12 de fevereiro de 2014

Molho Barbecue para uma viagem de sonho (ou não!).

Música que fica no ouvido e que tem uma coreografia giríssima? 


Quando eu era adolescente costumava dizer que a minha viagem de sonho seria à Índia. No entanto, quando aos 18 anos visitei o país confesso que fiquei tremendamente desiludida.

Há várias explicações para isso. O meu paladar ainda não estava completamente desenvolvido e eu não era grande apreciadora de caril na altura (eu sei, como é possível?), Bombaim não é propriamente a cidade mais interessante de sempre e é terrivelmente pobre (embora tenha achado Goa um local amoroso), e toda aquela miséria fez-me uma confusão arrepiante.

Por outro lado, há duas memórias da viagem que guardo com muito carinho. A primeira foi o concerto da Shakira a que assisti e onde chorei de emoção do princípio ao fim (e sim, eu tinha 18 anos). A segunda foi o episódio do bife de vaca.


Como sabem as vacas são sagradas para os hindus, e por isso não há carne de vaca em lado algum. Após longos dias a comer frango com frango (ou coisas mais estranhas cuja proveniência nem sequer queríamos investigar), eis que encontrámos por fim um restaurante que servia bifes. Vai daí esfregámos as mãos de contentamento, preparámos as papilas gustativas e começámos a exercitar activamente as glândulas salivares. E quando o prato finalmente veio para a mesa... Era doce.

Depois de dias a suspirar por um bifinho, ninguém conseguiu comer.


Desde então a minha tolerância a pratos salgados com molhos doces tem vindo a aumentar, muito por culpa do molho barbecue (e nomeadamente da pizza com molho barbecue, cuja receita sai amanhã). Mas este episódio continua incrivelmente vivo na minha memória, e se fechar os olhos consigo recordar de forma extremamente nítida as nossas caras de desilusão a olhar para o prato.

Hoje uma das minhas viagens de sonho continua a ser a Índia.


Molho barbecue (receita adaptada do blog 'Simply Scratch')

Ingredientes (para aproximadamente duas chávenas):

* Doze colheres de sopa de açúcar mascavado claro;
* Dez colheres de sopa de ketchup magro (para dar um ar saudável à coisa);
* Quatro colheres de sopa de vinagre;
* Uma colher de sopa de mostarda;
* Uma colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de pimenta preta;
* Uma pitada de sal.

Confecção:

* Juntar todos os ingredientes e mexer bem com uma vara de arames até o açúcar ficar dissolvido;

* Conservar no frigorífico.


Até amanhã! :D