28 de fevereiro de 2014

Pães de Deus para uma despedida :)

(Songoku!)
Eu só quero é porrada!
(Songoku!)
Venha tudo à molhada! 
(Songoku!)
Levas uma cacetada.
Bastões e matracas, pessoal das barracas,
Vais sofrer até morrer!

Cebola Mol (originalmente a Song 2 dos Blur)


Durante o curso passei três vezes pelo estágio de Cirurgia, do quarto ao sexto ano. Fiquei em três hospitais diferentes. Assisti a dezenas de cirurgias. Vi as coisas mais curiosas, estranhas e nojentas que consigam imaginar. Mas nenhum desses estágios conseguiu preparar-me para o que iria enfrentar no Hospital de Vila Franca de Xira.

Aqui as pessoas cortam-se com chapas de aço, com moto-serras ou com machados de rachar lenha. Aqui as pessoas são agredidas com cadeiras, com martelos e com facas.

Aqui as pessoas magoam-se sério. E quem é que tem de as suturar? Pois, sou eu.


Perguntam-me imensas vezes como consigo ter resistência digestiva para isto, e a resposta honesta é esta: não sei.

Às vezes penso sinceramente que vou desmaiar para cima das pessoas. E nessas alturas penso com os meus botões que não há qualquer dúvida que eu não tenho a mínima vocação para cirurgia. Na verdade, nunca tive tanta certeza que queria ser psiquiatra.


Apesar disso a minha passagem pelo serviço de Cirurgia não podia ter corrido melhor: conheci pessoas fantásticas, diverti-me muito e aprendi imenso. Foi uma experiência gira, e honestamente tenho um bocadinho de pena que tenha terminado.

Na Segunda-feira vou para o serviço de Pediatria, por isso hoje é a minha despedida. Vai daí, decidi preparar um lanchinho para toda a gente do serviço - e claro que não podiam faltar os pães de Deus que trouxe na primeira semana de trabalho e que foram gabados e devorados por todos.

Cirurgia pode não ser a minha vocação, mas cozinhar é um bocadinho :D


Pães de Deus (receita adaptada do blog 'Bem Bons')

Ingredientes (para oito pães de Deus):

* 500g de farinha de brioche;
* 235ml de água morna;
* 100g de coco;
* 100g de açúcar;
* Um ovo e uma gema;
* Uma gema para pincelar;
* Açúcar em pó.

Confecção:

* Juntar a água e a farinha e amassar durante quinze minutos com as mãos enfarinhadas (podem fazer este passo na MFP);

* Deixar levedar num sítio morno durante 1.30h (normalmente deixo no forno pré-aquecido a 50º e desligado);

* Colocar a massa numa superfície enfarinhada e dividir em oito a dez bolinhas;

* Colocar as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar levedar durante mais uma hora num sítio morno;

* Para a cobertura de coco juntar o ovo, a gema, o açúcar e o coco e envolver bem;

* Pincelar cada bolinha com a gema e cobrir com a cobertura de coco;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de quinze minutos;

* Deixar arrefecer e polvilhar com o açúcar em pó.


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D