26 de março de 2014

Claras mexidas e uma consulta (parte 2)! :)

Tem de acontecer, porque tem de ser,
E o que tem de ser tem muita força.
E sei que vai ser, porque tem de ser.
Se é para acontecer, pois que seja agora.

Deolinda


A minha consulta da Medicina do Trabalho foi relativamente calma.

A minha tensão arterial continua baixinha, não tenho drogas na urina e os meus ouvidos estão bons. A minha visão está absolutamente perfeita, mas continuo a suprimir por completo o olho esquerdo (um dia explico-vos o que é isso). Levei um reforço da vacina da hepatite B e continuo protegida contra a hepatite A, apesar de me ter esquecido de fazer a segunda dose.

E tenho 220 de colesterol. 


Fiquei boquiaberta. Na verdade pensei algo como 'Say whaaaaaaat?' Tenho os triglicéridos baixos - 70, quando o valor normal é menor do que 150 - e o colesterol bom alto - 90, quando o valor normal é de 45 a 65 - por isso não se trata de uma questão de más práticas alimentares. Na verdade tenho uma alimentação bastante cuidada nesse aspecto: podem acusar-me de abusar de vez em quando nos docinhos, mas se há coisa em que não abuso de todo é nas gorduras! 

Não é que tenha o colesterol total particularmente elevado (porque o bom também está elevado, logo o mau está menos elevado do que o que seria de esperar). A questão é que como tenho uma carga familiar pesada (o meu avô paterno morreu com um primeiro enfarte aos 50 anos e o meu pai substituiu duas coronárias aos 50 anos) preciso de ter manter os meus níveis de colesterol muito bem controlados. 

Tendo em conta que as placas de ateroma se começam a formar nos vasos a partir da adolescência (e por isso é que é tão importante ter uma alimentação saudável desde cedo!) confesso que fiquei um bocadinho assustada. E decidi meter mãos à obra. 


A dieta não está recomendada no meu caso porque já tenho um IMC de 20. Não fumo nem bebo. A medicação é uma hipótese no futuro. E por agora sobra apenas o exercício físico. 

Eu sou um bocadinho bipolar com o exercício, confesso. Ora faço todos os dias, ora passo meses sem tirar o rabo do sofá. Ora me apaixono para sempre pelo zumba, ora já não posso ver aquilo à minha frente. Mas agora vai ter mesmo de ser. 

Quem quer combater o mau colesterol comigo? :D


Claras mexidas 

Ingredientes (para uma pessoa):

* Três claras;
* Uma gema (opcional);
* Especiarias a gosto (juntei sal e pimentão-doce). 

Confecção:

* Aquecer uma frigideira anti-aderente sem qualquer gordura;

* Juntar as claras e mexer bem até ficarem com aspecto de ovos mexidos;

* Temperar e servir. 



Podem juntar também uma pitada de queijo da ilha ralado coisa-que-eu-não-fiz-porque-tenho-o-colesterol-alto-mas-tenho-hmmmmm-um-amigo-que-me-contou-que-fica-bom. 

Até amanhã! :D