2 de outubro de 2013

Batatas recheadas com chili de frango e a minha alcunha embaraçosa.

In Big Sur we take some time to linger on.
We three hunky dories got our snakefinger on.
Now let us drink the stars,
It's time to steal away.
Let's go get lost,
Right here in the U.S.A.

Let's go get lost,
Let's go get lost.

Red Hot Chili Peppers


Eu tenho uma alcunha engraçada no meio do meu grupo de amigos. Infelizmente não a posso escrever aqui ipsis verbis porque é feia, mas digamos que é 'senhora-com-a-suposta-profissão-mais-antiga-do-mundo dos países'.   


Na verdade, eu sou uma fácil em tudo o que está relacionado com viajar. Gosto de tudo, não sou esquisita, fico entusiasmada com qualquer sugestão e deliro com o mais pequeno plano. Eu confesso: vou mesmo com todos. 

Para mim não importa o tamanho: viagens pequenas ou grandes, visitas a museus na minha cidade ou a praias longínquas, tudo consegue deixar-me extasiada. 


Já tenho uma rodagem simpática. Se fosse brasileira, chamar-me-ião vagabunda. Aqui, os meus amigos chamam-me uma palavra mais feia (embora o façam de uma forma extremamente carinhosa).

Viajar. O acto de gastarmos dinheiro a deslocarmo-nos para um local, e voltarmos imensamente mais ricos. 


Há alguns dias eu e o Pedro decidimos actualizar a nossa lista de países. Basicamente a ideia é esta: temos uma lista de todos os países do mundo, cada um de nós dá a cada país uma pontuação de zero a vinte (sem vermos a pontuação do outro) e no fim somamos as pontuações, desempatamos o que for necessário e organizamos por ordem de preferência. 


Em segundo lugar, sem qualquer surpresa, ficou um dos nossos países preferidos: o Reino Unido. Depois de conhecermos Londres e Edimburgo ficámos ainda com mais vontade de percorrer o país todo, e enquanto não o podemos fazer vamos matando saudades de um dos pratos mais típicos da Escócia: as baked potatoes :) 


Batatas recheadas com chili de frango

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma batata grande;
* 60g de peito de frango picado;
* Um pimento vermelho picado; 
* Meia cebola picada; 
* Dois dentes de alho picados; 
* Um fio de azeite;  
* Uma lata pequena de tomate em pedaços;
* Uma lata pequena de feijão vermelho cozido; 
* Meia colher de chá de cominhos;
* Meia colher de chá de coentros;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma colher de chá de pimentão-doce; 
* Uma colher de chá de salsa picada;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* 10g de manteiga; 
* Queijo ralado q.b.

Confecção: 

* Lavar as batatas e esfregar a pele, secando depois com um pano;

* Picar a pele da batata com um garfo;

* Esfregar com azeite e com sal;

* Colocar num tabuleiro do forno e levar ao forno pré-aquecido a 190º durante 80 minutos;

* Entretanto refogar a cebola picada, o alho picado e o pimento picado num fio de azeite;

* Juntar o peito de frango picado e temperar com o sal, o piri-piri, o pimentão-doce, a paprika, os cominhos, os coentros e a salsa;

* Acrescentar o tomate e o feijão vermelho e deixar cozer durante dez minutos; 

* Quando as batatas terminarem de assar cortar ao meio com cuidado e barrar cada um dos lados com manteiga;

* Rechear com o chili e o queijo e levar novamente ao forno até o queijo derreter.


Até amanhã :D