31 de maio de 2013

Baklava, ou como melhorar uma receita perfeita :D

Life is your restaurant,
And I'm your maitre d'!
C'mon, whisper what it is you want!
You ain't never had a friend like me!

Yes sir, we pride ourselves on service.
You're the boss, the king, the shah!
Say what you wish, it's yours, true dish!
How about a little more Baklava?

Robin Williams (Aladdin)


Eu acho que é notório que eu sou perfeccionista. E se por um lado esta particularidade da minha personalidade me faz ser por vezes demasiado exigente comigo própria, a verdade é que por outro é esta minha característica que me faz ter uma incrível vontade de continuar a lutar todos os dias para ser melhor.


No entanto, até eu reconheço que há coisas que não podem ser melhoradas, e a baklava era uma delas. Se há uma semana atrás alguém me dissesse que ia conseguir fazer uma baklava ainda melhor eu tenho a certeza que não acreditaria, e no entanto aqui estou eu hoje a dizer-vos que sim, é possível melhorar uma receita perfeita. 


Na verdade a receita é a mesma: a baklava que fiz pela primeira vez no meu jantar temático mexicano e árabe, e que desde então já repeti duas vezes (uma delas inclusivamente com queijo camembert e maçã!).  

Por outro lado, desta vez segui uma enorme quantidade de dicas que encontrei na internet e consegui obter uma baklava ainda mais espectacular, divinal, maravilhosa, saborosa, crocante... Ainda mais perfeita. 


Hoje não acredito que seja possível conseguir fazer uma baklava mais perfeita que esta. Mas estou sempre disposta a mudar de opinião, por isso todas as dicas serão sempre bem-vindas :D 

Agora com licença, que vou tentar separar o Bernardo do tabuleiro de baklava :D


Baklava

Ingredientes:

* 250g de manteiga derretida;
* 400g de nozes picadas;
* Uma colher de chá de canela em pó;
* 500g de massa filo;
* 240ml de água;
* 200g de açúcar;
* 120ml de mel;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Sumo de meio limão.

Confecção:

* Preparar a calda, fervendo a água com o açúcar;

* Quando o açúcar estiver dissolvido acrescentar o mel, a baunilha e o sumo de limão;

* Deixar cozinhar em lume baixo durante vinte minutos;

* Retirar e deixar esfriar completamente;

* Untar o fundo e as laterais de uma forma com manteiga derretida (usei uma forma com 23x19);

* Misturar as nozes com a canela e levar a tostar no forno pré-aquecido a 180º durante cerca de oito minutos;

* Abrir a massa filo e cortar do tamanho da forma;

* Cobrir a massa filo restante com uma folha de papel vegetal e com um pano húmido para não secar;

* Forrar a forma com duas folhas da massa e pulverizar a folha de cima com manteiga (não coloquem muita manteiga ou a baklava ficará demasiado húmida);

* Repetir até ter montado oito folhas;

* Por cima da última folha polvilhar com quatro colheres de sopa da mistura das nozes com a canela;

* Cobrir com mais duas folhas de filo e pulverizar a folha de cima com a manteiga;

* Polvilhar novamente com nozes e repetir este processo até acabarem as nozes (ou até só sobrarem oito folhas de massa filo);

* Montar as últimas oito folhas;

* Refrigerar a baklava durante quinze a vinte minutos;

* Cortar a massa em quadradinhos com o auxílio de uma faca afiada sem chegar ao fundo do tabuleiro;

* Levar ao forno pré-aquecido a 160º durante quarenta minutos;

* Imediatamente após da Baklava sair do forno, regá-la com a calda;

* Deixar esfriar e cortar em quadradinhos (desta vez até ao fundo do tabuleiro).

* Servir quatro a cinco horas depois (depois do molho ser absorvido).


Para pulverizar com manteiga derretida eu coloquei a manteiga num pulverizador que usávamos antigamente para regar as folhas das plantas :D É muito mais prático do que utilizar um pincel, e além disso permite usar uma quantidade de manteiga muito menor, o que torna a baklava bem mais leve :)

Espero que gostem! :D 

Tenham uma óptima Sexta-feira :D