13 de novembro de 2012

Muffins integrais de queijo e azeitonas com tomates-cherry, ou a minha estreia nas receitas de muffins salgados :D

Quem já conhece o meu blog há algum tempo sabe que eu sou completamente maluquinha por receitas de muffins. Já experimentei as mais variadas receitas, e quase todas fazem um sucesso tremendo cá em casa.

Tudo começou com uma simples receita de muffins de framboesa sem gordura. Inspirei-me num dos blogs mais apetitosos que conheço (o Coco & Baunilha), adaptei a receita de uns belos mini-muffins de framboesa e como tinha as forminhas de muffins que os meus amigos me tinham oferecido nos anos decidi meter mãos à obra. 

Desde então fiquei absolutamente rendida aos muffins: são deliciosos, são práticos de transportar, são fáceis de fazer, são saudáveis e permitem uma infindável combinação de sabores. Fazer muffins é extremamente simples - basta juntar os ingredientes líquidos aos secos, verter para as forminhas e esperar que o forno faça a sua magia.

Eu já fiz várias receitas de muffins sem açúcar, sem gordura, sem ovos, sem leite, com sementes de linhaça, com farinha de trigo integral, com aveia, com frutos secos, com fruta ou com chocolate. Já fiz combinações absolutamente épicas, como os muffins de morango com canela, os muffins de laranja e coco com sultanas, os muffins de abóbora com avelã, os muffins de chocolate e baunilha recheados com chocolate derretido ou os muffins integrais de maçã e mel. Também já tive experiências menos felizes, como os muffins de mirtilo, e até já fiz um desafio de receitas de muffins, no qual o primeiro prémio foi para a receita de muffins de alfarroba com doce de morango da Di

Os muffins são possivelmente o prato que mais gosto de fazer, até porque cada receita fica diferente e surpreendente. Apesar de já ter testado várias receitas tenho ainda muitas ideias de receitas para experimentar, e uma delas era precisamente fazer muffins salgados. Uma receita encontrada por acaso num blog muito apetitoso e a necessidade de levar marmita para o hospital fizeram-me arriscar, e foi sem dúvida uma receita muito bem sucedida :D  

 

Muffins integrais de queijo e azeitonas com tomates-cherry (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para quatro muffins grandinhos):
 
* 125g de farinha de trigo integral;
* Uma colher de chá de sementes de linhaça moída;
* Duas colheres de sopa de azeite;
* 90ml de leite;
* Meia colher de chá de fermento em pó;
* Azeitonas cortadas às rodelas a gosto (usei azeitonas verdes);
* 50g de queijo flamengo partido em pedacinhos;
* Um ovo;
* Quatro tomates-cherry partidos ao meio.

Confecção:

* Misturar a farinha integral, as sementes de linhaça moídas e o fermento;

* Noutro recipiente misturar o leite, o ovo e o azeite; 

* Verter a mistura do leite sobre a farinha e envolver bem, juntando o queijo e as azeitonas; 

* Distribuir pelas forminhas de muffins e colocar por cima duas metades de tomate-cherry, pressionando ligeiramente;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos.





 
  
Acompanhei com cenoura às rodelas e com tomates-cherry, rematei com uma maçã bem grande e fiquei com a barriga cheia (de coisas boas e saudáveis, não de palavras) :D

Os últimos dias têm sido bastante produtivos, até porque tenho conseguido equilibrar o tempo que passo na cozinha com o tempo que passo no estágio e o tempo que passo a estudar para o exame da especialidade e a tentar não desesperar

O estaminé com o capítulo de Hematologia, o livro de receitas da Leopoldina e os melhores amigos da rinite alérgica: os lenços!
Entretanto não se esqueçam que está a decorrer o meu desafio de receitas de Natal saudáveis! :D Podem ver todos os detalhes aqui! :D 


Até amanhã! :D