1 de agosto de 2014

Manteiga de amendoim caseira para um descanso merecido :)

Everybody seems to think I'm lazy.
I don't mind, I think they're crazy!
Running everywhere at such a speed,
Till they find, there's no need.

Please don't spoil my day, I'm miles away,
And after all I'm only sleeping.

The Beatles


Aqui em casa as tarefas sempre foram divididas. Se um cozinha, o outro lava a louça. Se um aspira, o outro arruma. Se um limpa a sala, o outro limpa o quarto. Se um põe a roupa na máquina, o outro estende-a. Gostava de vos dizer que é uma questão de igualdade de género, mas a verdade é que somos os dois tão preguiçosos que com o tempo percebemos que a melhor forma de termos menos trabalho era dividirmos as tarefas pelos dois.

Apesar disso todas as regras têm uma excepção, e se há alturas em que um de nós anda mais aflito a nível de tempo o outro assume por completo a gestão da casa. E foi isso que aconteceu aqui.


Eu andava cansada, muito cansada. Comecei a sentir sobre mim o peso de todas as responsabilidades: estava sozinha na enfermaria com os doentes a meu cargo, precisava de estar presente nos eventos relacionados com o livro e ainda faltavam alguns (embora pequenos) detalhes do casamento. E no meio disto tudo tinha de arranjar tempo para cozinhar, fotografar e escrever no blog.


Quando comecei a desejar que algum dos nossos doentes com tuberculose tossisse para cima de mim para eu ficar umas semanas internada a descansar percebi que estava a ficar seriamente esgotada. E estendi a mão para o Pedro. 

(Em minha defesa o hospital onde trabalho é público-privado, é novo e tem umas condições bestiais, por isso era como passar umas pequenas férias num hotel com tudo incluído menos as pinacoladas.)


Nas semanas seguintes o Pedro cozinhou, limpou, arrumou, aspirou, lavou e estendeu. O Pedro foi a empregada doméstica deste nosso pequeno lar, tendo como único pagamento o meu sorriso. E eu concentrei-me em descansar a sério.

Quando voltei ao meu eu habitual decidi agradecer-lhe à grande, e por isso arrumei a casa toda sozinha e fiz manteiga de amendoim caseira. E nos dias seguintes tivemos cá em casa um verdadeiro desfile dos docinhos preferidos do Pedro, das bolachas aos queques e das panquecas às torradas. 

Eu já não sou pequenina, mas às vezes também preciso de ser levada ao colo. E é verdadeiramente extraordinário ter alguém ao meu lado com dois braços tão fortes :) 


Manteiga de amendoim caseira

Ingredientes (para 250g):

* 250g de amendoim sem sal.

Confecção:

* Se o amendoim que comprarem não for torrado é preciso torrá-lo. Para isso colocar o amendoins num tabuleiro coberto com papel de alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante dez minutos a quinze minutos, mexendo de vez em quando;

* Reservar 100g de amendoim e colocar o restante numa picadora;

* Picar bem durante vários minutos, mexendo sempre para que o amendoim que fica em cima vá para baixo;

* Quando ficar com uma consistência cremosa juntar o amendoim inteiro e misturar;

* Em alternativa podem picar todo o amendoim (e ficam com manteiga de amendoim cremosa, sem bocadinhos);

* Reservar no frigorífico.


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D