16 de junho de 2013

Croissants de Nutella e uma ida ao Jardim Zoológico :D

Now when you're movin' to the city,
You worry on your mental health.
(Yes you do, now!)
Oh, you gentlemen and ladies,
You've got to be good to yourself!

So get yourself into a ranch-style home,
When the neighbor's never more than a stone's throw.
Well I can tell you for the money
The simple life honey is good!
Yes it is!
Yes it's good!

The Dandy Warhols


Todas as vidas têm histórias felizes e histórias tristes, e a minha não é excepção: também eu tenho dias maus, dias cinzentos e dias aborrecidos.

Mas as histórias tristes originam tardes passadas no sofá, a ter pena de mim própria e a receber miminhos do Pedro enrolada na minha manta azul. As histórias felizes? Essas originam receitas.


Esta é uma história muito feliz: é a história de uma menina louca por passear que se apaixonou por um menino fascinado por animais. O resultado foram muitas viagens, uma quantidade ainda maior de sonhos e uma visita anual ao Jardim Zoológico de Lisboa.


Tanto eu como o Pedro adoramos o Jardim Zoológico: somos daqueles que entram às 10 da manhã, percorrem o espaço todo duas ou três vezes, assistem aos espectáculos todos e só voltam para casa às 19. Pelo meio há muitas gargalhadas, muitos saltinhos de alegria (dados por mim, claro!), centenas de fotografias disparadas, algumas lágrimas de emoção que teimam em cair e muito, muito amor.

E garanto-vos, é este sentimento tão avassalador de felicidade que origina as melhores receitas.


Na Quinta-feira fizemos a nossa visita anual ao Jardim Zoológico. Nesse dia saltei da cama entusiasmada como uma criança, e para o pequeno-almoço pus em prática uma sugestão dada pela Filipa na página de Facebook do blog: croissants de Nutella.

Quatro ingredientes apenas, quinze minutos de preparação, vinte minutos no forno. Entretanto há sandes de queijo e tomate para fazer, há fruta para pôr na mochila, há garrafas de água para encher.

Os croissants são devorados num silêncio quebrado apenas pelos suspiros de satisfação e pelas exclamações de prazer. E depois é hora de pôr a máquina fotográfica ao pescoço e partir à descoberta mais uma vez.


Somos, por um dia, crianças outra vez. Saltamos, brincamos, rimos, observamos fascinados o comportamento dos animais, pensamos em quão giro seria ter uma chita de estimação, ou um urso, ou uma vaquinha.

Esquecemos, por um dia, todas as preocupações do mundo real. Esquecemos o relatório final, as notas, o exame da especialidade, a insegurança do futuro.


E vivemos a sério. Como a vida deve ser vivida. Com um sorriso nos lábios e no olhar, de mãos dadas com quem nos ama, a calcorrear locais lindos, a aprender coisas novas e interessantes.

E pensar que tudo começou com uns simples croissants de Nutella.


Croissants de Nutella (receita adaptada do site 'Laura in The Kitchen')

Ingredientes (para seis croissants):

* Uma folha de massa folhada fresca (usei redonda, mas podem usar quadrada);
* Aproximadamente meia embalagem de Nutella;
* Um ovo batido com duas colheres de sopa de água;
* Açúcar em pó para polvilhar.

Confecção:

* Estender a massa folhada e esticar um pouco com um rolo da massa;

* Dividir a massa em seis triângulos e estender com as mãos até os lados ficarem iguais (o objectivo é formarem triângulos grosseiramente equiláteros);

* Colocar duas colheres de chá de Nutella num dos lados e pincelar as arestas com o ovo batido;

* Enrolar a massa folhada, formando os croissants;

* Colocar num tabuleiro do forno coberto com papel vegetal e pincelar novamente com o ovo batido;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante vinte minutos (o ideal é irem confirmando!);

* Retirar, polvilhar com o açúcar em pó e servir.
  


Sucesso abismal, pouco trabalho, poucos ingredientes: melhor era impossível :D Amanhã mostro algumas das fotos que tirei no Jardim Zoológico :D

Tenham um óptimo Domingo! :D