10 de março de 2014

Muffins de lemon curd e uma luta diária!

Well, that's what you get.
Oh, don't get upset.
Ridiculous you,
Waiting in the queue, oh whoopee doo.

You could have been
The best that I've seen.
Under the red light,
Everybody knows you cried last night.

The Fratellis


Já falei aqui no blog sobre a minha evolução a nível fotográfico, e não tenho qualquer dúvida que a qualidade fotográfica é um dos pontos essenciais para prender a atenção do público. Desde que criei o blog li e aprendi imenso sobre fotografia, comprei uma máquina fotográfica xpto e adquiri um tripé (sem o qual já não conseguiria viver!), e é com toda a segurança que afirmo que a qualidade das minhas fotografias me deixa actualmente bastante orgulhosa.

Mas nem tudo são rosas.


Continuo a lutar diariamente com fotografar à noite. Nada disto é grave no Verão, quando jantamos às sete ou oito e a luz ainda entra pela cozinha. Mas no Inverno, quando saio de casa ainda de noite e volto já quando a luz se foi embora, tudo isto adquire proporções um bocado desesperantes. 

Eu gosto de fazer listas de opções, e até agora ocorreram-me estas:

* Usar o tripé e fotografar o melhor que consigo com a luz da minha cozinha - esta é a opção que uso com mais frequência;

* Usar o tripé e fotografar o melhor que consigo com a luz da minha cozinha, mas usando simultaneamente o flash - de vez em quando acontece, mas não são todos os pratos que ficam bem quando fotografados com flash;

* Comprar uma luz artificial para fotografia - sinto-me tentada, confesso. 


Estes muffins são uma boa ilustração desta minha luta. Fotografados com a luz do dia natural teriam ficado lindos, com uma cor amarela vibrante e tremendamente luminosos, mas com a luz da cozinha ficaram só... Blé.

São os mesmos, mas com forminhas diferentes :)

Sabem o que não estava de todo blé? O sabor deles. Uma explosão incrível de limão que combinava lindamente com a consistência extremamente fofa e com uma crostinha crocante, e que deixou maravilhados todos os que provaram. 

Eu sou suspeita, porque sou louca por muffins de limão. Mas juro-vos que estes muffins são mesmo perfeitos, apesar do aspecto não o ser. 


Muffins de lemon curd

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal; 
* Um ovo;
* 90g de açúcar; 
* Meia chávena de chá de lemon curd (receita aqui);
* 120ml de leite;
* 90ml de óleo vegetal. 

Confecção: 

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o lemon curd, o leite e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados, sem mexer demasiado;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Sem retirar os muffins do forno, baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais treze minutos.



Tenham uma semana espectacular! :D 

6 comentários:

  1. Olá Joana,
    Eu tb sofro desse mal das fotografias mas enfim, é o que se pode arranjar. estes muffins estão maravilhosos.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  2. Estão com aspecto delicioso. Perfeitos para uma tarde quente e uma limonada ;)

    ResponderEliminar
  3. Maravilha! De certeza que vou gostar, vou experimentar a receita!

    ResponderEliminar
  4. bem Joana como te compreendo.. embora não tenha de todo atingido a qualidade das tuas fotos também me esforço, mas a luz cá da minha casa é péssima, e á noite todas as minhas refeições parecem... à falta de melhor.. Blé.

    Agora o que não compreendo é como consegues dizer que esses muffins parecem ble!! estao, e digo isto a salivar, com um aspecto estrondoso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Por que é que eu já sabia que me ias obrigar a fazer estes muffins? Fazes sempre essa descrição aliciante quando são coisas simultaneaente a) de limão e b) perfeitas. E depois há a baklava e a pavlova :P
    (Por falar em pavlova, não sei porquê, mas acho que vai haver uma aparição surpresa nos meus anos :P)
    Quando falas sobre dificuldade em fotografar até fico envergonhada. É que não parece, e luz do dia ou não as minhas fotos são uns abortos. Pronto, desde que dê para mostrar como é a comida eu não me importo. Mas as tuas são tão simples e bonitas! (A fotografia da pavlova?... !)
    E sinceramente não me vejo a gastar imenso dinheiro por uma câmara nos tempos mais próximos, portanto acho que vou ter de me ficar por fotos mal amanhadas do tablet :P estou sempre a rezar para que haja um concurso com uma máquina como prémio, mas nada! (E mesmo que haja há uma "pequenina" probabilidade de eu não ganhar, tipo 99,9%.)
    Uma vez tirei fotos com uma máquina emprestada e gostei :) não ficaram nada de especial, claro, até por causa da minha prática, mas achei melhor do que o costume (surpresa!) :) foram as dos teus muffins de framboesa :)
    Blé é uma palavra óptima! :)
    A tua fotografia melhorou imenso, realmente :) e os muffins estão bonitos! Há coisas que nem quero publicar porque têm uma textura mesmo boa e as fotos não mostram isso, de todo. Devias ficar feliz por isto ser o teu "mau"! Para além do mais, tu já lhes deste mais cor com as palavras ;)


    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />