saudáveis e deliciosos :D Utilizei o mel com canela da 'Casa da Prisca', que não resisti a comprar e do qual fiquei completamente fã :D 

Muffins integrais de maçã e mel

Ingredientes: 

 
* Meia chávena de farinha de trigo;
* Meia chávena de farinha de aveia;
* Meia chávena de farinha de trigo integral;
* Meia colher de chá de canela;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* Meia chávena de mel com canela;
* Meia courgette descascada e ralada;
* Meia maçã descascada e ralada (usei maçã reineta);
* Dois ovos;
* Três colheres de sopa de leite.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 220º;

*  Colocar numa tigela a farinha de trigo, a farinha de aveia, a farinha de trigo integral, a canela e o fermento e misturar tudo com uma vara de arames;

* Ralar a maçã e a courgette para outra tigela;

* Juntar os ovos, o leite e o mel com canela e bater bem;

* Misturar o preparado líquido com os ingredientes secos e bater com a vara de arames;

* Verter o preparado para as forminhas de muffins; 


* Levar ao forno durante trinta minutos.

 

  

 




Esta foi mesmo a única receita que testei esta semana porque a cozinha esteve completamente dominada pela minha avó :) Aproveitei para comer muito peixinho e para matar saudades de um dos meus pratos da minha avó preferidos: pataniscas de bacalhau :D


Fizemos pataniscas no forno também :D
Podem ver a receita clicando aqui :)
E chegou finalmente o fim-de-semana em que vamos fazer o presépio e a árvore de Natal :D Na Segunda-feira mostro-vos tudo e falo-vos do meu novo desafio de receitas de Natal saudáveis :D

Na Segunda-feira falo-vos dos detalhes :D
Tenham um óptimo fim-de-semana :D

33 comentários:

  1. Olá :D
    Estou desejoso de saber que ideias maravilhosas virão desse lado :)
    Os muffins estão com um aspecto delicioso e as pataniscas também, ainda que não seja apreciador.
    Bom fim-de-semana :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Já tinha saudades tuas Joana!!
    Ainda bem que a semana correu bem.
    Os muffins parecem deliciosos, saudáveis e bons ao mesmo tempo.
    Também ando com umas ideias de Natal para o meu blog, para a semana também vou falar sobre elas :)
    Tem um excelente fim de semana!! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Os teus muffins ficaram com um aspecto delicioso! a combinação de ingredientes que usas-te é fantástica, adoro:)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Esses muffins estão mesmo com bom aspecto, como sempre :)
    Eu só monto a árvore de Natal a 8 de Dezembro porque aqui em casa enjoamo-nos rápido de a ver :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. humm pataniscas!!

    Mufins tb gosto mas pataniscas.... ai bom mas bom!
    Olha eu n tarda estou a montar a arvore de natal... é tao grande e da tanto trabalho que acho desperdicio te la montada apenas um mes!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,
    Receita de mãe é tudo de bom e de avó melhor ainda!
    Ficaram lindos e tentadores......hummmmmmm!

    Vou ficar esperando as novidades, hehehe!
    Beijinhos, bom fds!

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana, já estava com saudades dos teus posts =)! estou a ver que foi uma semaninha cheia de coisas saborosas, quem resistiria a essas pataniscas de bacalhau?? fiquei cheia de vontade de comer...
    e os muffins, acho que foram um bom agradecimento =)!

    mal posso esperar por novidades desse desafio, parece-me boa ideia, quero participar =D!

    beijinhooo e bom fds!

    ResponderEliminar
  8. :) Told ya! É porreirinho sim senhora!

    O mal de tu fazeres coisas com bom aspecto, é que depois eu tenho vontade de experimentar tudo XD e não tenho tempoooo :P

    bjs e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  9. Ai como eu adoro pataniscas de bacalhau..hmmm uma maravilha! Quanto aos bolinhos eu não gosto muito de coisas com mel, mas esses tem bom aspecto :P

    Beijinhos e bom fim-de-semana querida*

    ResponderEliminar
  10. Adoro pataniscas ahahahah!

    Bom fim-de-semana e boas decorações natalícias, lá por casa só aparecerão em Dezembro!!

    ResponderEliminar
  11. Que belos muffins..tenho mesmo que experimentar:) Gostei do desafio..acho que vou participar! Beijinhos*
    Ah e Alcochete é mesmo um encanto..

    ResponderEliminar
  12. Estava desejando que voltasses! =D eheh Esta semana experimentei os teus muffins de framboesa sem gordura e o bolo de maçã com courgette e aveia. Espero que continues as tuas fantásticas partilhas ;)

    ResponderEliminar
  13. Olá! Saudadeeeeess! :)
    Quero ver que novidades são essas... :)
    Eu adoro pataniscas de bacalhau, a minha mãe também faz muito bem!

    Em relação a Alcochete, o tempo já não anda grande coisa, mas aconselhava-te uma esplanada que lá há à beira-rio muito agradável, da qual se vê a ponte. No verão têm esplanada até à areia.

    PS: Sabes que os meus maiores medos em relação a dormir sozinha em casa não é tanto os ladrões e outros possíveis bandidos, mas sim fantasmas?! Muito mais razoável.... ;p

    Beijinhos e bom fim-de-semana!****

    ResponderEliminar
  14. Estou curiosa para ver a tua árvore!! Eu logo que possa também vou fazer a minha!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  15. Eu confesso que estou com muita vontade de fazer a minha árvore, mas ainda acho muito cedo, ou será que não? Acho que vou fazer a árvore mais para o fim do mês, mas estou com saudades das luzinhas, do + presépio, olha estou com saudades do cheiro a natal:)

    Joaninha aproveita bem as tuas férias que bem mereces!

    ResponderEliminar
  16. Já estava com saudades dos teus posts! também acho que vou fazer já a minha árvore, costumava fazer só no dia 1 de Dezembro, mas passa tão rápido, quanto mais cedo melhor :)

    ResponderEliminar
  17. Gostei e já sentia a falta de ler os teus posts.

    Tem um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  18. Joooooo :)
    fizeste muito bem tirar uns dias para ti, mas o pessoal já tinha saudades.
    como é que os teus muffins saem tão bem do papel? os meus ficam todos agarrados...
    adoro pataniscas, mas no forno devem ficar ainda mais deliciosas (=sme culpa) :)
    o desafio parece-me interessante :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  19. Hum... pataniscas, feitas pela avó! Que maravilha! Bem mereceu os muffins feitos pela neta!
    Vamos lá ver o que vai sair desse desafio!

    ResponderEliminar
  20. Ui que bom, miminho da avó!!! Também adoro pataniscas. Recentemente fiz com a massa na chapa, sem gordura e ficaram igualmente boas e mais saudável. Tu estás-me a inspirar bastante Joaninha. Obrigada pela partilha permanente de boas ideias. Beijo

    ResponderEliminar
  21. Joana, não queres ser minha neta? ou minha sobrinha? LOL
    é que assim podias fazer-me uns muffins desses!

    ResponderEliminar
  22. Com maçã são bons concerteza, mas experimenta substituir pela pêra e verás que também fica delicioso ;-)eu gostei muito da experiência e cá em casa somos fãs de bolos com maçã :-)

    ResponderEliminar
  23. Ehhehehe ola.aa... e essas ferias?Foram boas? =)
    eheheheh

    Hummm muffins têm aspecto maravilhoso =D eheheh

    Tenho que experimentar :P

    Humm..explica lá esse desafio melhr :P ... Beijniho*

    ResponderEliminar
  24. Os muffins têm ótimo aspeto huuum *-*
    Não como pataniscas há tanto tempo, parecem saborosas.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  25. Joaninha,
    *A esta hora estás tu a montar a árvore. Espero que sim! porque quer dizer que regressaram a Lisboa sem stresses...
    *Estou mesmo a ver que compraste as forminhas de papel porque..."eram tão giras!" :) I´m I right? ou nem por isso?
    *Eu já não como pataniscas há milénios. Devia comprar bacalhau! O pior mesmo é que é sempre muito dinheiro de uma vez só, porque compro um bacalhau inteiro. Conclusão:vou sempre adiadando. Além disso, fico sempre indecisa se estarei a fazer bom negócio ou não e se peço ajuda à minha mãe, ela oferece-me logo o bacalhau (o que eu não quero!).
    *Diverte-te e aguardamos o teu post de segunda...
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  26. Ai esses muffins, tenho de tentar, adoreiiii :D *

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana! Estive a ver o seu blogue e achei fantástico. Estou a fazer uma reeducação alimentar a cerca de 2 meses e finalmente encontrei um site exemplar para levar uma vida saudável e de poder desfrutar das coisas boas. Quero desde já deixar-lhe os sinceros parabéns por este magnifico blogue, continue :)

    ResponderEliminar
  28. Essas pataniscas da tua avé deixaram me com água na boca:) Bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  29. Que maravilha!!!!

    http://www.facebook.com/estilohedonico
    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar
  30. Oláa Joaninhaaa =D Desculpa mas com tanta confusão não consegui passar cá durante quase toda a semana =/
    Sabes, eu fiquei foi de olho nesse arrozinho de feijão ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  31. hmmm, os muffins parecem-me deliciosos!

    ResponderEliminar
  32. Maça e mel soa bem :P

    ps. gosto do novo look do blog.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />