5 de abril de 2013

Muffins de manteiga de amendoim e chocolate negro. E uma gastroenterite.

Há quem navegue de porto em porto,
Navegue de bar em bar,
Há quem procure fazer fortuna,
Eu procuro naufragar.

Telefonei para Tóquio
Só para te ouvir cantar...
Pensei que a tua voz
Me pudesse animar!

Esta vida de marinheiro está a dar cabo de mim!
Raparaparaparaparaparaparim!


Sitiados


Cenário: uma tarde de chuva e vento, eu sozinha em casa de pijama, o Harrison aberto no capítulo de hepatites virais. Em cima da mesa uma caneca de chá de cidreira, uma garrafa de água a meio e um invólucro vazio de um comprimido para o estômago.

Estava com uma gastroenterite. Desta vez nem sequer andei a beber água do rio como da última, não sei mesmo o que aconteceu.  


Estava a sentir-me miserável. Estava enjoada e cheia de dores de barriga, estava fraca por não ter comido durante todo o dia e estava tremendamente infeliz por ter de ler aquele capítulo que só pode ter sido escrito pelo demónio de tão mau


A dada altura decidi fazer uma merecida pausa, e fiquei num dilema: eu sabia que devia deitar-me no sofá a descansar, mas o que realmente me apetecia era testar uma receita de muffins de manteiga de amendoim que tinha encontrado no contexto de uma conversa na minha página do Facebook

Tendo em conta o título do post, acho que é óbvio quem ganhou. 


Arrastei-me para a cozinha e passei meia hora entretida a fazer a massa. Depois sentei-me no chão em frente do forno, de livro no colo, a ver como os muffins cresciam e ficavam altos e fofos.

Quando os muffins saíram do forno um odor inebriante invadia a cozinha. Cheirava a amendoim, cheirava a chocolate, cheirava a céu. E eu? Eu guardei um muffin para o meu pai, e depois embrulhei os outros em papel aderente e coloquei-os no congelador.

Com as gastroenterites não se brinca. 

 

Muffins de manteiga de amendoim e chocolate negro

Ingredientes (para doze muffins):

* 285g de farinha;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 100g de açúcar;
* 60ml de óleo;
* 120ml de iogurte natural;
* 85g de manteiga de amendoim crocante;
* 85g de pepitas de chocolate negro (usei da Vahiné);
* 120ml de leite;
* 100ml de água.

Confecção:

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o óleo, o iogurte natural, a manteiga de amendoim, as pepitas, o leite e a água, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos. 



Quando eventualmente fiquei boa e pude provar os meus muffins fiquei deliciada: estavam maravilhosos. Façam isto, a sério :D 

Não se esqueçam de participar no meu desafio de receitas vegetarianas, que podem ver aqui! :D 

Até amanhã! :D