31 de julho de 2013

Bolo de chocolate com recheio de Ferrero Rocher e cobertura de Nutella (oh yes she did!)

Alors on chante,
Et puis seulement quand c'est fini, alors on danse.
Alors on danse!
Et ben y en a encore.

Stromae


Há uma semana o meu irmão fez dezasseis anos.

Quando o meu irmão nasceu eu tinha nove anos. Fiquei doida de alegria por ter finalmente um irmão depois de tantos anos a implorar aos meus pais, mas quando ele nasceu confesso que fiquei meia desapontada: o meu irmão era uma grande seca. Não brincava, não ria, não ficava quieto a ver filmes comigo, não fazia nada.

Não me orgulho nada disto, mas quando o meu irmão nasceu eu fiquei cheia de ciúmes.


Não durou muito: mal o meu irmão deu a primeira gargalhada com o meu teatro de marionetas peluches sobre a cama eu soube que ele me tinha conquistado para sempre.

Os anos passaram, e hoje somos os melhores amigos. O meu irmão faz-me rir, ouve-me, aconselha-me, apoia-me e cuida de mim. Ele é o meu pequenino e eu sou aquela chata que o obriga a comer o pequeno-almoço, mas acima de tudo temos entre nós um laço inquebrável: o laço do amor incondicional.


Hoje já não há teatros de marionetas peluches sobre a cama. Mas há filmes partilhados no sofá, há panquecas cozinhadas a dois, há segredos sussurrados entre gargalhadas. Hoje há conselhos sentidos para dar, piadas (muito) parvas para dizer e conspirações maquiavélicas para orquestrar (como levar os nossos pais ao cinema para ver o Pacific Rim sem que eles fizessem ideia do que iam ver, muahuahuahuah).

Hoje já não somos uns miúdos, e é inevitável pensar que no próximo ano não estarei cá no dia de anos do meu irmão (não, não estou a morrer - é só porque vou estar a trabalhar em Lisboa). Mas enquanto isso não acontece decidimos tirar o dia para sermos crianças, para sermos parvos e para sermos lambareiros.


E foi assim que passei a manhã na cozinha a fazer muffins salgados de queijo de cabra, lemon bars e um bolo de aniversário que tem tudo para ser o mais degradante possível: chocolate, Ferrero Rocher e Nutella. Apesar da cobertura ter ficado com um aspecto um bocadinho manhoso o bolo ficou bastante bom, embora a minha preferência tivesse recaído, como é óbvio, nas lemon bars (até ouço anjinhos a cantar sempre que digo estas duas palavras!)

*anjinhos a cantar*
No fim o meu irmão gostou muito do bolo, tal como todos os convidados (e acreditem que eu tentei arrancar críticas, não fosse eu obcecada por críticas construtivas!). Contrariamente ao esperado fica um bolo leve, relativamente húmido e com um sabor suave a avelã, ideal para os fãs de Nutella e Ferrero Rocher.

Espero que gostem :)


Bolo de chocolate com recheio de Ferrero Rocher e cobertura de Nutella (receita adaptada do 'Nicko's Kitchen')

Ingredientes:

* Três ovos;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Duas colheres de sopa de óleo;
* Meia colher de chá de sal;
* Uma chávena de chá de açúcar;
* Uma chávena de chá de buttermilk (desta vez fiz o buttermilk com leite e iogurte grego);
* Duas chávenas e meia de chá de farinha;
* Uma colher de chá e meia de fermento;
* Um terço de chávena de chá de cacau em pó;
* 200g de chocolate com 70% de cacau;
* Meia chávena de natas para bater para a ganache de Ferrero;
* Uma chávena de Ferrero Rochers esmagados (200g);
* Uma chávena de Nutella;
* Meia chávena de natas para bater para a ganache de Nutella.

Confecção:

* Juntar os ovos, a essência de baunilha, o óleo, o sal e o açúcar e bater com a batedeira;

* Acrescentar o buttermilk e bater novamente;

* Peneirar a farinha e o cacau e envolver na mistura;

* Colocar a massa numa forma circular untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos;

* Retirar o bolo, desenformar e cortar em duas metades;

* Juntar o chocolate com a meia chávena de natas e derreter no microondas, mexendo de vinte em vinte segundos até a mistura ficar homogénea;

* Deixar arrefecer durante cinco minutos e juntar os Ferrero Rochers esmagados, misturando bem;

* Colocar o recheio de Ferrero Rochers sobre a metade inferior do bolo e cobrir com a metade superior;

* Noutro recipiente juntar a Nutella e a meia chávena de natas e derreter no microondas, mexendo de vinte em vinte segundos até a mistura ficar homogénea;

* Cobrir o bolo com o recheio de Nutella;

* Decorar com Ferrero Rochers e refrigerar até servir.


 Até amanhã :D