20 de março de 2015

Bolachas brownie para um mês diferente :)

I'm dancing on my own, 
I'll make the moves up as I go, 
And that's what they don't know.
But I keep cruising, can't stop, won't stop grooving.
It's like I got this music in my body saying it's gonna be alright.

Taylor Swift 


Quem me acompanha pelo Facebook do blog ou pelo meu Instagram pessoal certamente percebeu que fiz recentemente um mês inteiro de alimentação paleo.

Na verdade, esta história começa um bocadinho antes disso. Sensivelmente desde Setembro que o Pedro começou a seguir a alimentação paleo como forma de tratamento de manutenção do acne - na altura fiz inclusivamente toda uma semana temática dedicada a esclarecimentos sobre esta alimentação, com direito a receitas e a artigos de autores convidados.


Quando a semana terminou eu voltei à minha alimentação habitual (com algumas mudanças, mas nada de extraordinário) e o Pedro manteve-se adepto da alimentação paleo. Arranjámos uma espécie de equilíbrio: o meu almoço tinha quase sempre hidratos, o nosso jantar era mais fiel à alimentação paleo e os lanches iam variando consoante a disponibilidade e a criatividade.

E foi assim que, desde Setembro, o Pedro ficou indiscutivelmente melhor do acne. Mas, e eu?


Eu parei de tomar a pílula entretanto, o que me aumentou o apetite e fez disparar consideravelmente o meu acne. Com a entrada na especialidade a minha alimentação tornou-se um bocado caótica: ora passava largas horas sem comer (normalmente entre o almoço e o jantar), ora ia ao café no hospital e enchia o bandulho de coisinhas menos saudáveis, ora chegava a casa resmungona e louca de fome e devorava os meus iogurtes caseiros, ora levava almoços manifestamente escassos e via-me obrigada a rematar com um chocolatinho da máquina automática.

Em resumo - um mês depois do início da especialidade eu estava cansada, irritada, enjoada de porcarias e a precisar desesperadamente de me alimentar como deve de ser.


Vai daí, meti mãos à obra e decidi organizar-me fazendo um mês inteiro paleo: comecei no dia 7 de Fevereiro e terminei oficialmente no dia 7 de Março. O resultado foi o desfile de pratos apetitosos que foram vendo pelo Facebook e pelo Instagram, alguns quilos perdidos, alguma massa gorda desaparecida, zero acne e uma alimentação finalmente estabilizada e consistente.


Desde então continuei a manter as refeições paleo durante a semana e estou muito satisfeita com os resultados - sinto-me bem, descobri receitas novas e interessantes e estou a cuidar melhor do meu corpo. Obviamente que não digo que não a uma sobremesa ou a um pratinho não-paleo (que continuarão a aparecer por aqui, não se preocupem), mas de momento tento que isso seja a excepção e não a regra.


Estas bolachas não são paleo: têm farinha e açúcar. Mas têm pouca farinha e pouco açúcar, tornando-as uma óptima ideia para quem quer ter algum cuidado com a alimentação sem se comprometer muito. E são deliciosas para comer a meio da manhã ou ao lanche, acompanhadas de um chá ou de uma peça de fruta.

Espero que gostem. E nunca se esqueçam de ouvir o que o vosso corpo vos pede :)


Bolachas brownie (receita adaptada do blog 'Chocolate-covered Katie')

Ingredientes (para quinze bolachas):

* 70g de farinha de trigo;
* 20g de cacau em pó;
* Um quarto de colher de chá de fermento;
* Um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* 60g de açúcar mascavado;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 50g de óleo de coco derretido;
* Duas colheres de sopa de leite;
* 70g de pepitas de chocolate de leite.

Confecção:

* Numa tigela, juntar a farinha de trigo, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o açúcar mascavado;

* Noutra tigela, misturar a essência de baunilha, o óleo de coco derretido e o leite;

* Juntar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e amassar numa bola;

* Juntar as pepitas de chocolate;

* Formar quinze bolinhas, espalmá-las um pouco e colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal;

* Levar ao forno pré-aquecido a 160º durante quinze minutos;

* Deixar repousar no tabuleiro durante dez minutos e transferir para uma rede.


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D