15 de fevereiro de 2013

Francesinha à moda do Porto, ou uma canção para as papilas gustativas :)

I found a dream that I could speak to,
A dream that I can call my own.
I found a thrill to press my cheek to,
A thrill that I have never known!

You smile, you smile...
And then the spell was cast!
And here we are, in heaven.
For you are mine, at last!

Etta James


O Pedro foi a primeira pessoa para quem cantei. Sempre adorei cantar, mas tinha vergonha (e ainda tenho) de o fazer em público. 

Há três anos atrás o Pedro ofereceu-me um microfone e um jogo de karaoke para o portátil, o UltraStar, e desde então os nossos serões de Sexta-feira tornaram-se muitos mais divertidos (para nós, presumo que os vizinhos não gostem muito!). 

Já tenho mais de mil músicas no UltraStar, e adoro cantá-las a todas. Mais do que uma paixão, cantar é o meu sonho. Liberta-me, relaxa-me e diverte-me. Cantar faz-me feliz.


Mas há outras formas de cantar sem ser com a voz: muitas vezes cantamos com o olhar, com o toque ou com o coração. E outras vezes ainda, cantamos com o paladar. 

Hoje deixo-vos um prato que nos deixa sempre as papilas gustativas a cantar de alegria, não fosse ele o prato mais típico da minha cidade natal :D Cada dentada é um regresso a casa, uma lágrima de saudade, um sorriso de satisfação. Cada dentada é uma canção. 

 

Francesinha à moda do Porto

Ingredientes (para duas francesinhas):

* Uma colher de sopa de manteiga;
* Duas folhas de louro;
* 150ml de molho de tomate;
* Uma colher de sopa de piri-piri (ou a gosto);

* Uma colher de sopa de pimentão-doce;
* Uma pitada de sal;
* 200ml de cerveja;
* 80ml de leite;
* Uma colher de chá de amido de milho;
* Quatro fatias de pão de forma integral;
* Seis fatias de queijo;
* Um bife de vaca fininho grelhado;
* Recheios a gosto (cá em casa adoramos usar tomate às rodelas fininhas, cogumelos salteados, salpicão e chourição, mas podem optar pelos mais habituais linguiça, mortadela, fiambre, salsicha ou salsicha fresca!).

Confecção:

* Aquecer a manteiga e juntar o louro;

* Acrescentar o molho de tomate, o piri-piri, o pimentão-doce, o sal e a cerveja;

* À parte, desfazer a farinha maizena no leite frio;

* Juntar a mistura anterior na panela e mexer bem;

* Deixar ferver até engrossar, provando e rectificando a gosto;

* Montar a francesinha, colocando entre as fatias de pão o bife grelhado, o chourição, o salpicão, os cogumelos salteados, o tomate e o queijo; 

* Cobrir a fatia de pão superior com duas fatias de queijo;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante dez minutos, ou até o queijo derreter;

* Cobrir com o molho.


Há uns bons meses que não fazíamos francesinhas cá em casa, mas modéstia à parte ficam sempre divinais :D Este foi o prato que fizemos para o nosso jantar de ontem, e ficou uma autêntica delícia :D 

Para sobremesa fiz uns fondants de chocolate verdadeiramente divinais que vão aparecer por cá em breve :D   

Desejo-vos um óptimo fim-de-semana, e não se esqueçam de continuar a participar no meu desafio das bolachas com pepitas de chocolate! Podem consultar a lista de participantes aqui! :D 

35 comentários:

  1. Adoro francesinhas, adoro mesmo! Gosto muito de ir ao Porto almoçar e comer uma boa francesinha, mas ultimamente não me tem sido possível!
    Esta ficou com um aspecto fantástico, o molho parece ser uma verdadeira maravilha :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  2. Lá em casa também fazemos uns serões assim, embora eu cante mal, é sempre uma diversão em família!
    Onde houver francesinha eu estou lá, gosto muito!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana!
    Cantar faz muito bem!
    Seu prato ficou lindo e tentador, hummmmmm!

    Beijos, ótimo fds!

    ResponderEliminar
  4. Já tirei a receita e vou experimentar :)Parece delicioso :P

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana =)
    Confesso que francesinhas não é o meu prato favorito, mas já os fondants de chocolate.. Já sabes =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. que fotos joana :D

    Já agora, estive a ver as tuas receitas de scones, e muitos deles levam buttermilk, quando carrego para ver como o fazes diz que a página não existe..pelo que tive a procura na net é so misturar leite com umas gotas de limão..é assim que o fazes? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, andei a reformular algumas das minhas receitas e agora há algumas páginas que desapareceram :(

      Sim, eu misturo 250ml de leite com uma colher de sopa de sumo de limão ou então, quando não tenho limões em casa, uso vinagre :)

      Beijinhos! :D

      Eliminar
  7. Olá!!
    Eu já fiz francesinha algumas vezes, mas nunca fiz o molho, compro sempre daquele que já vem feito. Esse molho assusta-me um bocado! eheh
    Quero ver os fondants de chocolate!!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Hummm.... Adoro francesinhas!! Que bela ideia, porque já ha mto tempo que não faço!! Tenho que experimentar o teu molho!
    Beijinhos,
    Mena

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ser do Porto nunca gostei de francesinha, portanto nunca me aventurei a fazer. A tua ficou com um aspecto muito profissional, parece saída de um daqueles restaurantes típicos de francesinhas ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Quem canta seus males espanta.
    Adoro francesinha e a tua está com um aspeto divinal.

    ResponderEliminar
  11. Está com um aspeto demasiado tentador!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Opa Joana, isto já parece que sou alta "stalker", mas é que também adoro cantar, e tenho imensa vergonha de o fazer em público, o meu marido também me ofereceu um conjunto de microfone e cds de karaoke para a xbox mas infelizmente não era grande coisa e fomos trocar, mas esse que falaste não conhecia, vou já dizer ao meu marido, que me pode comprar esse :P A tua descrição de quanto cantas é tal e qual a minha " Liberta-me, relaxa-me e diverte-me. Cantar faz-me feliz." Enfim já vi que não temos mesmo só o nome em comum hehehhe Há anos que já não como francesinhas, já tenho saudades, a tua ficou com um aspecto divinal e super deliciosa :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de francesinhas, mas para mim têm de ser sem picante, pois não sou fã. Partilhas um dos meus sonhos também, eu adoro cantar e já o tenho feito em publico (karaoke) juntamente com o meu irmão, mas também sou muito envergonhada...eh eh eh. ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  14. Adoooooro francesinhas! Sem o queijo (infelizmente...) e com umas alterações no molho, já marchava! (acabei de almoçar e já estou a pensar em comida de novo... )

    ResponderEliminar
  15. Que belo aspecto!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Adoro !!! Adoro francesinhas :D
    Que delicia de sugestão!!!!
    Beijinhos doces e um óptimo fim de semana :)

    ResponderEliminar
  17. Que bela francesinha, Joana! também gosto muito e quando vou ao Norte não prescindo!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Aí Joana que tentação... Adoro! Eu faço so com frango e legumes, porque nao aprecio carnes vermelhas. Cá por casa adoramos! Esta tua ficou linda... Despertou-me a vontade de voltar a fazer! Um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  19. Uma francesinha sabe sempre bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que belas fotos!! Aqui por casa o grande apreciados de francesinhas é o meu marido... eu só quero comê-las no Porto!! Quando lá for vou-te perguntar qual é o melhor sitio para as comer!!
    Bjocas e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  21. Que engraçado, no Sábado também fiz francesinhas :D
    A minha mãe que não costumo gostar, adora as minhas porque não exagero nos enchidos e assim :)
    O molho é que compro já feito e adoro!
    A tua francesinha tem um aspeto divinal, acho que podia comer uma das tuas todas as semanas que caia sempre bem!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  22. Hummmm adoro francesinhas! Ainda a semana passada foi o jantar do grupo de amigos em casa de um de nós.

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana :) Diz-me uma coisa,além de adorares cantar, cantas bem? Não me surpreenderia que sim, atendendo ao teu talento para a escrita, para a cozinha e, acredito, para a medicina...
    Nunca provei uma francesinha (shame on me) mas a que tu fizeste tem muto bom aspecto.
    Um beijinho e tem um óptimo fds.

    ResponderEliminar
  24. A primeira vez que comi (e única) confesso que não fiquei fã. Mas depois de ver as tuas fotos e todos os comentários fiquei a pensar em fazer e quiçá mudar de ideias.
    Bjlkas

    ResponderEliminar
  25. O seu blog tem tão bom aspecto ehehe :D fiquei rendida e vou seguir.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Só de olhar para as fotografias já engordei 2kg!! eheh :)
    Não devias assim anunciar ao mundo a tua vergonha de cantar em público, não vão amigos embaraçar-te em público ao levar-te para um karaoke... just sayin'... :p
    Eu canto mal, mas estou sempre a cantar, nem que seja só dentro da minha cabeça. :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  27. Fiquei babada com esta vossa francesinha. Ando a ressacar, não posso estar mais de um mês sem francesinha que começo a ter desejos... e já vou para aí nos 3 meses!!

    ResponderEliminar
  28. ando praí há 2 meses ougada, ando a desesperar por uma francesinha! tenho de experimentar este molho, nunca consegui fazer um decente

    ResponderEliminar
  29. já agora, experimentei as tuas panquecas de banana, ficaram mesmo boas :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Joana,
    eu cá canto mentalmente... ou quando ninguém está por perto, mas mesmo assim é muito mau, ahahah!
    A tua francesinha...hum, mas que bom aspeto!
    Podemos dividir?
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Nhami nhami nhami nhami =D Também já me aventurei a fazer e ficaram mesmo boooas!!

    Bom fim de semanaaa

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  32. As minhas papilas e cordas vocais também ficaram em delírio com este prato!!

    Aos anos que não como uma, e esta ficou mesmo com um aspecto fenomenal!

    ResponderEliminar
  33. Querida Joana,
    Se cantar te dá felicidade, canta, canta muito e sê muito feliz e que se lixem os vizinhos!!!
    Adoro francesinhas e já tenho ali uma ou duas receitas diferentes para experimentar!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />