17 de outubro de 2013

Mini-tartes de frango para os dias iguais.

My head keeps spinning,
I go to sleep and keep grinning.
If this is just the beginning, 
My life's gonna be beautiful.
I've sunshine enough to spread,
It's like the fella said,
Tell me quick
Ain't love like a kick in the head?

Dean Martin


Acordo. Resmungo. Levanto-me.

Tomo o pequeno-almoço. Vejo o mail. Vejo o mail do blog. Vejo o blog. Vejo o Pinterest. Vejo o Facebook. Vejo o site do Público.

Estudo.


Preparo o almoço com a ajuda do Pedro. Fotografo, se for uma receita nova. Como. Lavo a louça quando é a minha vez.

Volto para a sala. Estudo.

Penso em fazer muffins. Controlo-me. Vejo o Pinterest. Volto ao estudo.


Lancho. O Pedro pergunta se estou aborrecida. Fazemos miminhos um ao outro durante alguns minutos. Voltamos ao estudo.

Preparo o jantar com a ajuda do Pedro. Fotografo, se for uma receita nova. Como. Lavo a louça quando é a minha vez. Lavo a cozinha.

Volto para a sala. Estudo.


O Pedro pergunta se estou aborrecida. Fazemos miminhos um ao outro durante alguns minutos. Voltamos ao estudo.

Acabo de estudar. Vejo o mail. Vejo o mail do blog. Vejo o blog. Vejo o Pinterest. Vejo o Facebook. Vejo o site do Público.

Vamos deitar-nos. O Pedro lê em voz alta os livros de banda desenhada de história do mundo que eu lhe comprei há dois anos. Eu ouço, aprendo, e sinto-me verdadeiramente feliz e relaxada. Tal como as crianças, pergunto vezes sem conta 'mas afinal os Seljuq são turcos também?', 'perdi-me, quem é o Robert Guiscard mesmo?'. Adormecemos.

Acordo. Resmungo. Levanto-me. É mais um dia de estudo para o exame da especialidade.


Como podem ver, a minha vida não tem sido propriamente loucamente interessante. Não tenho muitas histórias para contar, até porque os meus dias são basicamente iguais - como naqueles filmes em que as personagens revivem o mesmo dia vezes e vezes sem conta.

Já falta pouquinho para esta maratona terminar, e a verdade é que não estamos tão deprimidos como parecemos. Temos a viagem ao Quénia para planear, temos detalhes do casamento para decidir, temos as nossas séries, os nossos miminhos, as nossas danças na cozinha.... E, acima de tudo, temo-nos um ao outro. E temos as nossas invenções culinárias, que dão sempre muito mais cor aos nossos dias :D


(Adivinhem só qual é a mini-tarte feita por mim e qual é a que foi feita pelo Pedro! Eu não quero apontar dedos, mas há cá em casa alguém o Pedro que não tem muito jeito para trabalhar com massa quebrada) :)

Mini-tartes de frango

Ingredientes (para quatro mini-tartes):

* Uma placa redonda de massa quebrada;
* 120g de peito de frango cortado em cubos;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Meia chávena de chá de leite;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Meia colher de chá de piri-piri;
* Uma colher de chá de manjericão;
* Meia colher de chá de mistura de especiarias italianas;
* Um ovo batido com uma colher de sopa de água.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Juntar o peito de frango e temperar com o pimentão-doce, a paprika, o sal, o piri-piri, o manjericão e a mistura de especiarias italianas;

* Acrescentar o leite e deixar cozinhar;

* Transferir para um recipiente e esfiar grosseiramente o frango (eu dei dois ou três toques de varinha mágica);

* Estender a placa de massa quebrada e cortar em quatro triângulos;

* Rechear cada triângulo com duas colheres de sopa de frango;

* Fechar cada triângulo e pincelar com o ovo batido misturado com a água;

* Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante cerca de vinte minutos.


Até amanhã :D