14 de janeiro de 2013

Muffins de laranja e sementes de papoila para combater a gripe :D

Quando eu era criança adorava estar doente: podia ficar em casa a ver os desenhos animados, a minha avó tratava de mim e fazia todas as comidinhas que eu pedia e os meus pais traziam-me livros da Turma da Mónica quando voltavam do trabalho. 

Depois tornei-me adolescente, e estar doente passou a ser só aceitável - se por um lado podia faltar às aulas, por outro não via os meus amigos e tinha de ficar todo o dia fechada em casa sem nada para fazer.

Hoje em dia estar doente é uma tragédia. Não posso faltar às aulas, por isso tenho de acordar cedo, conduzir doente, estar no estágio doente e estudar doente. Já não fico em casa a ver o Dragonball de pantufas e pijama aos bonecos enquanto bebo uma caneca de leite com cevada. Já não recebo livros de banda desenhada ou peluches.  

Assim sendo, na semana passada eu senti-me uma autêntica bomba relógio: depois do meu irmão ter ficado doente e do Pedro ter ficado doente, o facto é que imaginei logo que era uma questão de dias até eu própria ficar doente. Não me enganei, e eventualmente chegaram as dores musculares, as dores de cabeça, as dores de garganta e os arrepios. 

Mas já não sou criança, e já não posso cobrir a cabeça com o cobertor e sorrir às escondidas porque vou ficar em casa. Só me resta descansar ao máximo, aconchegar-me bem, encher-me de chá, evitar o frio e as correntes de ar e, porque não, fazer uns muffins cheios de antioxidantes para combater a gripe :D

 

Muffins de laranja com sementes de papoila (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha fina;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 110g de açúcar;
* Duas colheres de chá de raspa de laranja (raspa de três laranjas);
* 160ml de sumo de laranja (sumo de duas laranjas);
* 80ml de água;
* 60ml de iogurte natural;
* 50ml de óleo vegetal;
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila.

Confecção:

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa e o sumo de laranja, a água, o iogurte e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.






Desta vez só coloquei metade da quantidade de óleo referida na receita, mas confesso queo senti qualquer diferença, inclusivamente dois dias depois quando o último muffin foi consumido :D Estes muffins ficaram deliciosos, macios e fofos, e sabiam mesmo a queque de pastelaria :D Ficaram verdadeiramente divinais :D

Tenham uma óptima semana! :D 

32 comentários:

  1. Que lindos muffins, ficaram um mimo!! Gosto muito de sementes de papoila nos bolos :)

    Beijinhos e as melhoras*

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto...tenho que voltar à cozinha, pode ser que me ajude a animar.
    Eu também adorava os livros da Turma da Mónica quando era criança :)
    Bjts querida, espero que tenhas passado um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. *-* hummmm :D que saudades dos livros da turma da Mônica :)) ainda guardo muitos, e nas férias comprava sempre almanacões com desenhos e passatempos lol

    ResponderEliminar
  4. E quando começares a trabalhar ficar doente significa dar um tiro ao trabalho de vez en quando :)
    Quando era pequena e ficava doente chupava umas pastilhas que pouco deviam fazer, era Melhoral. E esse é um dos sabores da minha infancia.
    As melhoras para todos

    ResponderEliminar
  5. Hoje sou eu que estou doente e que bem que sabiam uns mimos desses :)
    Os muffins parecem ser mesmo fofos e sabororos, nunca utilizei sementes de papoila, tenho de comprar e experimentar esta receita!
    Em relação ao museu do pão que falei no meu blog, eu recomendo. É mesmo muito giro e a visita guiada é muito divertida. Se fores vais gostar!
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Tb andei toda a semana doente e ainda não estou a 100%, o raio da tosse teima em não ir embora!!! Mas pronto, lá tenho de me levantar e ir trabalhar, que isso de ficar em casa sem fazer nada só quando eramos putos mesmo :)..

    Gosto mto mesmo destes muffins simples e aromáticos!!
    As melhoras querida!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Têm muito bom ar!
    Acho que os vou fazer no fim-de-semana, porque a minha irmã anda doentinha praí desdo natal!!!
    já tomou antibiotico e tudo e aquilo não lhe passa :(

    As tuas fotos estão cada vez melhores!

    Beijinhos grandes cachopa ***

    ResponderEliminar
  8. Olá! As sementes de papoila também são ricas em antioxidantes? Um muffin e um chazinho sempre é melhor que comprimidos!! :)

    Já nem me lembro a última vez que fiquei doente ao ponto de ter de faltar ao trabalho... acho que tinha um infecção no dente e a cara muito inchada e nem pensar que ia à rua assim!!! :D De resto, é aguentar! Em pequenina, com o mimo dos pais, sabia muito melhor...

    Beijocas e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Excelentes muffins! Melhor cura do que comprimidos ou xaropes! ;)
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  10. As melhoras!
    E que boa maneira de ficares melhor!!!

    ResponderEliminar
  11. Estão lindos estes muffins! :)

    As melhoras! :)*

    ResponderEliminar
  12. Eu já estou na fase em que nem ficar aconchegada posso, pois sou constantemente solicitada pelos filhotes... As tuas rápidas melhoras ;) Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Joana,

    Combater a gripe com estes muffins foi genial ! ;-)
    Até porque mesmo engripada, qualquer pessoa melhoraria só em contemplá-los, que lindos estão, assim pintalgadinhos com as sementes tão aromáticas ! :)

    A cor é espectacular e desejo as tuas melhoras ! Claro que tive de sorrir com a tua história, penso que muitos de nós passaram pelas mesmas situações ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Ficaram lindos, eu adoro sementes de papoila em bolo.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  15. que super bom aspecto =)! também ando engripada, agora bem que ia um queque desses =)!
    beijinho

    ResponderEliminar
  16. Eheheh!! Isso é que era! Ficar em casa e ver o Dragonball!!Tadinha, espero que esses muffins tenham ajudado!
    As melhoras!

    ResponderEliminar
  17. Aiai como eu te percebo...Isto de nos tornarmos adultos pode ser uma grande seca =P
    As melhoras =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana,
    todas as crianças são iguais, eu tbm era assim amava ficar doente só
    pra ficar em casa assistindo desenhos e tomando chá e saboreando as comidinhas da minha mãe, rsrs.
    Seus muffins estão lindos e apetitosos!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana,
    Admiro a tua disposição de cozinhar estando doentinha!
    Crescemos e perdemos o direito de ser mimados quando estamos doentes, tomamos paracetamol e lá nos arrastamos para e escola e trabalho, não está certo!
    Desejo-te rápidas melhoras.
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Que muffins lindos?. Adorei! Aproveito para desejar melhoras rápidas!

    ResponderEliminar
  21. uii, quando muitas gente a volta está doente, já sabemos quando é o proximo :/
    as melhores, e esses queques parece mesmo que te vão ajudar a combater a gripe nem que seja pelo aspecto :D

    ResponderEliminar
  22. Olá Joaninha !
    As tuas melhoras...
    Quanto aos muffins, uau, lindos e deliciosos tal e qual mostarm as fotos !
    Beijinhos e tem cuidado.
    Anabela Salema

    ResponderEliminar
  23. Desejo-te as melhoras! Como eu compreendo, antes até fingia estar doente! Agora...

    ResponderEliminar
  24. Como eu te compreendo! Ler o teu post é ver-me ao espelho!! :D
    Resta desejar-te rápidas melhoras e muitas vitaminas e antioxidantes!! toca a comer esses muffins que estão fantásticos! Adorei o aspecto e de sabor devem estar muito saborosos! Esse livro deve ser bem guloso :) O outro que também tens (Everyday muffins & Bakes) só o encontrei no Wook, estou à espera que chegue por correio :D Quando chegar... lá vai a dieta!!!!!!!! :D
    Beijoca e rápidas melhoras!*

    ResponderEliminar
  25. Que delícia!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Olá
    Que muffins tão bonitos! E eu que tenho ali umas sementes de papoila guardadas :)

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana,

    Que aspeto delicioso, tenho de fazer. Já está na lista ... As minhas filhas vão ficar encantadas!

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />