25 de junho de 2013

Tarte crumble de cereja com a minha base mesmo boa :D

She's my cherry pie,
Cool drink of water, such a sweet surprise! 
Tastes so good, make a grown man cry!
Sweet cherry!

She's my cherry pie,
Put a smile on your face, ten miles wide!
Looks so good, bring a tear to your eye.
Sweet cherry pie! 

Warrant 


Há três semanas fui com os meus pais ao Festival da Cereja de Resende, e na altura voltámos para casa com doze quilos de cerejas.

Oferecemos alguns e comemos outros, e no fim sobrou apenas um quilo de cerejas já bem madurinhas. Logo pensei em fazer uma sobremesa de cereja: embora eu não seja apreciadora do fruto, não podia perder a oportunidade de experimentar uma receita nova!


Pensei em bolos, clafoutis, mousses, tartes e muffins, mas logo o meu irmão apressou-se a opinar:

'Bolo? Não não! Tens de fazer qualquer coisa com aquela base mesmo boa que tu usas!'


'Aquela base mesmo boa que eu uso' refere-se a tudo o que sejam bases de tartes ou barrinhas e que têm o poder estranho de levar o meu irmão à loucura absoluta: não há fim-de-semana que eu passe em casa dos meus pais em que o meu irmão não diga 'Tens de fazer qualquer coisa com aquela base mesmo boa que tu usas!'.


Foi assim que saiu esta tarte crumble de cereja, com aquela base mesmo boa que eu uso e que já tinha sido utilizada numa tarte crumble de frutos do bosque. Modéstia à parte ficou mesmo deliciosa, mesmo não sendo eu particularmente apreciadora do fruto. E como sempre levou o meu irmão à loucura, bem como o resto da família.

É incrível como as receitas mais simples são as mais tentadoras, não é? :D


Tarte crumble de cereja (receita adaptada do blog 'Smitten Kitchen')

Ingredientes:

* Meia chávena de chá de açúcar branco;
* Meia chávena de chá de açúcar amarelo;
* Três chávenas de chá de farinha;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* 225g de manteiga bem fria;
* Um ovo;
* Raspa e sumo de um limão (pequeno);
* 450g de cerejas descaroçadas e partidas em metades;
* Meia chávena de açúcar branco;
* Quatro colheres de chá de amido de milho.

Confecção:

* Numa tigela misturar o açúcar, a farinha e o fermento e a raspa de limão;

* Acrescentar a manteiga e o ovo e misturar com um garfo até a massa ficar esfarelada;

* Dividir a massa em duas partes iguais;

* Colocar metade da massa num tabuleiro de ir ao forno com aproximadamente 23cm por 33cm untado com manteiga e calcar bem;

* Noutra tigela misturar a meia chávena de açúcar, o amido de milho e o sumo de limão;

* Acrescentar as cerejas e misturar suavemente;

* Colocar a mistura de cerejas no tabuleiro;

* Esmigalhar a massa de crumble restante sobre a mistura;

* Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante 55 minutos;

* Deixar arrefecer completamente antes de cortar em quadrados.



Até amanhã! :D