16 de janeiro de 2014

Trufas de chocolate negro e vinho do Porto e uma colecção original :)

Vê que a noite pode ser tão pouco como nós.
Neste quarto o tempo é medo, e o medo faz-nos sós.
És tu quem quer, mas eu só sei ver que o tempo já passou e eu fugi...
Que aqui está frio demais para me sentir.
Mas queres ficar?

Tiago Bettencourt & Mantha


Há alguns anos que eu faço uma colecção de canecas e outra colecção de bolinhas de neve, que vou trazendo das cidades que visito. Arriscaria a dizer que nenhuma das colecções é particularmente original, mas honestamente não me importo muito: a verdade é que me dá um imenso prazer olhar para as minhas bolinhas de neve e recordar-me de todos os sítios lindos que já visitei, ou beber chá nas canecas engraçadas que fui comprando ou que me foram oferecendo.


Já o meu avô paterno fazia uma colecção bem original: coleccionava garrafas de vinho do Porto antigas. Infelizmente não cheguei a conhecê-lo, mas dizem que herdei dele as bochechas gordinhas e o gosto pela comida. Talvez tenha também herdado o meu gosto pelo vinho do Porto.

Alguns anos depois do meu avô falecer o meu pai e os meus tios dividiram a colecção, e foi assim que demos por nós com nada mais nada menos do que quase quatrocentas garrafas de vinho do Porto, muitas delas com mais de cem anos.


Oferecemos algumas, vendemos outras e guardámos a maior parte. E por isso sempre que há uma ocasião especial lá em casa - um aniversário, uma celebração ou um Natal, por exemplo - abrimos uma garrafa, que vamos saboreando bem devagar.

Juro-vos, nunca bebi vinho do Porto tão bom como este.


Este Natal não foi excepção, e mais uma vez abrimos uma garrafa de vinho do Porto antiga. Vai daí, aproveitei para juntar um bocadinho deste néctar dos deuses às trufas de chocolate que costumo fazer para oferecer.

O meu avô paterno faleceu em nossa casa no dia de Natal quando eu tinha quatro anos, e por isso infelizmente já não está presente para provar as minhas trufas. Mas tenho a certeza que ele iria gostar. Embora talvez não tanto como gostava de rabanadas.


Trufas de chocolate negro e vinho do Porto

Ingredientes (para cerca de vinte trufas):

* 125g de natas (aproximadamente meio pacote);
* Uma colher de sopa de vinho do Porto;
* 300g de chocolate com 70% de cacau;
* Cacau em pó magro q.b.;
* Coco ralado q.b.

Confecção:

* Ferver as natas com o vinho do Porto;

* Derreter o chocolate no microondas, mexendo de vinte em vinte segundos;

* Verter as natas sobre o chocolate e misturar bem;

* Deixar arrefecer completamente, fazer pequenas bolas com as mãos e passar por cacau em pó magro ou coco ralado.


Até amanhã! :D