7 de janeiro de 2013

Muffins de cacau com bolachas de chocolate e muffins de limão com sementes de papoila para a segunda celebração do meu aniversário :D

Antes de mais, muito obrigada por todas as vossas mensagens de parabéns :D 

O meu dia de aniversário foi muito feliz: almocei com a minha família, o shortcake de limão merengado foi provado e aprovadíssimo (é óptimo, experimentem!) e tive direito a um jantar delicioso feito pelo Pedro :D 

Hoje vai ser a segunda parte da celebração do meu aniversário, uma vez que vou jantar ao japonês com os meus amigos :D Vai ser certamente uma noite cheia de gargalhadas e parvoíces, e confesso que estou em pulgas para que passe a tarde :D 

Como já é hábito eu decidi fazer um bolo para cantarmos os parabéns. No entanto, quando cheguei a casa na Sexta-feira tinha à minha espera uma surpresa incrível: a Filipa enviou-me um livro com receitas de muffins para agradecer a prenda que eu própria lhe tinha enviado quando ela ganhou o Desafio dos Temas :D 

Deixo desde já aqui novamente o meu mais sincero agradecimento à Filipa, cujo gesto me deixou particularmente comovida :D É claro que comecei imediatamente a devorar o livro, e logo pensei que faria todo o sentido transformar o bolo do meu 24º aniversário num bolo feito com 24 muffins :D  

Confesso que foi bastante difícil escolher as receitas que queria usar, mas acabei por decidir fazer os muffins de cacau com bolachas de chocolate (que certamente iriam agradar a todos) e os muffins de limão com sementes de papoila (porque eu adoro limão e adoro sementes de papoila). 

Decisão tomada, foi altura de pôr mãos à obra! :D  

Muffins de cacau com bolachas de chocolate (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para doze muffins): 

* 255g de farinha fina;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 170g de açúcar;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 90ml de óleo de girassol;
* Quatro colheres de sopa de cacau magro em pó;
* 120ml de iogurte natural;
* 150ml de leite;
* 85g de bolachas de chocolate (usei Chipmix de chocolate).

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a essência de baunilha, o óleo, o cacau, o iogurte e o leite, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados; 

* Juntar metade das bolachas de chocolate;

* Colocar em forminhas para muffins e cobrir com a metade restante de bolachas de chocolate;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.




 
Muffins de limão com sementes de papoila (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha fina;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 85g de açúcar;
* Uma colher de sopa de raspa de limão (raspa de dois limões);
* 150ml de leite;
* 90ml de água;
* 90ml de óleo de girassol;
* 30ml de sumo de limão;
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila.

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa de limão, o leite, a água, o óleo e o sumo de limão, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.



 
Como foi a primeira vez que testei as receitas não fiz qualquer alteração nos ingredientes, mas para a próxima vou experimentar não colocar óleo e juntar menos açúcar :)

Amanhã começo (finalmente!) a mostrar-vos a foto-reportagem da minha viagem a Viena :D Espero que gostem! 

Até amanhã :D  

20 comentários:

  1. Os muffins ficaram bem bonitos ^^
    Aqueles de chocolate com bolacha ficaram a olhar para mim :p
    Beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. Oi! espero que seja uma 2ª comemoração muito divertida! e com estes muffins lindos vai ser deliciosa certamente!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Que ideia tão fixe... 24 anos 24 muffins!! Podias empilhá-los e ficava tipo árvore de Natal (lá estou eu e o Natal!!)!! Boa jantarada!! Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Eu suspiro pelos de limão!
    Não sei se estava encerrado, mas nunca tinha aberto ao público numa passagem de ano. Este ano foi a primeira vez e foi mesmo muito engraçado :)*

    ResponderEliminar
  5. Olá.
    Muito legal, gostei muito do seu blog, parabéns.
    "Que esse ano seja o nosso melhor"
    Até mais

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito de sementes de papoila! Aqui fica a partilha:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2012/12/bolo-de-tangerina-com-sementes-de.html

    E parabéns! Os muffins têm um ar delicioso!

    ResponderEliminar
  7. Quanta coisa gostosa... Feliz 2013
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana, não sabia que tinhas feito anos...
    Espero que tenhas tido um super dia, cheio de coisas boas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. parabéns!
    que muffins tão apetitosos.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns atrasados! :)*
    Ai, esses muffins marotos a rirem-se para mim hehe ;)
    Excelente aspecto! Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito das duas receitas, mas os de chocolate estão mesmo a chamar por mim! Vou levar a receita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Joana,
    Feliz aniversário e muitos anos de vida, vc é muito especial!
    Seus muffins ficaram lindos e irresistíveis, belas receitas!

    Beijinhos e sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  13. Gostei de ambos mas confesso que os primeiros deixaram-me com água na boca.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Está uma boa ideia! Espero que não tenhas mais de 24 convidados... ;)
    Deves estar neste momento ainda a divertir-te! Que tenha sido/esteja a ser um bom jantar e ficam aqui os meus beijinhos!****

    ResponderEliminar
  15. Joaninha, muitas desculpas deixei passar o dia do teu aniversário...
    Parabéns já li que tiveste um dia muito feliz !!! Fico feliz por isso !
    Um grande beijinho da amiga Anabela

    ResponderEliminar
  16. Feliz Aniversário, um pouco atrasados... Peço desculpa...Ainda bem que passaste um Aniversário maravilhoso!
    Ficaram fantásticos! O livro deve ser uma delícia, assim como os muffins.
    Posso desafiar-te a participares na minha iniciativa?
    http://chez-sonia.blogspot.pt/2013/01/4-iniciativa-tudo-se-transforma.html
    Beijinho!*

    ResponderEliminar
  17. Já vou um pouco tarde mas feliz aniversário!!!essas muffins têm optimo aspecto!!!!tb vou experimentar! beijinhos e obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  18. Deixo votos de Parabéns! Que tenhas uma excelente 2ª comemoração! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />