14 de outubro de 2013

Death By Chocolate Muffins para ele :D

E tu que sabes tanto de mim,
Tu que sentes quem eu sou.
Dá-me o teu corpo como ponte que me salve
Do que o medo fechou.

Tu que sabes tanto do sol,
És uma espécie de outra margem de mim.
Olha-me dentro como chão que me agarre.

Mafalda Veiga


Ele.
O sorriso dele, as piadas dele, o cheiro do pescoço dele.
A almofada dele, onde me abraço sempre que ele sai mais cedo da cama.

O abraço forte dele, que faz tudo ficar melhor.
O ar paternalista dele sempre que me tenta dar conselhos (e o ar chocado dele quando eu os ignoro).
A cara chateada dele quando eu lhe chamo peixe morto.


Aquele puxão suave da minha mão, que ele faz sempre que eu começo a tirar fotografias a tudo.
A forma como ele me rodeia com os braços quando é a minha vez de lavar a louça.
A comida dele.
Os ombros fortes dele.


A forma como ele resmunga quando eu demoro a sair de casa.
O pão que ele traz todos os dias da padaria.
As mensagens de boa noite que ele manda quando vou a casa dos meus pais.
A forma como ele encontra sempre aquela falha óbvia do meu plano, que eu não vi antes porque estava demasiado histérica para me preocupar com detalhes.


O ar teimoso dele, que só me dá vontade de lhe arrancar a cabeça.
Os olhos claros dele quando acordamos.
A voz dele enquanto me lê a história da China, da Índia ou de África.
As mãos dele enquanto conduz, toca piano ou toca guitarra.

A gargalhada dele.
Os miminhos dele.
Ele.
Todo ele.


Por ele, para ele, muffins de chocolate. Porque ele gosta de chocolate, e eu nunca lhe faço a vontade. Porque ele é a cobaia de todas as minhas comidinhas, mesmo quando não sabe disso. Porque ele merece o melhor, e estes são simplesmente os melhores muffins de chocolate que eu já comi.


Death By Chocolate Muffins (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Adiction')

Ingredientes (para seis muffins):

* 60 ml de leite;
* Uma colher de chá de vinagre ou sumo de limão;
* Quatro colheres de sopa de óleo vegetal (ou manteiga);
* 30g de chocolate de culinária (usei Pantagruel com 70% de cacau);
* Quatro colheres de sopa de cacau magro em pó sem açúcar;
* Seis colheres de sopa de farinha sem fermento;
* Um terço de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Meia colher de chá de fermento em pó;
* 50g de pepitas de chocolate (usei da Vahiné);
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* Quatro colheres de sopa de açúcar amarelo;
* Duas colheres de sopa de açúcar branco;
* Meia colher de chá de essência de baunilha.

Confecção:

* Misturar o leite com o vinagre e deixar actuar durante cinco minutos (para formar buttermilk);

* Derreter chocolate e o óleo vegetal no micro-ondas (verificando e mexendo de vinte em vinte segundos);

* Deixar arrefecer ligeiramente;

* Numa tigela média juntar o cacau em pó, a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e as pepitas de chocolate e misturar bem;

* Numa tigela grande bater o ovo com o açúcar amarelo e o açúcar branco até ficar um creme claro e espumoso;

* Juntar a essência de baunilha;

* Juntar a mistura de chocolate e óleo e bater bem até ficar uma mistura homogénea;

* Misturar metade da mistura de farinha, metade do buttermilk, a metade restante da farinha e a metade restante do buttermilk;

* Misturar suavemente apenas até os ingredientes ficarem ligados - não misturar demasiado!;

* Dividir a massa entre seis forminhas de muffins e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante dezoito minutos.



Muffins com chocolate derretido, cacau em pó e pepitas só podiam dar bom resultado cá em casa, e o facto é que o Pedro amou a surpresa :) Mesmo não sendo eu a maior fã de chocolate de sempre confesso que me rendi a estes muffins intensos, húmidos e extremamente deliciosos. Experimentem, a sério! :D


Estes muffins fizeram tanto sucesso cá em casa que decidi fazê-los para a minha primeira aventura culinária na Casa do Gil :) Logo à tarde mostro-vos tudo! :D

Tenham uma óptima semana! :D