18 de agosto de 2014

Queques de aveia com pepitas de três chocolates para um estágio de loucos... Literalmente! :D

Is this the real life? Is this just fantasy?
Caught in a landslide, no escape from reality.

Open your eyes, look up to the skies and see...
I'm just a poor boy, I need no sympathy,
Because I'm easy come, easy go, little high, little low,
Anyway the wind blows, doesn't really matter to me, to me.

Queen


Desde o início do mês que estou no serviço de Psiquiatria, e julgo que não é exagerado dizer que estou a adorar. A carga horária é pesada, as consultas são muito cansativas, internar doentes à força é doloroso, estar no internamento é deprimente e toda a gente parece achar que os psiquiatras são maluquinhos, mas confesso que me estou a divertir à brava e me sinto como um peixe na água.

Se calhar sou masoquista.


Pela primeira vez na minha vida chego a casa com vontade de estudar (!) e ler mais, e já tenho a mala do carro a abarrotar dos livros que vou trazendo da biblioteca do serviço. E ao fechar os olhos parece-me incrível como o tempo passou tão depressa, e como está já aí à porta a altura de me despedir das semanas mais interessantes deste ano comum.


Para mimar quem me recebeu tão bem fiz estes queques simples de aveia com pepitas de três chocolates (entre muitos outros docinhos que fui levando para o serviço). Parece-me que passaram a prova, tal como eu :)


Queques de aveia com pepitas de três chocolates

Ingredientes (para doze queques):

* 60g de flocos de aveia finos;
* 260ml de leite;
* 225g de farinha de trigo;
* Três colheres de chá de fermento;
* Uma pitada de sal;
* 150g de pepitas de chocolate branco, negro e de leite da Vahiné;
* Um ovo;
* 100g de açúcar amarelo;
* Quatro colheres de sopa de óleo vegetal;
* Uma colher de chá de essência de baunilha.

Confecção:

* Juntar o leite e os flocos de aveia e deixar a aveia absorver algum líquido;

* Numa tigela grande juntar a farinha, o fermento, o sal e metade das pepitas de chocolate;

* Numa tigela média bater o ovo com o açúcar amarelo até ficar um creme claro e espumoso;

* Acrescentar o óleo vegetal, a essência de baunilha e a mistura de leite e flocos de aveia, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para queques e cobrir com as pepitas de chocolate restantes;

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Baixar a temperatura para os 180º e deixar cozinhar durante mais quinze minutos.



Tenham uma óptima semana :D